Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado

0

É sempre bacana aproveitar uma viagem para mergulhar na cultura local e provar da gastronomia. Foi com esse pensamento que procuramos por um restaurante em Lisboa que unisse boa comida com apresentações de fado, o tradicional estilo musical português. Depois de avaliar algumas opções, optamos pela Adega Machado, localizada na região do Chiado e bem próxima ao centro e ao hotel em que estávamos hospedamos. Neste post, compartilhamos nossa experiência no local.

O FADO

Antes mesmo de fazer uma reserva para aproveitar uma noite típica em Lisboa, fomos pesquisar um pouco mais sobre o Fado, este estilo musical típico do país, porém, desconhecido por grande parte dos brasileiros. Embora a origem ainda seja controversa, o fado é um estilo musical português que é cantado, geralmente, por uma única pessoa, chamada de fadista. A canção é acompanhada por um violão e uma guitarra portuguesa. Em 2011, o fado passou a fazer parte do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Músicos na Adega Machado. Foto: site oficial

O ritmo cantado é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir em outros estilos musicais. Com o tempo, o fado foi adquirindo grande riqueza melódica e complexidade rítmica. As canções de fado têm um conteúdo melancólico e dão ênfase ao sofrimento, à saudade de um amor perdido, à nostalgia, às misérias da vida, ao ciúme, à noite e ao sombrio. Dois grandes nomes da história do fado português são Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro.

Fadista de apresentando na Adega Machado. Foto: site oficial

A ADEGA MACHADO

A Adega Machado proporciona uma experiência de jantar acompanhado com apresentações de fado que são feitas ali mesmo no salão, ao lado do público. O preço, à primeira vista, é salgado, mas fizemos a conta de um jantar de qualidade + um show de fado em um lugar que não inclui jantar e os preços ficaram bem próximos. Por isso, optamos por aproveitar a noite na Adega Machado, fazendo nossa reserva com antecedência através do site oficial do restaurante.

Ambiente interno da Adega Machado. Foto: site oficial

Como funciona?

Existem duas formas de solicitar seu prato na Adega Machado: através do cardápio ala carte ou  solicitando um dos menus prontos oferecidos pelo restaurante. São disponibilizados 7 tipos de menus que incluem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Os preços variam de €44 a €49 (valores de março de 2017). O cardápio completo do restaurante pode ser consultado aqui.

NOSSA EXPERIÊNCIA NA ADEGA MACHADO

Fizemos nossa reserva pelo site oficial para às 21h. Como estávamos hospedados relativamente perto, fomos à pé até o restaurante em menos de 10 minutos. Chegando lá, havia um balcão como se fosse uma recepção, mas não havia ninguém, mas conseguíamos ver todo o restaurante por uma parede de vidro. Resolvemos entrar pela porta que fica à esquerda e fomos atendidos por um garçom que nos levou até a mesa.

Logo que sentamos, teve início a uma apresentação de fado. As luzes ficam mais baixas, entraram 3 músicos com guitarras e violões e, em seguida, o fadista. Era um fadista relativamente jovem e, pela primeira vez, tivemos a experiência de ouvir fado de perto. Era bem diferente de tudo o que tínhamos ouvido na vida. O fadista canta com os sentimentos à flor da pele, às vezes parece até sentir dor, é algo bastante teatral também. Durante as apresentações, reina o silêncio. O fado é um ritmo musical que precisa ser escutado em silêncio quase que absoluto. Cada fadista apresentava 3 canções e se retirava, para que o serviço do restaurante prosseguisse.

fado
Apresentação de uma fadista na Adega Machado

Quanto ao jantar, a Ana pediu pelo Menu 3 que incluía de entrada um creme de tomate assado com chouriço; prato principal era o peixe do dia (com legumes e purê de batatas); e de sobremesa uma torta de banana com especiarias. Tudo estava delicioso: creme de tomate saboroso e purê de batatas que acompanhava o peixe com um gostinho maravilhoso de azeite português, a torta de banana mais parecia um mini bolo.

Peixe do dia com legumes e purê de batatas
Tortinha de Banana

O Paulo pediu pelo Menu 4 que incluía uma entrada de cabeça de xara, croquete e chutney de ananás; o prato principal era uma caldeirada de camarão; e de sobremesa um folhadinho de frutas. A comida estava boa, mas poderia ser melhor. A caldeirada de camarão tinha bastante molho, mas nenhum acompanhamento.

Caldeirada de Camarão. Foto: site oficial

Ficamos por 3 horas no restaurante e vimos os 4 fadistas da noite de apresentando: um fadista homem jovem, uma fadista mulher jovem, um senhor fadista experiente e muito divertido e uma outra fadista mulher com uma voz incrível, que atingia notas altíssimas. A quinta apresentação da noite, e a última que vimos, os quatro fadistas apresentaram uma canção juntos espalhados pelo restaurante, acompanhados dos 3 músicos. Foi uma experiência bem interessante e diferente para mergulhar na cultura portuguesa. Quem quiser conhecer um pouco mais do local e das apresentações, o site oficial traz uma série de videos.

Fadista se apresentando no restaurante

Avaliação Final: Experiência na Adega Machado

Nós gostamos da comida, embora seja possível encontrar restaurantes mais baratos e com pratos mais saborosos em Lisboa. Mas, estávamos ali não só pela comida, mas também para conhecer mais sobre o Fado. Este estilo português é diferente e está longe de ser um dos nossos favoritos, mas foi bem bacana ter a experiência de conhecer a cultura musical portuguesa mais de perto.

O único ponto de ressalva foi a demora do serviço. Embora os garçons sejam simpáticos, o serviço foi muito, muito demorado. Demoraram para retirar nosso pedido (e se esqueceram de trazer a carta de vinhos que foi trazida posteriormente, depois de mais espera), demoraram para trazer os 3 pratos, e demoraram mais de meia hora para trazer a conta. O que compensou tanta demora eram as apresentações de fado que nos distraíam e tiravam o foco daquela demora toda. De qualquer forma, é uma experiência interessante e que faz parte de uma visita bacana a Lisboa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Adega Machado

  • Endereço: Rua do Norte, 91, 1200-284 Lisboa, Portugal
  • Horários: diariamente de 19h30 às 2h da manhã
  • Reservas: faça reservas antecipadas pelo site oficial para garantir a sua mesa


Leia mais sobre Lisboa:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário