Itália: San Gimignano e suas torres medievais na Toscana

0

San Gimignano é uma cidade medieval na região da Toscana, na Itália, cheia de histórias incríveis. Na cidade foram construídas dezenas de torres de proteção e algumas ainda estão em pé. Venha conhecer mais dessa cidade encantadora que parece cenário de filme!

A CIDADE DE SAN GIMIGNANO

San Gimignano é uma cidade pequena medieval murada medieval na região da Toscana. Conhecida como a “Cidade de Belas Torres” ou “Manhattan Medieval”, San Gimignano é famosa por sua arquitetura medieval, única na preservação de em torno de uma dúzia das 72 torres altas que foram construídas na cidade.

A cidade da torres da Toscana
A cidade da torres da Toscana

Dentro das muralhas, os edifícios bem preservados incluem exemplos notáveis ​​de ambos arquitetura românica e gótica, com excelentes exemplos de edifícios seculares, bem como igrejas. O Palazzo Comunale, a Igreja Colegiada e Igreja de Sant ‘Agostino contêm afrescos que datam dos séculos XIV e XV. O Centro Histórico de San Gimignano é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, a cidade tem aproximadamente 8 mil moradores e é muito voltada para o turismo e produção de açafrão, presunto e vinho branco.

ITÁLIA: SAN GIMIGNANO E SUAS TORRES MEDIEVAIS NA TOSCANA

Nós estávamos em Florença e quando fomos sair da cidade, alugamos um carro para seguir até San Gimignano. A cidade fica localizada entre Florença e Siena, facilitando muito ser incluída no roteiro pela Toscana. Antes de mais nada, a nossa dica é: não tente estacionar dentro da cidade. San Gimignano é perfeita para ser explorada a pé, já que é bem pequena e as principais atrações estão concentradas lado a lado. Há estacionamentos em áreas próximas com máquinas que emitem ticket de estacionamento e são bem fáceis de usar.

Caminhar é a melhor forma de explorar a cidade
Caminhar é a melhor forma de explorar a cidade

A cidade é toda murada e, em alguns, lugares é possível encontrar os portões de entrada, como a famosa Porta San Giovanni. A melhor parte de se conhecer San Gimignano é se perder por suas ruelas admirando as construídos medievais de pedra que incrivelmente ainda estão em pé! Por onde você olha, altos edifícios chamam a atenção e fazem com que a gente volte no tempo!

Entrando em San Gimignano
Entrando em San Gimignano
Torre em San Gimignano
Torre em San Gimignano
Em algum lugar em San Gimignano
Em algum lugar em San Gimignano

Nós batemos muita perna em San Gimignano admirando a arquitetura da cidade, as lojinhas, os restaurantes…Tudo tão lindo e tão encantador! Em apenas meio dia dá para ter uma boa ideia da cidade, visitar algumas atrações e saborear a gastronomia local. Nós chegamos no começo da manhã e fomos embora logo depois do almoço.

thumb_P1250318_1024
Edifícios antigos
thumb_P1250279_1024
Casinhas encantadoras
thumb_P1250332_1024
Varadas com flores

Entre as atrações principais da cidade estão a Piazza della Cisterna, em que se encontra um poço medieval. No dia em que estivemos em San Gimignano, o comércio local estava a todo vapor e muitas barraquinhas de artesanato estavam ocupando espaço na Piazza della Cisterna.

Piazza della Cisterna
Piazza della Cisterna
Construções muito antigas de pedra
Construções muito antigas de pedra

Na Piazza del Duomo você vai encontrar várias atrações. Não deixe de conhecer a belíssima Igreja Collegiata, com afrescos da época medieval.

Igreja Collegiata
Igreja Collegiata

Outro destaque da Piazza del Duomo é o Palazzo Comunale (Palazzo del Poppolo), um edifício do século XIII, que fica ao lado da Torre Grossa, a única torre em San Gimignano que é permitido subir pagando uma taxa (6 euros) que também inclui acesso a vários museus da cidade. Veja mais informações e horários de funcionamento neste link.

Museo Comunale e a Torre Grossa
Museo Comunale e a Torre Grossa
Visitando o Museu
Visitando o Palazzo Comunale

Uma dica que damos para todos que ficamos sabendo que vão para lá: não perca a oportunidade de subir a torre de 54 metros de altura! A vista lá de cima é belíssima e é possível ver a cidade e muitas videiras das vinícolas da região da Toscana. É uma oportunidade incrível que não deve ser desperdiçada! Fizemos uma seleção de fotos para dar uma ideia do que encontrar por lá!

Subindo as escadas da Torre Grossa
Subindo as escadas da Torre Grossa
thumb_P1250445_1024
San Gimignano vista de cima
thumb_P1250463_1024
Torres vistas de cima da Torre Grossa
thumb_P1250429_1024
Edifícios medievais
thumb_P1250436_1024
Ah, Toscana!
thumb_P1250402_1024
A pequena cidade vista de um ângulo diferente
Vista incrível da cidade
Vista incrível da cidade em cima da Torre Grossa
thumb_P1250418_1024
Vale a pena subir na Torre Grossa, não vale?

ONDE COMER EM SAN GIMIGNANO

Há muitas opções de qualidade para comer em San Gimignano. Nossas dicas de onde comer são lugares que provamos e aprovamos:

  • Gelateria Dondoli: Muitas vezes já considerado o melhor sorvete do mundo e nós temos que concordar! Gente, o que é esse gelato italiano? Simplesmente imperdível! Encontramos com o proprietário na porta da sorveteria todo simpático e sorridente conversando com todos os clientes! (Piazza Cisterna, 4, 53037 San Gimignano SI, Itália)
Gelateria Dondoli
Gelateria Dondoli
Tomamos dois sorvetes cada um!
Tomamos dois sorvetes cada um!
  • La Griglia: Restaurante italiano com comida gostosa e uma linda vista da paisagem da Toscana. (Via San Matteo, 3453037, San Gimignano, Itália)
Comidinha italiana em San Gimignano
Comidinha italiana em San Gimignano

TOURS PARA SAN GIMIGNANO

Para quem não quer alugar carro para andar pela Itália, há vários tours partindo de Florença que levam para San Gimignano. Confira alguns deles:

O passeio foi incrível e a cidade é muito charmosa
O passeio foi incrível e a cidade é muito charmosa

Leia mais sobre a Itália:

Deixe seu comentário