Kenwood House: mansão e jardins belíssimos em Londres

0

Morar em Londres deu a oportunidade de conhecer muita coisa bacana que está fora da rota turística convencional. E a Kenwood House é uma daquelas dicas de ouro para quem quer explorar um pouco mais a cidade. Um casarão com obras de arte e vistas lindíssimas…tudo de graça! Não há como não se encantar com esta bela atração.

A KENWOOD HOUSE

Kenwood House é uma mansão na região de Hampstead Heath (veja o mapa do local) que data do início do século XVII. Em 1754 a mansão foi comprada por William Murray, conde de Mansfield, e passou por um grande processo de reforma liderada por Robert Adams. Foi acrescentada a biblioteca (o cômodo mais famoso e deslumbrante da casa), salas, ampliação da cozinha e um pomar. Lord Iveagh, rico empresário anglo-irlandês (da família Guinness), comprou a casa da família Mansfield em 1925.

Frente da mansão
Kenwood House – vista por trás

Após sua morte, em 1927, a casa foi doada ao governo. A casa foi aberta ao público no ano seguinte. No entanto, a maior parte do mobiliário já havia sido vendida. Algumas peças foram compradas de volta para preservar a decoração original da casa. A casa fica localizada em um enorme terreno, com belos jardins, lagos, muitas plantas e animais. recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos.

Casa vista dos jardins
Jardins belíssimos

Curiosidades Cinematográficas

Muita gente já viu a Kenwood House e não sabe! Falamos no post “O que fazer no animado bairro londrino de Notting Hill” sobre as atrações neste lindo bairro e lugares em que foram rodadas cenas do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999). O que muita gente não sabe é que a Kenwood House também foi cenário de gravação do filme! Sabe aquela cena que a Anna Scoot (Julia Roberts) está gravando um filme de época e o Will (Hugh Grant) acompanha tudo de longe e acaba escutando uma conversa dela com um outro ator? Pois é, a cena foi gravada justamente neste lugar! Veja aqui o video da cena.

Reprodução filme “Um lugar chamado Notting Hill” (1999) com a Kenwood House ao fundo

O QUE APRECIAR NA KENWOOD HOUSE

A CASA

Trata-se de uma mansão em que é possível visitar dois andares de belas salas. As áreas mais bonitas ficam no térreo da casa. Veja o mapa com todos os cômodos da Kenwood House neste link.

Kenwood House
Sala de entrada da casa
Sala recheada de pinturas belíssimas, inclusive “Guitar Player” à esquerda
A incrível bibilioteca

ARQUITETURA

Um casarão original do século XVII que passou por muitas mudanças merece que você repare com cuidado em sua belíssima arquitetura. Em 2013, ela foi reaberta depois de passar por uma reforma de 1 ano e está lindona! Houve um cuidado especial em restaurar os cômodos, principalmente a biblioteca que tinha sido pintada anteriormente na cor dourada em alguns detalhes e voltou a ter o branco original.

Entrada da biblioteca
Detalhe para o teto da biblioteca
Colunas belíssimas e pinturas nas paredes deixam a biblioteca deslumbrante

OBRAS DE ARTE

Há várias pinturas e obras de arte expostas na residência. Entre as obras mais mais famosas estão: “The Guitar Player” (1672) do pintor holandês Johannes Vermeer e o “Auto-Retrato em Dois Círculos” (1665–1669) de Rembrandt. Confira a coleção completa de obras de arte da Kenwood House neste link.

Pinturas, mobiliário e instrumentos musicais antigos
Pinturas de membros da nobreza e monarquia
A famosa pintura “Guitar Play”
Estátuas na entrada da biblioteca

JARDINS

Projetado por Sir Humphrey Repton, jardins Kenwood foram criados com caminhos sinuosos para mostrar a propriedade e criar uma série de surpresas agradáveis ao passear pela paisagem. Um show de cores que se destaca ainda mais em dias ensolarados. Neste link você encontra detalhes sobre os jardins e cada estação do ano.

Próximo a um dos lagos
Cores do outono em Kenwood House
Mesmo sem folhas, as árvores dão um belo toque à propriedade
Dia lindo de sol
Muita natureza e flora diversificada

ONDE COMER NA KENWOOD HOUSE

Aproveite para fazer uma refeição no local e conhecer os dois cafés disponíveis:

  • The Brew House Café com áreas internas e ao ar livre para fazer uma refeição mais tranquila (inclui Sunday Roast no domingo e churrasco no verão). Confira os menus neste link.
  • Há também o The Steward’s Room, que serve bebidas quentes e refeições rápidas. O cardápio inclui sopas, saladas, sanduíches, pratos quentes da culinária britânica, bolos, chás.
Área em que ficam os Cafés
Almoço na Kenwood House

COMO CHEGAR À KENWOOD HOUSE

Para chegar a Kenwood House é preciso fazer um combo metrô + ônibus. Pegue a Northern Line (preta) e desça ou na estação Golders Green ou Archway. É preciso pegar ônibus 210 que para em frente à Kenwood House. Caminhe até chegar à área da casa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Kenwood House

  • Endereço: Hampstead Ln, Hampstead NW3 7JR
  • Horários: 
    • Casa: de abril a setembro de 10h às 16h / outubro de 10h às 17h / novembro a março de 10h às 16h
    • Jardins: no inverno de 8h às 16h45 / no verão de 8h às 20h30
    • Cafés:
      • The Brew House Café: diariamente de dezembro a janeiro de 9h às 16h / fevereiro, março, outubro e abril de 9h às 17h / abril a setembro de 9h às 18h
      • The Steward’s Room:
        • de outubro a março: de segunda a sexta de 8h30 às 15h / sábado e domingo de 8h30 às 16h
        • de abril a setembro: de segunda a sexta de 8h30 às 16h / sábado e domingo de 8h30 às 17h
  • Entrada: gratuita


Leia mais sobre museus pouco conhecidos em Londres:

Deixe seu comentário