Itália: Castelo Sant’Angelo em Roma

Ah, Itália! Sempre uma boa ideia de viagem, não é mesmo? E uma das atrações mais interessantes para se conhecer em Roma, a belíssima capital italiana, é, sem dúvida, o Castelo Sant’Angelo,  que fica a um curta distância (pouco mais de 500 metros) da Praça de São Pedro na cidade do Vaticano. Neste post falamos sobre a história deste belo Castelo e dicas para conhecê-lo.

ITÁLIA: CASTELO SANT’ANGELO EM ROMA

O Castelo Sant’Angelo foi encomendado pelo Imperador Adriano para seu um mausoléu para ele e sua família. Por este motivo, o Castelo Sant’Angelo, que foi construído durante os anos de 123 a 139 d.C., também é conhecido como “Mausoléu de Adriano”. Além de Adriano, os restos de outros imperadores também foram colocados no local. Grande parte do conteúdo da tumba e decorações foram perdidas desde a conversão do edifício a uma fortaleza militar em 401.

Itália: Castelo Sant'Angelo em Roma
Lateral da fachada do castelo

Os papas começaram a converter a estrutura do mausoléu em castelo no século XIV, construindo capelas e quartos. O local foi utilizado pelo estado papal até mesmo como uma prisão. O Castelo é, atualmente, um museu cujo nome oficial é Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo (Museu Nacional do Castelo Sant’Angelo).

Atravessando a Ponte Sant'Angelo para chegar ao Castelo
Atravessando a Ponte Sant’Angelo para chegar ao Castelo

O castelo incorpora os espaços romanos solenes, paredes poderosas e salões com afrescos suntuosos. Milhões de visitantes reúnem-se em seus espaços para visitar seus quartos encantadores, admirar suas valiosas coleções de pinturas e artefatos, desfrutar das muitas exposições permanentes e temporárias durante todo o ano.

Ponte Sant'Angelo, que leva ao Castelo
Ponte Sant’Angelo, que leva ao Castelo

O QUE VISITAR NO CASTELO SANT’ANGELO

Prepare-se para andar, andar, andar! Subir muitas escadas e andar mais um pouco! Por este motivo, antes de mais nada, vale lembrar da importância de usar roupas e calçados confortáveis, levar uma garrafinha de água com você e se protejer do sol forte! O castelo é enorme e composto por 6 pisos.

Área externa do Castelo
Área externa do Castelo

Inicialmente, chega-se a um pequeno pátio e segue-se até chegar a uma rampa em espiral, com um longo túnel de 3 metros de largura que leva até ao átrio do castelo. É possível visitar quartos decorados com afrescos e algumas obras de arte que ainda existem no castelo.

Grande túnel que leva até os pisos superiores do castelo
Grande túnel que leva até os pisos superiores do castelo

No quinto piso fica uma gostosa cafeteria onde é possível fazer um lanche e tomar um café. O local é super charmoso e é a cara de Roma! Em um corredor coberto de trepadeiras, é possível descansar, curtir uma linda vista e saborear um legítimo panini italiano.

Na área do Café que fica dentro do Castelo
Na área do Café que fica dentro do Castelo

Sem, dúvida, a área mais interessante é o terraço no último piso, que proporciona uma vista deslumbrante da cidade de Roma, do Rio Tibre e da belíssima Basílica de São Pedro.

Estátua localizada no topo do castelo que pode ser melhor vista do terraço
Estátua localizada no topo do castelo que pode ser melhor vista do terraço
Vista da Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, a partir do terraço
Vista da Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, a partir do terraço

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Castelo Sant’Angelo

  • Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00193 Roma, Itália
  • Horários: de terça a domingo de 9h às 19h30 (bilheteria fecha às 18h30)
  • Entrada: 10 euros