Inglaterra: O que fazer em Liverpool em 1 ou 2 dias

3

Que tal conhecer Liverpool, a famosa cidade que é terra natal dos famosos Beatles? Ela fica pertinho de Londres e é facilmente acessível através de trem. Confira um pouco mais sobre a história da cidade e que atrações conhecer.

A CIDADE DE LIVERPOOL

Fundada como uma vila, em 1207, e elevada à categoria de cidade em 1880, Liverpool é uma excelente opção para quem quer explorar o interior da Inglaterra. Algumas áreas do centro da cidade tornaram-se Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade foi eleita pelo Guinness World of Records a “capital internacional do pop“, devido ao surgimento na cidade de uma das bandas mais famosas de todos os tempos, os Beatles. A cidade também possui dois times de futebol importantes: o Liverpool FC e o Everton FC.

Região de Albert Dock, Patrimônio Mundial da UNESCO

Liverpool possui um porto importante e foi nele que foi registrado o famoso navio Titanic, que naufragou em sua primeira viagem. O status de cidade portuária de Liverpool contribuiu para a sua população diversa, que, historicamente, foi extraída de uma vasta gama de povos, culturas e religiões, particularmente da Irlanda e do País de Gales. A cidade também abriga a mais antiga comunidade negra africana do país e a comunidade chinesa mais antiga da Europa. Atualmente, Liverpool conta com pouco menos de meio milhão de habitantes e é uma da cidades mais populosas do Reino Unido.

Beatles por todos os lugares

CURIOSIDADES CINEMATOGRÁFICAS

Pouca gente sabe que o filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que se passa na cidade de Nova York, (veja neste post 12 lugares em Nova York que inspiraram o filme “Animais Fantásticos”) teve cenas gravadas em Liverpool e não em Nova York! Entre os lugares que serviram de cenário para o filme estão:

  • St. George Hall: prefeitura do filme (St George’s Pl, Liverpool L1 1JJ, UK)
  • Martin’s Bank: cena do banco (Martins Bldg, 4 Water St, Liverpool L2 3SP, UK)
  • The Cunard Building: interior da loja de departamento do filme (Liverpool L3, UK)
St George Hall, um dos locais utilizados para as filmagens de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”

O QUE FAZER EM LIVERPOOL

Para ajudar você a aproveitar melhor a cidade, colocamos todas as nossas sugestões de atrações e passeios por Liverpool no mapa interativo abaixo. Estas atrações incluem 1 ou 2 dias de passeios pela cidade. Sugerimos que no primeiro dia você conheça as atrações em azul no mapa, e, no segundo dia, faça os passeios sugeridos nos pontos em verde no mapa abaixo, que ficam mais distantes do centro da cidade.

PRIMEIRO DIA

1. RADIO CITY TOWER

Para começar a explorar a cidade, vale a pena começar do alto, a 122 metros de altura. Aberta ao público em 2011, a Radio City Tower por abrigar emissoras de rádio da cidade, permite que os visitantes tenham uma vista panorâmica da cidade.

  • Endereço: 1 Houghton St, Liverpool L1 1RL
  • Horários: diariamente no verão de 10h30 às 17h30 / no inverno de 10h às 17h
  • Entrada: £5.50
Radio City Tower

2. CAVERN CLUB

Inaugurado em 1957, o Cavern Club é mundialmente famoso por ter sido o primeiro lugar em que os Beatles se apresentaram oficialmente. Por volta de 1961, ele se tornou oficialmente um bar de rock and roll com diversos shows regulares quase que diariamente. No entanto, o bar original não existe mais. O Cavern Club atual foi reconstruído a 15 metros do original e voltou a se tornar um dos lugares mais procurados da cidade pelos fãs do quarteto de Liverpool. Ele continua a abrigar apresentações musicais e até foi palco de uma apresentação do ex-beatle Paul McCartney.

  • Endereço: 10 Mathew St, Liverpool L2 6RE
Em frente ao The Cavern Club

ALBERT DOCK

Essa é uma das áreas mais bacanas da cidade, que antigamente era parte das docas e armazéns do porto de Liverpool. O Albert Dock foi aberto em 1846, sendo a primeira estrutura na Grã-Bretanha a ser construída a partir de ferro fundido, tijolo e pedra, sem madeira estrutural. A área foi revitalizada e, atualmente, é uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, recheada de museus, restaurantes e uma linda vista dos canais de Liverpool. A área foi designada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004. As atrações de 3 a 5, que citaremos a seguir, ficam localizadas no Albert Dock.

Albert Dock, Patrimônio da UNESCO
Área do Albert Dock
Ponte que liga o Albert Dock ao Pier Head

3. THE BEATLES STORY – ALBERT DOCK 

Inaugurado em 1990, The Beatles Story é o principal museu que conta toda a trajetória de uma das bandas mais famosas de todos os tempos! O museu é dividido em 2 unidades (a principal no Albert Dock e uma segunda unidade no Pier Head – falaremos mais adiante). Aqui você vai encontrar a maior exibição permanente dedicada ao Fab 4, apelido carinhoso da banda. A exposição leva os visitantes a uma jornada através da vida, cultura e música dos Beatles. Além da exposição, há uma área interativa chamada Discovery Zone, um Café chamado Fab 4 Cafe e uma loja, chamada Fab 4 Store, com artigos variados como camisetas, canecas, chaveiros e muitos outros itens dos Beatles. Comprando o ticket para o Beatles Store, você terá acesso também à segunda unidade do museu que fica localizada no Pier Head sem nenhum custo adicional.

  • Endereço: Britannia Vaults, Albert Dock, Liverpool L3 4AD
  • Horários: diariamente no verão de de 9h às 19h / no inverno de 10h às 18h
  • Entrada: £14.50 (compre online neste link) – inclui entrada para a unidade do Pier Head e audio guide (com opção de português brasileiro)
Entrada para o museu The Beatles Story
Reprodução do palco do Cavern Club, o famoso bar que revelou os Beatles
Sargent Pepper, um dos dicos de maior sucesso da banda
Loja recheada de opções de camisetas, canecas, chaveiros e acessórios

4. MUSEU MARÍTIMO E MUSEU DA ESCRAVIDÃO

Uma boa pedida no Albert Dock é conhecer dois museus super bacanas que ficam no mesmo edifício: o Merseyside Maritime Museum, com exposições bem bacanas sobre a vida marítima da Inglaterra e uma exposição especial sobre o famoso navio Titanic (2º andar), que é registrado no porto de Liverpool; e o International Slavery Museum (3º andar), um museu emocionante que conta a história da escravidão no mundo e faz uma homenagem a grandes nomes que representam muito bem a raça negra. Além dos dois museus, o edifício abriga um café e uma loja no piso térreo, o Quayside café and shop; e um restaurante no último andar, o  Maritime Dining Room.

  • Endereço: Albert Dock, Liverpool L3 4AQ
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Museu Marítimo e Museu da Escravidão ficam no mesmo edifício
Museu da Escravidão: Uma homenagem a grandes nomes, incluindo brasileiros como Pelé, Gilberto Gil e outros
Museu Marítimo: exposição especial sobre o Titanic

5. TATE LIVERPOOL

O Tate Liverpool faz parte do complexo de museus Tate que possui duas unidades em Londres: o Tate Modern, incrível museu de arte moderna; e o Tate Britain, ótimo museu de arte britânica. Na unidade de Liverpool, aberta em 1988, um dos antigos depósitos do porto de Liverpool foi transformado para abrigar um museu e galeria de arte com exposições permanentes (entrada gratuita) e provisórias (para algumas delas é preciso comprar tickets especiais). Tate Liverpool foi criado para exibir trabalhos de arte moderna e contemporânea.

  • Endereço: Albert Dock, Liverpool Waterfront, Liverpool L3 4BB
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Fachada do Tate Liverpool, instalado em um antigo armazém
Letreiro do Tate Liverpool
Obra de Picasso “Goat Skull, Bottle and Candle” (1952) em exposição no museu

PIER HEAD

Mais uma área de Liverpool que foi revitalizada e abriga opções interessantes de entretimento. Além das atrações 6 a 8, que citaremos a seguir, é desta área que saem os passeios de barco pelo Rio Mersey, através dos Mersey Ferries. Aproveite a sua presença no Pier Head para reparar tem 3 edifícios imponentes e de arquitetura belíssima que ficam do lado oposto e são chamados de “As Três Graças”:  The Royal Liver Building, The Cunard Building e Port of Liverpool Building. Impossível ficar indiferente com tanta beleza arquitetônica.

O edifício que abriga o Mersey Ferries (no térreo) e uma das unidades do The Beatles Story (no piso superior)
The Three Graces, o s 3 belos edifícios na região do Pier Head

6. MUSEUM OF LIVERPOOL

Inaugurado em 2011 em um belíssimo edifício moderno, o Museu de Liverpool tem como objetivo contar a história de Liverpool e de seu povo, para mostrar a importância global da cidade. O edifício do museu possui 8 mil m² de espaço de exposição, abrigando mais de 6 mil objetos.

  • Endereço: Liverpool Waterfront, Woodside – Pier Head, Liverpool L3 1DG
  • Horários: diariamente de 10h às 16h30 (fechado para reformas até final de fev/17)
  • Entrada: gratuita
Museum of Liverpool, uma das atracões do Pier Head

7. ESTÁTUA DOS BEATLES

Inaugurada em 2015, a bela estátua de bronze de 1.2 tonelada, esculpida pelo artista Andrew Edwards, mostra os 4 integrantes dos Beatles caminhando por Liverpool. É claro que em pouco tempo o local ficou sendo um dos pontos mais fotografados e queridos da cidade.

8. THE BEATLES STORY – PIER HEAD

Esse é o segundo edifício que faz parte das exposições The Beatles Story, que citamos no item 3. A exposição fica no piso superior do prédio (basta subir as escadas) em que saem os passeios de barco Mersey Ferries. Nesta área você encontrará mais objetos e informações relacionadas aos Beatles, falando sobre suas influências musicais, a forma como a música do quarteto foi recebida na Inglaterra e no resto do mundo e quais outras bandas surgiram com o mesmo estilo do meninos de Liverpool. Além da exposição, é possível ver acesso a exposições provisórias, a um cinema 4D, o Fab 4D Cinema, um Café chamado Fab 4 Cafe e uma outra loja de presentes, chamada Fab 4 Store, com artigos relacionados à banda. Comprando o ticket para o Beatles Store, você terá acesso também à primeira unidade do museu que fica localizada no Albert Dock sem nenhum custo adicional.

  • Endereço: Pier Head, Georges Pierhead, Liverpool L3 1DP
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: £14.50 (compre online neste link) – inclui entrada para o museu localizado no Albert Dock e audio guide
Continuação da exposição sobre os Beatles no Pier Head
Como os Beatles influenciaram a música no mundo todo

9. RODA-GIGANTE DE LIVERPOOL

Echo Wheel of Liverpool é a roda-gigante da cidade localizada no Kings Pier. Inaugurada em 2010, ela possui 60 metros de altura, 42 cápsulas de vidro, sendo uma delas, uma cápsula VIP com poltronas de couro, DVD player e champagne opcional. É uma ótima forma de ver a cidade de cima, principalmente a região dos píers e do rio que banha a cidade.

  • Endereço: Keel Wharf, Liverpool L3 4FN
  • Horários: de domingo a quinta de 10h às 21h / sexta de 10h às 23h / sábado de 9h às 23h
  • Entrada: a partir de £9

Liverpool 🇬🇧😃🎄 #viajonarios #liverpool #christmas #christmaslights #uk #reinounido #england #inglaterra

A post shared by Viajonários ✈️🌎📷🍷🍴⚽️🎥 (@viajonarios) on

10. CATEDRAL DE LIVERPOOL

Construída em estilo neogótico, essa catedral de 101 metros de altura é a principal igreja da cidade. O grande destaque da Catedral de Liverpool, além de seus grandes vitrais coloridos, é o fato de que ela é a igreja mais extensa do mundo, com quase 189 metros de comprimento! Sua área de 9.678 m², faz com que ela seja uma da maiores igrejas do mundo. A entrada para a catedral é gratuita, mas para subir em sua alta torre é preciso pagar.

  • Endereço: St James Mt, Liverpool L1 7AZ
  • Horários:
    • igreja: diariamente de 8h às 18h
    • torre: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado de 9h às 17h / domingo de 12h às 16h
  • Entrada: gratuita para a igreja / £5.50 para subir na torre
Torre da Catedral de Liverpool vista do Albert Dock

SEGUNDO DIA

No segundo dia, separamos dois lugares que ficam mais longe do centro de Liverpool e, por isso, vão demandar mais de deslocamento e também de visita. Eles devem estar incluídos no seu roteiro se você tem bastante interesse sobre os Beatles e se você gosta de futebol inglês.

11. FAZER UM TOUR COMPLETO SOBRE OS BEATLES

Quer conhecer locais que inspiraram as músicas dos Beatles, como Strawberry Fields, Penny Lane ou a casa da família McCartney? A maior parte dos lugares que fizeram parte da vida pessoal do quarteto fica nos subúrbios de Liverpool. Você pode conhecer esses e muitos outros lugares através de um tour especial chamado Beatles Magical Mystery Tour. Para quem prefere conhecer os lugares com um guia brasileiro, confira este link (tour de 2 horas) ou este link (tour de 4 horas e meia).

Placa da rua Penny Lane, retratada em música da banda
Portão de Strawberry Field (sem “s”), um orfanato de Liverpool mantido pelo Exército da Salvação

12. ESTÁDIO DO LIVERPOOL FC: FAZER TOUR OU VER UM JOGO

Para quem curte futebol, nossa é dica é conhecer o estádio oficial do Liverpool FC, seja através de um tour guiado ou assistindo a um jogo do time! Veja neste link como assistir a uma partida no estádio do Liverpool FC.

  • Endereço: Anfield Stadium (Anfield Rd, Liverpool L4 0TH)
  • Horários do Tour: vários horários durante o dia
  • Tour: a partir de £10
Gramado do Anfield, o estádio do time Liverpool FC

ONDE COMER EM LIVERPOOL

Separamos algumas dicas de restaurantes e bares diferentes e divertidos para curtir na cidade:

ONDE COMPRAR EM LIVERPOOL

Na mesma área em que fica localizada a Radio City Tower (nossa dica número 1) fica o centro comercial mais movimentada da cidade, com shoppings centers (St Johns Shopping Centre, Clayton Square), calçadões gostosos para caminhar, lojas, restaurantes e atividades ao ar livre. Estivemos no local durante o final do ano e a decoração de Natal nos impressionou. Tudo muito lindo!

DICA DE HOSPEDAGEM EM LIVERPOOL

Para quem é fã dos Beatles, nossa dica é se hospedar o incrível hotel temático 4 estrelas Hard Days Night, que fica super bem localizado no centro da cidade e tem fotografias, pinturas e estátuas dos Beatles espalhados por todos os cantos do hotel, desde a sua fachada. Veja a localização exata no mapa interativo que apresentamos anteriormente.

Hard Days Night Hotel

  • Endereço: North John Street, Liverpool, L2 6RR, Reino Unido
Fachada do Hotel Hard Days Night
Destaque para a estátua de John Lennon (com roupas natalinas) na esquina do hotel

COMO CHEGAR A LIVERPOOL

A forma mais fácil de chegar a Liverpool a partir de Londres é de trem. Os trens partem da estação de trem London Euston com destino à cidade. Você pode desembarcar em duas estações a Liverpool Lime Street (trem direto) ou a Liverpool Central (exige uma troca de trem). No primeiro caso, a viagem leva em média 2 horas e 15 minutos, no segundo, em torno de 3 horas. Embora você possa deixar para comprar os tickets nas máquinas na própria estação, nossa dica é comprar antecipadamente, pesquisando datas e horários com preços mais em conta. Para isso, utilize o site da National Rail e da Train Line.

A bela estação Lime Street

TOURS & EXCURSÕES

Para quem curte passear pela cidade através de ônibus Sightseeing (aquele de dois andares que para em diversos pontos da cidade), confira este link. Outras opções interessantes de conhecer as principais atrações de Liverpool sem se preocupar com endereços, horários e deslocamentos é fazer um tour partindo de Londres, confira: “Viagem de um dia de trem aos Beatles e Liverpool, partindo de Londres“.


Leia mais sobre passeios a partir de Londres:

3 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário