Litoral da Califórnia: Point Arena Lighthouse

0

Se você está planejando uma viagem pelo Litoral Norte da Califórnia, não pode deixar de visitar o Point Arena Lighthouse, o mais alto farol da Costa Oeste dos Estados Unidos! Não tem como não amar a vista subindo em seu topo. E não é somente para subir no topo deste farol que vale a pena dar uma passadinha por lá, pois o litoral recordado da Califórnia nesta região proporciona vistas que são inesquecíveis.

O POINT ARENA LIGHTHOUSE

Seguindo pelo Litoral, após visitar o Fort Ross, chega-se a este lindo farol. O Point Arena, empatado com o Pigeon Point Lighthouse, no litoral ao sul de San Francisco, são os maiores faróis da Costa Oeste dos Estados Unidos com 35 metros de altura. Ele está localizado no Condado de Mendocino a 3 km do centro da cidade de Point Arena, no litoral norte da Califórnia e a, aproximadamente, 250 km ao norte de San Francisco. Além do farol, há também um pequeno museu com informações sobre a área e sobre o farol e uma lojinha de presentes.

Curiosidades Cinematográficas

O filme “Forever Young” (1992), conhecido no Brasil como “Eternamente Jovem”, e estrelado por Mel Gibson, Jamie Lee Curtis e Elijah Wood foi filmado no Point Arena Lighthouse. Um outro filme, este um pouco mais antigo, chamado “Our Town” (1940), “Nossa Cidade” no Brasil, que concorreu a 6 Oscars, inclusive de melhor filme, também teve o local como cenário.

Vista deslumbrante do Point Arena Lighthouse à direita
Vista deslumbrante do Point Arena Lighthouse à direita

O farol não é o primeiro a ser construído no local. Na verdade, o forte terremoto de 1906 que destruiu mais de 70% da cidade de San Francisco e afetou severamente muitas áreas da Califórnia, também abalou a estrutura do primeiro farol que foi construído em 1870. O farol que está aberto para visitação atualmente foi construído em 1908 com uma estrutura para suportar futuros terremotos.

O FUNCIONAMENTO DO FAROL

Antes da introdução de energia elétrica, o farol funcionava com um mecanismo semelhante ao de relógio. Os guardiões do farol, ou “wickies”, como eram chamados, giravam uma manivela de mais de 70kg até o eixo central do farol a cada 75 minutos para manter a rotação da lente. Luz era produzida por uma lâmpada hidráulica de óleo, que precisava de ser reabastecida a cada quatro horas, e cujos pavios tinham de ser aparados regularmente. Mais tarde, duas lâmpadas elétricas de 1.000 watts foram instaladas para substituir a lâmpada de óleo, e um motor elétrico foi instalado para substituir os relógios.

O farol Point Arena
O farol Point Arena

COMO VISTAR O POINT ARENA LIGHTHOUSE

A melhor forma de chegar a região é de carro. Ao se aproximar do farol, chega-se em uma guarita no meio da pista em que você precisará pagar uma taxa de entrada por pessoa (farol + museu ou só museu). Você vai receber tickets que deverão ser entregas para o seu guia. Estacione o carro e dirija-se até o Centro de Visitantes. Lá há loja de presentes na frente e um museu ao fundo. Antes de visitar o museu, informe-se sobre o horário do próximo tour.

Placa que indica o farol como um local histórico
Placa que indica o farol como um local histórico

Visita ao Museu

No pequeno museu estão muitas fotos, documentos e objetos em exposição, os quais contam sobre a história do farol e sobre esta região da Califórnia em específico. Há informações sobre os animais que habitam aquela área, expedições que foram feitas ali, entre outros. O destaque fica para a grande lâmpada que funcionava à manivela no farol. Ela está bem no centro do museu e é gigantesca.

thumb_DSC08677_1024
Entrada do museu
thumb_DSC08679_1024
A lâmpada
thumb_DSC08682_1024
Fotos da construção do segundo farol após o terremoto

Visita ao Farol

Basta entregar o ticket que você recebeu na entrada para o guia no Centro de Visitantes que ele levará você até a entrada do farol. Suba os 146 degraus que levam até o topo (há janelas e bancos para sentar e descansar ao longo da subida). No topo do farol estará uma guia que explicará sobre o farol (em inglês) e tirará as dúvidas que você tiver. Lá em cima também há bancos para sentar e há um telescópio bem posicionando em que é possível ver leões marinhos nas pedras próximas ao farol. Abaixo do local todo rodeado por vidro, há também um mirante aberto.

thumb_DSC08694_1024
Escada em forma de caracol
thumb_DSC08706_1024
Mirante de vidro que proporciona uma visão 360º do local
thumb_DSC08719_1024
O museu e o litoral recortado
thumb_DSC08756_1024
Detalhe das pedras atrás do museu
thumb_DSC08722_1024
Vista da parte que fica atrás do farol
Vista do lado da estrada
Vista do lado da estrada
thumb_DSC08749_1024
Vista do Oceano Pacífico

Dica: Saindo do farol e já pegando a pequena estrada para ir embora e retornar a Highway 1, não deixe de parar para tirar fotos avistando o farol nas pedras. É de graça e a vista é magnífica.

DICA! NÃO DEIXE DE VER

A hora que estiver indo embora, ainda na estrada de acesso ao farol, dê uma paradinha na estrada e conheça a Stornetta Public Lands um local que proporciona vistas incríveis do litoral.

thumb_DSC08790_1024
Linda “praia” de pedras
Panorâmica do local
Panorâmica do local
thumb_DSC08795_1024
Paulo de braços abertos pertinho do mar

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Point Arena Lighthouse

  • Endereço: 45500 Lighthouse Rd, Point Arena, CA 95468
  • Horários: de 10h às 15h30 (até 16h30 entre os meses de maio e setembro)
  • Entrada: Farol + museu: US$ 7.50 / Somente museu: US$ 5

Quer ler mais sobre destinos no Litoral da Califórnia viajando pela rodovia Pacific Coast Highway 1?

Deixe seu comentário