Litoral da Califórnia: Roteiro de San Francisco a San Diego

A melhor forma de conhecer o litoral da Califórnia é passear de carro. A rodovia que margeia todo o Oceano Pacífico é chamada de Highway 1, conhecida por Pacific Highway, que proporciona vistas cênicas belíssimas durante praticamente todo o trajeto. Neste post, fizemos a difícil tarefa de montar um roteiro de San Francisco a San Diego com lugares imperdíveis para visitar durante o percurso pelo Litoral da Califórnia. É claro que existem muitos lugares mais dos que os indicados aqui, mas a nossa ideia é sugerir alguns lugares pelos quais passamos e consideramos que vale a pena uma parada.

ROTEIRO DE SAN FRANCISCO A SAN DIEGO

Embora muitas pessoas façam o trajeto sul-norte, ou seja, começando a viagem por San Diego e terminando em San Francisco, nós recomendamos o contrário, começar por San Francisco e terminar em San Diego. Por quê? Porque desta maneira o mar estará ao seu lado o tempo todo e, em alguns trechos, os passageiros o carro poderão tirar fotos lindas enquanto o motorista dirige. Se você faz o trecho começando por San Diego, estará mais perto do continente do que no mar, porque sempre haverá a pista no sentido contrário afastando você do Oceano Pacífico. Existem muitas cidadezinhas charmosas e vistas incríveis pelo caminho. A ideia é viajar sem pressa para poder curtir o melhor de cada lugar. Se você sempre quis alugar um carro conversível para viajar, esta estrada é uma boa pedida!

TEMPO E DISTÂNCIA

Seguindo de San Francisco até San Diego pela Highway são aproximadamente 930 km. Segundo o Google Maps, seriam quase 12 horas de viagem caso você não parasse nenhum momento. Como sabemos que as paradas são obrigatórias e são exatamente o motivo de viajar de carro pela região em torno de 2 semanas para poder curtir com calma o trecho e as cidades que estarão pelo caminho.

Segue abaixo o mapa do roteiro que sugerimos pela Costa da Califórnia:

1. SAN FRANCISCO

San Francisco é a quarta maior cidade da Califórnia (depois de Los Angeles, San Diego e San José), contando com um pouco mais de 850 mil habitantes. A cidade tem uma importância histórica e cultural extremamente importante no país. A baía de San Francisco que envolve diversas cidades possui mais de 7,5 milhões de habitantes. A cidade é famosa pelas casa em estilo vitoriano, pelos bondinhos, pelas ladeiras extremamente íngremes, pela ilha de Alcatraz e  pela mundialmente conhecida Ponte Golden Gate. O bairro de Chinatown abriga muitos restaurantes orientais e o bairro chamado Castro é um reduto LGBT muito importante.

Algumas recomendações na cidade:

  • PIER 39:  recheado de restaurantes gostosos (e famosos como o Bubba Gump Shrimp & Co e o Hard Rock Café) e lojinhas, proporcionando uma vista linda da baía. Na área sempre estão concentrados vários leões marinhos, que ficam preguiçosos tomando o delicioso sol da Califórnia. (Veja mais dicas neste post)
  • UNION SQUARE: A praça central da cidade com muitas lojas (uma grande loja da Macys está localizada na praça) e restaurantes maravilhosos.
  • GOLDEN GATE PARK: Um parque enorme e muito bonito com muitos passeios interessantes e alguns gratuitos. Não deixe de conhecer o Japanese Tea Garden, um delicioso jardim japonês que fica dentro do parque. Há ainda o De Young Museum, Conservatório de Flores e a California Academy of Sciences.
O Jardim Japonês no Golden Gate Park
  • CHINATOWN: Área oriental da cidade em que é possível até mesmo visitar uma fábrica de biscoito da sorte e saborear as comidinhas típicas.
  • LOMBARD STREET: Passeie (melhor descer do que subir) pela rua famosa rua sinuosa da cidade que fica em uma ladeira íngreme.
  • ALAMO SQUARE: Uma praça gramada que proporciona uma linda vista da cidade e é muito famosa pelas casinhas em estilo vitoriano que fazem parte da abertura da série dos anos 90 “Full House”, conhecida como “Três É Demais” no Brasil.
Casinhas vitorianas na Alamo Square
  • ILHA DE ALCATRAZ: Não deixe de fazer um tour pela famosa ilha que serviu como uma prisão de segurança máxima e, atualmente, é um museu. Reserve seus tickets com antecedência, pois esta é uma das atrações mais visitadas da cidade. Mais informações neste post.

  • PONTE GOLDEN GATE: A ponte pode ser observada de diversas partes da cidade. Você pode cruzá-la de carro, a pé, de ônibus ou de bicicleta. Nossa dica é cruzar a ponte e subir o morro para tirar fotos incríveis com San Francisco ao fundo. Se puder, dê um pulinho na charmosa cidade de Sausalito que fica localizada cruzando a ponte.
Ponte Golden Gate e a cidade de San Francisco ao fundo
Dicas:
  • Para saber um pouco mais sobre a história da cidade e algumas características veja este post.
  • Veja nossa seleção de 10 passeios grátis em San Francisco neste post.
  • Os tours pela cidade seja de ônibus aberto, seja de barco pela baía podem ser bem interessantes para quem quer conhecer um pouco mais de San Francisco. Há ainda passeios de helicóptero, balão, bicicleta entre outros. Vale a pena conferir aqui!
  • Se estiver em um domingo na cidade, não deixe de ir a um festival de food truck, conforme falamos aqui.

Saindo de San Francisco, inicia-se o passeio pela Costa da Califórnia. O GPS vai tentar levar você de qualquer jeito para a US 101, que é a estrada principal para percorrer as principais cidades aqui da Califórnia. No entanto, é necessário ficar na Highway 1, que é a estrada cênica com vista para o Oceano Pacífico.

2. HALF MOON BAY

Uma praia com uma faixa larga de areia fofa que fica a aproximadamente 40 km de San Francisco. Ela muito procurada por surfistas e há até mesmo aulas de surf no local. As águas são geladas, por isso, se você não estiver com uma roupa de neoprene, é melhor se contentar com a vista mesmo. Veja mais informações neste post.

Praia em Half Moon Bay

3. PESCADERO

Percorrendo mais uns 30 km, chega-se a cidade de Pescadero. Trata-se de um pequeno vilarejo que se resume a praticamente uma rua, mas tem uma bonita praia a Pescadero State Beach e um farol famoso no litoral chamado Pigeon Point Lighthouse que vale uma visita, já que o local proporciona lindas vistas do Oceano Pacífico. Veja mais detalhes aqui.

10152496_895980000415857_734120758912841733_n
Pigeon Point Lighthouse
Vista do farol Pigeon Point Lighthouse

4. SANTA CRUZ

Saindo do Pigeon Point Lighthouse, percorra mais 45 km até chegar na cidade de Santa Cruz. Santa Cruz é uma cidade litorânea que é bem interessante e famosa pela prática de esportes como surf e skate. A cidade tem um píer bem famoso cheio de barraquinhas e comida e brinquedos de parque de diversão. A praia central tem uma longa faixa de areia e várias quadras de vôlei de praia. Além disso, Santa Cruz abriga o primeiro Museu de Surf do mundo! Caso esteja sentindo saudades de uma boa comida brasileira, lá tem um restaurante bem gostosinho também. Veja mais informações sobre a cidade e sobre onde comer.

Natural Bridges State Beach, famosa pela pedra furada no meio
A cidade apresenta vistas lindíssimas do Oceano Pacífico
Em frente ao primeiro Museu de Surf do mundo!

5. MONTEREY

Percorrendo mais 70 km, chega-se em Monterey. A cidade de Monterey foi muito famosa pelas fábricas de sardinha. A rua mais famosa da cidade que ainda abriga sua história é a Cannery Row, recheada de lojinhas e restaurantes bem pertinho do mar. Vale a pena dar uma passeada pelas ruas do centro e parar um pouco para observar o mar e os leões marinhos que ficam tomando sol no Old Fisherman’s Wharf. Na cidade fica um aquário super famoso, o  Monterey Bay Aquarium. O local em que ele está localizado já foi uma fábrica de sardinha antigamente. O aquário conta com muitas espécies de peixes, além de pinguins e lontras.

1901991_895988170415040_8086766005798533460_n
Na Cannery Row
10258806_895986077081916_8407833292665953654_n
Leões marinhos no Old Fisherman’s Wharf

6. 17-MILE DRIVE

A 17-Mile Drive é uma estrada que liga as cidades de Monterey à Carmel-By-The-Sea, mais conhecida como Carmel, passando pela comunidade de Peeble Beach. Trata-se de uma estrada cênica com vistas deslumbrantes e muita natureza. É preciso pagar uma taxa para entrar em uma das portarias. Ao pagar a taxa, você ganha um mapa para explorar a região e seus mais de 20 pontos de parada ao longo das 17 milhas (27 km).

1017009_895992747081249_5797469221635974838_n
The Lonely Cypress, um dos pontos de parada mais famosos da 17-Mile Drive
thumb_DSC07815_1024
Um dos pontos na 17-Mile Drive

7. CARMEL-BY-THE-SEA

Ao terminar a 17-Mile Drive, você já estará entrando em Carmel-By-The-Sea. Carmel é uma pequena, mas muito charmosa cidade na costa da Califórnia, cheia de restaurantes saborosos, galerias de arte e uma linda praia. Ande a pé pela Ocean Ave e aprecie a cidade sem pressa.

A linda praia em Carmel
A linda praia em Carmel

Um pouco mais afastado do centro da cidade fica o lindo parque Point Lobos State Reserve, que proporciona vistas incríveis do Oceano Pacífico! Aproveite para fazer algumas trilhas e admirar as águas baterem nas pedras. Leve um agasalho, pois o vento pode ser bastante forte no local.

1465112_895977807082743_6340335830032720999_n
Trilha no Point Lobos State Reserve
10155005_895977930416064_8119577761852553930_n
Vista deslumbrante do Oceano Pacífico

8. BIG SUR

A área do Big Sur é uma das mais incríveis da costa da Califórnia. São vários pontos de parada para admirar as vistas do Oceano Pacífico de vários ângulos diferentes. Vale a pena fazer este trecho com bastante calma para não perder nenhum detalhe dos quase 140 km de estrada nesta região. Duas pontes super famosas que valem uma parada são a Rocky Creek Bridge e a Bixby Brigde. O parque Pfeiffer Big Sur State Park é bem famoso na região e aqui é possível fazer trilhas e visitar cachoeiras. O local é um dos favoritos para camping na região. O parque Julia Pfeiffer Burns State Park é um dos cartões postais do Big Sur por ter a cachoeira McWay Falls que desemboca em uma praia (guia completo para visitar a cachoeira neste link). O Piedras Blancas Vista Point é um local bem famoso por ter vários elefantes marinhos deitados na areia, mas o odor dos bichinhos pode ser bem desagradável.

Vista da Rocky Creek Bridge
Vista a partir da Rocky Creek Bridge
Vista da Bixby Bridge e do Oceano Pacífico
Vista da Bixby Bridge e do Oceano Pacífico
thumb_DSC07987_1024
McWay Falls, a linda cachoeira da região do Big Sur

9. SAN SIMEON

A principal atração da região de San Simeon é sem dúvida o Hearst Castle. Construído por um magnata da comunicação o “castelo” é uma construção imensa com jardins, cinema, quadra de tênis, piscina interna (“Roman Pool”) e externa (“Neptune Pool”) e nada mais que 56 quartos, 61 banheiros e 19 salas! A residência chegou a ter o maior zoológico privado do mundo. Existem vários tipos de tours para conhecer as dependências do castelo. Veja detalhes de como visitar o castelo aqui.

Vista das duas torres do Castelo a partir dos jardins
A imensa piscina de mármore conhecida como “Neptune Pool”

10. SOLVANG

Para chegar em Solvang, há várias cidadezinhas pelo caminho como: Cambria, San Luis Obispo. Haverá um trecho que não permitirá vistas do Oceano Pacífico, pois a estrada se distanciará um pouco do mar. Serão cerca de 170 km percorridos entre San Simeon e Solvang. Solvang é uma cidadezinha graciosa de colonização dinamarquesa que foi até mesmo cenário de um filme concorrente ao Oscar de melhor filme: “Sideways – Entre Umas e Outras”. A região é próxima de muitas vinícolas na região de San Luis Obispo e Paso Robles.

1507988_896235847056939_262204589628994223_n
Moinho na cidade de Solvang

11. SANTA BÁRBARA

Partindo de Solvang, serão 55 km até chegar a Santa Bárbara, em que a Highway 1 voltará a encontrar o Oceano Pacífico. Santa Bárbara é uma charmosa cidade litorânea muito agradável. Não deixe de passear pelo calçadão em frente à praia e de conhecer o píer da cidade. Santa Bárbara é recheada de lojinhas e restaurantes saborosos.

983621_896266583720532_5956966256270337694_n
Calçadão em frente à praia em Santa Bárbara
10155086_896267643720426_184085154649593029_n
Vista da praia a partir do píer

12. MALIBU

Rodando pouco mais de 100 km, chega-se a Malibu. Famosa praia que foi até cenário de séries de TV (SOS Malibu, Two and Half Men), Malibu é um local em que pessoas com poder aquisitivo maior têm casas com praias praticamente privativas. Fica até difícil achar um pedacinho de areia que não esteja cercado por uma das casas elegantes da região.

1458671_896574517023072_4741193856166864318_n
Casas construídas em cima da areia, em Malibu

13. SANTA MONICA

Pacific Palisades, por sua vez, fica colada em Santa Monica. Pertinho de Los Angeles, Santa Monica é o lado divertido desta área. O seu famoso píer é repleto de restaurantes, parque de diversões e muitos, muitos turistas. É no píer da cidade que termina a famosa Route 66 (Rota 66), a histórica estrada americana. Aproveite e dê uma esticadinha até Venice Beach, uma praia cheia de saúde com muitas pessoas pedalando, andando de patins e praticando esportes em geral.

Pier de Santa Monica. Foto: site oficial do parque

14. LOS ANGELES

A maior cidade da Califórnia é recheada de atrações. Conheça a área das celebridades pelas ruas de Beverly Hills e, principalmente, as lojas da Rodeo Drive. Visite as atrações de Hollywood como Calçada da Fama, o Teatro Chinês e o palco da Cerimônia do Oscar, o Dolby Theatre, entre outras atrações. Faça tours nos estúdios de cinema (Universal Studios, Warner Bros e Paramount Pictures). Conheça o Museu do Grammy e os incríveis museus Getty Center e Getty Villa.

Na Calçada da Fama
No tour da Paramount Pictures

Quem gosta de astronomia, não pode deixar de ir ao Observatório Griffith. E para quem curte arquitetura, uma boa pedida é o Getty Center e o Getty Villa. Los Angeles possui vários museus interessantes como o Museu de História Natural, o California Science Center e o Museu do Grammy.

15. SAN DIEGO

E finalmente, mais 150 km adiante fica San Diego, já quase na fronteira com a cidade de Tijuana, no México. Provavelmente, San Diego é a cidade que consideramos a mais bonita da Califórnia. São tantas vistas lindas, atrações interessantes e clima quente praticamente o ano todo. Impossível não gostar dessa cidade! Não deixe de visitar a belíssima região de La Jolla para ter vistas incríveis do Oceano Pacífico.

A beleza da região de La Jolla

É imperdível visitar o porta-aviões americano USS Midway. Aproveite e conheça a famosa ilha do Coronado e tire fotos lindas de San Diego e do pôr-do-sol no mar. O Gaslamp Quarter é uma região deliciosa da cidade, cheia de restaurantes, bares e uma vida noturna agitada. Divirta-se no Sea World, um parque aquático que é bem famoso e tem uma unidade em Orlando também.

O incrível porta-aviões USS Midway
Na praia do Coronado, com o luxuoso Hotel do Coroando ao fundo

Não deixe de conhecer o fantástico Balboa Park cheio de museus interessantíssimos. Lá também fica famoso zoológico de San Diego. Uma região que adoramos é a área antiga da cidade que lembra filme de Velho Oeste, a Oldtown San Diego.

Em frente ao zoológico de San Diego

BÔNUS: REGIÃO VINÍCOLA DE PASO ROBLES

Quem estiver passando pelo Litoral da Califórnia, não deixe de conhecer a Região Vinícola de Paso Robles que fica exatamente no meio entre San Francisco e Los Angeles! Os vinhos são deliciosos, ambiente descontraído e fazer degustações e tours são muito mais baratos (alguns de graça) do que na Região de Napa Valley.

Vinhos incríveis em Paso Robles
Vinhos incríveis em Paso Robles

Conhece o Litoral Norte da Califórnia? Saiba tudo no post:

14 COMENTÁRIOS

  1. CasalCalifornia muito boas as resenhas e dicas de vocês! Estou elaborando o meu roteiro (Vegas-San Francisco-Monterey-BigSur-Los Angeles) há pelo menos dois meses e se soubesse do blog de vocês teria sido bem mais fácil. Valeu pessoal.

  2. que legal! vou absorver tudo para fazer um roteiro igualzinho rsrs Adorei!

    • Fabricio, estamos preparando um post com sugestões de hospedagem por todo o litoral da Califórnia!
      Agradecemos seu comentário! 🙂

  3. Adorei, adorei, adorei! Estamos planejando uma viagem para a Califórnia em julho do próximo ano, de San Francisco a San Diego com as crianças!! Vou precisar de muitas dicas de vocês!

    • Silvana, que legal o seu comentário! Temos muito conteúdo sobre a Califórnia, pois moramos no estado por 2 anos. Se tiver dúvidas, ficaremos muito felizes em ajudá-la! Agradecemos o carinho e desejamos uma viagem incrível para você! 🙂

  4. Adorei o roteiro! Irei fazer um roteiro bem parecido. Por favor, me ajudem numa escolha, estou em dúvida se pernoito em Carmel ou numa cidade mais próxima a Santa Barbara. O que vocês acham?

    • Olá, Raquel! Ficamos muito felizes em saber que o roteiro está sendo útil para você. Se você estiver partindo de San Francisco, é melhor aproveitar o primeiro dia para curtir Monterey e Carmel e pernoitar em uma das duas cidades. Se você está partindo de Los Angeles, a recomendação é passar uma noite em Santa Bárbara. A Highway 1 é linda e vale a pena ir parando para tirar fotos no meio do caminho. Se você fizer correndo, vai perder o charme e vai deixar muita coisa bacana para trás.
      Uma ótima viagem para você!
      Abraços 🙂

  5. Boa noite! Muito legal o roteiro de vcs! To tentando montar um pra maio do ano que vem mas to cheia de duvidas… to com vontade de ir ao Yosemite Park, saindo de São Francisco e voltar pra highway 1 de Yosemite direto pra Monterrey. O que vcs acham?? Vale a pena dormir duas noites em Monterrey ou durmo uma e sigo descendo? Obrigada!!!! 🙂

    • Olá Daniela! Que legal que o blog está ajudando você! Ficamos muito felizes! Não achamos que vale a pena dormir 2 noites em Monterey. A cidade é bem compacta e dá para conhecer tudo em 1 dia. Vale mais a pena seguir viagem para Carmel e Big Sur.
      Abraços e uma ótima viagem.

  6. gostaria de mais dicas pois estou planejando ir pra califórnia em março.quero fazer de san Diego a san francisco de carro.

    • Olá Ronny,
      Temos quase 30 posts publicados com detalhes, mapas e dicas para conhecer o Litoral da Califórnia. O ideal é fazer o contrário: de San Francisco a San Diego para que você não tenha que ficar atravessando a pista o tempo todo para fazer as paradas. Confira neste link tudo que já publicamos sobre o Litoral da Califórnia.
      Abraços

Comments are closed.