Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica

Um dos lugares mais incríveis que conhecemos durante nossa passam por Londres, foi a imponente Torre de Londres, um belíssimo castelo medieval que guarda “a sete chaves” as joias da Coroa Britânica. Neste post damos dicas do que ver por lá.

INGLATERRA: TORRE DE LONDRES E JOIAS DA COROA BRITÂNICA

A Torre de Londres, cujo nome oficial é “Sua Majestade Palácio Real e Fortaleza da Torre de Londres”, é um castelo histórico fundado em 1066 como parte da Conquista Normanda da Inglaterra, como foi chamada a invasão e ocupação do Reino da Inglaterra no século XI por um exército normando, bretão e francês liderado pelo duque William, o Conquistador, da Normandia. A Torre Branca, que dá nome ao Castelo, foi construída por William em 1078. Inicialmente, o local serviu como residência real. A Torre de Londres consiste em um complexo com vários edifícios situados dentro de dois anéis concêntricos de muralhas e um fosso. Houve várias fases de expansão, principalmente sob os reinados de  Ricardo Coração de Leão, Henrique III, e Eduardo I, nos séculos XII e XIII.

A imponente Torre de Londres
A imponente Torre de Londres

A torre já foi usada de várias formas ao longo da história: como um arsenal, uma câmara do tesouro, casa da moeda, um escritório de registros públicos, e casa das joias da Coroa Britânica. O castelo foi usado como uma prisão de 1100 até 1952. Na Primeira e Segunda Guerras Mundiais, a Torre também foi usada como prisão, testemunhando as execuções de 12 homens por espionagem. Após a Segunda Guerra Mundial, os danos causados foram reparados e o castelo reaberto ao público. Hoje a Torre de Londres é uma Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das atrações turísticas mais populares do país, recebendo mais de 3 milhões de turistas todos os anos.

Mapa da Torre de Londres. Fonte: site oficial
Mapa da Torre de Londres. Fonte: site oficial

INGRESSOS

O ingresso para visitar a Torre de Londres dá direito a visitar todos os aposentos abertos ao público e também a área em que ficam as joias da Rainha. O ticket pode ser comprado na bilheteria (que fica fora da Torre) ou online. Recomendamos comprar online porque além de você não enfrentar filas, os preços dos ingressos comprados online são mais baratos. Veja preços e mais informações no final deste post.

Ingressos em mãos! Hora de começar a visita.
Ingressos em mãos! Hora de começar a visita.

DESTAQUES NA TORRE DE LONDRES

As áreas externas são belíssimas, com jardins, muitos edifícios e vistas incríveis das muralhas do castelo. Internamente, é possível encontrar exposições incríveis de joias, armaduras e armas antigas, moedas e artefatos medievais.

Mapa detalhado da Torre de Londres com todas as suas torres nomeadas
Mapa detalhado da Torre de Londres com todas as suas torres nomeadas

1. OS YEOMEN WARDERS

No valor do ingresso também está incluído fazer um tour com um Yeoman Warder, uma das atrações mais procuradas pelos visitantes da Torre (veja informações sobre os tours no final do post). Os icônicos “Beefeaters”, como são popularmente conhecidos os guardas da Torre, são símbolos tradicionais de Londres e da Grã-Bretanha. Os Yeomen Warders formam o Corpo da Guarda Real desde 1509.

Yoman Warder na Torre de Londres
Yoman Warder na Torre de Londres

Para ser um Yeoman Warder é preciso ter servido às Forças Armadas com um registro honroso de pelo menos 22 anos. Os guardas atuais serviram na Irlanda do Norte, na Guerra das Malvinas, na Bósnia e nos conflitos do Golfo e do Afeganistão. Eles são super simpáticos e estão disponíveis para responder todas as dúvidas que você tiver sobre a Torre de Londres.

2. MURALHAS

O grande cerco de pedra que forma as muralhas da Torre protegeu reis e rainhas desde as reformas de Henry III em meados do século XIII. Caminhe pela muralha para explorar o Palácio Medieval e suas torres enormes.

Vista da Tower Bridge a partir das muralhas
Vista da Tower Bridge a partir das muralhas
  • Palácio MedievalDescubra como a vida na Idade Média podia ser surpreendentemente luxuosa, entrando no mundo de Henrique III e seu filho Eduardo I, dois reis medievais que fizeram muito para dar a Torre a aparência que tem hoje. Quando Henrique e Eduardo expandiram as defesas da Torre, no século XIII, eles também acrescentaram um novo palácio ao local, bastante luxuoso. E por centenas de anos, reis e rainhas se hospedaram no esses quartos. O palácio medieval na Torre de Londres contém recriações de interiores fabulosos utilizados pelos reis medievais e rainhas durante suas visitas frequentes mas curtas a sua fortaleza mais importante. A Torre de St. Thomas foi construída por Eduardo no final dos anos 1270. A Torre Wakefield foi construída pelo pai de Eduardo cerca de 40 anos antes. A torre Lanthorn contém objetos raros que datam da época de Henrique e Eduardo.

  • Torre de St. Thomas: A Torre de St. Thomas foi construída por Eduardo I no final dos anos 1270. Ele usou esse espaço para atender os visitantes importantes e realizar negócios na frente da enorme lareira.
Quarto do Palácio Medieval
Quarto do Palácio Medieval
  • Torre Wakefield: Construída pelo pai de Edward Henry III, a Torre Wakefield foi concluída cerca de 40 anos antes. Aqui você pode explorar o quarto que foi provavelmente o sua Câmara do Conselho, e seu trono foi reconstruído.
Trono do Rei
Trono do Rei
  • Torre Lanthorn: Descubra objetos raros que datam da época de Henry e Edward.
Entrando na Torre Lanthorn
Entrando na Torre Lanthorn
  • Torre Salt: Riscado nas paredes da torre você encontrará grafites deixados pelos presos há quase 500 anos. Esta torre originalmente dava para o Rio Tâmisa e em momentos de dificuldade, os arqueiros no piso térreo foram capazes de protegê-la. Durante tempos de paz o quarto era um armazém.
  • Torre Broad Arrow: A partir do século XIV, a Torre Broad Arrow foi ligada ao departamento governamental responsável pelas provisões reais. Hoje, a Torre Broad Arrow foi reapresentada como uma torre de guarda, seu uso original. Nesta exposição interativa, você pode descobrir como a guarnição medieval teria defendido esta seção da muralha.
  • Plataforma de Combate: Para além do Muro, este local recria a atmosfera de uma fortaleza em operação, onde a guarnição seria montada em caso de ataque. Ouça os sons da guarnição na paz e na guerra, ao abrigo de um telhado de madeira que os teria protegido.
Área externa
Área externa
  • Torre Constable: Aqui você pode explorar a história notável da única vez que as defesas da fortaleza foram violadas, quando a Torre foi invadida durante Revolta dos Camponeses em 1381.
  • Torre Martin: As joias da coroa são mantidos no Waterloo Barracks, mas de 1669 até 1841 foram mantidos na Torre Martin. Hoje, esta torre abriga coroas e diamantes exposição que contam a história das coroas reais inglesas.
  • Torre Brick (“Royal Beasts”)Por 600 anos, criaturas selvagens e exóticas foram mantidos em cativeiro por reis e rainhas na Torre de Londres. Os primeiros animais reais que chegaram na Torre foram leões, urso polar e um elefante que vieram da Europa e Norte da África. A variedade de animais na Torre foi aumentando incluindo tigres, cangurus e avestruzes. Na exposição, localizada na Brick Tower, explore as histórias de muitos dos animais mantidos na Torre através de exposições interativas, experiências de como os animais que viveram, aprendendo sobre o que aconteceu quando eles escaparam.
  • Torre Bowyer: Explore a história do Duque de Wellington – herói de guerra e primeiro-ministro da Torre de Londres.
  • Torre Flint: No século XX, a Torre continuou a desempenhar um papel defensivo importante para a Grã-Bretanha. Veja como esta antiga fortaleza continuou a desempenhar o seu papel em uma guerra moderna.

3. FORTALEZA

A torre era conhecida pelas suas construções defensivas, mas uma multidão de camponeses conseguiu atacá-la com sucesso em Revolta dos Camponeses em 1381. A Torre de Londres não é apenas uma fortaleza histórica – continua a ser uma fortaleza  com uma forte presença militar. Você vai ver soldados guardando as Joias da Coroa, bem como os famosos Yeoman Warders que guardavam a torre por 500 anos. Ao redor da Torre, há um fosso profundo.

Armas medievais de proteção:

  • Springald: Era a arma mais poderosa de seu tipo na Idade Média. O ritmo lento de fogo  era compensado com o poder feroz e precisão letal.
  • Perrier: Este atirador de pedra era um dos mecanismos medievais mais complicados. A Perrier da Torre de Londres é operada por 4 pessoas, mas há registros de algumas tão grandes que era preciso até 16 homens puxando as cordas. Seu design relativamente simples fez a Perrier uma arma ideal tanto para ataque e defesa, proporcionando um arremesso poderoso.
Área interna da Torre de Londres
Pátio da Torre de Londres

4. JOIAS DA COROA

Parte da Coleção Real e ainda em uso pela Rainha Elizabeth II, as Joias da Coroa têm alguns dos maiores e mais extraordinários diamantes do mundo. A área é extremamente protegida por seguranças e não é permitido tirar fotos no local. A coleção é absurdamente deslumbrante e inclui desde joias, coroas, cedros até bandejas, camafeus e artigos de servir em ouro e prata.

Entrada para o Waterloo Block onde ficam guardadas as Joias da Coroa
Entrada para o Waterloo Block onde ficam guardadas as Joias da Coroa
Coroa Imperial repleta de diamantes e pedras preciosas. Foto: site oficial da Torre
Coroa Imperial repleta de diamantes e pedras preciosas. Foto: site oficial da Torre

5. A CASA DA MOEDA REAL DA TORRE 

Nesta área localizada na Mint Street, as pessoas e as histórias que estão por trás das moedas que foram cunhadas na Torre durante mais de 500 anos. A exposição é interativa e explora a história da Casa da Moeda Real entre os anos de 1279 e 1812. Apresentando objetos raros e únicos, a exposição conta a história de alguns dos mais famosos monarcas e como suas moedas refletiram as lutas de poder e política de seu tempo. Na exposição estão as 5 moedas que mudaram a história.

Moeda exibida na Torre de Londres. Foto: site oficial da Torre
Moeda exibida na exposição. Foto: site oficial da Torre

6. TORRE BRANCA

No centro do complexo de edifícios da Torre de Londres está localizada a Torre Branca. É a parte mais antiga da Torre, construída para despertar o medo e subjugar os cidadãos indisciplinados de Londres e também dissuadir os invasores estrangeiros. É possível visitar todos os quatro andares de uma das masmorras mais famosas do mundo.

O que ver na Torre Branca:

  • Dentro da Torre Branca está localizada a Capela de São João Evangelista, construída no século XI.
  • Acompanhado por um guia, é possível visitar a Capela Real de São João com explicações sobre as famosas armaduras do Rei Henrique VIII. (Horários: diariamente às 10h45; 12h45 e 14h15).
  • No último andar da torre fica uma área dedica à tortura na Torre, com um machado que remonta à época dos Tudors. Acredita-se que o porão da Torre Branca era um local usado para interrogatório e tortura de prisioneiros. Aparentemente, a última decapitação pública na Torre aconteceu em 1747.
  • A Torre Branca também abriga magníficas coleções da “Armaria Real”, incluindo a exposição “Line of Kings” (Linhagem de Reis) a mais antiga do mundo aberta à visitação com mais de 300 anos de armaduras! A exposição inclui artefatos usados pelos reis Henrique VIII, Charles I e James II ao lado de cavalos de madeira.
thumb_DSC01830_1024
Armaduras
thumb_DSC01840_1024
Até um dragão de metal encontramos por lá
298763_1951355514518_1600059497_n
Um cavaleiro de armadura

7. MUSEU DOS FUZILEIROS

O museu conta a história de um regimento militar britânico instituído na Torre de Londres em 1685 pelo Rei James II. Ele está instalado em um edifício originalmente construído como quartos de oficiais do Exército. Este edifício ainda abriga a sede do Regimento Real de Fuzileiros e um salão usado para jantares formais e ocasiões cerimoniais. No museu, a história é contada através de experiências pessoais de oficiais e soldados, com inspiração no rico acervo de diários de guerra e cartas pessoais, bem como sua coleção diversificada. Os destaques da coleção do museu incluem 12 medalhas vencidas pelo Regimento, o uniforme do Rei George V, entre outros itens.

thumb_DSC01808_1024
Entrada do Museu dos Fuzileiros
thumb_DSC01810_1024
Uniforme do Rei

8. TORRE VERDE & SCAFFOLD SITE

A Torre Verde contém o memorial evocativo para as pessoas que morreram aqui por ordem do Estado. A execução dentro da Torre, longe das multidões, era um privilégio reservado para aqueles de alto escalão ou para aqueles que tinham forte apoio popular. As pessoas executadas mais famosas que morreram no local são três rainhas da Inglaterra: Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII; Catherine Howard, quinta esposa de Henrique VIII; e Joana Grey, declarada rainha após a morte de Eduardo VI, que tinha apenas 16 anos.

Lista das pessoas que foram executadas no local
Lista das pessoas que foram executadas no local

9. OS CORVOS

Reza a lenda que “o reino cairá” se os corvos que habitam a Torre a deixarem. Foi Charles II o primeiro que insistiu que os corvos da Torre deveriam ser protegidos. Há 7 corvos da Torre atualmente e seus alojamento se encontro ao lado da Torre Wakefield. Eles comem cerca de 170g de carne e biscoitos para aves encharcados de sangue. A direção da Torre de Londres pede para que os visitantes não alimentem os corvos porque eles podem se sentir ameaçados e morder quem se aproximar. Veja mais informações neste planfleto.

10. RESTAURANTES E LOJAS

RESTAURANTES

Dentro da Torre você encontrará quatro opções de restaurantes e cafés que servem lanches, frutas, saladas, bolos caseiros e refeições com ótimos preços. Veja a localização de cada um acessando este link.

  • Restaurante New Armouries: Saladas frescas, sanduíches, sopas e refeições quentes. Abre diariamente no horário de funcionamento da Torre.
  • Quiosque Raven’s: Este quiosque é uma opção para pegar alguma coisa e seguir caminhando pela Torre. O local serve sanduíches, croissants quentes, bolos e sorvetes.
  • Apostrophe: Este é o lugar perfeito para um café com bolo, uma refeição rápida ou uma bebida no final do dia.
  • The Perkin Reveller: Localizado no cais na área externa da Torre, este restaurante proporciona vistas magníficas da Tower Bridge e do rio Tâmisa. O local serve almoços, chás da tarde e jantares. Confira mais informações no site do restaurante.

LOJAS

Dentro da Torre de Londres estão localizadas cinco lojas que vendem diversos tipos de produtos, cada uma deles com um foco específico.

  • The Tower of London: localizada em um antigo edifício vitoriano logo na entrada da Torre, esta loja possui 2 andares e tem muitas opções de souvenir.
  • The Jewel House: Depois de ter visto a exposição das jóias da coroa, você poderá passear por esta loja e levar para casa algumas réplicas.
  • The White Tower: Esta loja que fica no porão da Torre Branca oferece uma seleção única de réplicas de armadura armadura réplica, armas e presentes masculinos.
  • The Ravens: Esta é a melhor loja para a criançada com gama de produtos nas duas áreas temáticas com os cavaleiros, os prisioneiros, reis, rainhas e princesas, com produtos que vão desde roupas até livros temáticos.
  • The Beefeater: Aqui você vai encontrar guias e uma série de lembranças inspirados pelos nos Warders Yeoman ou ‘Beefeaters’.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Torre de Londres

  • Endereço: London EC3N 4AB, United Kingdom
  • Horários:
    • de novembro a fevereiro: de terça a sexta de 9h às 16h30 / domingo e segundo de 10h às 16h30
    • de março a outubro: de terça a sexta de 9h às 17h30 / domingo e segundo de 10h às 17h30
    • última entrada permitida 30 minutos antes do fechamento
    • os prédios internos fecham 30 minutos antes da última entrada
  • Entrada: 
    • Os preços incluem uma doação para ajudar nos reparos da Torre de Londres: £25 (online: £23.10) adulto / £12.00 (online: £10.50) entre 5 e 15 anos / £19.50 (online: £17.60) estudantes, portadores de deficiência e idosos
    • Preços sem doação: £22.50 (online: £21) adulto / £10.50 (online: £9.50) entre 5 e 15 anos / £17.50 (online: £16) estudantes, portadores de deficiência e idosos
  • Comprar ingressos pela internet: Acesse este link para fazer a compra dos tickets pela internet e economizar.
  • Audio guide: disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, russo, holandês, português, japonês, coreano e mandarim.
    • Preços: £4.00 adultos / £3.00 menores de 16 anos, estudantes, portadores de deficiência e idosos
  • Tours com o guarda Yeoman: encontre um guarda logo na entrada da Torre para fazer um tour que acontece a cada 30 minutos e dura cerca de 1 hora. O último tour começa às 15h30 de março a outubro e às 14h30 de novembro a fevereiro.
  • Como chegar:
    • metrô: Estação Tower Hill (Circle e District Line)
    • trem: Estações Fenchurch Street ou London Bridge
    • ônibus: 15, 42, 78, 100, RV1
  • Wifi gratuito: Conecte-se no wifi gratuito da Torre de Londres (TOWERFREEWIFI)


Leia mais sobre a Inglaterra: