O que fazer no animado bairro londrino de Notting Hill

0

Notting Hill é um bairro super charmoso de Londres que ficou extremamente popular depois que o filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999) foi lançado. O lugar começou a atrair ainda mais turistas e ficou extremamente movimentado. Neste post damos dicas sobre o que ver/fazer em Notting Hill e locais que serviram de cenário para o famoso filme. Vamos nessa?

O BAIRRO DE NOTTING HILL

O bairro de Notting Hill é gracioso e animado, sua rua central a Portobello Road é o ponto de encontro em Notting Hill, com uma grande concentração de restaurantes, cafés e lojas de antiguidades. A verdade é que muita gente nunca tinha ouvido falar de Notting Hill antes do filme estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. A promoção do bairro foi praticamente instantânea e milhares de turistas passaram a frequentar o bairro para conhecer os locais de filmagens. Atualmente, o bairro é habitado por muita gente jovem.

Placa da rua Portobello Road
Placa da rua Portobello Road
Portobello Road, a principal rua de Notting Hill
Portobello Road, a principal rua de Notting Hill

Curioso é que com todos os londrinos que conversamos, eles não parecem gostar muito de Notting Hill! Todos falam sobre um lugar que ficou cheio de mais por conta da divulgação provocada pelo filme e recomendam outros lugares. No entanto, para quem está turistando pela região, o local é uma delícia: animado, colorido, artístico, com comida e bebida da melhor qualidade! Não dá para reclamar, não é mesmo? E fora do burburinho da Portobello Rd, há muitas ruas super tranquilas no bairro. Vale a pena dar uma caminhada sem rumo para conhecer.

notting-hill-rua-tranquila2
Rua tranquila em Notting Hill fora da Portobello Road

CARNAVAL DE NOTTING HILL

Todos os anos, em dois dias do mês de agosto (no último domingo e na segunda-feira seguinte, que é feriado no Reino Unido) é promovido o Carnaval de Notting Hill. Quem diria que os gringos também gostam de cair no samba? O evento acontece principalmente na rua Ladbroke Grove e conta até mesmo com presença de escolas de samba. A London School of Samba foi fundada em 1984 e é a primeira escola de samba de Londres! Durante os dois dias de festa, há também eventos para crianças. O evento atrai mais de 1,5 milhão de pessoas, o que o faz ser um dos maiores eventos de rua da Europa.

CURIOSIDADE: CASA DE GEORGE ORWELL

Andando pelas ruas acabamos vendo uma placa azul (não oficial) com a informação de que  o extraordinário escritor George Orwell (1903-1950) tinha morado naquela casa. Acabamos descobrindo que, de fato, foi a primeira casa que o autor dos fantásticos livros “A Revolução dos Bichos” e “1984” morou em Londres. No entanto, não a que ele morou por mais tempo e, por isso, não é considerada a “oficial”. Ela fica no endereço: 22 Pembridge Rd. Para saber qual é a casa “oficial”, veja este link.

A plaquinha azul na parede mostra onde George Orwell morou
A plaquinha azul na parede mostra onde George Orwell morou
Detalhe da placa
Detalhe da placa

O QUE VER / FAZER EM NOTTING HILL

Para ajudar a entender melhor a geografia do bairro e o que encontrar por lá, fizemos o mapa interativo abaixo com dicas de lugares para conhecer, lojinhas bacanas para visitar, locais que serviram de cenário para o filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” e as principais estações de metrô por ail.

Legenda:

  • vermelho: atrações e lojinhas bacanas
  • verde: restaurantes, cafés e pubs
  • azul: locais de filmagem de “Um Lugar Chamado Notting Hill”
  • preto: estações de metrô mais próximas

ATRAÇÕES & LOJINHAS

1. PORTOBELLO MARKET

Diariamente, acontece lá o Portobello Market, um mercado de rua onde você pode comprar um pouco de tudo (roupas, frutas, verduras, itens de segunda mão, discos de vinil, utensílios para casa, moda, mobília, e acessórios em geral). O local fica ainda mais animado aos sábados, quando a feira ganha uma outra proporção, deixando o bairro cheio de turistas animados se esbaldando nas comidinhas de rua!

  • Endereço: Portobello Road
  • Horários: de segunda a quarta de 9h às 18h / quinta de 9h às 13h / sexta e sábado de 9h às 19h / não há feira de rua aos domingos
  • Dica: consulte o site oficial para saber o que encontrar em cada dia da semana

chapeus-portobello-market legumes-portobello-market lps-portobello-market malas-portobello-market

2. ELECTRIC CINEMA

Aberto em 1910, o Electric Cinema é um dos cinemas mais antigos e tradicionais no país. Claro que agora na era dos cinemas VIP, ele pode até não chamar tanta atenção dos mais desavisados, mas para um cinema tão antigo, ele é algo bem diferente do convencional. Com poltronas confortáveis, ele conta com um banquinho para colocar os pés e uma mesinha. Há um bar em que é possível comprar até mesmo champagne antes da sessão começar. (Endereço: 191 Portobello Rd, London W11 2ED)

Electric Cinema visto das barraquinhas
Electric Cinema visto das barraquinhas

3. MUSEUM DE MARCAS, EMBALAGENS E PROPAGANDAS

Museum of Brands, Packaging & Advertising tem um apelo bastante nostálgico ao relembrar de diversas marcas que foram famosas na Grã-Bretanha há décadas atrás. São propagandas, embalagens, rótulos e publicidade. Não é permitido tirar fotos dentro do museu.

  • Endereço: 111-117 Lancaster Rd, London W11 1QT
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 17h30 / domingo de 11h às 16h30 / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: £9
Museum of Brands
Museum of Brands

4. LOJAS DE ANTIGUIDADES & ARTIGOS VINTAGE

Alice's Antiques se destaca com a loja de esquina em vermelho
Alice’s Antiques se destaca com a loja de esquina em vermelho
A decoração da Antique Arcade com um bule vermelho gigante
A decoração da Antique Arcade com um bule vermelho gigante

5. LOJAS VARIADAS

Livraria Books for Cooks
Livraria Books for Cooks
The World Famous Gallery
The World Famous Gallery
Destaque para uma das fachadas mais legais do bairro
Destaque para uma das fachadas mais legais do bairro

LOCAIS DE “UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL”

O filme foi rodado em vários cantinhos de Londres, mas muitas cenas foram filmadas mesmo em Notting Hill. E temos que confessar que escrevendo este post bateu uma vontade de ver esse filme novamente! Vamos destacar 5 lugares para você conhecer:

6. LIVRARIA DO FILME (ANTIGA LOCALIZAÇÃO)

A livraria é um dos cenários mais importantes do filme e onde os dois personagens principais se conhecem. No entanto, a livraria que serviu de cenário para as gravações do filme “The Travel Bookshop” foi transferida de local, em 2011, após 32 anos neste edifício. O que se tem no local agora é uma lojinha de souvenires. (Endereço: 142 Portobello Rd, London W11 2DZ, UK)

Lojinha onde antes era a livraria
Lojinha onde antes era a livraria

7. LIVRARIA DO FILME (ATUAL LOCALIZAÇÃO)

A nova livraria mudou de nome para “The Notting Hill Bookshop“, está em uma localização próxima e tem uma infinidade de livros relacionados a viagens! Dá vontade de passar o dia todo lá escolhendo o próximo destino! (Endereço: 13 Blenheim Cres, London W11 2EE, UK)

A livraria na sua localização atual
A livraria na sua localização atual

8. PORTA AZUL

A porta azul que também é um dos destaques do filme, era a porta de entrada da casa do roteirista Richard Curtis. (Endereço: 280 Westbourne Park Rd, London W11 1EH, UK)

A famosa porta azul
A famosa porta azul

9. CORONET CINEMA

Este é o cinema onde William, o personagem de Hugh Grant, assiste a Helix, o filme de ficção científica estrelado por Anna Scott, interpretada por Julia Roberts. (Endereço: 103 Notting Hill Gate, Kensington, London W11 3LB, UK)

Coronet Cinema
Coronet Cinema

10. COFFEE REPUBLIC

É na esquina das ruas Portobello e Westbourne que Ana e William se esbarram e ele suja sua blusa em uma das cenas do filme. Antigamente, era uma propriedade que estava fechada, agora lá fica um café da rede Coffee Republic. (Endereço: 303 Westbourne Park Rd)

A esquina em que os personagens de Julia Roberts e Hugh Grant se esbarram
A esquina em que os personagens de Julia Roberts e Hugh Grant se esbarram

ONDE COMER EM NOTTING HILL

Opções gastronômicas de qualidade não faltam em Notting Hill! São dezenas de opções entre restaurantes, cafés e pubs no bairro. Vale super a pena comer nas barraquinhas de comida de rua também, para ter uma experiência bem autêntica no bairro. Quando visitamos tinha uma barraquinha de crepes que estava dando água na boca! Para quem quer fazer uma refeição com tranquilidade ou comer umas guloseimas gostosas, fizemos uma listinha bem legal com algumas opções bacanas por lá. Várias dicas vieram do site Visit London.

CAFÉS

RESTAURANTES & LANCHES RÁPIDOS

O carro laranja em destaque na vitrine do Arancina
O carro laranja em destaque na vitrine do Arancina

PUBS

DOCES

Sorveteria Gelato Mio
Sorveteria Gelato Mio

COMO CHEGAR

Notting Hill é uma área para explorar a pé e é bem fácil chegar lá de metrô pelas seguintes estações (veja no mapa interativo):

  • Notting Hill Gate: atendida pela Central Line (vermelha), District Line (verde), Circle Line (amarela)
  • Ladbroke Grove: atendida pela Hammersmith & City (rosa) e Circle Line (amarela)
Estação de metrô Notting Hill Gate
Estação de metrô Notting Hill Gate

MAIS DICAS DE NOTTING HILL

  • Veja este post da Simone sobre o Carnaval em Notting Hill no blog “Brasileiras pelo Mundo”.
  • A Mari do blog “Ideias na mala” tem um post bem completo sobre o bairro.
  • Este post do Adolfo para o blog “Esse mundo é nosso” mostra as delícias do Portobello Market.
  • A Helô do blog “Aprendiz de Viajante” escreveu um post sobre a visita ao Museum of Brands.

Leia mais sobre bairros de Londres:

Deixe seu comentário