Londres: A histórica Abadia de Westminster

0

A Abadia de Westminster é repleta de história. Em 2011, quando viajamos juntos para Londres pela primeira vez, estivemos na entrada da Catedral, mas o preço salgado da entrada acabou nos desanimando. De volta a Londres, agora para morar na cidade, a Ana aproveitou uma tarde para fazer o famoso tour pela famosa abadia. O preço ainda estava mais caro do que há 5 anos atrás, mas valeu a pena conhecer a histórica Abadia de Westminster. Quer saber o que encontrar por lá? Confira!

LONDRES: A HISTÓRICA ABADIA DE WESTMINSTER

A Abadia de Westminster, oficialmente chamada Igreja do Colegiado de São Pedro em Westminster, fica próxima ao Palácio de Westminster, local em que opera o Parlamento Britânico. Esta igreja anglicana em estilo gótico foi fundada em 960 d.C. como um mosteiro Beneditino. Desde a coroação de Guilherme, o Conquistador, em 1066, a Abadia tem sido a igreja da Coroação oficial do Reino Unido. A última cerimônia de coroação que a abadia abrigou foi em 1953, quando Elizabeth II, filha de George VI, subiu ao trono.

Bem vindo à Abadia de Westminster
Bem vindo à Abadia de Westminster

A Abadia é também o local de sepultura e de memorial para muitas personalidades importantes dos últimos mil anos da história britânica, incluindo diversos reis e membros da família real, além artistas e cientistas entre eles Charles Darwin, desenvolvedor da Teoria Geral da Evolução, e de Sir Isaac Newton, famoso pela elaboração da Lei da Gravitação Universal e das Três Leis de Newton, que fundamentaram a Mecânica Clássica. Ela recebeu o funeral da Princesa Diana em 1997 e da Rainha-Mãe (mãe de Elizabeth II) em 2002. A Abadia já abrigou várias cerimônias de casamento real, sendo uma das mais importantes o matrimônio do Príncipe William com Kate Middleton, a plebeia que hoje é conhecida como Catherine Elizabeth, a Duquesa de Cambridge.

Entrada principal da Abadia. Os tours se iniciam pela entrada lateral.
Entrada principal da Abadia. A visitação se inicia pela entrada lateral.

E por que é preciso pagar para entrar na Abadia? O fato é que ela é totalmente auto-financiada, o que significa que não recebe qualquer apoio financeiro do Estado, da Coroa ou da Igreja de Inglaterra. Em grande parte, conta com o dinheiro das entradas pagas pelos visitantes e com doações para suportar os custos diários de manutenção e conservação do edifício histórico.

Esculturas e decoração da Abadia. Foto: site oficial
Esculturas e decoração da Abadia. Foto: site oficial

COMO É A VISITA À ABADIA DE WESTMINSTER

Uma coisa todo visitante de Londres precisa entender, a cidade possui muitas atrações gratuitas e, para compensar, algumas outras são bem caras. O dia estava lindo, céu azul e sol forte no verão Londrino e a cidade estava cheia de turistas. A entrada para conhecer a Abadia é feita pela entrada lateral. Bastou uns 10 minutinhos na fila e pronto, hora de conhecer a abadia (é possível comprar o ticket pela internet e não enfrentar filas).

Entrada lateral da abadia, onde começa o passeio
Entrada lateral da abadia, onde começa o passeio

Após pagar a entrada no caixa, você receberá um planfeto com o mapa da abadia e algumas informações. Basta se dirigir ao local onde entregam os audio guides, retirar o seu e começar a acompanhar esta viagem pela história. Antes de mais nada vale lembrar que fotografar ou filmar dentro da Abadia é proibido. O site da Abadia disponibiliza algumas fotos que estamos usando para poder ilustrar a visita.

Reprodução do panfleto com o mapa da abadia
Reprodução do panfleto com o mapa da abadia

Cada um dos pontos indicados em vermelho é o número do audio guide que é preciso clicar para ouvir a explicação. O tour começa pela incrível Nave. No chão perto da porta principal de entrada está o Túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem prestada aos mortos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Túmulo do Soldado Desconhecido no chão da entrada principal da Abadia
Túmulo do Soldado Desconhecido no chão da entrada principal da Abadia. Foto: site oficial

Na Nave também podem ser encontradas as sepulturas de Darwin e Isaac Newton. Uma estátua homenageando o líder do movimento negro Martin Luther King Jr. também se encontra no local. Veja todos os detalhes da Nave da Abadia neste link.

Monumento em homenagem à Isaac Newton. Foto: site oficial da Abadia de Westminster
Monumento em homenagem a Isaac Newton. Foto: site oficial da Abadia de Westminster

DESTAQUES DA VISITA

  • A Abadia é comprida, mas acaba sendo relativamente estreita devido à quantidade de capelas laterais e muitas esculturas e túmulos. Como várias pessoas estão fazendo tour com o audio guide o mesmo tempo, é preciso ter paciência para ir desviando de todo mundo.
  • Como o estilo da Abadia é gótico, não faltam vitrais coloridos belíssimos que, com a entrada da luz, proporcionam um show de cores.
Um dos belíssimos vitrais. Foto: site oficial da Abadia
Um dos belíssimos vitrais. Foto: site oficial da Abadia
  • O chão é todo coberto por sepulturas. É difícil encontrar um trecho (principalmente nas laterais) que esteja intacto.
  • Terminando a área da nave, entra-se em uma área fechada que dá acesso ao Coro, que fica dos dois lados do corredor. O Altar Principal (que é um colírio para os olhos, pois é todo ornamentado e folhado a ouro) não fica no fim da igreja, mas mais ou menos 2/3 depois de entrar nela. Repare no chão do Altar Principal, um lindo mosaico colorido.
A bela área do coro. Foto: site oficial da Abadia
A bela área do coro que leva ao altar principal. Foto: site oficial da Abadia
O belíssimo Altar Principal dourado da Abadia e o lindo chão de mosaico. Foto: site oficial
O belíssimo Altar Principal dourado da Abadia e o lindo chão de mosaico. Foto: site oficial
  • Atrás do altar principal fica a Lady Chapel, uma capela pequena, mas muito bonita, com lindos vitrais coloridos. Neste local estão enterrados: Henrique VII, Elizabeth I, Maria I, Charles II, Rainha Ana, George II, entre outros monarcas.
Lady Chapel, localizada atrás do Altar Principal. Foto: site oficial da Abadia
Lady Chapel, localizada atrás do Altar Principal. Foto: site oficial da Abadia
  • No Poets Corner (Esquina dos Poetas) são homenageados grandes nomes de personalidades inglesas (algumas estão sepultadas na abadia) como os poetas Charles Dickens, John Keats, e até mesmo Shakespeare, que não foi sepultado na igreja, tem uma estátua em sua homenagem neste cantinho.
Poets Corner, o cantinho dedicado aos famosos poetas ingleses. Foto: site oficial da Abadia
Poets Corner, o cantinho dedicado aos famosos poetas ingleses. Foto: site oficial da Abadia

CLAUSTROS, CHAPTER HOUSE E CÂMARA PYX

As áreas dos claustros, Chapter House e Câmara Pyx são anexas à Abadia e se chega depois de devolver o audio guide. Várias pessoas estavam batendo fotos e não havia nenhuma placa aparente informando que era proibido e, por isso, a Ana acabou registrando alguns momentos da visita nestes locais. Dos claustros e possível ter uma vista do jardim interno do complexo da abadia. Muitos visitantes aproveitavam o momento para sentar e descansar um pouco depois da longa caminhada.

claustros
Área dos claustros
vista-interna-abadia-westminster
Vista do pátio interno

Datada de 1250, a Chapter House é uma capela octogonal muito alta, cercada de vitrais coloridos. Ela é considerada uma das maiores capelas da Inglaterra. Conta a história que o primeiro “Grande Conselho do Rei” foi realizado neste local em 1257. Este fato é considerado o nascimento do Parlamento Britânico.

chamber-abadia-westminster
Vista da Chamber House
chamber-westminster-abbey
Detalhe dos vitrais coloridos da Chamber House

A Câmara Pyx é uma sala abobadada bem simples, construída a partir de 1070. A Câmara foi provavelmente foi usada como uma Câmara do Tesouro no século XIII e pode ter sido usada como uma sacristia quando Henrique III começou a reconstrução da Abadia.

Câmara Pyx
Câmara Pyx

TRONO DE COROAÇÃO

Da forma com o tour foi desenhado, o Trono de Coroação é o último objeto que você verá quando já estiver pretendendo sair da igreja, passando novamente pela Nave. Feito em madeira e todo decorado, o trono somente é levado ao altar da abadia quando um novo rei ou rainha é coroado(a). O trono fica protegido atrás de uma janela de vidro e não é possível se aproximar dele.

Trono de Coroação. Foto: site oficial da Abadia de Westminster
Trono de Coroação. Foto: site oficial da Abadia de Westminster

NOVIDADES: MUSEU E GALERIA

A Abadia está planejando abrir um novo museu e uma galeria para celebrar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. O local fica no alto e promete lindas vistas do Palácio de Westminster, que abriga o Parlamento Britânico. A previsão de inauguração destes novos locais ao público é 2018. Veja mais informações neste link.

CAFÉ DA ABADIA

Antes de sair da Abadia você pode aproveitar para relaxar no Cellarium Café and Terrace, que serve opções para café da manhã, almoço de domingo e chá da tarde. Veja mais informações no site oficial.

LOJA DE PRESENTES DA ABADIA

Terminado o passeio já fora da Abadia se encontra uma loja de presentes, que também tem acesso pelo lado de fora. Lá é possível encontrar muitas lembrancinhas, livros, cartões postais não só da Abadia de Westminster, mas também de outros pontos importantes de Londres.

Loja de Presentes da Abadia de Westminster
Loja de Presentes da Abadia de Westminster

COMO CHEGAR

Use as linhas de metrô para chegar de forma tranqüila à Abadia. Você pode escolher qualquer uma destas:

  • Linha Jubilee (cinza): estação Westminster
  • Linha District (verde): estações Westminster e St. James’s Park
  • Linha Circle (amarela): estações Westminster e St. James’s Park

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Westminster Abbey

  • Endereço: 20 Deans Yd, London SW1P 3PA
  • Horários: segunda a sábado de 9h30 às 15h30 / fechada aos domingos / para não ter problemas, confira o horário que o site da Abadia disponibiliza diariamente para consulta
  • Entrada: £20 (adquira online neste link)
  • Audio guide: disponível em 11 idiomas (inclusive português – de Portugal) e não tem nenhum custo adicional além da entrada
  • Tours: há tours guiados feitos em inglês e duram cerca de 90 minutos (custam £5 + entrada) e são limitados ao máximo de 20 pessoas; confira mais informações neste link
  • Como visitar a Abadia de graça: é possível conhecer a abadia sem gastar nada se você visitá-la nos horários das missas e cerimônias religiosas; mas vale lembrar que o acesso é limitado apenas nos locais delimitados para o público. Confira a programação diária neste link.
  • Tour virtual: faça um tour pela Abadia sem sair de casa através deste link


Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário