Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens

0

Kensington Gardens é um dos parques públicos mais bonitos de Londres. Um lugar agradável, ótimo para fazer um piquenique, visitar museus, conferir belas vistas e se divertir muito! Confira este guia para explorar Kensington Gardens e aproveitar tudo o que ele tem de melhor!

KENSINGTON GARDENS

Kensington Gardens é um parque de 111 hectares, que fica coladinho ao famoso Hyde Park. Juntos, eles formam um imenso “pulmão verde” no centro de Londres. Na verdade, Kensington Gardens fazia, originalmente, parte do Hyde Park e tinha sido criado pelo Rei Henrique VIII em 1536 para usar como um terreno de caça. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo, com características elegantes como uma lagoa redonda (Round Pond), avenidas formas e jardins floridos bem cuidados.

Área verde próxima ao Lago
Área verde próxima à Lagoa Redonda
Vista do Lago Serpentine
Vista do Lago Serpentine

GUIA PARA EXPLORAR KENSINGTON GARDENS

Para auxiliar na deliciosa tarefa de explorar o parque, traçamos um mapinha com as principais atrações de Kensington Gardens, lugares para comer, estações de metrô e atrações por toda a sua extensão. Veja que o que separa Kensington Gardens do Hyde Park é a rua Carriage Drive. Em seguida, falaremos melhor sobre o que conhecer no parque.

1. PALÁCIO DE KENSINGTON

O Palácio de Kensington é um edifício real do século XVII ainda em uso. Em uma parte dele fica apartamentos de Estado, abertos a visitação pública durante o ano todo. De outro, ficam apartamentos de membros da família real. Diversos monarcas, príncipes e membros da realeza já passaram por lá. Atualmente, ele é o lar do Princípe William e de Kate Middleton a duquesa de Cambridge. Além de apartamentos históricos, há também exibições temporárias com objetos que pertenceram a membros da realeza como documentos, vestuário e mobiliário.

  • Endereço: Kensington Gardens, London W8 4PX
  • Horários:
    • de 1º de março a 31 de outubro: de 10h às 18h
    • de 1º de novembro a 28 de fevereiro: de 10h às 16h
  • Entrada: *preços sem doação para manutenção do palácio
    • de 1º de março a 31 de outubro: £16.30 (online: £15.30)
    • de 1º de novembro a 28 de fevereiro: £15 (online: £14)
    • Tickets online: acesse este link para comprar

Leia mais: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate

kensington-palace2
Uma das belas salas de Kensington Palace

2. PLAYGROUND DA PRINCESA DIANA

O Playground da Princesa Diana foi construído, em 2000, em memória da falecida princesa de Gales que tinha o Kensington Gardens como seu parque favorito em Londres e amava a inocência das crianças. No centro do playground fica um imenso navio pirata feito em madeira para a diversão da garotada. Mais de 1 milhão de visitantes desfrutam do local todos os anos. nspirado pelas histórias de Peter Pan, o playground incentiva as crianças a explorar e seguir a sua imaginação, aprendendo enquanto brincam.

  • Endereço: Broad Walk, Londres W2 2UH, UK
  • Horários:
    • de maio a agosto: de 10h às 19h45
    • abril e setembro: de 10h às 18h45
    • março e início de outubro: de 10h às 17h45
    • fevereiro e final de outubro: de 10h às 16h45
    • de novembro a janeiro: de 10h às 15h45
  • Idade: permitidas crianças até 12 anos – a entrada de adultos não acompanhados de crianças é permitida somente de 9h30 às 10h
Playground da Princesa Diana. Foto: site oficial do parque
Playground da Princesa Diana. Foto: site oficial do parque

3. GALERIAS DE ARTE SERPENTINE

Kensington Gardens conta com a presença de duas galerias de arte: Serpentine Gallery e Serpentine Sackler Gallery. Ambas abrigam acervos de arte contemporânea e estão a 5 minutos a pé uma da outra, bastando atravessar o Lago Serpentine (é daí que surgiu o nome de ambas). Suas exposições, arquitetura, educação e programas públicos atraem até 1,2 milhão de visitantes todos os anos. Anualmente, entre os meses de junho a outubro é construída uma estrutura temporária em frente ao jardim da Serpentine Gallery por um arquiteto de origem não britânica. Há uma programação de verão e um café construído no local.

  • Endereços:
    • Serpentine Gallery: Kensington Gardens, Londres W2 3XA, UK
    • Serpentine Sackler Gallery: W Carriage Dr, Londres W2 2AR, UK
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
Serpentine Gallery
Serpentine Gallery

4. JARDINS ESPECIAIS

Sunken Garden / Cradle Walk

Criado em 1908, o Sunken Garden é um jardim geminado com pavimentação e canteiros de flores ornamentais, em torno de um lago com fontes formadas a partir de cisternas de água do século XVIII recuperadas do palácio. Sem dúvida, é uma das áreas mais bonitas dos jardins, com flores coloridas e muitos vistosas. Sunken Garden colados ao Palácio. O Cradle Walk é formado por uma pérgula em arco que circunda todo o Sunken Garden, formando túneis de plantas. Nos corredores ficam bancos para sentar e relaxar admirando a vista do Sunken Garden.

O coloridíssimo Sunken Garden
O coloridíssimo Sunken Garden
Cradle Walk, lindo túnel verde
Cradle Walk, lindo túnel verde

Italian Gardens

Este jardins consistem em quatro bacias principais com rosetas centrais, todas elaboradamente esculpidas em mármore de Carrara, e a famosa pedra de Portland e a Fonte Tazza de mármore branco. Tudo isso está cercado por estátuas de pedra esculpidas intrincadamente e urnas. A vista é simplesmente incrível! O local foi cenário de filmes como “Bridget Jones: No Limite da Razão” (2004) e “Wimbledon: O Jogo do Amor” (2004).

Os incríveis Italian Gardens que ficam dentro de Kensington Gardens
Os incríveis Italian Gardens que ficam dentro de Kensington Gardens
Detalhe das belas fontes de Italian Gardens
Detalhe das belas fontes de Italian Gardens

5. ESTÁTUAS E MONUMENTOS

O parque todo está recheado de estátuas e monumentos muito bonitos que homenageam, principalmente, membros da família real e personalidades importantes na história do Reino Unido. Confira o que encontrar:

  • Estátua da Rainha Victoria: Esta estátua de mármore é uma homenagem à Rainha Victoria, celebrando a sua coroação em 1837, aos 18 anos de idade.
kensington-palace-entrada
Estátua da Rainha Victoria nos jardins do Palácio de Kensington
  • Templo da Rainha Carolina: Foi projetado para a rainha Caroline, em 1734-5, como uma casa de verão. Alguns dos graffiti dentro do templo remontam a 1821, quando o parque foi aberto pela primeira vez todos os dias para os visitantes. O local foi convertido em casa de um guarda de parque, e restaurado em 1976.
  • Estátua do Rei William III: Esta estátua de bronze localizada ao sul do Palácio de Kensington foi feita em 1907 para homenagear o Rei William III (1650-1702) que morou no palácio.
Portão Dourado em frente ao Palácio - a entrada de visitante é feita pelo outro lado
Estátua do Rei William III que fica em frente ao Palácio de Kensington
  • Estátua Energia Física: Trata-se de uma estátua de bronze de homem a cavalo que homenageia Cecil Rhodes, o mineiro de diamantes e fundador da Rodésia, agora conhecido como Zimbábue.
  • Memorial do Príncipe Albert: Este imponente monumento é uma homenagem ao príncipe Albert, marido da Rainha Victoria, que morreu de febre tifóide em 1861. Existem tours guiados ao memorial no primeiro domingo de cada mês às 14h e 15h e duram cerca de 45 minutos. O preço é £8 por pessoa.
O imponente memorial do príncipe Albert
O imponente memorial do príncipe Albert
  • Estátua do Peter Pan: O autor J.M. Barrie viveu perto de Kensington Gardens e publicou a primeira história Peter Pan em 1902, usando Kensington Gardens como inspiração. A estátua de bronze, que foi instalada no local em 1912, possui esquilos, coelhos, ratos e fadas que escalam o famoso personagem Peter Pan.
A bela estátua de bronze de Peter Pan
A bela estátua de bronze de Peter Pan
  • Monumento Speke: Trata-se de uma estátua de granito vermelho dedicada a John Hanning Speke, o explorador que descobriu o Lago Victoria e levou expedições para a foz do Rio Nilo.
  • Arco de Henry Moore: O Arco é uma escultura de seis metros de altura. Foi apresentado pelo artista Henry Moore à nação para a localização nos Jardins de Kensington em 1980 – dois anos depois de sua exposição de oitenta anos na Serpentine Gallery. O arco é feito de sete pedras travertino de origem italiano pesando um total de 37 toneladas.
Arco de Moore à beira do lago
Arco de Moore à beira do lago
  • Bandstand (Coreto): O primeiro coreto instalado no parque data de 1869, mas foi movido para o Hyde Park em 1886. O atual coreto foi instalado em 1931 e foi projetado por J Markham.
  • Estátua de Jenner: Edward Jenner (1749-1823) foi o médico que inventou a vacina contra a varíola. A estátua foi esculpida em 1858 e instalada em Trafagar Square. A estátua foi movida para Kensington Gardens em 1862.
Estátua de Jenner, à direita, pertinho dos Italian Gardens
Estátua de Jenner, à direita, pertinho dos Italian Gardens

ONDE COMER

Separamos 5 opções de locais para comer dentro de Kensington Gardens. Para mais informações sobre horário de funcionamento e o que é servido em cada um deles, acesse os respectivos links.

kensignton-gardens1
The Broadwalk Cafe and Playcafe, ao lado do Playground da Princesa Diana

COMO CHEGAR

No mapa acima, colocamos as estações de metrô mais próximas do parque. Confira quais são as linhas que atendem a essas estações.

  • Lancaster Gate e QueenswayCentral Line (vermelha)
  • Bayswater: District Line (verde)
  • High Street Kensington: Circle Line (amarela) e District Line (verde)
  • Notting Hill GateCentral Line (vermelha), Circle Line (amarela) e District Line (verde)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Kensington Gardens

  • Endereço: London W2 2UH
  • Horários: diariamente de 6h até o anoitecer


Confira mais atrações para conhecer perto de Kensington Gardens:

Deixe seu comentário