London Transport Museum: história dos transportes em Londres

0

Os transportes fazem parte importante da história de Londres, a cidade da Revolução Industrial, que quebrou paradigmas e transformou o mundo. No London Transport Museum, um museu com muitas áreas interativas, a história dos transportes e sua importância para a cidade são contadas em detalhes e garantem a diversão de adultos e crianças.

O LONDON TRANSPORT MUSEUM

Criado em 1980, o London Transport Museum tem como objetivo conservar e explorar através de exposições muito interessante a história e legado do transporte de Londres. A cidade conta com o sistema de metrô mais antigo do mundo (1863) e a terceira maior malha metroviária do planeta (atrás somente de Xangai e Pequim). Localizado no coração da região de Covent Garden, uma das mais turísticas da cidade, o museu está abrigado em um antigo galpão feito de ferro e vidro que abrigava um mercado de vegetais, frutas e flores.

Vista do museu a partir do Piso 2

O museu foi fechado para uma reforma de 2 anos em 2005 e foi reaberto, em 2007, muito maior e mais completo com exposições sobre todos os tipos de transportes disponíveis em Londres. Atualmente, a exposição conta com muitos exemplos de ônibus, trens elétricos e veículos ferroviários dos séculos XIX e XX. Há também artefatos e exposições relacionadas à operação e comercialização de serviços de passageiros e o impacto que a rede de transportes teve na cidade e em sua população. O primeiro trem elétrico subterrâneo, de 1890, é um dos itens que podem ser conferidos de perto.

Vista do museu que foi todo reformado
  • Curiosidade: A primeira linha de metrô construída em Londres foi a Metropolitan Railway, que foi o embrião do que conhecemos hoje por Circle Line (linha amarela). O primeiro trecho ligava as estações de Paddington e Farringdon e tinha o objetivo de levar os passegeiros até a City de Londres (região central onde se originou a cidade – leia mais sobre ela neste post).

CONHECENDO O LONDON TRANSPORT MUSEUM

Assim que você comprar os tickets para o museu, seguirá por uma rampa até chegar a um elevador. Pegue o elevador e suba. A ordem da exposição está desenhada para que seja vista a partir do Piso 2. Em seguida, vá para os Piso 1 e Piso 0 (térreo) pelas escadas. Para ajudar a entender a configuração das exposições, confira o mapa dos andares do museu neste link.

PISO 2: LONDRES NO SÉCULO XIX

Neste piso, há uma exposição detalhada sobre as dificuldades do transporte no século XIX. A população londrina estava em franca expansão, mas a mobilidade, quantidade e qualidade dos meios de transporte não estava acompanhando esta evolução. Além de dados relevantes e fotos da época, estão expostos alguns exemplos de veículos utilizados na época.

Um retrato de Londres nos anos 1800
Transporte puxado a cavalo
Antigo ônibus

PISO 1: SUBÚRBIOS E VAGÕES A VAPOR ATÉ 1905 

Esta área mostra como o fato de o desenvolvimento de novos meios de transporte possibilitou que as pessoas morassem mais longe do trabalho. É contada a história das primeiras linhas e estações de metrô do mundo (localmente conhecido como tube ou underground), dificuldades enfrentadas pelo cheiro terrível e gases nas estações de metrô e como os vagões eram divididos por classes, em seus primórdios. Há uma área interativa para crianças e uma exposição chamada “Exterion Media Gallery” sobre itens históricos do metrô de Londres.

Maquete mostra como foi a construção do primeiro metrô do mundo
Vagões antigos
Área interna de um antigo vagão
Locomotiva do metrô
Vagão no século XX

PISO 0:  SÉCULO XX, GUERRAS E DIAS ATUAIS

É no piso térreo que está a maior parte do acervo do museu e suas principais coleções. A área é enorme e muito rica em história e artefatos. Há informações sobre design dos veículos, funcionamento do metrô, dificuldades enfrentadas durante as Guerras Mundiais (e danos causados por bombardeios), veículos e infra-estrutura pós Segunda Guerra Mundial e novos desafios para os transportes na cidade.

Placas antigas do metrô de Londres
Há mais de cem anos, o símbolo do metrô é esse em azul, vermelho e branco
itens históricos como placas e catracas (à direita)
Veículos de transporte de passageiros do passado
Os icônicos ônibus vermelhos de 2 andares aparecem em diversas versões

LOJA E CAFÉ DO LONDON TRANSPORT MUSEUM 

Além do museu, você pode aproveitar a visita para tomar um café e fazer um lanche no Café do Museu (que fica localizado em um deck acima da bilheteria) e fazer umas comprinhas de artigos relacionados a transportes na lojinha do museu (que fica ao lado da bilheteria).

Um dos vários brinquedos vendidos na loja
Placas em miniatura vendidas na loja do museu

COMO CHEGAR

Para chegar de metrô ao London Transport Museum desça:

  • na estação Covent Garden na Piccadilly Line (azul marinho) que fica pertinho, mas fica congestionada nos finais de semana e horários de pico
  • na estação Leicester Square, atendida pela Piccadilly Line (azul marinho) e Northern Line (preta) e caminhe cerca de 5 minutos
  • na estação Holborn atendida pela Piccadilly Line (azul marinho) e Circle Line (vermelha) e caminhe cerca de 5 minutos

VEJA DICAS SOBRE A ÁREA DO COVENT GARDEN

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

London Transport Museum

  • Endereço: Covent Garden Piazza, London WC2E 7BB
  • Horários:
    • Museu: diariamente de 10h às 18h (de sexta a partir de 11h) / última entrada 17h15
    • Loja e Café: de domingo a terça de 10h às 18h30 / quarta, quinta e sábado de 10h às 19h / sexta de 11h às 19h
  • Entrada: £17.50 – o ticket vale para entradas ilimitadas ao longo de 1 ano / gratuito para menores de 18 anos / crianças até 12 anos precisam estar acompanhadas de 1 adulto


Leia mais sobre museus em Londres:

DICAS

Deixe seu comentário