Inglaterra: Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare

0

Uma das cidades mais charmosas da Inglaterra é Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare, o dramaturgo considerado um dos maiores nomes da literatura inglesa. A cidade é uma gracinha e tem vários casarões e edifícios que fazem referência a Shakespeare e a membros de sua família.

A CIDADE DE STRATFORD-UPON-AVON

A pequena cidade de Stratford-upon-Upon foi originalmente habitada por anglo-saxãos e se tornou oficialmente cidade em 1196. O nome é uma combinação do inglês antigo “strǣt”, significando a “rua”, e de “ford”, indicando uma parte rasa de um rio ou de um córrego, permitindo que seja cruzado ao andar ou ao dirigir. Avon é o nome do rio que corta a cidade. Ou seja, o nome da cidade significa algo como “estrada sob o rio Avon” Atualmente, a Stratford possui menos de 30 mil habitantes e tem grande parte de sua economia voltada para o turismo, devido a presença de muitos edifícios históricos que recontam a história de seu morador mais ilustre, William Shakespeare. Mais de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade anualmente.

Arquitetura típica de Stratford
Arquitetura típica de Stratford

QUEM FOI WILLIAM SHAKESPEARE

William Shakespeare (1564-1616) foi um poeta, dramaturgo, ator e amplamente reconhecido como o maior escritor em língua inglesa e um dos mais importantes do mundo. Embora existam suspeitas quanto a autoria de alguns de seus textos, suas obras incluem aproximadamente 38 peças teatrais, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e alguns outros versos. Shakespeare nasceu e cresceu em Stratford-upon-Avon e, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna, e gêmeos Hamnet e Judith. Hamnet, o único filho homem do poeta, faleceu aos 11 anos por motivos desconhecidos.

Pintura de William Shakespeare atribuída ao pintor John Taylor © National Portrait Gallery, London
Pintura de William Shakespeare atribuída ao pintor John Taylor © National Portrait Gallery, London

Poucos registros da vida privada de Shakespeare sobreviveram, o que estimulou especulações consideráveis sobre assuntos como sua aparência física, sexualidade e crenças religiosas, e se as obras atribuídas a ele foram escritas por outros. Ele teve uma carreira de sucesso e frequentava assiduamente a corte inglesa, fazendo apresentações para reis e membros da realeza. Entre suas obras mais conhecidas estão as tragédias: Macbeth, Otelo, Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear, e Antonio e Cleópatra. Shakespeare faleceu, em 1616, na cidade onde nasceu, aos 52 anos de idade.

O QUE FAZER EM STRATFORD-UPON-AVON

O turismo da cidade gira em torno de Shakespeare. Existem 5 casas (3 no centro e 2 fora do centro) que pertenceram a Shakespeare ou a membros da família dele. Todas elas estão abertas à visitação: (1) Shakespeare’s Birthplace; (2) Nash’s House & Shakespeare’s New Place; (3) Hall’s Croft; (4) Anne Hathaway’s Cottage e (5) Mary Arden’s Farm.

Figura: shakespeare.org.uk
As 5 casas de Shakespeare. Figura: shakespeare.org.uk

No entanto, além desses 5 locais, há também outras atrações para conhecer em Stratford. Para ajudar na tarefa de programar o seu roteiro pela cidade, colocamos todas as principais atrações no mapa interativo abaixo (as 5 casas de Shakespeare estão em azul marinho). Em seguida, daremos mais detalhes sobre cada uma delas.

1. HENLEY STREET

Henley Street uma das principais ruas do centro da cidade. Ela é um calçadão de pedestres com lojinhas, restaurantes e atrações turísticas. Uma das marcas registradas do início desta rua é a estátua de bronze de um “bobo da corte”. A rua é super gostosa para caminhar e é nela que fica a casa onde nasceu Shakespeare.

stratford-upon-avon1
O calçadão de pedestres que é a Henley Street
stratford-upon-avon2
Estátua no início da rua

2. SHAKESPEARE BIRTHPLACE (LOCAL DE NASCIMENTO)

Esta é a atração mais importante da cidade e vale muito uma visita. Esta é a casa em que Shakespeare nasceu e viveu boa parte de sua vida até os 20 e poucos anos, depois de seu casamento com Anne Hathaway.

stratford-upon-avon3
Fachada da casa onde nasceu Shakespeare
stratford-upon-avon4
A entrada é feita pelo The Shakespeare Centre

Inicialmente, o passeio começa com um filme e uma exposição que conta um pouco sobre a vida e obra de Shakespeare. Em seguida, é preciso sair por uma porta onde fica a casa propriamente dita e um belo jardim.

stratford-upon-avon5
Exposição sobre Shakespeare
stratford-upon-avon6
Testamento e livros de Shakespeare

Entrando na casa, você será recebido por um guia com roupas típicas que conta a história do local (há vários outros guias nos cômodos da casa que estão à disposição para esclarecer dúvidas). A família Shakespeare era uma das mais ricas da cidade e tinha a maior casa da rua Henley. A casa é antiga, mas está bem preservada. No entanto, nenhum dos móveis apresentados lá são originais da época.

stratford-upon-avon7
Um dos cômodos da casa

O pai de Shakespeare era um “luveiro”, um artesão que produzia luvas de couro. Algumas luvas estão exibidas em um dos cômodos para que os visitantes tenham ideia de como eram produzidas na época. No andar superior, ficam os quartos da família. Um deles contém uma pequena exposição e um outro é o quarto dos pais de Shakespeare, onde supostamente o dramaturgo nasceu. O final do passeio é feito no piso inferior, passando pelo local onde foi construída uma cozinha, anos mais tarde.

stratford-upon-avon8
Local de produção das luvas de couro
stratford-upon-avon9
Quarto onde acredita-se que Shakespeare tenha nascido

Saindo no jardim, alguns atores ficam a postos, e representam ao ar livre trechos de peças de teatro famosas de Shakespeare para os visitantes.

  • Endereço: Henley St, Stratford-upon-Avon CV37 6QW
  • Horários: 
    • de novembro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
    • de meados de março a outubro: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: compre o ticket combinado de casas de Shakespeare (a partir de £17.50 – veja mais informações no final do post)
Jardim da casa onde são feitas apresentações teatrais
Jardim da casa onde são feitas apresentações teatrais

3. HARVARD HOUSE

Dá para acreditar que esta casa pertenceu a um dos ancestrais de John Harvard, aquele mesmo que fundou a Harvard University, pertinho de Boston, nos Estados Unidos? Anteriormente, conhecida como Ancient House, a propriedade em estilo elisabetano foi construída pelo empresário local Thomas Rogers em 1596. Em 1605, a filha de Thomas Rogers, Katherine, casou-se com Robert Harvard. O filho do casal, John, nasceu dois anos mais tarde e, posteriormente, casou-se e se mudou para o estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Interior da Harvard House. Foto: site oficial
Interior da Harvard House. Foto: site oficial

Quando John Harvard morreu de tuberculose em 1638, ele deixou £750 para a fundação de uma nova faculdade (o valor equivale a mais de £3 milhões nos dias de hoje), juntamente com sua biblioteca de 230 livros. Assim, foi criada a primeira instituição de ensino superior das Américas! Mas, não para por aí! Como John Harvard tinha estudado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a cidade onde fica a universidade foi rebatizada de Cambridge, dá para acreditar? Mundo pequeno! O órgão Shakespeare Birthplace Trust cuida da propriedade em nome da Universidade de Harvard desde 1990.

  • Endereço: 26 High St, Harvard House, Stratford-upon-Avon CV37 6AU, UK
  • Horários: atualmente fechada; abre somente em datas especiais (consulte o site oficial)
Móveis da Harvard House. Foto: site oficial
Móveis da Harvard House. Foto: site oficial

4. PREFEITURA DE STRATFORD-UPON-AVON

Um dos prédios mais famosos do centro da cidade é o da prefeitura de Stratford. O salão da prefeitura foi construído no reinado de Charles I e, em toda a sua história, passou por eventos calamitosos,  sendo extensivamente danificado por uma explosão de pólvora em 1643. O prédio passou por várias alterações. A arquitetura que vemos hoje data de 1863. Atualmente, a prefeitura abriga muitas pinturas e tesouros históricos.

  • Endereço: 1 Sheep St, Stratford-upon-Avon CV37 6EF, UK
Prefeitura de Stratford-upon-Avon
Prefeitura de Stratford-upon-Avon

5. NASH’S HOUSE

Nash’s House era propriedade de Thomas Nash, que se casou com a neta de Shakespeare, Elizabeth. Após a morte de Nash, passou a ser propriedade de sua esposa. Esta casa fica exatamente ao lado da Shakespeare’s New Place, que falaremos em seguida, um terreno adquirido pelo dramaturgo em 1597 e onde ele viveu com sua família até sua morte. A Nash’s House foi convertida em um museu que traça a história de Stratford-upon-Avon dos primeiros colonos no vale de Avon até a época de Shakespeare. O acesso pode ser feito por dentro do Shakespeare’s New Place.

  • Endereço: Nash’s House, Stratford-upon-Avon CV37 6EP, UK
  • Horários: 
    • de novembro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
    • de meados de março a outubro: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: compre o ticket combinado de casas de Shakespeare (a partir de £17.50 – veja mais informações no final do post)
À esquerda, Nash's House, à direita, a entrada para o New Place
À esquerda, Nash’s House, à direita, a entrada para o New Place
stratford-upon-avon15
Exposição com dados históricos sobre a cidade na época de Shakespeare
stratford-upon-avon18
A família Shakespeare representada na exposição: William, Anne e as filhas Susanna e Judith

6. SHAKESPEARE’S NEW PLACE

Shakespeare’s New Place era a casa da família Shakespeare onde ele vivia com sua esposa Anne Hathaway e suas filhas de 1597 até o ano da sua morte, em 1616. No entanto, a casa foi demolida em 1759. Um jardim foi projetado comemorar a importância do local e permitir que os visitantes façam uma conexão com o último lar de Shakespeare. O jardim é repleto de obras de arte e estátuas de muitos personagens das obras do dramaturgo, além de uma grande variedade de plantas e flores coloridas. Veja o video oficial do New Place neste link.

Mapa dos jardins do "New Place". Figura: site oficial
Mapa dos jardins do “New Place” e da área da “Nash’s House” que virou museu. Figura: site oficial
  • Endereço: 22 Chapel St, Stratford-upon-Avon CV37 6EP, UK
  • Horários: 
    • de novembro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
    • de meados de março a outubro: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: compre o ticket combinado de casas de Shakespeare (a partir de £17.50 – veja mais informações no final do post)
stratford-upon-avon17
Entrada para os jardins do New Place
stratford-upon-avon16
Jardins muito bem cuidados vistos da Nash’s House
stratford-upon-avon13
Uma das muitas estátuas em homenagem aos personagens das peças de Shakespeare
stratford-upon-avon14
Vista dos jardins

7. THE GUILD CHAPEL

A Guild Chapel é um dos edifícios históricos mais conhecidos e importantes de Stratford-upon-Avon. Fundada em 1269, contando com mais de 700 anos de história, esta capela abriga algumas das pinturas de parede medievais mais finas no Reino Unido.

  • Endereço: Chapel Ln, Stratford-upon-Avon CV37 6EP, UK
  • Horários: diariamente a partir de 10h
  • Entrada: gratuita
Guild Chapel
Guild Chapel

8. ESCOLA KING EDWARD VI 

Fundada no início do século XIII, a King Edward VI School é a escola onde suspeita-se que Shakespeare tenha estudado aqui entre os 7 e 14 anos. Ela mesmo se autodenomina “Escola de Shakespeare”, então, quem somos nós para duvidar, não é mesmo? É possível visitar dois andares da escola e conhecer salas de aula da Guildhall and Grammar School onde acredita-se que o dramaturgo estudou e saber um pouco mais do espaço que formou Shakespeare e despertou seu amor pela literatura.

  • Endereço: Church St, Stratford-upon-Avon CV37 6HB, UK
  • Horários: de segunda a sexta de 11h às 17h / sábados, domingos e feriados de 10h às 17h
  • Entrada: £8.90 no local / £7.10 online
Escola onde Shakespeare estudou até os 14 anos
Escola onde Shakespeare estudou até os 14 anos

9. HALL’S CROFT

Hall’s Croft era a casa em que a filha de Shakespeare, Susanna, morava com seu marido, o Dr. John Hall. A parte principal desta propriedade de madeira fina foi construída em 1613. O Shakespeare Birthplace Trust comprou Hall’s Croft em 1949 e, após reparações e alterações substanciais, abriu-a ao público em 1951. John Hall era um médico de renome compassivo e diligente, tratando tanto os ricos como os pobres, católicos e protestantes. Chegando à bilheteria da casa, pegue um dos mapas plastificados (é preciso devolvê-lo no final da visita) para ter mais informações sobre cada um dos cômodos, repletos de mobiliária antiga.

stratford-upon-avon24
Um dos cômodos da casa com mobiliário antigo
stratford-upon-avon23
Quarto de Susanna
stratford-upon-avon22
Móveis antigos

Há até uma pequena exposição que conta sobre o período da Primeira Guerra Mundial em Stratford-upon-Avon. É possível passear pelo tranquilo jardim murado e descobrir as ervas medicinais aromáticas, que o Dr. Hall teria usado em seus remédios. Há também um gostoso Café e mesinhas no jardim para fazer um almoço rápido ou comer uma fatia de bolo com café à tarde. Veja o menu neste link. Nos meses de verão, são feitas apresentações teatrais nos jardins da propriedade.

  • Endereço: Old Town, Stratford-upon-Avon, Stratford upon Avon CV37 6BG, UK
  • Horários:
    • de novembro a meados de março: diariamente de 11h às 16h
    • de meados de março a outubro: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: compre o ticket combinado de casas de Shakespeare (a partir de £17.50 – veja mais informações no final do post)
stratford-upon-avon25
Linda área externa para relaxar
stratford-upon-avon26
Jardim de Hall

10. HOLY TRINITY CHURCH + TÚMULO DE SHAKESPEARE

Holy Trinity Church (Igreja da Santíssima Trindade) é a igreja onde William Shakespeare foi batizado e onde ele está enterrado. Estima-se que a igreja, datada de 1210, seja o edifício mais antigo da cidade e receba, anualmente, cerca de 200 mil visitantes, principalmente com interesse em conhecer a sepultura de Shakespeare. Ao lado dele, estão enterradas a sua esposa, Anne Hathaway, e a sua filha Susanna. No túmulo de Shakespeare há tipo um recado dizendo para não mover seus ossos, ou a pessoa será amaldiçoada. A ideia era levar sua ossada para a Abadia de Westminster (há até um espaço lá dedicado a ele), mas ninguém quis correr o risco. Um outro destaque da igreja é seu órgão que data de 1841 e foi construído por William Hill.

  • Endereço: Old Town, Stratford-upon-Avon CV37 6BG, UK
  • Horários:
    • de novembro a fevereiro: de segunda a sábado de 9h às 16h / domingo de 12h30 às 17h
    • de março a outubro: de segunda a sábado de 9h às 17h / domingo de 12h30 às 17h
    • de abril a setembro: de segunda a sábado de 8h30 às 18h / domingo de 12h30 às 17h
  • Entrada: gratuita
A igreja que abriga o túmulo de Shakespeare
Entrada para a igreja que abriga o túmulo de Shakespeare
Túmulo de Shakespeare
Túmulo de Shakespeare

11. ROYAL SHAKESPEARE COMPANY

A Royal Shakespeare Company (RSC) é uma grande companhia de teatro que emprega 700 funcionários e produz cerca de 20 produções por ano. O teatro original era de 1879, mas acabou sendo destruindo em um incêndio nos anos 1920 e acabou sendo reconstruído e reaberto em 1936. Os teatros Royal Shakespeare e Swan foram reabertos em 2010, após uma grande reforma de 3 anos. O prédio que abriga o teatro é imponente, feito de tijolos vermelhos e fica à margem do Rio Avon. Além de peças do famoso dramaturgo encenadas no período da noite, há também tours pelo teatro para conhecê-lo por dentro, ver os bastidores e saber um pouco mais de suas histórias. Uma alternativa para quem tem pouco tempo, é subir na torre do teatro que proporciona vistas panorâmicas da cidade.

  • Endereço: Royal Shakespeare Theatre, Waterside, Warwickshire, Stratford-upon-Avon CV37 6YF, UK
  • Torre: £2.50
    • novembro a março: de domingo a sexta de 10h às 16h30 / domingo de 10h às 12h15
    • abril a outubro: de domingo a sexta de 10h às 18h15 / domingo de 10h às 12h15 e de 14h às 18h15
  • Tours: vários tipos de tours; duração de 1 hora; preços variam; agende com antecedência
Royal Shakespeare Company
Royal Shakespeare Company
Estátua de Shakespeare e o teatro ao fundo
Estátua de Shakespeare e o teatro ao fundo

12. BANCROFT GARDENS & RIO AVON

Esta é uma das áreas mais bonitas da cidade. Jardins floridos, bancos para sentar e relaxar, muito verde e uma vista incrível do Rio Avon fazem esse local ser encantador. Há muitas opções de passeios de barco saindo dessa região. Veja opções de empresas que oferecem o serviço neste link. Uma estátua de bronze de Shakespeare, presente de Lord Ronald Sutherland Gower em 1888, fica em frente ao Royal Shakespeare Company.

stratford-upon-avon30
Vista belíssima do Rio Avon
stratford-upon-avon28
Uma bela paisagem para o final da tarde
stratford-upon-avon31
Árvores em tons avermelhados no outono
stratford-upon-avon34
Vista do Royal Shakespeare Company ao fundo a partir dos jardins

13. GOWER MEMORIAL

Este é um memorial em homenagem a William Shakespeare também feito por Lord Ronald Sutherland Gower (1845-1916). Há 4 estátuas de personagens das obras do poeta e ao centro, no alto, fica uma estátua de Shakespeare sentado. Esses personagens foram escolhidos para homenagear a emblemática versatilidade criativa de Shakespeare, representando: Filosofia (Hamlet), Tragédia (Lady Macbeth), História (Príncipe Hal) e Comédia (Falstaff).

stratford-upon-avon32
Falstaff e Shakespeare no alto do monumento
stratford-upon-avon33
Princípe Hal e Shakespeare ao fundo

ATRAÇÕES FORA DO CENTRO DA CIDADE

Duas das 5 casas de Shakespeare e família ficam fora do centro da cidade, mas facilmente acessadas de carro ou através de ônibus turístico (veja mais informações no final do post). Elas demandam um tempo maior de visita que as demais casas e valem a pena serem incluídas no roteiro se você ficará mais de 1 dia na cidade (principalmente no caso da Mary Arden’s Farm).

14. ANNE HATHAWAY’S COTTAGE

Anne Hathaway’s Cottage é a bela casa de 500 anos de idade, onde morava a família da esposa de Shakespeare, que foi originalmente uma casa de fazenda. Ela foi construída em 1463 com apenas dois quartos, uma cozinha e uma sala. Acredita-se que o primeiro membro da família Hathaway a viver na casa foi o avô de Anne, John Hathaway. Anne nasceu no local em 1556. O jardim teria sido um pátio com algumas cabeças de gado e, provavelmente, havia um jardim de ervas. É possível ver mobiliário original, incluindo a cama de Hathaway e descobrir cinco séculos de histórias nesta casa pitoresca de 13 gerações da família que viveram lá. Após a morte do pai de Anne em 1581, seu irmão, Bartholomew, herdou o arrendamento da fazenda de 90 acres e mais tarde a comprou. Ele passou a fazer várias melhorias ampliando-a para dois andares por volta de 1623.

Mapa de Anne Hathaway's Cottage. Figura: site oficial
Mapa de Anne Hathaway’s Cottage. Figura: site oficial

Posteriormente, a fazenda entrou em declínio e parte das suas terras foram vendidas. O último Hathaway a possuir a casa de campo foi Mary Baker, que vendeu a propriedade em 1892 para o Shakespeare Birthplace Trust. Seu filho William Baker ocupou ainda a parte da casa de campo e foi permitido para que vivesse ali sem pagar aluguel até sua morte em 1911. O site oficial sugere que o passeio pela Anne Hathway’s Cottage leve em torno de 2 horas. Ha um Café ao lado do Shottery Brook, proporcionando lindas vistas da propriedade. Veja o menu neste link.

  • Endereço: Cottage Ln, Stratford-upon-Avon CV37 9HH, UK
  • Horários:
    • de novembro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
    • de meados de março a outubro: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: £10.25 ou ticket combinado a partir de £22.50
anne-hathaway-cottage-jardins
Anne Hathaway’s Cottage visto dos jardins. Foto: site oficial
anne-hathaway-cottage-interno
Um dos cômodos da casa. Foto: site oficial

15. MARY ARDEN’S FARM

Este é um lugar perfeito para quem tem crianças pequenas e é possível passar o dia todo no local fazendo uma série de atividades. Aqui é possível descobrir os encantos da casa de infância da mãe de Shakespeare, Mary. Construída pelo pai de Mary, Robert Arden em torno de 1514, a casa de Mary Arden foi alterada significativamente ao longo do tempo. No entanto, ainda é possível ouvir os sons e sentir os cheiros de uma fazenda Tudor, imaginando como deve ter sido a vida para Mary quando ela morava no local com suas sete irmãs.

Uma fazenda que recria o ambiente da época da mãe de Shakespeare
Uma fazenda que recria o ambiente da época da mãe de Shakespeare

Conheça a fazenda funcionando exatamente como na época da mãe de Shakespeare, assista a demonstrações de artesanato e falcoaria e explore o quintal, playground e prédios históricos. Você pode levar sua comida para fazer um piquenique em uma das mesas da fazendo ou comprar pães artesanais, sanduíches e comidas quentes produzidas localmente (somente nos meses da primavera e verão). Veja o menu neste link.

  • Endereço: Wilmcote, Stratford-upon-Avon CV37 9UN, UK
  • Horários:
    • de novembro a meados de março: fechada
    • de meados de março a outubro: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £13.25 ou ticket combinado a partir de £26.25

TICKETS PARA AS CASAS DE SHAKESPEARE

A forma mais econômica de visitar as casas de Shakespeare é comprando um dos ticket que são válidos para entrada em várias delas. As casas são administradas pela Shakespeare Birthplace Trust. É possível comprar os tickets online (desconto de 10%) e eles são válidos por 1 ano. Confira as opções:

  • TOWN HOUSES PASS: inclui 3 atrações (Shakespeare’s Birthplace; Nash’s House & New Place e Hall´s Croft) – Preço: £17.50
  • TOWN & COTTAGE PASS: inclui 4 atrações (Shakespeare’s Birthplace; Nash’s House & New Place, Hall´s Croft e Anne Hathaway’s Cottage) – Preço: £22.50
  • TOWN, COTTAGE & FARM PASS: inclui 5 atrações (Shakespeare’s Birthplace; Nash’s House & New Place; Hall´s Croft; Anne Hathaway’s Cottage e Mary Arden’s Farm) – Preço: £26.25
  • ANNE HATHAWAY PASS: inclui somente a entrada para o Anne Hathaway’s Cottage. Preço: £10.25
  • MARY ARDEN’S PASS: inclui somente a entrada para Mary Arden’s Farm. Preço:£13.25

ONDE COMER EM STRATFORD-UPON-AVON

  • 33 The Scullery (Endereço: 33 Greenhill St)
  • Fresh N’ Funky: panini/omeletes deliciosos no café da manhã (Endereço:19 Greenhill St)
Panini feito na hora acompanhado de saladinha
Panini feito na hora acompanhado de saladinha
Crepe de chocolate com banana do The Food of Love
Crepe de chocolate com banana do The Food of Love

COMO CHEGAR A STRATFORD-UPON-AVON

  • CARRO: Se você pensa em se arriscar a dirigir na mão inglesa, pode alugar um carro e ir para Stratford dirigindo. A cidade fica em torno de 150 km ao norte de Londres.
  • TREM: Para quem prefere a opção de transporte público, há trens que saem de Londres das estações Marylebone e Euston com destino à cidade de Shakespeare e demoram entre 1h30 e 2 horas. Há opções com e sem baldeação, embora seja mais fácil encontrar opções em que é preciso mesmo fazer troca de trem. Nós fizemos e foi bem fácil. Compramos passagens pelo site da National Rail ou da Train Line. Vale pesquisar em ambos para ver as melhores condições.
  • ÔNIBUS: Outra opção é viajar de ônibus, mas a viagem dura cerca de 3 horas. Os ônibus saem da estação Victoria Coach e param na Stratford-upon-Avon Riverside Bus Station. Consulte os horários e preços no site da National Express.
Estação de trem de Stratford-upon-Avon
Estação de trem de Stratford-upon-Avon

ÔNIBUS TURÍSTICO CITY SIGHTSEEING

Como nós citamos anteriormente, existe um ônibus turístico, daqueles de dois andares, que faz um trajeto pela cidade passando por diversas atrações importantes da cidade. É particularmente conveniente utilizar o serviço para ir à Anne Hathaway’s Cottage e Mary Arden’s Farm (atrações 14 e 15), uma vez que ficam longe do centro da cidade.

Ônibus turístico pode ser uma boa opção para quem está sem carro. Foto: site oficial
Ônibus turístico pode ser uma boa opção para quem está sem carro. Foto: site oficial

O ônibus City Sightseeing de Stratford-upon-Avon opera diariamente de 9h30 às 17h e leva cerca de 55 minutos para dar completar o percurso de 11 paradas. O custo é de £13,90  para andar ilimitadamente por Stratford. Veja mais informações neste link.

Mapa com as paradas do ônibus turístico. Figura: site oficial
Mapa com as paradas do ônibus turístico. Figura: site oficial

Paradas:

  1. Avon Boating
  2. Shakespeare’s Birthplace e Shakespeare Centre
  3. Market Square e American Fountain
  4. Shakespeare’s New Place / Harvard House & Guild Chapel
  5. Rio Avon & Royal Shakespeare Theatre
  6. Hall’s Croft, Holy Trinity Church & Shakespeare’s Grave
  7. Evesham Place
  8. Alcester Road
  9. Anne Hathaway’s Cottage
  10. Mary Arden’s Farm
  11. Maybrid Shopping Park

TOURS PARA STRATFORD PARTINDO DE LONDRES

Quem não quer se preocupar com detalhes de locomoção na cidade, pode incluir no roteiro um dos tours guiados que partem de Londres para Stratford-upon-Avon. De quebra, ainda vai acabar conhecendo outros lugares lindíssimos na Inglaterra. Veja algumas opções de passeios:

* Neste post do blog Para Viagem, a Fernanda Rangel conta sobre a experiência de fazer uma dessas excursões, considerando os prós e contras.


Leia mais sobre passeios partindo de Londres:

Deixe seu comentário