Itália: 10 atrações imperdíveis em Florença

0

Florença é uma beleza do renascimento italiano. Por onde você anda, há obras de arte, cultura, museus, galerias. Nós achamos um pecado quando nos falam que só terão 1 dia para curtir a cidade, mas entendemos que quando se viaja para a Europa, há tantos lugares para conhecer que fica difícil mudar o roteiro. Por isso, separamos 10 atrações imperdíveis em Florença para que você consiga conhecer o melhor da cidade em um único dia. Quem quiser um roteirinho completo com 30 atrações e com mapa, vale a pena conferir nosso post “Itália: O que fazer em Florença“. Vamos nessa?

ITÁLIA: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM FLORENÇA

Lá vamos tentar comprimir em 10 atrações a incrível cidade de Florença. Mas com muito esforço acabamos deixando somente 10 atrações imperdíveis em Florença para quem vai para a cidade pela primeira vez.

1. PIAZZA DEL DUOMO

A Piazza del Duomo é uma das principais área da cidade de Florença e onde estão 3 atrações religiosas importantes: a Catedral Santa Maria del Fiore, o Campanário Giottoe o Batistério San Giovanni. A entrada na igreja é gratuita, mas para as demais atrações é preciso adquirir um ticket que é vendido no Centro de Visitantes que fica à esquerda de quem olha a igreja de frente ou pela internet, através deste site.

Piazza do Duomo: Batistério em primeiro plano, a Catedral à esquerda e o Batistério á direita
Piazza do Duomo: Batistério em primeiro plano, a Catedral à esquerda e o Batistério á direita

2. GALLERIA DELL’ACCADEMIA

A obra de maior destaque nesta incrível galeria de arte é a imensa estátua de 5,17 metros de altura de Davi, de Michelângelo. A obra começou a ser construída em 1501 e foi concluída em 1504. Há várias pinturas, livros e estátuas de mármore inacabadas. Dentro da Galleria é proibido tirar fotos.

  • Endereço: Via Ricasoli, 58/60, Florença, Itália
  • Horários: de terça a domingo de 8h15 às 8h50 / fechada às segundas-feiras
  • Entrada: 12,50 euros
Davi de Michelangelo. Foto: museumsinflorence.com
Davi de Michelangelo. Foto: museumsinflorence.com

3. PIAZZA DELLA SIGNORIA

Esta praça em formato de “L” que é o centro da vida social de Florença. Fica a poucos metros da região do Duomo e também do Rio Arno e Ponte Vecchio. A Piazza Della Signoria é o ponto focal da origem e da história de Florença e ainda mantém sua reputação como o centro político da cidade. Ao lado direito fica a Loggia dei Lanzi. Trata-se de um monumento formato por arcos sobre pilastras agrupadas. No local, há muitas esculturas ao ar livre de arte antiga e renascentista.

Piazza della Signoria com o Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi, à direita
Piazza della Signoria com o Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi, à direita

4. PALAZZO VECCHIO

Localizado na Piazza della Signoria,  o palácio foi construído em 1299. Na entrada, está uma réplica reduzida do Davi de Michelângelo (aquele mesmo que está em exposição na Galleria Dell’Accademia). Além de ser um museu cheio de obras de arte, o edifício também abriga a prefeitura da cidade.

  • Endereço: Piazza della Signoria, Florença, Itália
  • Horários: confira os horários neste link
  • Entrada: 10 euros Museu / 14 euros Museu + Torre do Relógio / veja outras combinações de tickets neste link
thumb_P1240541_1024
Salão belíssimo do Palazzo Vecchio

5. GALLERIA DEGLI UFFIZI

A Galleria Degli Uffizi abriga um dos museus mais famosos do mundo. Uffizi abriga obras de artistas famosos como Botticelli, Caravaggio, Raphael, Remembrandt e Michelângelo. Na alta temporada (particularmente em julho), o tempo de espera pode ser de até cinco horas, por isso, vale a pena adquirir seu ingresso online no site do museu para admirar uma das obras mais visitadas, a Vênus de Botticelli.

  • Endereço: Piazzale degli Uffizi, 6, 50122 Firenze FI, Itália
  • Horários: de terça a domingo de 8h15 às 18h50 / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 18,50 euros
Parte externa da Galleria degli Uffizi
Parte externa da Galleria degli Uffizi

6. BASÍLICA SANTA CROCE

A Basílica de Santa Croce é a principal igreja da cidade da Ordem dos Franciscanos. Lá enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini. Na entrada da igreja à esquerda, há uma estátua de Dante Alighieri.

  • Endereço: Piazza Santa Croce, 16, 50122 Florença, Itália
  • Horários: de segunda a sábado de 9h30 às 17h30 / domingo de 14h às 17h30
  • Entrada: 6 euros
thumb_1239028_10200340731031840_1241512900_n_1024
Fachada da Igreja Santa Croce

7. MUSEU BARGELLO 

O edifício em que está instalado o museu foi residência do chefe da polícia Bargello e foi usado como prisão durante todo o século XVIII. Atualmente, o local é usado para exposição de obras de arte com muitos exemplos de artes decorativas góticas e esculturas. O grande salão do século XIV, no primeiro andar, apresenta algumas obras de Donatello.

  • Endereço: Via del Proconsolo, 4, 50122 Florença, Itália
  • Horários: de terça a domingo de 8h15 às 17h / aberto na primeira, terceira e quinta segundas-feiras de cada mês
  • Entrada: 4 euros
Estátua em exposição no museu. Foto: museumsinflorence.com
Estátua em exposição no museu. Foto: museumsinflorence.com

8. PONTE VECCHIO

A Ponte Vecchio não é somente uma ponte, é um dos cartões postais de Florença. Ela foi construída sob o Rio Arno ainda na Roma antiga e foi reconstruída em 1345. Uma das características mais marcantes da ponte é o fato de ter várias lojas em sua extensão.

florence-1088288_1280
Ponte Vecchio

9. PALAZZO PITTI & JARDIM BOBOLI

O Palazzo Pitti é um palácio renascentista construído em 1458 e foi comprado pela família Médici em 1549. Atualmente, o palácio é o maior complexo de museus em Florença e abriga museus com lindíssimas coleções de obras de arte e pratarias. O Palácio Pitti também abriga um imenso parque chamado Jardins Boboli, que possui uma rica coleção de esculturas do séculos XVI a XVIII

  • Endereço: Piazza Pitti, 1, Florença, Itália
  • Horários:
    • Galeria Palatina, Aposentos Reais e Galeria de Arte Moderna: de terça a domingo de 8h15 às 18h50 / fechado às segundas-feiras (Obs.: Os Aposentos Reais ficam fechados todo mês de janeiro para manutenção.)
    • Galeria de Figurinos, Museu da Prata, Museu da Porcelana, Jardim Boboli: diariamente
      • de novembro a fevereiro: de 8h15 às 16h30
      • março: de 8h15 às 17h30
      • de abril, maio, setembro e outubro: de 8h15 às 18h30
      • de junho a agosto: de 8h15 às 18h50
  • Entrada:
    • Galeria Palatina + Aposentos Reais + Galeria de Arte Moderna: 13 euros
    • Galeria de Figurinos + Museu da Prata + Museu da Porcelana + Jardins Boboli: 10 euros
Palazzo Pitti visto dos Jardins Boboli
Palazzo Pitti visto dos Jardins Boboli

10. PIAZZALE MICHELANGELO

Um dos melhores lugares da cidade para se tirar uma fotografia panorâmica de Florença, incluindo o Rio Arno e a Catedral Santa Maria del Fiori. No centro da praça há uma estátua em bronze do Davi de Michelângelo.

Vista incrível da cidade de Florença
Vista incrível da cidade de Florença

Leia mais sobre a Itália:

Deixe seu comentário