Londres: A história do Big Ben

0

Um dos símbolos mais importantes e icônicos da cidade de Londres é o Big Ben. Você sabe o que ele é o Big Ben e sua história? Pode ter certeza que alguma coisa nova você vai acabar descobrindo lendo este post sobre a linda cidade de Londres, vamos lá?

LONDRES: A HISTÓRIA DO BIG BEN

Antes de mais nada, vale super a pena começar dizendo que Big Ben não é aquele relógio bonito que marca o cenário da cidade de Londres. Na verdade, passeando à beira do Rio Tâmisa é impossível ver o Big Ben! Por quê? Porque o Big Ben não é o relógio, mas sim o apelido do sino que fica dentro do relógio. Completada em 1859, a Torre do Relógio, oficialmente, chama-se Elizabeth Tower, e foi nomeada assim em 2012 para celebrar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II (aniversário de 60 anos no poder). A Torre está localizada na extremidade norte do Palácio de Westminster, que é o local onde se reúne os dois níveis do Parlamento Britânico: a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes.

Os 25 Melhores destinos de viagem em 2016
Vista noturna da Torre do Relógio e do Palácio de Westminster

A TORRE DO RELÓGIO

A Torre do Relógio foi criada como parte do plano do arquiteto inglês Charles Barry para a construção de um novo palácio em estilo neo-gótico, uma vez que grande parte do antigo Palácio de Westminster tinha sido destruída pelo fogo em 1834. Embora Charles Barry tenha sido o arquiteto-chefe da obra, foi o arquiteto Augustus Pugin o idealizador do projeto da Torre do Relógio, que foi construída com seus 96 metros de altura. Os últimos 61 metros da estrutura da Torre consiste em alvenaria com areia colorida e revestimento de pedra calcária. O restante da altura da torre é moldada em ferro fundido.

Torre do Relógio, renomeada para Torre Elizabeth em 2012
Torre do Relógio, renomeada para Torre Elizabeth em 2012

O BIG BEN

O sino principal da Torre, oficialmente conhecido como Great Bell, mas mais conhecido como Big Ben, é o maior sino na torre. O sino original era um sino de 16,3 toneladas, colocado no local em 6 de agosto 1856. O sino foi, possivelmente, nomeado em homenagem do Sir Benjamin Hall, e seu nome está inscrito nele. No entanto, há uma outra teoria para a origem do nome é afirma que o sino pode ter sido nomeado em homenagem a Benjamin Caunt, um boxeador peso-pesado. O primeiro sino foi transportado para a torre em uma carroça puxada por dezesseis cavalos. No entanto, durante testes, ele rachou e uma substituição foi feita em 1858. Ironicamente, o sino rachou novamente em 1959 e teve que ser novamente reparado. Foi colocado um pedaço quadrado de metal para consertá-lo, mas até hoje o sino possui um rachado. Confira os números do sino que está funcionamento até hoje:

  • Peso: 13,76 toneladas
  • Altura: 2,29 metros
  • Diâmetro: 2,74 metros
big-ben-sino
O famoso sino Big Ben. Foto: cbsnews.com

FATOS INTERESSANTES

  • Apesar de ser uma das atrações turísticas mais famosas do mundo, o interior da torre não está aberto a visitantes estrangeiros, embora residentes do Reino Unido possam requisitar tours (agendados previamente) através do seu representante no Parlamento. A Torre, no entanto, não tem elevador, precisando que o visitante tenha disposição suficiente para subir seus 334 degraus.
  • Um outro fato interessante e que pouca gente sabe é que a Torre Elizabeth está inclinando! Devido a mudanças nas condições de solo desde que a construção, a torre se inclina ligeiramente para o noroeste. Devido a efeitos térmicos oscila anualmente alguns milímetros leste e oeste.
  • Alguns jornalistas durante o reinado da rainha Vitoria chamavam a Torre do Relógio de Torre de Santo Estevão.
Vista do Palácio de Westminster a partir da London Eye
Vista do Palácio de Westminster a partir da London Eye
  • Em  2012, os 331 membros do Parlamento apoiaram uma proposta para alterar o nome da torre do relógio, para Elizabeth Tower, em homenagem à rainha Elizabeth II. Isto foi pensado porque a grande torre oeste que antes era conhecida como King’s Tower,foi renomeada para Victoria Tower em homenagem à rainha Victoria (cujo reinado foi de 1837 a 1901) também em seu Jubileu de Diamante.
  • O Big Ben foi o maior sino na Grã-Bretalha até “Great Paul”, um sino de 17 toneladas, ser pendurado na catedral de St Paul, em 1881.
  • Atualmente, o nome “Big Ben” tem sido usado para designar o conjunto composto pela Torre Elizabeth, o sino e o relógio.

REFORMA PREVISTA PARA 2017

A Torre Elizabeth e Big Ben passarão por uma grande renovação que deverá começar no início de 2017 e tem previsão para durar 3 anos. Uma manutenção essencial será realizada no mecanismo do relógio, que será parado por vários meses durante o qual não se ouvirá o badalar dos sinos no dia-a-dia, mas somente em datas comemorativas e eventos importantes. O objetivo desta reforma é preservar a Torre, modernizar as instalações  e garantir a sua integridade para as gerações futuras. O último trabalho de renovação se realizou há mais de 30 anos atrás, entre os anos de 1983 e 1985. No projeto da reforma atual está prevista a instalação de um elevador.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Big Ben

  • Endereço: Elizabeth Tower – Houses of Parliament, WestminsterLondres SW1A 0AA, Inglaterra

Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário