Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres

0

Leeds Castle é um castelo localizado em um área incrível, cheia de muito verde e muitas atividades para crianças. É uma passeio extremamente interessante para quem quer respirar um pouco de ar puro pertinho de Londres, tornando-se uma excelente opção de bate-volta a partir da cidade. Confira como é o passeio por este lugar lindo.

A HISTÓRIA DO LEEDS CASTLE

Leeds Castle é uma castelo histórico originalmente construído em 1119. Durante o século XIII, ele se tornou propriedade do Rei Eduardo I, que gostava tanto do castelo que o tornou sua principal propriedade. Já no século XVI, o famoso Rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana, morou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão.

Leeds Castle

O castelo passou por diversas modificações ao longo dos séculos e, praticamente tudo o que vemos hoje, data do século XIX. A última proprietária privada do castelo foi Lady Baillie, que o comprou em 1926, redecorando grande parte do seu interior. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo serviu como um hospital improvisado a pedido de Lady Baillie. Ela faleceu em 1974, deixando o castelo para a Fundação Leeds Castle, uma instituição de caridade privada cujo objetivo é preservar o castelo e terrenos adjacentes para o benefício do público. Finalmente, em 1976, o castelo passou a ser uma atração turística.

Leeds Castle: lindos jardins e lagos
Bela visão da área traseira do castelo

O QUE CONHECER/FAZER NO LEEDS CASTLE

O Leeds Castle é uma área que conta com enormes jardins e áreas verdes, um labirinto, playgrounds, área de exposições e o castelo propriamente dito. Abaixo está o mapa do complexo para dar uma ideia de quão grande ele é! Em seguida, falaremos um pouco mais sobre o que ver/fazer no Leeds Castle.

Mapa do Leeds Castle. Clique para abrir o mapa interativo

1. JARDINS & ÁREAS VERDES

Passando pelo Centro de Visitantes (onde há a bilheteria para comprar ingressos e uma lojinha com produtos que fazem referência ao Leeds Castle), a entrada do local é toda marcada por belíssimas áreas verdes e toda a propriedade e cercada por jardins lindíssimos.

São muitas plantas, flores, riachos, lagos, que proporcionam um visual ainda mais especial para o castelo. A área externa merece ser apreciada com calma, pois é a mais interessante de toda a visita. Quanto aos jardins, você poderá encontrar 3 deles:

  • The Culpeper Garden, o mais bonito deles, cercas vivas bem cortadas, muitas flores coloridas de diversos tipos, ele fica perto do restaurante do Castelo;

  • The Wood Garden, fica às margens do Rio Len, no caminho que leva até o Castelo;

  • The Lady Baillie Mediterranean Garden Terrace, fica às margens do lago Great Water e foi construído em estilo mediterrâneo.

2. EXPOSIÇÕES

  • The Gatehouse Exhibition: É uma pequena exposição que conta os mais de 900 anos de história do Leeds Castle. Ela fica em uma área um pouco antes de fazer a visita às salas do Castelo. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história dele, dos seus moradores e como ele foi se modificando ao longo do tempo. Há um video curtinho bem bacana que mostra como o edifício se modificou no decorrer dos séculos.
  • The Dog Collar Museum: Uma exposição diferente que fica em frente ao restaurante do Castelo. Ela exibe uma coleção de mais de 130 coleiras de cachorro raras desde o século XV.
Exposição com informações detalhadas sobre os antigos moradores do castelo
Objetos históricos também estão em exposição

3. SALAS DO CASTELO

O Castelo está longe de ser um dos mais luxuosos que já vimos. O passeio começa pela adega do Castelo, seguindo para uma sala com uma pequena exposição que conta um pouco da história do Leeds Castle. As salas históricas trazem tapeçarias, quadros, esculturas e objetos decorativos antigos, mas estão longe de ser imponentes. Com certeza, vale a pena dar uma olhada, principalmente na belíssima biblioteca e na sala de jantar. Mas tenha em mente que o principal atrativo do Leeds Castle são as áreas externas. Não deixe de olhar pelas janelas para admirar as áreas verdes e lago que circula a fortificação.

Área do moinho do castelo
Antigo moinho do castelo
Entrando no castelo
Desça as escadas e comece a visitá-lo pelo andar inferior
O primeiro local é a adega
Todos os quartos trazem informações históricas sobre quem viveu no local
Vista do castelo de uma das salas do andar superior
Um dos quartos do castelo
A linda biblioteca
Sala de jantar
Saindo do castelo, é possível ter uma bela vista do edifício
Fachada do castelo

4. LABIRINTO & GRUTA

Uma das grandes atrações do castelo é seu labirinto feito de cerca viva. O labirinto é bem fácil e, ao final, chega-se a uma área mais alta que proporciona uma vista do labirinto como um todo. Na saída do labirinto, você vai passar por uma gruta, com algumas figuras mitológicas em rochas, minerais, conchas e luzes coloridas.

Labirinto do castelo
Gruta, na saída do labirinto

5. ÁREAS RECREATIVAS

Para quem viaja com crianças, essa é a área mais desejada por elas, sem dúvida! Pertinho do labirinto ficam áreas recreativas que envolvem: 2 playgrounds, o Squires’ Court Playground e Knights’ Realm Playground. Eu vi mesmo que as crianças estavam amando rolar na grama em um declive que leva até a área do grande lago. Nesta área também ficam banheiros e quiosques de comida. Ali pertinho ficam áreas para apresentações de falconaria e, atrás do labirinto, uma abriga diversas espécies de aves (Bird of Prey Centre).

Um dos playgrounds

OUTRAS ATIVIDADES

  • Golfe: Há um campo de golfe dentro das áreas verdes, atrás do Castelo
  • Programação Especial: O castelo também conta com uma programação de eventos especiais em datas específicas. Vale ficar de olho para saber se haverá algo diferente na data que você pretende ir.
Homens jogando se preparando para um jogo de golfe atrás do castelo

TRANSPORTE DENTRO DA ÁREA CASTELO

Para se deslocar dentro da área do castelo de forma divertida, há 3 opções:

  • Trenzinho (Elsie the Castle Train): sai perto do Centro de Visitantes e faz um passeio pelos jardins até perto do Castelo
    • Preço: £1 adulto / £0.50 crianças
    • Horários: de abril a setembro de 10h às 17h15 / de outubro a março de 10h às 16h30
  • Balsa (Black Swan Ferry): leva os passageiros de um lado a outro do lago (Great Water) ligando a área dos jardins à área dos playgrounds
    • Preço: £1 para cada lado
    • Horários: de abril a agosto diariamente de 10h às 17h / de setembro a outubro aos finais de semana de 10h às 17h / de novembro a março não opera
Ponto do ferry pertinho dos playgrounds
Ferry no lago do Castelo
  • Punting: um passeio de um tipo de barco de madeira (falamos sobre ele no post sobre nossa visita a Cambridge) na área do lago das fortificações (Moat)
    • Preço: £6 adultos / £3.50 crianças / preços especiais para grupos
    • Horários: de abril a setembro opera diariamente / outubro a março não opera
Esse barquinho de madeira que é o utilizado para o punting
Punting ao lado do Castelo
  • Segway Tours: um passeio motorizado pela propriedade de maneira muito divertida. Confira mais informações neste link.

ONDE COMER NO LEEDS CASTLE

O Leeds Castle conta com um restaurante bem bacana, o The Fairfax Restaurant, que proporciona uma vista linda para o castelo. Nos meses mais quentes, outra opção é o The Maze Café & Grill, pertinho do labirinto. Além disso, há diversos quiosques de sorvetes, cafés e guloseimas espalhados pelas áreas verdes do castelo. Confira todas as opções neste link.

Fairfax, o principal restaurante
Batata recheada com queijo e salada verde no Fairfax
Café perto do labirinto

COMO CHEGAR AO LEEDS CASTLE

É possível chegar ao Leeds Castle com uma combinação de trem + transfer. Pegue o trem (eu comprei a passagem no site TrainLine) na estação London Victoria, descendo na estação Bearsted. A viagem dura cerca de 1 hora.

Placa na pequena estação de Bearsted

A estação Bearsted é minúscula, mas lá você vai encontrar um serviço de transfer (van) da empresa Spot Travel que leva até o Leeds Castle. É só sair da estação que você verá um cartaz e o escritório da empresa, não em erro. Não conte com táxi ou Uber porque não há. O percurso dura menos de 10 minutos. A Spot Travel oferece horários regulares durante os meses de verão (abril a outubro) e não é preciso agendar com antecedência. Nos meses meses de inverno (novembro a março) eles recomendam conferir se haverá serviço com pelo menos 24 horas de antecedência. Confira os horários e demais informações neste link, lembrando que o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro.

Placa indicando de onde saem os transfers
Esse é o escritório da Spot Travel na estação de trem

TOURS PARA O LEEDS CASTLE

Quem tem pouco tempo em Londres e quer combinar uma série de passeios sem se preocupar em horários de trem e transfer, a dica é uma das opções de tour que incluem o Leeds Castle. O nosso parceiro Viator reúne uma série de tours muito bacanas. Confira algumas opções:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Leeds Castle

  • Endereço: Maidstone ME17 1PL
  • Horários: diariamente de 10h às 16h30
  • Entrada: £24.90 (compre pela internet neste link com desconto – £23.90); há também alguns ingressos para eventos especiais oferecidos em datas específicas – o ingresso vale para entradas durante 1 ano (se você comprou pela internet, vá até a bilheteria para trocar o seu ingresso para trocá-lo por um de papel com validade de 1 ano)


Confira outras opções de bate-volta a partir de Londres:

Deixe seu comentário