Itália: O que fazer em Gênova – terra de Cristóvão Colombo

0

Quem se lembra das aulas de história na escola deve se lembra da cidade de Gênova e de sua importância na época das Grandes Navegações, pois a partir do século XII, a cidade disputava o comércio com a também italiana Veneza. Atualmente, a cidade de Gênova possui em torno de 640 mil habitantes (1.5 milhão em sua área metropolitana). Seus edifícios, palácios, ruelas e construções antigas ainda relembram sua história de sucesso. Vamos conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Gênova, terra de Cristóvão Colombo, famoso navegador que é conhecido por ter “descoberto” a América?

MAPA DAS ATRAÇÕES

Selecionamos 15 atrações em Gênova e colocamos todas em um mapa para facilitar a localização e deslocamento pela cidade:

QUANTO TEMPO FICAR EM GÊNOVA?

Gênova é uma cidade para se passar no máximo 2 dias. Como as atrações turísticas são bem concentradas geograficamente, é possível percorrer a cidade a pé com facilidade sem perder muito tempo com deslocamentos.

O QUE FAZER EM GÊNOVA – TERRA DE CRISTÓVÃO COLOMBO

1. Porto Antico di Genova

O Porto Antigo de Gênova é o coração pulsante da cidade. Este local com uma vista belíssima, cheio de barcos é recheado de restaurantes e atrações.  A vista é muito bonita e é super gostoso sentar em um dos bancos públicos em frente ao porto para ficar admirando a paisagem. Neste porto você vai encontrar:

  • navio utilizado no filme “Piratas” (1986) de Roman Polanski, vencedor do Oscar de Figurino, que está ancorado no Porto desde 2003.
  • Uma pista de patinação no gelo chamada Ice Club Genova (na Piazza delle Feste) que fica aberta o ano todo.
  • O Museu Nacional da Antártida (MNA – Museo Nazionale dell’Antartide – Edificio Millo, Calata Cattaneo, 15), que visa à conservação, estudo e análise dos resultados obtidos durante o expedições científicas italianas na Antártida.
Região do Porto Antico, com a biosfera (a esfera de vidro) ao fundo
Região do Porto Antico – sente em um banco e aprecie a vista
Barcos não faltam nesta área
Barcos não faltam nesta área

2. Biosfera

Também localizada na região do Porto Antico, a Biosfera é uma oportunidade de as pessoas conhecer a biosfera de uma floresta tropical. Construída em uma grande estufa de vidro, o local abriga plantas, flores e animais que são típicos de ambientes tropicais.

  • Endereço: Ponte Spinola – Area Porto Antico, 16128 Genova
  • Horários: de novembro a fevereiro de 10h às 17h / março de 10h às 18h / de abril a setembro de 10h às 19h / outubro de 10h às 18h (17h na última semana do mês)
  • Entrada: a partir de 5 euros (há tickets combinados com o Aquário)
Biosfera no Porto Antico
Biosfera no Porto Antico

3. Aquário de Gênova

Conhecido em toda a Itália e uma fonte de orgulho para a cidade, o Aquário de Gênova tem uma extensa biodiversidade aquática, de modo a torná-lo o mais importante da Europa. Há um grande pavilhão de Cetáceos, 70 tanques, mais de 15 mil animais pertencentes a 400 espécies diferentes. Desde sua abertura em 1992 até hoje, mais de 24 milhões de pessoas já visitaram o local, tornando-o a maior atração turística de Gênova.

  • Endereço: Ponte Spinola – Area Porto Antico, 16128 Genova
  • Horários: de novembro a fevereiro de 9h30 às 21h / de março a junho e de setembro a outubro de 8h30 às 21h / julho e agosto de 8h30 às 22h30
  • Entrada:  24 euros adultos / 15 euros crianças de 4 a 12 anos
Tanque de tubarões no Aquário de Gênova. Foto: site oficial do Aquário
Tanque de tubarões no Aquário de Gênova. Foto: site oficial do Aquário

4. Bigo (Elevador Panorâmico)

Trata-se de um elevador panorâmico que proporciona uma visão 360ºC do Porto Antico de Gênova e arredores. A cabine do elevador têm um sistema de áudio e painéis informativos em italiano, inglês, francês e alemão.

  • Endereço: Calata Cattaneo – Area Porto Antico, 16128 Genova
  • Horários: confira os horários neste link
  • Entrada:  4 euros (3,50 euros mostrando o ticket do Aquário de Gênova)
A estrutura do Bigo, elevador panorâmico 360º
A estrutura do Bigo, elevador panorâmico 360º

5. Galata Museo del Mare

A história de Gênova passa pelo mar e o Museu Galata é um excelente lugar para aprender um pouco mais sobre a história da cidade. As exposições estão divididas em um edifício moderno e envidraçado de 3 andares, com artefatos incríveis, navios, barcos, submarinos, maquetes e muitos itens importantes voltados à navegação.

  • Endereço: Calata de Mari, 1, 16126 Genova, Itália
  • Horários:
    • de março a outubro: diariamente de 10h às 19h30
    • novembro a fevereiro: de terça a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 10h às 19h30 / fechado às segundas
  • Entrada: a partir de 12 euros adultos (há tickets combinados com outras atrações)
Fachada do Galata Museo del Mareo. Foto: site oficial do Museu
Fachada do Galata Museo del Mareo. Foto: site oficial do Museu
Navio em exposição no Galata. Foto: site oficial do Museu
Navio em exposição no Galata. Foto: site oficial do Museu

6. Museo Palazzo Reale

O Palácio Real de Gênova é um magnífico edifício que era residência aristocrática. O Palácio  que foi magnificamente decorado e ampliado ao longo dos anos, não só pela Casa de Savóia no século 19, mas também por duas grandes dinastias genovesas: os Balbi (que foi construída entre 1643 e 1650) e os Durazzo (que ampliou entre o final de XVII e início do século XVIII). Estão em exposição móveis, tapeçarias e artigos decorativos do palácio.

  • Endereço: Via Balbi, 10, 16126 Genova, Itália
  • Horários: de terça a sábado de 9h às 19h / domingos e feriados de 13h30 às 19h / fechado às segundas
  • Entrada: 6,50 euros adultos / 3,50 euros para jovens de 18 a 25 anos
Beleza arquitetônica do Museo Palazzo Reale
Beleza arquitetônica do Museo Palazzo Reale
Carruagem em exposição no museu
Carruagem em exposição no museu

7. Strade Nuove & Palazzi dei Rolli

Strade Nuove é um conjunto de ruas históricas no centro de Gênova que engloba as ruas: Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi. Elas se tornaram em 2006 Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), conforme mostra a faixa da foto abaixo que tiramos enquanto passeávamos pela Via Cairoli. A beleza arquitetônica do lugar é impressionante e nessas ruas fica um complexo de palácios conhecido como Pallazzi dei Rolli.

A Via Cairoli, Patrimônico da Humanidade pela UNESCO
A Via Cairoli, Patrimônico da Humanidade pela UNESCO
Diversos palácios e edifícios importantes na Via Garibaldi
Diversos palácios e edifícios importantes na Via Garibaldi

E por falar em Palazzi dei Rolli…trata-se de um complexo de 43 palácios e residências da realeza de Gênova, entre eles os belíssimos Palazzo Rosso e Palazzo Bianco, ambos localizados na Via Garibaldi, uma das mais bonitas da cidade.

Palazzo Rosso, na Via Garibaldi
Palazzo Rosso, na Via Garibaldi

8. Piazza di Ferrari

A Piazza di Ferrari é a praça principal da cidade. Situada no coração da cidade, entre o centro histórico e o moderno, a Piazza De Ferrari é conhecida por sua bela fonte, que foi restaurada nos últimos anos, juntamente com uma grande reformulação da praça. Próximo da Piazza De Ferrari estão numerosos edifícios de escritórios, sedes de bancos, seguradoras e outras empresas privadas, fazendo deste distrito o centro financeiro e empresarial de Gênova. No final do século XIX, Gênova foi o principal centro financeiro da Itália, junto com Milão, e Piazza De Ferrari era o lugar onde muitas instituições foram criadas, como a bolsa de valores, Credito Italiano.

thumb_14501_10200352845334690_1612869413_n_1024
A famosa fonte da Piazza di Ferrari
thumb_1375632_10200352847534745_1092653481_n_1024
Prédios de bela arquitetura que ficam ao redor da praça

9. Spianata Castelletto (Belvedere Montaldo)

Trata-se de uma região mais alta de Gênova que possui um mirante de observação em que é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

  • Endereço: Belvedere Luigi Montaldo, 16124 Genova, Itália
Vista da cidade. Foto: site visitgenova.com
Vista da cidade. Foto: site visitgenoa.it

10. Cattedrale di San Lorenzo

 A Catedral de San Lorenzo é a principal igreja da cidade e foi construída entre os séculos V e VI por São Sírio e consagrada em 1118. Ela foi destruído por um incêndio no século XIII e foi sendo reformada e ampliada ao longo dos séculos. No teto, há belíssimos afrescos. A Catedral ainda conta com um Museu do Tesouro com diversas obras sacras.

  • Endereço: Piazza San Lorenzo, 16123 Genova, Itália
  • Horários: de segunda a sexta de 8h às 12h e 15h às 19h / fechada aos fins de semana
Catedral de San Lorenzo
Catedral de San Lorenzo

11. Palazzo Ducale

Construído no século XIII, o Palazzo Ducal fica localizado no lado esquerdo de quem olha a Catedral de San Lorenzo de frente. Ele foi construído sobre estruturas medievais pré-existentes e é um dos principais e mais importantes edifícios da cidade. O palácio exibe mostras de arte, esculturas, pinturas e fotografia.

Fachada do Palazzo Ducale
Fachada do Palazzo Ducale
  • Endereço: Piazza Giacomo Matteotti, 9, 16123 Genova, Itália
  • Horários: de terça a domingo de 9h às 18h / segunda de 14h às 18h
  • Entrada: varia de acordo com a exposição

12. Casa de Cristóvão Colombo

Não dá para conhecer a cidade do Cristóvão Colombo e não visitar a casa do navegador! A casa de Cristóvão Colombo é um edifício dois andares, cuja fachada foi restaurada no século XVII. O piso térreo era usado como uma oficina de tecelagem de seu pai e comércio. Escavações recentes, realizadas durante o trabalho de restauração, trouxeram à luz as antigas fundações de um edifício que remonta antes da Idade Média, provavelmente ao século VI. A parte interna da casa contém um busto de Colombo e algumas fotografias.

  • Endereço: Piazza Dante, 16121 Genova, Itália
  • Horários: 
    • de novembro a março:  de terça a quinta de 11h às 15h / sexta a domingo de 10h às 16h / fechado às segundas
    • de abril a maio e de setembro a outubro: de terça a domingo de 11h às 17h / fechado às segundas
    • de junho a agosto: de terça a domingo de 11h às 18h / fechado às segundas
  • Entrada: 3 euros adultos; gratuita para menores de 18 anos / 5 euros bilhete combinado com a Porta Soprana / 8 euros bilhete combinado Porta Soprana + Museu Sant’Agostinho
Placa em frente da Casa de Cristóvão Colombo
Placa em frente da Casa de Cristóvão Colombo
thumb_1236353_10200352864215162_1234172740_n_1024
Fachada da casa de Cristóvão Colombo
thumb_IMG_2704_1024
Busto de Colombo exposto dentro da Casa
thumb_IMG_2705_1024
Il Chiostro di Sant’Andrea, localizado ao lado direto da Casa

13. Porta Soprana (Torre di Sant’Andrea)

A Porta Soprana, ou Torre de Santo André, foi uma das portas de entrada da cidade de Gênova. O que caracteriza esta construção é sua arquitetura de pedra medieval. É possível subir na torre para se ter uma bela vista da cidade.

  • Endereço: Via di Porta Soprana, Genova, Italia
  • Horários: 
    • de novembro a março: sexta a domingo de 10h às 16h / fechada às segundas
    • de abril a maio e de setembro a outubro: de terça a domingo de 11h30 às 17h30 / fechado às segundas
    • de junho a agosto: de terça a domingo de 11h30 às 18h30 / fechada às segundas
A imponente Porta Soprana
A imponente Porta Soprana

14. Igreja e Museu de Santo Agostinho

O museu está instalado em um convento agostiniano, que remonta ao século XIII. Ele é o principal museu de escultura da região italiana da Ligúria, o única que permite aos visitantes apreciar obras do universo genovês desde a Idade Média até a escultura moderna. Também faz parte do complexo a igreja, a única das grandes igrejas genovesas do século XIII totalmente preservada em sua aparência gótica. Ela está atualmente sob o projeto da restauração e re-integração no museu. A igreja também disponibiliza seu espaço para shows, conferências e exposições.

  • Endereço: Piazza di Sarzano, 35r, 16128 Genova, Itália
  • Horários: 
    • de novembro a março: de terça a sexta de 9h às 18h30 / sábado e domingo de 9h30 às 18h30 / fechado às segundas
    • abril a outubro: de terça a sexta de 9h às 19h30 / sábado e domingo de 10h às 19h30 / fechado às segundas
  • Entrada: 5 euros adulto / 8 euros bilhete combinado Porta Soprana + Museu Sant’Agostinho
thumb_1231429_10200352877815502_218912051_n_1024
Igreja de Santo Agostinho
thumb_8303_10200352878695524_270920425_n_1024
Museu de Santo Agostinho
thumb_1240236_10200352879975556_1224420196_n_1024
Exposição gratuita de protótipos de Leonardo da Vinci que estava acontecendo quando estivemos por lá

15. Ruelas de Gênova

As cidades italianas são sempre cheias de ruelas minúsculas, com edifícios coloridos e muitas coisas surpreendentes. Gênova não é diferente e andar por suas ruelas pode ser muito divertido!

thumb_996601_10200352839334540_237392041_n_1024
Ruela em Gênova fechada por edifícios coloridos
thumb_1235278_10200352838214512_1842136246_n_1024
Caminhando pelas ruas de Gênova com calçadas estreitas para pedestres
thumb_1236419_10200352839494544_1794367501_n_1024
Ruela super estreita em Gênova

SITE DOS MUSEUS E PALÁCIOS DE GÊNOVA

Neste site é possível encontrar todos os museus e palácios de Gênova e consultar horários de funcionamento e preços dos tickets de entrada.

DICA DE ECONOMIA: GENOVA MUSEUM CARD

Uma boa dica para quem pretende visitar vários museus em Gênova é adquirir o Genova Museum Card com opções de 24 horas ou 48 horas, dando acesso a 22 museus diferentes!

ÔNIBUS PANORÂMICO

Para quem tem pouco tempo, uma boa opção é fazer um “Tour em ônibus panorâmico pela cidade de Gênova“, passando pelos principais pontos da cidade.

ONDE COMER EM GÊNOVA

Não perca a oportunidade de conhecer a unidade do Eataly em Gênova! Para quem não conhece, o Eataly é uma mistura de mercado com restaurante que tem de tudo um pouco! Você pode comprar pães, temperos, comida pronta, tudo de alta qualidade e com muita variedade.

Eataly de Gênova
Eataly de Gênova

Eataly

  • Endereço: Edifício Millo Porto Antico (Calata Cattaneo, 15, 16126 Genova, Itália)
  • Horários: diariamente de 10h às 22h30

ONDE FICAR EM GÊNOVA

Uma dica de hospedagem é ficar no Hotel Helvetia. Trata-se de um hotel 3 estrelas, com 37 quartos, muito bem localizado no centro da cidade (a 5 minutos da região do Porto Antico). Durante nossa estadia, fizemos tudo a pé pela cidade. O hotel tem convênio com alguns estacionamentos próximos caso esteja de carro. Embora simples e localizado em um prédio histórico, o hotel foi reformado, disponibiliza wifi gratuito, café da manhã caseiro (pães, frios, bolos e frutas) e água mineral gratuita está à disposição no frigobar localizado em cada quarto. Os funcionários são super solícitos, e dão as explicações necessárias sobre o que encontrar nas áreas próximas e sugerem restaurantes.

Um dos quartos do hotel Helvetia. Foto: Booking.com
Um dos quartos do hotel Helvetia. Foto: Booking.com

Hotel Helvetia

  • Endereço: Piazza della Nunziata 1, Centro Histórico, 16124 Gênova, Itália

Leia mais sobre a Itália:

Deixe seu comentário