Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666

3
Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Seguros Promo

Um dos acontecimentos mais marcantes da história da cidade de Londres foi o Grande Incêndio de 1666, que devastou grande parte da cidade. Muitas mudanças na construção das casas acabaram sendo feitas devido a este acontecimento desastroso que se tornou um marco na história londrina e há muitas referências sobre esse fato em museus da cidade. Em 2016, o Grande Incêndio completa 350 anos! Vamos conhecer um pouco mais sobre este fato que assolou Londres?

LONDRES: O GRANDE INCÊNDIO DE 1666

O famoso The Great Fire of London (O Grande Incêndio de Londres) foi um incêndio de grandes proporções que assolou partes centrais da cidade de Londres entre os dias 2 de setembro e 5 de setembro de 1666. O incêndio destruiu a cidade medieval de Londres no interior da antiga muralha da cidade romana. Estima-se que o fogo consumiu 13.200 casas, 87 igrejas, a St. Paul’s Cathedral, e a maioria dos edifícios públicos da cidade. O fogo destruiu, aproximadamente, 70 mil casas e afetou cerca de 80 mil habitantes da cidade.

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Pintura de autor desconhecido mostra Londres sendo devastada pelo fogo. Fonte: Museum of London

O Grande Incêndio de 1666 começou na padaria de Thomas Farriner na Pudding Lane, logo após a meia-noite de domingo dia 2 de setembro e se espalhou rapidamente. A principal técnica de combate a incêndios da época era para criar aceiros por meio de demolição. No momento em que as demolições em larga escala foram ordenadas no domingo à noite, o vento já tinha espalhado o fogo da padaria, criando uma tempestade de fogo. Para se ter uma ideia da intensidade deste incêndio, uma peça fundida de cerâmica em exposição no Museum of London encontrada por arqueólogos na Pudding Lane, local onde o fogo começou, mostra que a temperatura pode ter chegado a incríveis 1.250 ° C!

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Mapa da área afetada pelo Grande Incêndio de 1666. Figura: Wikimedia Commons – desenho feito por Bunchofgrapes

Legenda: 

  • em preto: antiga muralha medieval que cercava a “The City”, a Londres original
  • Pudding Lane: rua em que o fogo começou
  • em rosa: área afetada pelo incêndio
  • em azul: edifícios importantes da cidade

Este desastre motivou uma grande mudança na forma de construção dos edifícios londrinos que eram, até então, construídos com uma estrutura em madeira. A partir daí, a reconstrução da cidade começou a utilizar estruturas de tijolos e pedras, procurando evitar que novos incêndios causassem tanto transtorno como o Grande Incêndio de 1666.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

THE MONUMENT

Entre 1672 a 1677 foi construído o The Monument to the Great Fire of London (O Monumento ao Grande Incêndio de Londres), conhecido popularmente como “The Monument”. Projetado por Christopher Wren e Robert Hooke, trata-se de uma coluna de 62 metros de altura em estilo dórico romano. No topo, uma urna dourada representando o fogo.

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
A imponente estrutura de 62 metros de altura

Sua localização e tamanho não são por acaso: o monumento fica no cruzamento da Monument Street e da Fish Street Hill a 62 metros de Pudding Lane, local onde o grande incêndio começou em 2 de setembro de 1666.

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Detalhe do topo do The Monument

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

Na base do The Monument, 3 lados possuem inscrições em latim. A do lado sul, descreve as medidas tomadas pelo rei Charles II na sequência do incêndio. A do leste, descreve como a construção do monumento foi iniciada. Inscrições no lado norte descrevem como o fogo começou, os danos causados, e como ele foi extinto. O lado oeste não possui inscrições porque é a porte de entrada para subir ao topo do monumento.

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Placa no lado leste fala sobre características da construção do The Monument

Chega-se à parte superior The Monument por uma estreita escada em espiral de 311 degraus. Devido a 6 casos de suicídio entre 1788 e 1842, no século XIX, foi instalada uma gaiola metálica de proteção. Isso atrapalhou um pouco a vista de quem sobe ao topo para admirar a vista incrível da cidade, mas não tirou o charme do local.

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Escada em espiral com 311 degraus. Foto: site oficial
Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
Deck de observação no topo do The Monument. Foto: site oficial
Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666
A Tower Bridge vista do topo do The Monument. Foto: site oficial

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


The Monument to the Great Fire of London

  • Endereço: Fish St Hill, London EC3R 8AH
  • Horários: 
    • de outubro a março de 9h30 às 17h30 (última entrada às 17h)
    • de abril a setembro de 9h30 às 18h (última entrada às 17h30)
  • Entrada: £4 / combo The Monument + Tower Bridge: £12 (compre online neste link)
  • Como chegar de metrô: Estação Monument na District Line (verde) ou Circle Line (amarela) / Estação London Bridge na Northern Line (preta) ou Jubilee Line (cinza)

Guarde estas dicas no Pinterest!

Londres: Monumento ao Grande Incêndio de 1666 - Viajonários


Leia mais sobre Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui