Leadenhall Market: o icônico mercado coberto em Londres

0

Leadenhall Market é bem diferente do que pode se entender como mercado. Com uma arquitetura incrível, o icônico mercado coberto em Londres foi até mesmo cenário de um dos filmes do Harry. Além de lindo, o mercando ainda é recheado de lojinhas e restaurantes gostosos!

LEADENHALL MARKET: O ICÔNICO MERCADO COBERTO EM LONDRES

O Leadenhall Market é um mercadão coberto na região da City de Londres (distrito financeiro) com acesso para a circulação de pedestres. É um dos mercados mais antigos da cidade, datando do século XIV e está no centro do que foi a Londres romana. Em sua origem, o Leandenhall Market era um mercado que vendia carnes de caça e aves. Atualmente, o mercado vende alimentos frescos, carnes, flores, além de ter outras lojinhas, restaurantes, cafés e pubs. Em 1666, durante o Grande Incêndio que destruiu boa parte da cidade, o local também foi também danificado. A partir de 1881, com um projeto de Sir Horace Jones, o mercado foi reformado.

Leadenhall-market4
Dentro do mercado, muitas lojinhas e restaurantes

O que mais chama a atenção dos visitantes é, sem dúvida, sua arquitetura em estilo vitoriano. A estrutura com vigas de ferro forjado e seu telhado ornamentado e pintado nas cores verde, marrom e creme são um verdadeiro encanto! O piso é de paralelepípedo, como nas ruas antigas. Entre 1990 e 1991, o mercado foi redecorado, o que transformou sua aparência, reforçando ainda mais o seu caráter arquitetônico detalhista.

Leadenhall-market5
Belíssima arquitetura do mercado
Leadenhall-market6
No cruzamento das ruas

Abaixo, segue o mapa com todas as lojas atuais do mercado (em azul estão restaurantes e lojas de produtos alimentícios; em amarelo, as demais lojas):

Mapa do Leadenhall Market. Figura: site oficial
Mapa do Leadenhall Market. Figura: site oficial

Curiosidades

  • O mercado serviu de cenário para os filmes: “A Morte Segue Seus Passos” (1975); “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001); “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” (2009)’; “Além da Vida” (2010), entre outros.
  • Uma outra curiosidade diz respeito aos Jogos Olímpicos de 2012, realizados na cidade de Londres. O Leadenhall Mercado fez parte do percurso da Maratona! Os corredores passaram pelo mercado da Whittington Avenue até a Lime Street.

O mercado também abriga vários eventos como apresentações musicais, shows de mágica e outros. Para ficar por dentro dos eventos, acesse este link.

Um passeio gostoso pelo centro de Londres
Um passeio gostoso pelo centro de Londres

DICAS DE ONDE COMER

Para quem quer uma refeição rápida, nossa dica é a Pizza Express, uma rede de pizzarias muito famosa em Londres. Veja mais detalhes no post “Reino Unido: Rede de restaurantes PizzaExpress“. Uma opção bem barata e para lanches prontos é o EAT, também com muitas unidades pela cidade. Para quem gosta de comida italiana, nossa recomendação é a Osteria del Mercato, que fica no andar superior, meio escondidinha, mas que oferece uma comida gostosa a um preço justo.

Nhoque delicioso da Osteria del Mercato
Nhoque delicioso da Osteria del Mercato

COMO CHEGAR

As estações de metrô mais próximas da Leadenhall Market são:

  • Bank: pode ser acessada através da Central Line (vermelha), Northern Line (preta) Waterloo & City Line (DLR – trem de superfície)
  • Monument: Circle Line (amarela) District Line (verde)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Leandenhall Market

  • Endereço: Gracechurch St, London EC3V 1LT
  • Horário: de segunda a sexta de 10h às 18h


Leia mais sobre Londres:

Deixe seu comentário