Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia

3
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Seguros Promo

Confira este roteiro de 1 dia em Leeds, a terceira cidade mais populosa do Reino Unido e que abriga um dos melhores museus de armas e armaduras do país.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE LEEDS

Leeds é uma cidade localizada no condado de West Yorkshire a cerca de 300 km de Londres e próxima a cidades como Manchester, Sheffield e Liverpool. O nome Leeds deriva da antiga palavra bretã Ladenses que significa algo como “povo do rio que flui rápido”, em referência ao rio Aire que atravessa a cidade. Nos séculos XVII e XVIII, Leeds tornou-se um importante centro de produção e comércio de lã e se transformou em um grande centro industrial durante a Revolução Industrial.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
O rio Aire corta a cidade de Leeds
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Área das docas de Leeds

De uma cidade mercantil compacta no vale do rio Aire, no século XVI, Leeds expandiu e absorveu as aldeias vizinhas para se tornar um populoso centro urbano em meados do século XX. Embora não seja muito conhecida pelos turistas, Leeds é uma das maiores cidades da Inglaterra com cerca de 800 mil habitantes, ficando atrás somente de Londres e de Birmingham, em termos de população. Depois de Londres, Leeds é o maior centro legal e financeiro do Reino Unido, abrigando diversas empresas de serviços financeiros, seguros e bancos nacionais e internacionais.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Calçadão de pedestres no centro de Leeds

Uma curiosidade é que um dos mais importantes símbolos da cidade são as corujas. Até mesmo o brasão de armas na bandeira de Leeds conta com a presença dessas aves. Acredita-se que o motivo é porque o brasão da família do primeiro vereador de Leeds, Sir John Saville, também possuía corujas. É possível ver estátuas enormes de corujas inclusive em prédios públicos da cidade.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Coruja dourada no prédio do Civic Hall

O QUE FAZER EM LEEDS

Com o objetivo de ajudar você a programar o seu dia em Leeds, todas as sugestões de atrações de post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Além disso, há também dicas de lugares para comprar e comer e beber na cidade. Em seguida, cada uma das atrações sugeridas será detalhada.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. ROYAL ARMOURIES MUSEUM

Na minha opinião, a viagem para Leeds já vale a pena somente para ver este museu incrível! Ele exibe a Coleção Nacional de Armas e Armaduras. Assim como acontece com todos os museus nacionais do Reino Unido, a sua entrada a gratuita. No entanto, juro que ele é tão bacana que valeria a pena pagar para conhecê-lo.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Royal Armouries Museum às margens do rio Aire

O edifício que abriga o museu fica às margens do rio Aire e possui cinco andares, com quatro das galerias dispostas em dois andares. São mais de 5 mil objetos expostos no museu. Logo na entrada você verá o Salão de Aço, uma escadaria gigante cujas paredes são decoradas com mostradores de troféus compostos de 2,5 mil itens como espadas, adagas e outros itens metálicos.

  • Endereço: Armouries Dr, Leeds LS10 1LT, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

2. MARGENS DO RIO AIRE E DOCAS DE LEEDS

O Royal Armouries Museum é a atração mais distante do centro sugerida neste post, mas não é por conta disso que você não pode aproveitar uma bela caminhada às margens do rio Aire. A área foi renovada e está muito limpa e segura. As calçadas de pedestres margeando o rio entregam um passeio bastante agradável. O rio Aire possui 148 km de extensão e é justamente nesta área de Leeds que ele é canalizado.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Caminhando pelas margens do Rio Aire
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
A área das docas foi renovada e está linda
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Prédios modernos na região das docas

3. LEEDS MINSTER

A Leeds Minster é a principal igreja Anglicana de Leeds, com grande importância arquitetônica e litúrgica. Embora tenha estilo neogótico, ela foi construída em meados do século XIX no mesmo lugar onde já existiram duas outras igrejas. Ela possui vitrais muito bonitos e entre os muitos artefatos e memoriais do Minster há uma cruz angliana ao sul do pavimento de mármore e um bronze comemorativo da expedição antártica do capitão Oates de Scott, que tinha conexões com Leeds. Do lado de fora, no pátio da igreja, de frente para Kirkgate, está o Memorial da Guerra de Fuzileiros de Leeds.

  • Endereço: 2-6 Kirkgate, Leeds LS2 7DJ, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 10h30 às 15h / sábado de 10h30 às 12h30 / domingo abre meia hora antes dos serviços religiosos – confira aqui
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
A torre da Leeds Minster

4. LEEDS ART GALLERY

A Galeria de Arte de Leeds foi construída entre 1886 e 1888, como uma extensão dos edifícios municipais existentes na área. Ela abriga uma coleção de arte britânica, principalmente, do século XX. Ela abriu como uma homenagem ao Jubileu de Ouro da rainha Victoria um ano antes. A galeria fica localizada na Victoria Square, uma praça requentemente usada para manifestações e protestos. Uma escultura do artista britânico Henry Moore chamada “Reclining Woman: Elbow” fica em frente à sua entrada.

  • Endereço: The Headrow, Leeds LS1 3AA, Inglaterra
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 15h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Fachada da Leeds Art Gallery

5. THE HENRY MOORE INSTITUTE

O Instituto Henry Moore, em Leeds, é um centro para o estudo de esculturas. O Instituto tem uma galeria de esculturas internacionais contemporâneas e históricas, bem como outras duas exposições espaços para exposições de estudo de escultura. O Instituto também possui um arquivo de esculturas e biblioteca, e cuida das coleções de escultura de sua vizinha Leeds Art Gallery. O local também abriga um programa de eventos, incluindo palestras, seminários e conferências.

  • Endereço: 74 The Headrow, Leeds LS1 3AH, Inglaterra
  • Horários: de quinta a domingo e terça de 11h às 17h30 / quarta de 11h às 20h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Henry Moore Institute

6. CATEDRAL DE LEEDS 

A Catedral de Leeds é uma igreja católica que foi fundada, originalmente, como Igreja de Santa Ana, em 1878. No entanto, o edifício foi demolido por volta do ano 1900. O atual edifício que abriga a catedral foi inaugurado em 1904, passando por um grande restauração em 2006. Ele possui um estilo arquitetônico neogótico, a catedral é relativamente pequena. Um dos destaques são as relíquias de mártires católicos ingleses no altar.

  • Endereço: Cathedral House, Great George St, Leeds LS2 8BE, Inglaterra
  • Horários: de segunda a quinta de 7h15 às 18h15 / sábado de 9h30 às 19h / domingo de 8h45 às 12h45 e de 17h às 19h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Catedral de Leeds
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Escultura na Catedral de Leeds

7. MUSEU DA CIDADE DE LEEDS

O Leeds City Museum foi fundado, em 1819 Sociedade Filosófica e Literária de Leeds e, dois anos depois, foi aberto ao público. Em 1941, o prédio do museu e os artefatos foram seriamente danificados pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1965, o museu foi fechado, e algumas exibições foram removidas para alguns quartos na biblioteca da cidade em 1966. O museu somente foi reaberto em 2008. As exibições do museu são compostas, principalmente, sobre a história da cidade, passando por diversos períodos da história. O salão central tem um grande mapa de Leeds impresso no chão.

  • Endereço: Millennium Square, Leeds LS2 8BH, Inglaterra
  • Horários: de terça a sexta de 10h às 17h / sábado e domingo de 11h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita

8. CIVIC HALL & MILLENNIUM SQUARE

Um dos destaques da cidade é um prédio branco imponente, com duas torres altas, localizado em um grande espaço aberto conhecido como Millennium Square. A praça foi o principal projeto de Leeds para celebrar a virada para o ano 2000. Diversos eventos ocorrem na praça ao longo dos anos. Já o prédio, é um edifício cívico que abriga a Câmara Municipal de Leeds. Aberto em 1933, o design foi o resultado de uma competição que foi vencida por Vincent Harris. A decoração é feita por corujas douradas de 2,74 metros de altura. É neste local que fica o escritório do prefeito, câmaras do conselho e uma sala de banquetes.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Civic Hall

9. PREFEITURA DE LEEDS

A prefeitura de Leeds foi construída entre 1853 e 1858 e foi inaugurada em um cerimônia luxuosa com a presença da rainha Victoria. A distinta torre do relógio, que serve como um símbolo de Leeds, não estava no projeto inicial. Com uma altura de quase 70 metros, o espaço foi planejado para incluir  tribunais, uma câmara do conselho, um salão público, um conjunto de salas de entretenimento cerimoniais e escritórios municipais. Com a construção do Civic Hall, em 1933, algumas dessas funções foram transferidas. O local acabou se recebendo a função de um salão público e tribunais. Para quem quiser conhecer por dentro, há tours guiados (pagos) em alguns dias da semana.

  • Endereço: Leeds Town Hall, Leeds LS1 3AD, Inglaterra
  • Tours: entre final de janeiro e final de agosto ao preço de £4.77 – compre tickets aqui
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
O imponente edifício da Prefeitura de Leeds

10. CITY SQUARE & PRÉDIO DO ANTIGO CORREIO

A “Praça da Cidade” foi construída, em 1897, com o objetivo de criar um espaço aberto perto da antiga agência dos correios da cidade (o prédio grande e bonito em destaque na praça). Ela é decorada por estátuas de personalidades locais importantes, sendo a mais vistosa a estátua equestre “The Black Prince”. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi bombardeada e ficou severamente danificada. A área da City Square foi remodelada no início dos anos 2000. Assim, ocorreu o fechamento de um lado da praça para o trânsito, reorganizando as estátuas e adicionando fontes e mobiliário tradicional ao local.

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
O antigo prédio dos Correios na City Square

ONDE COMER E BEBER EM LEEDS

Para a hora da fome e/ou da sede, segue uma lista de sugestões gastronômicas na cidade. Há opções variadas de vários tipos de culinárias e preços.

RESTAURANTES
Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Delicioso penne ao molho de tomate do Jamie’s Italian

BARES / PUBS / GASTROPUBS

ONDE COMPRAR EM LEEDS

Caso você queira aproveitar a sua ida a Leeds para fazer umas compras, o centro da cidade  é repleto de estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings centers. Opções para todos os gostos e bolsos não faltam! Confira algumas das opções:

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Corredores da galeria Victoria Leeds

ONDE SE HOSPEDAR EM LEEDS

Para quem está pensando em se hospedar na cidade, aqui está uma seleção de hotéis bem localizados e bem avaliados em Leeds:

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia
Um dos quartos do Novotel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A LEEDS

É bem tranquilo viajar de Londres para Leeds através de transporte público. Para isso, pegue o trem na estação London Kings Cross com sentido a estação de Leeds. O trajeto leva pouco mais de 2 horas. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para mais informações, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde essas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Leeds - Roteiro de 1 dia - Viajonários


Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui