Londres: Como visitar o Palácio de Buckingham

0

Um dos lugares mais importantes entre as atrações em Londres é o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha da Inglaterra. A maior parte do ano, a residência é totalmente fechada ao público, que tem que se contentar, no máximo, a assistir à troca da guarda real, que ocorre no pátio do palácio. No entanto, durante algumas semanas no verão no hemisfério norte, é possível visitar o palácio, que sempre conta com uma exposição diferente, a galeria de obras de arte da rainha, os estábulos reais e os jardins do Palácio de Buckingham. Neste post, falamos sobre como visitar o Palácio de Buckingham e damos dicas para quem está querendo incluir este tour no roteiro.

O PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Atualmente, o Palácio de Buckingham é a residência oficial do monarca do Reino Unido, mas nem sempre foi assim. O edifício foi construído em 1703 pelo duque de Buckingham e não era originalmente um palácio, mas era conhecido como Buckingham House (Casa de Buckingham), um sobrado muito mais simples do que o palácio que conhecido nos dias de hoje. Em 1761, o Rei George III, adquiriu a propriedade com o objetivo de ser a residência privada da rainha Charlotte. Durante o século XIX, ele foi ampliado e foram construídas 3 alas em torno de um pátio central, inclusive a famosa varanda em que a família real se reúne tradicionalmente para cumprimentar os súditos.

Vista do Palácio de Buckingham ao fundo da The Mall, a avenida principal que leva até ele
Vista do Palácio de Buckingham ao fundo da The Mall, a avenida principal que leva até ele

Após a rainha Victoria subir ao trono em 1837, o Palácio de Buckingham, finalmente, se tornou a residência oficial de um monarca. Desde então, a tradição tem sido mantida com todos os reis e rainhas que vieram na sequência (Eduardo VII, George V, Eduardo VIII, George VI e Elizabeth II). Durante a Segunda Guerra Mundial, a capela existente no palácio foi destruída devido a um bombardeio alemão. O Palácio de buckingham tem 775 quartos, e o jardim é o maior jardim privado em Londres. As “Salas de Estado”, utilizadas com finalidades oficiais; os Estábulos Reais e a Galeria de Arte da Rainha são abertos ao público todos os anos.

Vista do Palácio de Buckingham com destaque para o Memorial da Rainha Victoria
Vista do Palácio de Buckingham com destaque para o Memorial da Rainha Victoria

LONDRES: COMO VISITAR O PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Há várias atrações que podem ser visitadas no Palácio de Buckingham. Cada uma delas demanda um ticket específico que deverá ser comprado com antecedência para um dia e horário pré-agendado (Veja todas as informações no final do post). Existem 4 espaços específicos que podem ser visto através dos tours no Palácio de Buckingham. É preciso passar pelo detector de metais / raio-x toda vez que for entrar em um ambiente novo, já que as portas de acesso são independentes. O mapa abaixo mostra a entrada para cada uma das atrações.

1. SALAS DE ESTADO (STATE ROOMS)

É, sem dúvida, o tour mais procurado. As “Salas de Estado” são os cômodos em que a rainha recebe presidentes de outros países, embaixadores, diplomatas, personalidades importantes em geral. Ou seja, referem-se às salas públicas do edifício. O Palácio é finamente decorado com quadros belíssimos, estátuas, tapeçaria, mobiliário e obras de arte. São visitadas salas importantes e até mesmo a sala do trono. Todos os anos, além da visita às “Salas de Estado”, é organizada uma exposição com peças importantes para alguma celebração real. As 19 “Salas de Estado” contam com muitas das peças de mobiliário, lustres, candelabros e outras obras de arte foram compradas ou produzidas para a Carlton House, residência londrina de George IV, quando ele era príncipe de Gales. Hoje, as “Salas de Estado” estão equipadas com muitos dos maiores tesouros da Coleção Real, incluindo pinturas de Van Dyck e Canaletto, esculturas de Canova, requintadas peças de porcelana de Sèvres, e alguns dos melhores móveis de ingleses e franceses no mundo.

A fotografia oficial do casamento real foi tirada na sala do trono, uma das que estão no roteiro. Foto: divulgação
A fotografia oficial do casamento real foi tirada na sala do trono, uma das que estão no roteiro. Foto: divulgação

Nós já estivemos em 2011, logo após o casamento do príncipe William e de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, e a exposição contava, entre outras coisas, com o vestido de casamento, buquê e decoração utilizada no matrimônio real. Em 2016, celebrou-se o aniversário de 90 anos da Rainha Elizabeth II e a exposição foi focada em artigos pessoais da monarca, principalmente vestidos e chapéus utilizados em ocasiões especiais e visitas oficiais a outros países. Para visitar, chegue 10 minutos antes do horário agendado previamente (Portão C). Seu ticket será conferido e algumas instruções serão passadas. É preciso passar pelo detector de metais / raio-x antes de acessar o Palácio. Em seguida, pegue o audio guide (tem em português brasileiro) para fazer um tour explicativo pelas “Salas de Estado”. Lembrando que neste tour, é proibido tirar fotos e filmar.

Jardins do Palácio de Buckingham
Jardins do Palácio de Buckingham

2. GALERIA DE ARTE DA RAINHA (QUEEN’S GALLERY)

Galeria da Rainha foi construída no local e aberto ao público em 1962 para expor obras de arte da coleção real. A Royal Collection (coleção real) é extremamente vasta. Estima-se que há mais de 1 milhão de objetos, incluindo 7 mil pinturas, 30 mil gravuras, além de fotografias, tapeçarias, cerâmicas, livros, esculturas e joias. Por isso, anualmente, são selecionadas duas exposições diferentes que serão exibidas na Galeria da Rainha. É preciso passar pelo detector de metais e raio-x e pegar um audio guide específico que explicará as obras que estão sendo expostas. Em 2016, as exposições em destaque foram gravuras da artista Maria Sybilla Merian, cujo foco era o processo de metamorfose das borboletas, e uma outra exposição que contava com várias pinturas de artistas escoceses renomados, como Sir David Wilkie. Fotos são permitidas, porém sem flash. Diferente dos “Quartos de Estado”, a Galeria da Rainha fica aberta a maior parte do ano.

queen-gallery0
Entrada para a Galeria da Rainha
queen-gallery2
Uma das salas da galeria

3. ESTÁBULOS REAIS (ROYAL MEWS)

Neste local é possível conhecer as carruagens reais utilizadas em eventos oficiais, casamentos, aniversário da rainha e celebrações. Entre as atrações, estão carruagens históricas, um carro Royal Royce oficial, a carruagem incrível do Jubileu de Diamante da rainha (60 anos de reinado) e, no final do tour, o grande destaque, a carruagem que é utilizada na cerimônia de coroação de um novo monarca. Ela é toda dourada com desenhos belíssimos! Ao final do passeio, alguns cavalos reais estão nos estábulos. Para entrar, é preciso passar pelo detector de metais / raio-x. Pegue seu audio guide (tem em português brasileiro) e siga os números indicados para obter as informações de cada local. Fotos são permitidas, porém, sem flash.

estabulos-reais-jubileu
A mais nova carruagem da coleção, especialmente produzida para a celebração do Jubileu de Diamante da Rainha
estabulos-reais-coroacao2
Carruagem da Coroação, simplesmente, incrível!

GARDEN CAFÉ

Terminado o tour pelas “Salas de Estado”, você terá que devolver o audio guide e à sua direita estará montado um gostoso café com um cardápio que inclui paninis e doces deliciosos. Aproveite para descansar da caminhada sentado em uma das mesas que ficam em frente ao jardim real no terraço do Palácio de Buckingham.

Não deu para resistir a essa Panacotta Real, vendida no Café dos Jardins do Palácio de Buckingham
Não deu para resistir a essa Panacotta Real, vendida no Café dos Jardins do Palácio de Buckingham

AS LOJAS REAIS

Depois de cada uma das atrações (“Salas de Estado”, Estábulos Reais e Galeria de Arte da Rainha) você vai passar por lojinhas com produtos variados com a marca do Palácio de Buckingham. Livros, porcelanas, artigos decorativos, chaveiros, ímã se geladeira, vestuário, biscoitos, chás, enfeites para árvore de Natal, artigos de papelaria são alguns dos artigos vendidos. Para quem estiver procurando algo para levar de presente para amigos e parentes, elas são ótimas opções. É possível fazer compras online e pedir para entregar no hotel onde você estiver hospedado.

lojas-buckinhgam2
Loja decorada dos Estábulos Reais
lojas-buckingham1
Enfeites para árvore de Natal na Loja da Galeria da Rainha
lojas-buckingham3
Livros sobre a Rainha Elizabeth II na Loja do Palácio de Buckingham

QUANTO TEMPO PARA OS PASSEIOS

Em geral, segundo o site oficial da Coleção Real, em médias os visitantes utilizam esta quantidade de horas para visitar o Palácio:

  • Estábulos Reais: aproximadamente 1 hora
  • Galeria da Rainha: geralmente, de 1 hora a 1 hora em meia
  • Salas de Estado: em média, de 2 horas a 2 horas e meia

DICA: PASSE DE 1 ANO

No final dos passeios, você pode pedir para que um funcionário carimbe seu ticket para que possa utilizá-lo, sem pagar nada, no período de 1 ano. Basta escrever seu nome e assinar atrás do ticket para que o funcionário valide. Existem algumas regras para a utilização do 1-Year Pass e vale a pena ler o conteúdo deste link para saber como utilizá-lo.

RECOMENDAÇÕES

  • Use calçados confortáveis, porque você vai andar muito.
  • Leve pouca coisa com você porque se fizer os 3 tours (Salas de Estado, Galeria da Rainha e Estábulos Reais) terá que passar por 3 vezes no detector de metais / raio-x.
  • Não leve objetos cortantes ou que possam gerar questionamento em relação à segurança.
  • Não há banheiros durante o tour no Palácio de Buckingham. Programe-se para usar antes do início ou no final.
  • Não é permitido consumir comidas ou bebidas durante os tours.

COMO CHEGAR

O acesso por metrô é muito fácil e é possível chegar através de 3 estações que estão mais próximas:

  • Estação Victoria: Victoria Line (azul clara), Circle Line (amarela), District Line (verde)
  • Estação Green Park: Victoria Line (azul clara), Piccadilly Line (marinho), Jubille Line (cinza)
  • Estação Hyde Park Corner: Piccadilly Line (marinho)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. Quartos de Estado

  • Horários 2017:
    • de 22 de julho a 31 de agosto: diariamente de 9h15 às 19h45
    • de 1º de setembro a 1º de outubro: diariamente de 9h15 às 18h45
  • Entrada: £21.50

2. Galeria de Arte da Rainha

  • Horários 2017:
    • até 21 de julho de 2017: diariamente de 10h às 17h30
    • de 22 de julho a 1º de outubro de 2017 de 9h30 às 17h30
    • de 2 de outubro a 2 de novembro: de 10h às 17h30
  • Entrada: £10.30

3. Estábulos Reais

  • Horários 2017: 
    • de 1º de fevereiro a 31 de março: de segunda a sábado de 10h às 16h
    • de 1º abril a 31 de outubro: diariamente de 10h às 17h
    • de 1º a 30 de novembro: de segunda a sábado de 10h às 16h
  • Entrada: £9.30

4. Combo: Galeria de Arte da Rainha + Estábulos Reais

  • Entrada: £17.70

5. Royal Day Out: Quartos de Estado + Galeria de Arte da Rainha + Estábulos Reais

  • Entrada: £37
  • Dica: O horário selecionado no momento da compra é o horário para começar o passeio pela Galeria da Rainha. Em seguida, dirija-se aos Estábulos Reais e esteja no horário marcado no ticket para os Quartos de Estado (que é 2 horas e 30 depois do horário que você agendou).

6. Combo: Quartos de Estado + Tour pelos Jardins 

  • Entrada: £30.50
  • Dica: Este é o único tour que permite ver as principais atrações dos imensos jardins do Palácio. Os outros tours ao Palácio terminam no jardim, porém, passa-se por fora deles para chegar à saída.

7. Tours Especiais: Inverno e Primavera

  • Horários 2016/2017: 
    • Inverno: de 16 de dezembro a 5 de fevereiro de 2017 às 13h30, 14h, 16h e 16h30
    • Primavera: de 24 de março de 2017 a 1º de maio de 2017 às 17h30 e 18h
  • Entrada: £80
  • Dica: Este tour guiado é a oportunidade para conhecer internamente o Palácio de Buckingham durante o período de festas de final de ano ou primavera. Diferentemente do tour de verão, este é conduzido por um guia especializado e comporta no máximo 30 pessoas por vez. Ao final, os visitantes recebem uma taça de champanhe.


Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário