Litoral da Califórnia: Point Reyes

Pertinho de San Francisco fica Point Reyes, uma ótima opção para quem quer explorar um pouco mais a Califórnia, curtir lindas vistas sem se deslocar por grandes distâncias. Point Reyes é uma atração que agrada a todas as ideias e faz as pessoas se conectarem com a natureza do norte da Califórnia.

O QUE ENCONTRAR EM POINT REYES

O Point Reyes National Seashore foi criado para preservar e proteger ecossistemas naturais e recursos culturais ao longo da costa oeste dos Estados Unidos. Localizado a apenas uma hora de carro de San Francisco, Point Reyes é um santuário para inúmeras espécies vegetais e animais. O parque possui mais de 240km de trilhas, 4 locais para acampamento, várias estruturas históricas, 3 centros de visitantes, inúmeras praias acessíveis a pé e/ou por automóvel. Há também muitos antílopes e muitos animais marinhos que passam pela região como baleias, focas e leões marinhos.

Trilhas

Os mais de 240km de trilhas estão divididos em diversos níveis de dificuldade. Neste link é possível ter mais informações sobre todas as trilhas disponíveis no parque com o tempo para percorrer cada uma delas e informações relevantes para você escolher as que pretende fazer.

Acampamentos

O parque é tão grande que existe 4 áreas designadas para camping (Coast Camp, Glen Camp, Sky Camp, Wildcat Camp). Veja mais informações neste link.

Praias

Point Reyes National Seashore possui aproximadamente 130 km de litoral. Os visitantes podem ir de carro até Drakes Beach, Limantour Beach, e Great Beach, que são praias que possuem estacionamento. O restante da linha costeira do parque só pode ser acessado por trilha ou de barco. Se quiser dar um mergulho, tenha em mente que água do mar raramente ultrapassa os 10 °C e você vai precisar usar trajes especiais. Veja mais informações das praias em Point Reyes neste link.

point-reyes-ca-drakes-beach
Drakes Beach. Foto: Mindy Linford | Dreamstime.com

Centro de Visitantes

São 3 Centros de Visitantes que funcionam no parque. Consulte este link para conferir os horários de funcionamento de cada um deles.

  • Bear Valley Visitor Center: É o Centro de Visitantes principal do parque, sendo projetado para se misturar com a cultura pecuária desta área, estando localizado no coração do Vale do Olema. O espaço para exposições interior oferece uma mostra da diversidade de ecossistemas e património cultural do parque e inclui um sismógrafo, auditório e loja de livros. Deixe pelo menos 45 minutos para ver exposições e assistir a um video.
  • Kenneth C. Patrick Visitor Center: Localizado na bela Praia de Drakes, o Kenneth C. Patrick Visitor Center contém exposições que se concentram na exploração marítima do século XVI, com fósseis marinhos e ambientes marinhos. Um esqueleto de baleia  está suspenso no teto. Reserve entre 20 e 30 minutos para ver as exposições.
  • The Lighthouse Visitor Center: O Centro de Visitantes do Farol de Point Reyes oferece exposições sobre o histórico farol, bem como sobre as baleias, focas e leões-marinhos, flores silvestres, pássaros e história marítima.

O FAROL: POINT REYES LIGHTHOUSE

Listado entre os Patrimônios Históricos dos Estados Unidos, o Point Reyes Lighthouse fica a 150 metros do Centro de Visitantes e é acessado por uma escada com aproximadamente 300 degraus. O farol foi inaugurado em 1870, mas a eletricidade só chegou ao local em 1938. Point Reyes é considerado o lugar com mais vento da costa do Pacífico e o segundo com mais névoa da América do Norte.

Dicas:

  • Reserve pelo menos 2 horas para conhecer bem o local.
  • No local o vento pode ser forte e pode haver forte neblina, por isso, vale a pena se agasalhar bem.

Horários: de sexta a segunda de 14h30 às 16h, dependendo das condições meterológicas

Escadas em direção ao farol em Point Reyes
Escadas em direção ao farol em Point Reyes

SUGESTÃO: COMBINE COM OUTROS PASSEIOS

Aproveite seu deslocamento de San Francisco até Point Reyespara conhecer um pouco mais da região que fica ao norte de San Francisco. Separamos 3 sugestões que estão no mapa abaixo para facilitar a localização:

MAPA

Sausalito

Aproveite que você está do outro lado da Ponte Golden Gate para curtir a linda vista da baía a partir da cidade de Sausalito, que conta com gostosos restaurantes e algumas atrações interessantes.

Leia mais: Do outro lado da Ponte Golden Gate: Sausalito

Barcos em Sausalito

Muir Woods

Muir Woods é um pequeno parque a norte de San Francisco que é uma área de proteção das poucas sequóias gigantes que estão próximas à região da baía de San Francisco. O parque recebe até 6 mil visitantes por dia durante seus meses de pico (de abril a outubro).

Leia mais: Muir Woods: Sequóias gigantes ao lado de San Francisco

Placa localizada em Muir Woods
Placa localizada em Muir Woods

Muir Beach & Stinson Beach

Muir Woods fica pertinho do litoral e isso significa praia! É possível visitar as praias de Muir Beach e Stinson Beach que ficam pertinho do parque.

  • Muir Beach: Muir Beach é uma praia com um longo trecho de areia. No local, é possível avistar aves em um cenário impressionante de penhascos e ondas fortíssimas. Para saber mais informações de Muir Beach, veja este folheto explicativo sobre o local.
  • Stinson Beach: Trata-se de uma praia que tem em torno de 5 km de extensão formada por areias brancas. A praia é considerada muito boa para pesca, mas desaconselhável para nado, já que há correnteza e as ondas quebram muito fortes. A área de Stinson Beach tem uma ótima estrutura com banheiros, chuveiros, áreas para piquenique e churrasqueiras. Um snack-bar está aberto durante os meses de verão na base da principal torre de salva-vidas.

Uma sugestão é almoçar em Stinson Beach no The Siren Canteen, pertinho da praia que serve tacos, crepes, hambúrgueres, peixe e fritas.

  • Endereço: 3201 Highway 1, Stinson Beach, CA 94970
  • Horários: de 11h às 18h (até 17h no inverno)
Stinson Beach. Foto: site oficial nps.gov
Stinson Beach. Foto: site oficial nps.gov

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Point Reyes National Seashore

  • Endereço: 1 Bear Valley Rd, Point Reyes Station, CA 94956
  • Horários: aberto diariamente do nascer do sol à meia-noite; horários do The Bear Valley Visitor Center variam (consulte este link)
  • Entrada: gratuita / ônibus que circula pelo parque: US$ 7

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Tudo bem? Adorei seu site! Fantástico! Irei a Sfo em setembro, com meu esposo. Vc tem outros roteios? Ficamos interessados em conhecer os faróis. Vc tem estes passeios? Abracos

Comments are closed.