Inglaterra: O que fazer em Lancaster – Roteiro de 1 dia

1
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Seguros Promo

Conheça Lancaster, uma cidade inglesa histórica que ainda guarda muito do seu passado medieval em seu simpático centrinho. Neste post, você vai encontrar dicas de atrações, além de sugestões de bares/restaurantes e locais para compras na cidade.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE LANCASTER

A cidade de Lancaster é uma cidade inglesa localizada no condado de Lancashire que possui pouco mais de 50 mil habitantes. Banhada pelo Rio Lune, ela teve início como um assentamento romano no final do século I, quando um forte foi construído. Até hoje, é possível encontrar ruínas de antigas termas romanas no centro da cidade.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Rio Lune

No entanto, pouco se sabe sobre Lancaster entre o fim do domínio romano, no século V, e a conquista normanda no final do século XI. Para quem conhece um pouquinho de história inglesa, deve se lembrar da Casa de Lancaster, que lutou com a Casa de York “Guerra das Duas Rosas” (leia mais em: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas). Isso é um dos indicativos de que, há muitos séculos, a cidade possui laços importantes com a monarquia britânica.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Rua no centro da cidade
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Judges’ Lodgings Town House, um prédio famoso na cidade

Muitos edifícios no centro da cidade e ao longo do St. George’s Quay (Cais de São Jorge) datam do século XIX, construídos durante um período em que o porto se tornou um dos mais movimentados do Reino Unido.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
À esquerda, casinhas construídas ao longo do rio
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Millennium Bridge – Ponte de pedestres sobre o rio Lune

Embora seja um assentamento antigo, dominado pelo Castelo de Lancaster, a cidade só recebeu o status da cidade em 1937. Atualmente, Lancaster é considerada um centro comercial, cultural e educacional do condado de Lancashire e sua economia é voltada para o setor de serviços. Além disso, a cidade abriga duas importantes universidades: a Universidade de Lancaster e um campus da Universidade de Cumbria.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Castelo de Lancaster

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Rua próxima ao castelo

O QUE FAZER EM LANCASTER

Para facilitar a organização do seu dia em Lancaster, todas as atrações sugeridas neste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Há também opções de onde comprar e comer na cidade. Vale destacar que nossa sugestão é para um roteiro a pé na cidade. Existem outras atrações em Lancaster (como por exemplo, o Ashton Memorial no Williamson Park), mas como ficam em áreas mais distantes, ficaram fora.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. CASTELO DE LANCASTER

Construído no século XI, o Castelo de Lancaster é um castelo medieval construído em uma área próxima a um antigo forte romano. Uma das funções mais importantes que o castelo assumiu ao longos dos séculos foi de prisão. A primeira vez que ele foi utilizado desta maneira foi em 1196. Embora a região fosse geralmente pacífica, os escoceses invadiram Lancaster em 1322 e 1389, atingindo a cidade e danificando o castelo. Ao longo dos séculos, muitos homens e mulheres foram feitos prisioneiros no local. Um dos julgamentos mais famosos foi o das “Bruxas de Pendle”, em 1612.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
O Castelo de Lancaster

Na verdade, Lancaster tem uma reputação como o tribunal que mais condenou pessoas à morte do que qualquer outro na Inglaterra. Isto é em parte porque até 1835 o Castelo de Lancaster era o único Tribunal de Corte em todo o condado e cobria centros industriais em rápido crescimento, incluindo Manchester e Liverpool. Durante parte da Primeira Guerra Mundial, o local manteve presos civis alemães e prisioneiros de guerra. Embora a Corte da Coroa continue realizando sessões no castelo, a prisão foi fechada em 1916 devido a uma redução nacional no número de prisioneiros.  Atualmente, é possível visitar as antigas celas e dependências do castelo através de tours guiados.

TOUR GUIADO

Os horários dos tours guiados são expostos em um cartaz em frente da entrada da bilheteria. No dia em que estive lá, os tours eram às 10h, 11h15, 12h30, 13h45, 15h e 15h45. Eu fiz o tour e foi possível visitar diversos ambientes, desde de celas antigas (inclusive uma em que Joseph Pilates, o alemão criador do método que leva seu nome, foi preso durante a Segunda Guerra) até os tribunais ainda em funcionamento, decorados em madeira e com muitos brasões de famílias nobres da cidade. Infelizmente, é proibido tirar fotos durante o tour.

  • Endereço: Castle Park, Lancaster LA1 1YJ, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h / horários dos tours variam
  • Entrada: gratuita para a exposição ao lado da bilheteria / £8 para o tour guiado que dura cerca de 1 hora

2. IGREJA DO PRIORADO DE LANCASTER

Localizada pertinho do Castelo de Lancaster, ela é formalmente conhecida como Igreja do Convento de Santa Maria. Acredita-se que, no passado, ela foi construída sobre uma igreja romana do ano 200, a qual foi substituída por uma igreja saxônica no século VI. Foi em 1094, que foi fundado este priorado beneditino dedicada à Santa Maria. A partir do século XIII, ela passou por uma série de reformas e expansões.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Igreja do Priorado de Lancaster

Ela foi construída em arenito com telhados de ardósia e chumbo.  A  torre da igreja, construída em 1759, possui 29 metros de altura é um dos destaques de sua arquitetura. No extremo leste do corredor norte fica a capela de São Nicolau e no extremo leste do corredor sul está a capela de São Tomás. Ao norte do corredor norte, fica a capela do Regimento do Rei e a leste está o refeitório e a cozinha. Um dos destaques da igreja são as esculturas de carvalho na área do coro, que datam de 1340, sendo consideradas as terceiras mais antigas da Inglaterra.

  • Endereço: Priory Vicarage, Priory Close, Lancaster LA1 1YZ, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
A torre de 29 metros de altura
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
A linda área do coro

3. ANTIGAS TERMAS ROMANAS

Saindo da igreja, faça o contorno por ela passando por frente da sua torre. Você vai encontrar uma ruela estreita que levará até a área de antigos banhos romanos (Roman Bath House). Este local foi descoberto após uma escavação realizada no início dos anos 1970. Acredita-se que se tratava da casa de um oficial romano, que tinha um grande pátio. A estrutura foi demolida por volta do ano 340 d.C. para dar lugar a um novo e grande forte de pedra. Parte da parede do forte, conhecida como “Wery Wall” também pode ser vista no local.

  • Endereço: Vicarage Field, Lancaster LA1, Inglaterra
  • Horários: quando tiver luz solar
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Área de antigos banhos romanos

4. MUSEU MARÍTIMO DE LANCASTER

O Museu Marítimo de Lancaster fica localizado em um edifício histórico do século XVIII conhecido como Custom House. Originalmente, o prédio funcionava como um armazém alfandegário. Desde 1985, o local abriga o museu. As exposições do museu incluem embarcações de pesca locais, modelos de navios, como era o comércio local, incluindo o comércio de escravos. Há exposições sobre o Canal de Lancaster, a indústria pesqueira da região, o desenvolvimento dos portos locais, e história natural da Baía de Morecambe.

  • Endereço: Custom House, St George’s Quay, Lancaster LA1 1RB, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: £3
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Fachado do edifício que abriga o museu. Foto: lancaster.gov.uk

5. MUSEU DA CIDADE DE LANCASTER

Aberto em 1923, o Museu da Cidade de Lancaster fica localizado no edifício onde antes funcionava a prefeitura da cidade. Suas coleções ilustram a arqueologia e a história da cidade e arredores. Entre seus destaques está o Lancaster Roman Tombstone, um memorial romano datado de 100 d.C que foi encontrado localmente em 2005. Há exposições que contam a história da cidade e expõem as principais atividades econômicas que foram desenvolvidas em Lancaster. Há uma sala especial onde o Museu do Regimento Real do Rei.

  • Endereço: Market St, Lancaster LA1 1HT, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

6. PRAÇA DALTON SQUARE & PREFEITURA DE LANCASTER

Dalton Square é uma das principais praças de Lancaster e conta com a presença de uma enorme estátua de bronze da rainha Victoria ao centro, erguida em 1906. A estátua fica em um pedestal alto, acompanhada por quatro leões de bronze. Atravessando a praça, fica o imponente edifício da atual prefeitura da cidade.

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Estátua da rainha Victoria na Dalton Square
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Prefeitura atual de Lancaster

7. CATEDRAL DE LANCASTER

Curiosamente, a Catedral de Lancaster pertence à Igreja Católica e não à Anglicana, como é comum na Inglaterra. Construída em 1857, ela foi elevada à categoria de catedral somente em 1924. Em estilo neo-gótico, o edifício foi feito de arenito, com telhados de ardósia e cobre na área do batistério. O antigo santuário foi convertido na Capela do Santíssimo Sacramento, que tem pinturas em suas paredes. A oeste da capela, atrás do altar-mor, há um grande retábulo. O batistério contém uma fonte de mármore central, um altar com retábulos e vitrais.

  • Endereço: Balmoral Rd, Lancaster LA1 3BT, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 8h30 às 18h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Catedral de Lancaster

ONDE COMER/BEBER EM LANCASTER

Para a hora da fome, aqui estão algumas sugestões de restaurantes em Lancaster. Há também opções de pubs e bares para curtir uma cerveja em dias quentes.

RESTAURANTES

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
Salada da Bella Italia

BARES/PUBS/GASTROPUBS

ONDE COMPRAR EM LANCASTER

Se você quiser aproveitar sua passagem pela cidade para fazer umas comprinhas, os principais centros de compras da cidade ficam localizados bem no centro:

ONDE SE HOSPEDAR EM LANCASTER

Para quem está pensando em se hospedar na cidade, aqui está uma seleção de hotéis bem localizados e bem avaliados na cidade:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia
The Sun Hotel & Bar. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A LANCASTER

É bem tranquilo chegar a Lancaster, partindo de Londres, utilizando transporte público. Os trens saem da estação London Euston e chegam em Lancaster após 2h30. Há trens um pouco mais demorados que podem levar 3h e até 3h30. Por isso, pesquise bem antes de comprar. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para mais informações, leia o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.

Guarde essas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Lancaster - Roteiro de 1 dia - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

1 COMENTÁRIO

  1. […] Lancaster – Meu interesse em conhecer Lancaster se deveu à Guerra das Rosas, entre as dinastias York e Lancaster. Como eu já conhecia York, nada mais natural do que ir a Lancaster. Mas, no final, acabei descobrindo que os nomes não têm tanta relação com as dinastias. Em Lancaster, fiz um tour guiado ao antigo castelo medieval que serviu de prisão até recentemente; e curti o visual do Rio Lune, que corta a cidade. Em 2018, prometo um post sobre a cidade. Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Lancaster – Roteiro de 1 dia […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui