Lambeth Palace: lar do líder da Igreja Anglicana em Londres

0

Todo mundo conhece a casa do papa, não é mesmo? O Vaticano a cidade-estado mais famosa do mundo por abrigar a sede da Igreja Católica. Mas você já parou para pensar como é chamado o líder da Igreja Anglicana e onde ele vive? Conheça mais sobre essa história e veja como visitar o Lambeth Palace, o local onde reside e trabalhar o líder anglicano máximo.

O “PAPA” DA IGREJA ANGLICANA

No post sobre o Hampton Court Palace, contamos um pouquinho sobre a criação da Igreja Anglicana pelo rei Henrique VIII e seu rompimento traumático com a Igreja Católica. De forma resumida, Henrique VIII queria que o papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão, que não havia lhe dado um filho homem, para se casar com Ana Bolena. Com a negativa por parte do papa, Henrique VIII rompeu os laços com a Igreja Católico, fundando a Igreja Anglicana e acumulando a função de líder religioso. Mas os tempos mudaram e houve separação do poder do rei do “poder divino”. É, claro, o líder da Igreja Anglicana não se chama papa. O termo utilizado para se referir a este bispo sênior e líder religioso anglicano é Arcebispo de Canterbury (Arcebispo de Cantuária, em português).

A Abadia de Westminster é o principal edifício da Igreja Anglicana em Londres, onde é feita o coroação de um novo monarca

Agostinho de Canterbury, o “Apóstolo aos Ingleses”, foi enviado de Roma no ano de 597 e é considerado o primeiro grande líder religioso da Igreja Anglicana, embora ela nem existisse ainda. Desde a época de Agostinho, no século VI até ao século XVI, os Arcebispos de Canterbury estavam em plena comunhão com o Vaticano, que foi rompida com Henrique VIII. Com a Reforma Inglesa, a Igreja Anglicana se tornou uma igreja ligada ao poder do Estado Inglês e a escolha é legalmente feita pelo monarca. Atualmente, esta nomeação é feita pela rainha, aconselhada pelo primeiro-ministro.

  • Curiosidade: Uma curiosidade é que na Igreja Anglicana o Arcebispo de Canterbury, assim como os demais bispos, têm aposentadorias compulsórias aos 70 anos. Eles não ficam no cargo até o final da vida como acontece na Igreja Católica.

O LAMBETH PALACE

Localizado praticamente em frente ao Palácio de Westminster (Parlamento do Reino Unido), mas na margem sul do Rio Tâmisa, o Lambeth Palace tem sido a sede do Arcebispo de Canterbury por quase 800 anos. O Palácio de Lambeth foi adquirido pelo arcebispado por volta de 1200 d.C. e tem a maior coleção de registros da Igreja em sua biblioteca. O palácio também abriga a Comunidade de Santo Anselmo, uma ordem religiosa anglicana que está sob o patrocínio do Arcebispo de Canterbury.

Vista do Parlamento a partir da entrada do Lambeth Palace

VISITANDO O LAMBETH PALACE

A visita ao Lambeth Palace só pode ser feita mediante a tours guiados agendados previamente. A visita de, aproximadamente, 90 minutos leva às áreas externas e internas no palácio. Ao chegar ao local, aguarde em frente a este portão de madeira à direita da Morton’s Tower, a entrada oficial do palácio que foi construída por volta de 1490. Ele só será aberto muitos antes do tour. A guia confere o nome de cada visitante em uma lista antes de entrar. Algumas instruções são passadas antes do início do passeio, entre elas, que é proibido fotografar dentro do palácio.

Morton’s Tower, a entrada oficial para o palácio

ÁREA EXTERNA

Em seguida, começa-se o passeio pela área externa o edifício. Pode-se ter uma vista ampla da fachada do prédio interno, o Blore Building, que data de 1833, e dos belos jardins. No passado, havia também um grande pomar na propriedade. Uma das partes do jardins foi aberta à população, sendo transformada em um bonito parque público, chamado de Archebishop’s Park (Parque do Arcebispo). Embora o dia estivesse bem cinzento, foi possível observar o que local é muito bonito.

Primeira visão que se tem ao atravessar o portão
Passando pelo túnel da foto anterior, a visão que se tem é do lado de fora da biblioteca
Blore Building, edifício que concentra as atividades do palácio
Lindos jardins da propriedade
Dos jardins é possível ver até mesmo o Parlamento. A Victoria Tower está no canto esquerdo da foto.

ÁREA INTERNA

A guia, Tricia, nos deu muitas informações sobre o funcionamento do local e o papel do Arcebispo de Canterbury. O palácio possui 3 andares. No térreo, ficam escritórios administrativos e uma belíssima biblioteca e uma pequena e simples capela (Crypt Capel), acessada por um átrio feito de vidro inaugurado no ano 2000. No andar de cima, corredores repletos de pinturas de importantes figuras da Igreja Anglicana adornam as paredes. Visitamos salas em que são feitas recepções, eventos, almoços e jantares com a presença do Arcebispo. Embora antigas, as salas são muito bonitas, mas nada exageradamente luxuoso. A que chama mais atenção é a “Guard Room”, com um casco de jabuti envidraçada em um canto da sala e enormes luminárias de metal presas ao teto.

Guard Room. Foto: site oficial

A guia até nos permitiu sentar nos sofás da “The State Drawing Room”, uma bonita sala de estar, com um teto todo decorado. O piso superior não está incluso na visita porque estão somente quartos privados de uso do Arcebispo e outros membros da Igreja. O que causou surpresa foi a capela principal do palácio, o último lugar visitado no tour. Ela foi destruída devido a um bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial e teve que ser totalmente reformada.

Capela do Lambeth Palace. Foto: site oficial

Interessante que ela é toda decorada com pinturas no teto muito modernas que foram feitas por Leonard Henry Rosoman em 1988. Foi muito curioso ver isso na igreja que, supostamente, deveria ser mais austera, por ser de uso do Arcebispo de Canterbury. Para ver fotos dos interiores das salas que mencionamos e mais informações, acesse este link que é do site oficial do palácio.

COMO CHEGAR

A estação de metrô Lambeth na Bakerloo Line (marrom) é a mais próxima do Lambeth Palace. Ela ficou fechada para reformas por 7 meses e reabriu em fevereiro de 2017.  Há também algumas outras alternativas para chegar ao palácio.

  • Descer na estação Elephant & Castle na Northern Line (preta) e pegar um ônibus número 344 ou C10.
  • Descer na estação Waterloo na Northern Line (preta), Jubilee Line (cinza),  Line (marrom) ou Waterloo & City (verde clara) e pegar um ônibus número 77 ou 507.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Lambeth Palace

  • Endereço: Lambeth, Londres SE1 7JU
  • Horários: é preciso agendar um tour guiado (aproximadamente 90 minutos) com antecedência, os horários variam – confira aqui
  • Entrada: £12


Conheça outros edifícios religiosos em Londres:

Deixe seu comentário