Litoral da Califórnia: Glass Beach, a praia de vidro

A Glass Beach, “Praia de Vidro” em tradução literal, é uma praia localizada no norte da Califórnia que tem uma particularidade muito grande: é formada de pedras de vidro e de cerâmica! Nós já tínhamos mencionado a Glass Beach no post “Roteiro pelo Litoral Norte da Califórnia“, mas neste post daremos detalhes sobre ela, vamos conferir?

LITORAL DA CALIFÓRNIA: GLASS BEACH, A PRAIA DE VIDRO

A Glass Beach fica localizada na cidade de Fort Bragg a 275 km ao norte de San Francisco. É também em Fort Bragg que fica o belíssimo Jardim Botânico de Mendocino. A praia recebeu esse nome curioso porque é muito com encontrar pedaços de vidro na areia. Durante anos, a praia serviu de depósito de lixo! Sim, lixo! Todo tipo de lixo era despejado no local.

Vidros e cerâmicas da Glass Beach

Tudo começou em 1906, quando os residentes de Fort Bragg estabeleceram um local para despejo de água atrás do local em que se encontrava a empresa Union Lumber Company, atualmente conhecido como “Site 1”. A população começou a usar o local como uma espessei de lixão, descartando vidro, eletrodomésticos e até mesmo veículos. Para reduzir a pilha de lixo, esporadicamente o lixo era incinerado. Quando o local de despejo original ficou cheio, em 1943, o local foi movido para o que agora é conhecido como “Site 2”, o local de despejo que ficou ativo de 1943 até 1949. Quando esta praia ficou cheia em 1949, o despejo foi movido para o norte (“Site 3”) para o local que agora é conhecido como Glass Beach, que permaneceu como um local de despejo ativo até 1967.

thumb_DSC09091_1024
A Glass Beach em um dia com muita névoa em Fort Bragg
thumb_DSC09098_1024
Um “tapete” de pedras de vidro e cerâmica

O Departamento de Recursos Hídricos do estado da Califórnia Estadual e representantes da cidade fecharam esta área em 1967. A partir de então, vários programas de limpeza foram realizadas ao longo dos anos para tentar corrigir os danos causados à natureza. Ao longo das  décadas seguintes, o que era biodegradável nos lixões simplesmente sumiu e todo o metal e outros itens foram finalmente retirados e vendidos como sucata ou usados em arte. As ondas batendo constantemente na praia, foram quebrando o vidro e cerâmica, fazendo com que esses materiais se tornassem pequenas peças lisas, coloridas. Muitas delas passaram a ser usadas em peças de arte e jóias que são vendidas em lojas da cidade.

thumb_DSC09119_1024
Observando as fortes ondas do mar na Glass Beach

COMO CHEGAR À GLASS BEACH

Os três locais de despejo de lixo estão localizados no final do caminho que começa na esquina da Elm Street e Glass Beach Drive. Estes sites são acessíveis a pé e por uma pequena subida dos rochedos que cercam a praia. O “Site 1” está localizado a 400 metros do “Site 2” e se tornou acessível a pé a partir de janeiro 2015, quando a parte norte da nova trilha litorânea de Fort Bragg foi aberta. Em 2002, após uma limpeza, a Glass Beach (antigo “Site 3”) foi incorporada ao MacKerricher State Park. Os Sites 1 e 2, no entanto, não fazem parte do parque.

thumb_DSC09057_1024
Caminho que leva à Glass Beach e aos demais “Sites”
thumb_DSC09063_1024
“O nosso passado através do nosso Lixo”
thumb_DSC09128_1024
É preciso descer por uma escada para chegar à praia

TURISMO NA GLASS BEACH

A praia é agora visitada por dezenas de milhares de turistas anualmente. Uma preocupação é que grande parte do vidro da praia não existe mais e ela está “sumindo” lentamente. Em parte, isso se deve ao fato de muitos turistas quererem levar uma “lembrancinha” para casa. A coleta é desencorajada pelas autoridades locais. Outro fator que tem colaborado para a diminuição da quantidade de vidro na praia são fatores naturais devido à ação das ondas.  Em 2012, o Conselho Municipal da Cidade de Fort Bragg discutiu o esgotamento do vidro da praia e se recusou a avançar com os esforços de reabastecimento devido ao custo e à exigência de licenças ambientais. Por isso, é bom ir conhecer a Glass Beach antes que ela deixe de existir!

thumb_DSC09094_1024
Procure pedrinhas de vidro, olhe, segure, mas não leve para casa
thumb_DSC09078_1024
Vamos preservar a Glass Beach não retirando as pedras da praia

VIDEO

Veja o video que fizemos sobre nossa visita à Glass Beach.


Leia mais sobre o Litoral da Califórnia: