Londres: National Portrait Gallery – a galeria de retratos

0

Londres tem tantas opções de museus que um deles é um museus dedicado a retratos, o National Portrait Gallery. Lá você vai poder encontrar imagens de membros da realeza britânica, cientistas, poetas e outras celebridades.

LONDRES: NATIONAL PORTRAIT GALLERY – A GALERIA DE RETRATOS

National Portrait Gallery é uma galeria de arte que tem como foco uma coleção de retratos de personalidades historicamente importantes do povo britânico. Fundada em 1856, ela foi a primeira galeria de retratos aberta no mundo. Os retratos expostos lá foram selecionados de acordo com a importância da pessoa retratada, não do artista que a retratou. Por isso, há muitos retratos que não são excepcionais artisticamente falando. Além de pinturas, o museu inclui ainda uma coleção de fotografias, caricaturas, desenhos e esculturas.

Uma das salas da National Portrait Gallery
Uma das salas da National Portrait Gallery
Escadaria na National Portrait Gallery
Escadaria na National Portrait Gallery

Além de suas galerias permanentes de retratos históricos, a National Portrait Gallery também faz exposições temporárias de trabalhos contemporâneos, recebe exposições de retratos de artistas individuais e hospeda o competição anual do Prêmio Britânico dos Retratos. Uma das obras de destaque da galeria é o famoso “Retrato de Chandos”,  um dos mais famosos retratos que supostamente representam o dramaturgo e poeta William Shakespeare (1564-1616). Esta foi a primeira pintura a entrar no acervo permanente do museu e está exposta na sala 4.

Pintura de William Shakespeare atribuída ao pintor John Taylor © National Portrait Gallery, London
Pintura de William Shakespeare atribuída ao pintor John Taylor e a primeira da coleção da National Portrait Gallery

COMO VISITAR O NATIONAL PORTRAIT GALLERY

A National Portrait Gallery fica pertinho da incrível National Gallery e pode ser uma ótima opção visitar os dois no mesmo dia. O acervo da galeria está distribuído no térreo, 1º e 2º andares. O piso térreo, além de ter a bilheteria e loja, estão geralmente expostas obras temporárias e coleções cuja a entrada é paga.

2º PISO

Subindo as escadas rolantes, você vai chegar diretamente no 2º piso, que abriga retratos desde o século XIV ao século XIX. O 2º piso da galeria expõem retratos dos primeiros membros da dinastia Tudor (sala 1) a partir do século XIV. O período da Rainha Elizabeth I (1558-1603) está retratado na sala 2. As salas 4 a 8 exibem retratos do século XVII, desde o início da dinastia Stuart, o Rei Charles I e a Guerra Civil (Charles I recebeu pena de morte do parlamento britânico por traição, instaurando-se a República na Inglaterra); e a retomada da Monarquia com Charles II. As salas 9 a 15 contam com a presença de retratos do século XVIII, época em que a Grã-Bretanha se torna o país mais poderoso do mundo. Finalmente, as salas 17 a 20 exibem retratos do final do século XVIII e do século XIX.

national-portrait-gallery1
Esculturas do Rei Eduardo III e do Príncipe Eduardo de Gales na sala 1
Vista da sala 5 que conta a história de Charles I e a Guerra Civil
Vista da sala 5 que conta a história de Charles I e a Guerra Civil
Retratos do filósofo John Lock e do cientista Isaac Newton na sala 8
Retratos do filósofo John Lock e do cientista Isaac Newton na sala 8

1º PISO

Descendo as escadas, chega-se ao 1º piso da galeria, onde está uma coleção de pinturas da Era Victoriana (1837-1901) nas salas de números 21 a 28. Há vários quadros da Rainha Victoria e de seu marido, Príncipe Albert. Veja alguns destaques: Busto de Charles Darwin (sala 21); quadro “The Royal Family at Buckingham Palace, 1913” (sala 22); retrato do escritor Charles Dickens (sala 25). A sala 27 é dedicada a ciência e tecnologia com retratos de Michael FaradayWilliam Thomson, Baron Kelvin e outros. A sala 31 é uma das mais interessantes e bonitas, com 87 retratos de celebridades britânicas entre 1919 e 1959, incluindo o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, a escritora Virginia Woolf e o Rei George V.

national-portrait-gallery8
Corredor com pinturas e estátuas no 1º Piso
national-portrait-gallery7
Quadro “The Landing of HRH The Princess Alexandra at Gravesend” na sala 21
national-portrait-gallery11
A moderna sala 31

CAFÉ E RESTAURANTE

Você não precisa se preocupar em sair da galeria caso a fome bata. A National Portrait Gallery conta com o Portrait Restaurant and Bar (3º andar) com uma grande variedade de opções para café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Há também o Portrait Café (3º subsolo) que serve café, bolos, sanduíches e saladas.

COMO CHEGAR

Chegar de metrô até a National Portrait Gallery é bem fácil. As estações mais próximas são:

  • Estação Charing Cross: Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom)
  • Estação Leicester Square: Northern Line (linha preta); Piccadilly Line (linha marinho)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

National Portrait Gallery

  • Endereço: St. Martin’s Pl, Londres WC2H 0HE
  • Horários: de sábado a quarta de 10h às 18h / quinta e sexta de 10h às 21h
  • Entrada: gratuita para o acervo permanente / varia para exposições especiais

Conheça mais museus em Londres:

Deixe seu comentário