Londres: Apsley House & Arco de Wellington

0

Essa é mais uma dica de passeio que trazemos para quem quer sair um pouco do convencional em Londres. A Apsley House e o Arco de Wellington são duas atrações relacionadas que podem ser visitadas juntas. Elas contam sobre uma parte importante da história do país que remota à época em que, finalmente, Napoleão Bonaparte foi derrotado. Se você curte história e procura algo novo para conhecer na cidade, vai adorar as nossas dicas!

A APSLEY HOUSE

Construída em 1771, a Apsley House, também conhecida como Número 1, está localizada pertinho do famoso Hyde Park, na região conhecida como Hyde Park Corner. Esta casa ficou muito famosa por ter sido o lar do primeiro Duke de Wellington, Arthur Wellesley, o marechal responsável pela derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo.

Fachada da Apsley House

Após a guerra, ele passou a ser muito admirado não só na Inglaterra como por toda a Europa. A casa reúne muitos dos presentes ganhos pelo Duque de Wellington em homenagem ao seu desempenho contra Napoleão.

Estátua ‘Napoleon as Mars the Peacemaker’, de Antonio Canova, 3,5 metros de altura, aos pés da escada principal da casa

Decorada pelo arquiteto Benjamin Dean Wyatt, a casa abriga mais de 3 mil itens, entre eles: a primeira coleção de pinturas do Duque, porcelanas, uma incrível peça de centro de mesa feita em prata que foi presente do governo português, esculturas e mobiliário da época. Ela foi doada ao país em 1947, tornando-se um incrível museu aberto ao público. A casa tem ambiente decorados e belíssimas obras de arte que valem a visita. Logo que você compra o ingresso, recebe um audio guide para ajudar no seu tour pela casa. São dois andares que podem ser visitados e mais uma área no subsolo com uma exposição de itens do Duque. Infelizmente, é proibido tirar fotos dos aposentos da casa. Todas as fotos incluídas neste post foram retiradas do site oficial para caráter ilustrativo. Veja aqui mais informações sobre a coleção de arte da casa.

Piccadilly Drawing Room. Foto: site oficial
Waterloo Gallery. Foto: site oficial

O ARCO DE WELLINGTON

Atravessando a rua, fica uma praça com área verde, estátuas e o belo Arco de Wellington, em homenagem ao Duque. Ele é formado por colunas coríntias e um belo portão de ferro fundido. O Arco foi construído entre 1826 e 1830 e foi movido para sua posição atual cerca de 50 anos mais tarde.

O belo Arco de Wellington

Na parte de cima, já esteve uma estátua do Duque de Wellington montado a cavalo, mas ela foi substituída por uma estátua de uma quadriga que retrata Nike, a deusa alada da Vitória, descendo sobre uma carruagem de guerra. A estátua é a maior escultura de bronze de toda a Europa.

Detalhe da escultura que fica em cima do Arco

É possível subir no topo do arco para ver uma pequena exposição de 3 andares com curiosidades sobre a construção do Arco, objetos que pertenceram a Wellington como espada, botas e uniforme, além de uma apresentação didática do contexto da Batalha de Waterloo, chamada “Waterloo 1815: The Battle for Peace” (Waterloo 1815: A Batalha pela Paz). No último piso é possível sair para a área externa em ambos os lados do arco e ter uma vista da cidade.

No primeiro piso fica uma exposição sobre a construção do arco
No segundo piso, uma exposição sobre a Batalha de Waterloo
Botas e espada de Wellington
Suba um lance de escadas para acessar a última parte da exposição e poder sair para a área eterna
Vista do alto do Arco de Wellington

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar de metrô é descer na estação Hyde Park Corner que fica na Piccadilly Line (azul marinho). Você já precisará caminhar poucos passos para chegar a ambas as atrações.

APROVEITE PARA CONHECER POR PERTO

Aproveite a sua proximidade com a região de Kensington para conhecer outras atrações interessante próximas a Apsley House e Arco de Wellington:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Apsley House & Arco de Wellington

  • Endereços:
    • Apsley House: 149 Piccadilly, London W1J 7NT, Reino Unido
    • Arco de Wellington: Apsley Way, London W1J 7JZ, Reino Unido
  • Horários:
    • Apsley House: de novembro a março aos sábados e domingos de 10h às 16h / de abril a outubro de quarta a domingo de 11h às 17h
    • Arco de Wellington: de novembro a março de 10h às 16h / de abril a setembro de 10h às 18h / outubro de 10h às 17h
  • Entrada:
    • Apsley House: £8.80
    • Arco de Wellington: £4.70
    • Ticket combinado (Apsley House + Arco de Wellington): £10.50


Leia mais sobre atrações diferentes em Londres:

Deixe seu comentário