Inglaterra: O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia

0

A cidade de Oxford abriga uma das mais importantes e prestigiadas universidades do mundo. Junto com Cambridge, é uma das mais importantes da Inglaterra. Estivemos em Oxford em um dia chuvoso de outono, que embora não tenha sido a temperatura ideal, não nos impediu de conhecer muita coisa bacana na cidade!

A CIDADE  DE OXFORD

Fundada em 1542, a cidade de Oxford se localiza a pouco menos de 100 km do centro de Londres. Ela é mundialmente conhecida por abrigar a famosa Universidade de Oxford, a universidade em língua inglesa mais antiga do mundo. Os primeiros relatos sobre a região são por volta do ano 900 d.C., e indicam que no local foi estabelecido um cruzamento do rio para bois (daí vem o nome em inglês antigo: ox = boi; ford = ponte). No século X, o local se tornou uma importante fronteira militar e invadido por dinamarqueses em várias ocasiões. Atualmente, a cidade possui em torno de 160 mil habitantes. Além da área acadêmica, a economia da cidade gira em torno de indústrias que incluem fabricação de motores, educação, publicação e um grande número de negócios voltados à tecnologia da informação e baseados em ciência.

Obelisco no centro da cidade

A UNIVERSIDADE DE OXFORD

Os primeiros registros sobre a Universidade de Oxford mostram que ela foi estabelecida em torno do ano 1096. Ela cresceu muito, a partir de 1167, quando o Rei Henrique II proibiu que os estudantes ingleses frequentassem a Universidade de Paris. Depois de disputas entre estudantes e cidadãos de Oxford em 1209, alguns acadêmicos fugiram para Cambridge, onde estabeleceram no que se tornou, posteriormente, a Universidade de Cambridge. As duas “antigas universidades” são freqüentemente referidas conjuntamente como “Oxbridge“. Na Universidade funciona o Museu Universitário mais antigo do mundo, assim como a maior imprensa universitária do mundo e o maior sistema de bibliotecas acadêmicas da Grã-Bretanha. Formada por 38 colleges, Oxford tem educado muitos alunos notáveis, incluindo 28 prêmios Nobel, 27 primeiros-ministros do Reino Unido e muitos chefes de Estado estrangeiros. Como veremos adiante, a Universidade inspirou muitos dos cenários dos filmes da saga Harry Potter.

INGLATERRA: O QUE FAZER EM OXFORD

Separamos 12 atrações na cidade de Oxford para que você possa explorar a cidade neste roteiro de 1 dia (se você quiser explorar a fundo os museus da cidade, pode ficar 2 dias). Todas as sugestões foram colocadas no mapa interativo abaixo para ajudar você a planejar sua viagem para a cidade.

1. IGREJA ST. MICHAEL AT THE NORTH GATE

Construída em 1050, a Torre da Igreja de St. Michael é um dos edifícios mais antigos de Oxford. No entanto, não sobraram vestígios do resto da igreja original, que foi reconstruída posteriormente. No primeiro andar da torre, há uma exposição de peças raras de prata e documentos antigos. Subindo mais, é possível ver o mecanismo do relógio da torre que remota o século XIX. Suba todos os 97 degraus da torre até o topo para ter uma vista panorâmica do centro da cidade de cima.

  • Endereço: Cornmarket St, Oxford OX1 3EY, UK
  • Horários: diariamente de 10h30 às 17h (16h nos meses de inverno)
  • Entrada: gratuita para a igreja / £2.50 para subir na torre
Fachada da igreja e da antiga Torre
Parte interna da igreja

2. PONTE DOS SUSPIROS & QUEEN’S LANE

Assim como em Cambridge, Oxford também tem a sua “Ponte dos Suspiros”. Ela não é exatamente uma ponte porque não fica em cima de um rio. Construída em 1914, a “ponte”, chamada Hertford Bridge, nada mais é do que um corredor que liga duas partes do Hertford College. O nome é referência à bela Ponte dos Suspiros localizada em Veneza, na Itália. Ela fica na New College Lane, que ao seguir em frente, muda de nome, tornando-se a Queen’s Lane, uma ruazinha charmosa e estreita no centro da cidade que parece que saiu de um filme.

3. BIBLIOTECA BODLEIAN

A Bodleian Library, fundada em 1602, é uma das mais antigas bibliotecas da Europa e a mais importante da Universidade de Oxford. Ela possui atualmente mais de 12 milhões de itens que incluem: livros, revistas, manuscritos, jornais, arquivos de áudio e video e tantos outros. Ela é a segunda maior biblioteca do Reino Unido (só perde para a British Library em Londres). De acordo com a Lei de Bibliotecas de Depósito Legal de 2003, ela é uma das seis bibliotecas de depósitos legais para obras publicadas no Reino Unido. Ou seja, absolutamente tudo o que é publicado no país, precisa ter uma cópia da Bodleian Library.

Entrada para a área onde se iniciam os tours guiados

Ela é formada por alguns edifícios, sendo os mais importantes a Divinity School e a Radcliffe Camera (falaremos mais sobre ela no próximo item) e oferece tours guiados diariamente. Veja a localização dos prédios neste mapa. Infelizmente, é proibido fotografar na área interna da biblioteca, mas garantimos que é incrível! O guia fornece muitas explicações e cita algumas curiosidades interessantes sobre os primórdios da biblioteca durante o passeio. Curiosidades cinematográficas: A biblioteca foi cenário para gravações de filmes como “A Bússola de Ouro” (2007) e dos dois primeiros filmes da saga Harry Potter (“Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002)).

  • Endereço: Broad St, Oxford OX1 3BG, UK
  • Tours: Veja todos os tipos de tour neste link / É possível comprar alguns dias e horários antecipadamente.
    • Mini tour: tour guiado de 30 minutos que mostra as partes mais bonitas da Bodleian Library (Divinity School e a biblioteca medieval Duke Humfrey). Compre os ingressos no Great Gate ticket office.
      • Preço: £6
      • Horários: de segunda a sábado: às 15h30, 16h e 16h40 / domingo às 12h45, 14h15, 14h45, 15h15, 16h e 16h40
    • Standard tour: Esse tour de 1 hora mostra o interior de alguns prédios que formam o coração histórico da universidade (inclui os lugares do Mini tour + Convocation House, Chancellor’s Court). É possível comprar ingressos online para tours durante a semana com até duas semanas de antecedência ou no dia no Great Gate ticket office
      • Preço: £8
      • Horários: de segunda a sábado: às 10h30, 11h30, 13h e 14h / domingo às 11h30, 14h e 15h
    • Extended Tour: Veja mais informações no item 4 (Radcliffe Camera)
    • Audio tour: Quem não conseguir ingressos para os tours anteriores, pode optar por fazer um tour munido de um audio guide. Não é tão interessante quanto os demais, porque só inclui as áreas externas, mas vale a pena para não perder a viagem. A duração é de 40 minutos
      • Preço: £2.50
      • Horários: de segunda a sábado de 9h às 16h / domingo de 11h às 16h
Pátio no centro dos prédios

4. RADCLIFFE CAMERA

Radcliffe Camara é um prédio em estilo neoclássico construído entre os anos 1737 e 1749. Tanto a construção, quanto a manutenção desta biblioteca independente foram financiadas por John Radcliffe, um médico notável, que deixou algumas milhares de libras esterlinas para este fim, após sua morte em 1714. Anos depois, a Radcliffe Camera foi incorporada ao complexo de Bibliotecas da Universidade de Oxford.

  • Endereço: Radcliffe Sq, Oxford Rd, Oxford OX1 3BG, UK
  • Tours: Há dois tipos de tours estendidos oferecidos e ambos duram 1 hora e meia. / É possível comprar ingressos online para tours durante a semana com até duas semanas de antecedência ou no dia no Great Gate ticket office.
    • Extended Tour – Upstairs and Downstairs: todos os lugares visitados no Standard Tour + Radcliffe Camera e Gladstone Link
    • Extended Tour – Explore the Reading Rooms: todos os lugares visitados no Standard Tour + Upper Reading Room e Radcliffe Camera
    • Preço: £14 cada um dos tours
    • Horários:
      • Upstairs and Downstairs: quarta e sábado às 9h15
      • Explore the Reading Rooms: domingo às 11h15 e 13h15

5. IGREJA DA UNIVERSIDADE DA VIRGEM MARIA

Localizada exatamente em frente da Radcliffe Camera, a University Church of St Mary the Virgin é a principal igreja da cidade. Nos primórdios da Universidade de Oxford, a igreja foi adotada como o primeiro edifício da universidade e foi usada para conferências e entrega de diplomas. Subindo os 124 degraus, chega-se ao alto da torre do século XIII, onde é possível se ter a melhor vista área da cidade.

  • Endereço: High St, Oxford OX1 4BJ, UK
  • Horários: 
    • Igreja: de setembro a junho de 9h às 17h / de julho a agosto de 9h às 18h
    • Torre:
      • de setembro a junho: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 11h30 às 17h
      • de julho a agosto: de segunda a sábado de 9h30 às 18h / domingo de 11h30 às 18h
  • Entrada: gratuita para a igreja / £4 para subir na torre
Fachada da igreja mais famosa de Oxford
Altar da Igreja
Lindo vitral e arquitetura
A famosa vista da Radcliffe Camera a partir da Torre da Igreja

6. CARFAX TOWER

A Carfax Tower, oficialmente chamada de St Martin’s Tower,  é considerada o centro da cidade de Oxford. Ela é tudo o que resta da antiga Igreja de São Martinho. construída no século XII. Com 23 metros de altura, a Carfax Tower é o edifício mais elevado do centro e nenhum outro prédio tem autorização para superar sua altura. Ela abriga um relógio com sinos que datam de 1898. É possível subir na torre para se ter uma vista ampla do centro da cidade.

  • Endereço: Queen St, Oxford OX1 1ET, UK
  • Horários: diariamente de abril a outubro 10h às 17h30 (16h30 em outubro) / de novembro a março de 10h às 15h (16h em março)
  • Entrada: £2.50
Carfax Tower

7. CHRIST CHURCH COLLEGE

Fundado em 1524, Christ Church College é o colégio mais tradicional da Universidade de Oxford. É possível visitar o famoso Hall, onde os estudantes fazem suas refeições, e que inspirou o grande salão dos filmes do Harry Potter; a Catedral Christ Church, do século XII; e o claustro. É possível também incluir no passeio a Picture Gallery, uma galeria com pinturas e esculturas que pode ser visitada pagando um valor adicional. Pelo colégio passaram nada menos que 13 primeiro-ministros britânicos. Em frente ao colégio fica uma área verde muito bonita conhecida como Meadow. Confira todos os horários e informações sobre como visitar o Christy Church neste link com bastante atenção, pois os horários podem de cada um dos locais abertos à visitação podem variar. O Hall geralmente fica fechado de 12h às 14h, pois é o horário de almoço dos alunos da universidade.

Vista da Christ Church

CURIOSIDADE – Alice no País das Maravilhas: Um dos famosos alunos da Christ Church foi Lewis Carroll, escritor de “Alice no País das Maravilhas”, que se inspirou na filha do reitor, Alice Liddell. Há inclusive um vitral colorido em homenagem à história de Alice no Hall. Além disso, em frente à entrada do colégio há uma lojinha chamada Alice’s Shop, que vende produtos relacionados à obra.

  • Endereço: Queen St, Oxford OX1 1ET, UK
  • Horários:
    • Hall + Catedral: os horários devem ser conferidos no site oficial
    • Picture Gallery: confira os horários neste link
  • Entrada: 
    • ingresso de Hall + Catedral: entre £7 e £9 (variam conforme a época do ano)
    • Picture Gallery: £4
Fachada do prédio principal onde os tickets são vendidos
Pátio interno
O famoso salão que funciona como refeitório e que inspirou os filmes do Harry Potter

8. JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE DE OXFORD

Fundado em 1621, o University of Oxford Botanic Garden é o jardim botânico mais antigo da Inglaterra e um dos mais antigos de todo o mundo. Atualmente, ele abriga mais de 8 mil espécies de plantas em uma área aproximada de 1,8 hectare.

  • Endereço: Rose Lane, Oxford OX1 4AZ, UK
  • Horários: diariamente
    • de novembro a fevereiro: de 9h às 16h
    • de março a abril e de setembro a outubro: de 9h às 17h
    • de maio a agosto: de 9h às 18h
  • Entrada: £5
Jardim Botânico da Universidade. Foto: www.campaign.ox.ac.uk

9. TRINITY COLLEGE

Fundado em 1555 por Sir Thomas Pope, o Trinity College é junto como o Christ Church um dos poucos colégios que podem ser visitados em Oxford. O colégio já formou 3 primeiro-ministros britânicos e teve alguns alunos notáveis no decorrer de sua existência. As áreas principais do colégio que costumam ficar abertas para visitação pública são: o Dining Hall; a Capela; e os vastos e belos Jardins. O colégio é bonito, mas é incomparável à riqueza da decoração e do tamanho dos correspondentes cômodos na Christ Church.

  • Endereço: Broad St, Oxford OX1 3BH, UK
  • Horários: vale a pena confirmar os horários no site antes de visitar
    • primavera e verão: geralmente aberto diariamente de 10h às 12h e de 14h às 18h
    • outono e inverno: geralmente aberto diariamente de 10h às 12h e de 14h às 17h30 (ou até o pôr-do-sol)
  • Entrada: £3
Trinity College de Oxford. Foto: site oficial

10. ASHMOLEAN MUSEUM

Ashmolean Museum é o Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Oxford. Ele foi estabelecido em 1683, o que o tornou o primeiro museu universitário do mundo! O museu foi fundado por por Elias Ashmole, inicialmente, com peças de sua coleção particular de curiosidades. Na sua rica coleção estão desenhos de Michelângelo, Raphael e Leonardo da Vinci, além de pinturas de Pablo Picasso, van Dyck, Peter Paul Rubens e Paul Cézanne.

  • Endereço: Beaumont St, Oxford OX1 2PH, UK
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita
Fachada do museu
Corredor do Ashmolean Museum, o primeiro museu universitário do mundo
Andares do museu

11. MUSEU DE HISTÓRIA NATURALPITT RIVERS MUSEUM

O Pitt Rivers Museum é um museu com exposições de coleções de arqueologia e antropologia. Ele só pode ser acessando passando por dentro do Museu de História Natural da universidade. Ele foi fundado em 1884 pelo general Augustus Pitt Rivers. Atualmente, o museu conta com mais de meio milhão de itens exibidos em lindas caixas envidraçadas que são o verdadeiro charme do local.

  • Endereço: South Parks Road, Oxford OX1 3PP, UK
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 16h30 / segundas-feiras de 12h às 16h30
  • Entrada: gratuita
Museu de História Natural de Oxford

12. OXFORD CASTLE

O Castelo de Oxford é um castelo medieval normando construído em 1073. Ele foi gravemente destruído durante a Guerra Civil Inglesa (1642-1651) e o que restou do edifício foi transformado em prisão. A prisão fechou em 1996 e o local passou por uma grande reforma. A mota do primitivo castelo de madeira, o acesso à Torre de São Jorge e aos calabouços subterrâneos foram todos refeitos. Além disso, a área recebeu restaurantes, lojas e pátios abertos em que ocorrem apresentações teatrais ao ar livre.

  • Endereço: Oxford OX1, UK
  • Horários: aberto diariamente a partir de 10h às 17h30 / último tour às 16h20
  • Entrada: £10.75
Vista do Castelo de Oxford
Brincando no Castelo
Diversas áreas foram reformadas e estabelecimentos instalados no local

ONDE COMER / BEBER EM OXFORD

Salmão com purê e legumes no Beefeater Grill
Mercado Coberto de Oxford

TOURS PARA OXFORD PARTINDO DE LONDRES

Para quem não quer se preocupar em ir de carro ou transporte público a partir de Londres, pode optar por uma das ótimas opções de tours e excursões que levam os visitantes a diversos passeios interessantes. Confira algumas das opções oferecidas:

COMO IR A OXFORD A PARTIR DE LONDRES

Quem não quiser participar de tours ou excursões para Oxford, pode utilizar o serviço de trem. Nós sempre compramos nossos tickets pela National Rail ou Train Line. Comprando com antecedência, é possível conseguir bons preços de passagens. Nós fomos pela empresa de trem First Great Western partindo da estação de London Paddington, mas há também opções saindo da estação London Marylebone. Fique atento na hora de comprar as passagens porque há opções que fazem o trajeto direto, mas também outras com necessidade de trocar de trem.


Leia mais sobre a Inglaterra:

Deixe seu comentário