Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia

0

A cidade universitária de Cambridge é linda em qualquer época do ano! Neste post, separamos 15 dicas bem bacanas para ver/fazer em Cambridge. Vamos conhecer um pouco mais dessa cidade cheia de história e por onde passou membros da realeza, cientistas e celebridades?

A CIDADE E A UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

A cidade de Cambridge está localizada em torno de 80 km ao norte de Londres e mais de 20% da população de 130 mil habitantes é composta por estudantes. Uma curiosidade é que o nome da cidade se originou da junção da palavra “Cam”, nome do rio que corda a cidade, com a palavra “bridge”, que significa ponte em inglês.

Cores do outono em Cambridge
Cores do outono em Cambridge
Vista do Rio Cam
Vista do Rio Cam

Embora existam evidências de ocupação do local desde a Idade do Bronze, e de sua grande importância comercial a partir do século XII, Cambridge só se tornou oficialmente uma cidade em 1951. No entanto, a Universidade de Cambridge foi fundada mais de 300 anos antes, em 1209! A universidade é formada por 31 colleges (16 colégios “antigos”, fundados entre 1284 e 1596; e 15 colégios “novos”, fundados entre 1800 e 1977). Atualmente, Cambridge está localizada no coração da região de alta tecnologia “Silicon Fen”, contando com indústrias de software, de biociências e de muitas empresas start-up girando em torno da universidade.

Christ's College, onde Charles Darwin estudou
Christ’s College, onde Charles Darwin estudou
Rua em Cambridge atrás do Trinity College
Rua em Cambridge atrás do Trinity College

PUNTING: O PASSEIO DE BARCO LOCAL

Uma das atividades mais tradicionais para se fazer em Cambridge é o passeio de punting. Punt é um barco de madeira de fundo plano com corte quadrado, projetado para uso em pequenos rios ou outras águas rasas. Ele é guiado pelos punters (que, geralmente, os são próprios estudantes da universidade) pelo Rio Cam, que impulsionam o barco com um grande bastão tocando no leito do rio, passando por trás de uma série de colleges. Os Punts foram construídos originalmente como barcos de carga ou plataformas para pesca. No entanto, atualmente, seu uso é quase exclusivamente restrito a viagens de lazer com passageiros. Os guias dão informações relevantes e passam dados históricos sobre a universidade durante o passeio. Há uma série de empresas que oferecem o punting, e você pode ver mais informações e preços neste link.

cambridge-punting8
Punting em Cambridge
cambridge-punting5
Barcos podem variar de tamanho no punting
cambridge-punting1
Quem ficou com vontade de fazer um passeio?

INGLATERRA: O QUE FAZER EM CAMBRIDGE

Há muita coisa legal para fazer/conhecer em Cambridge, mas nós selecionamos atrações que podem ser visitadas em um roteiro de 1 dia. Para ajudar na tarefa de visitar a cidade de Cambridge, fizemos o mapa interativo abaixo com dicas de atrações, onde comer e a estação de trem da cidade para que você possa se localizar melhor. Em seguida, vamos falar mais sobre cada uma das atrações que selecionamos para conhecer na cidade.

1. TRINITY COLLEGE / WREN LIBRARY

Fundado em 1546 por Henrique VIII, Trinity College é um dos colégios mais importantes da universidade de Cambridge. Seu aluno mais ilustre foi o brilhante cientista Isaac Newton, que é homenageado com uma bela estátua na capela do college. Outros destaques são o Great Court e a biblioteca da Trinity College, a Wren Library, um prédio próximo que é acessado saindo da Trinity College, que abriga uma estátua de Lorde Byron, um famoso escritor inglês que também foi aluno da instituição. Ao todo, os alunos de Trinity College já ganharam 32 prêmios Nobel, fazendo com que seja a faculdade com mais prêmios no mundo. Fotografias nas áreas públicas de Trinity College são permitidas, exceto na Wren Library. Veja mais informações neste link.

  • Endereço:
    • Great Court e Capela: Cambridge CB2 1TQ, UK
    • Wren Library: Queen’s Road e/ou Garret Hostel Lane, Trinity College, Cambridge CB2 1TQ
  • Horários:
    • Great Court e Capela: diariamente durante os meses de verão de 10h às 17h / em caso do local estar fechado para visitas, você pode ver o Great Hall através do Queen’s Gate, na Trinity Lane, de 10h às 17h gratuitamente
    • Wren Library: segunda a sexta de 12h às 14h / sábado de 10h30 às 12h30
    • Os horários podem ser alterados devido a eventos na universidade
  • Entrada: £3
Fachada da capela de Trinity College
Entrada de Trinity College
Capela da Trinity College. Foto: divulgação
Capela da Trinity College. Foto: divulgação

2. ST. JOHN’S COLLEGE

St. John’s College foi fundado, em 1511, por Lady Margaret Beaufort, mãe do rei Henrique VII e avó paterna de Henrique VIII. Os alunos da faculdade incluem os vencedores de 10 prêmios Nobel, 7 primeiros-ministros e 12 arcebispos de vários países, pelo menos 2 príncipes. É um dos colleges mais antigos e tradicionais de Cambridge e está aberto à visitação pública. Confira o que conhecer no tour neste link.

  • Endereço: 11 St John’s St, Cambridge CB2 1TW, UK
  • Horários: de março a outubro de 10h às 17h / outras datas de 10h às 15h30 / o colégio fica fechado em meados de junho (confirme a data no site oficial antes de visitar)
  • Entrada: £8
A linda entrada do St John's College que parece um castelo
A linda entrada do St John’s College que parece um castelo

3. PONTE DOS SUSPIROS

A Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs) assim chamada por lembrar a ponte de Veneza de mesmo nome, é acessada pelo pátio do St. John’s College. Ela foi construída no século XIX e é uma das mais bonitas da cidade. Pode ser vista de perto tanto visitando St. John’s College ou através de um passeio de punting.

Ponte dos Suspiros de Cambridge
Ponte dos Suspiros de Cambridge

4. IGREJA REDONDA

A Igreja Redonda (Round Church) foi construída em 1130, antes mesmo da Universidade de Cambridge ser fundada. Seu formato redondo foi inspirado na rotunda da igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Ela já foi visitada por nomes importantes como a Rainha Victoria, Dalai Lama e Bill Gates. Lá dentro é possível assistir ao filme “Saints & Scholars”, que procura contar um pouco da história de umas das mais antigas universidades do mundo. Além disso, há também uma exposição sobre a história de Cambridge.

  • Endereço: Bridge Street, Cambridge CB2 1UB, Cambridge CB2, UK
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado de 13h30 às 17h / domingo de 13h30 às 16h
  • Entrada: £2.50
  • Tours: £10 / às terças, quintas e algumas sextas-feiras às 14h / sábados e domingos às 14h30 / veja este link para mais informações
Igreja Redonda
Igreja Redonda

5. CAIUS COLLEGE

Fundado em 1348, e refundado em  1557, Gonville e Caius é o quarto college mais antigo de Cambridge e o local em que estudou e ainda faz parte do corpo acadêmico o grande cientista Stephen Hawking, famoso por seus estudos relacionados à cosmologia e à teoria da relatividade. Uma dica é assistir ao filme “A Teoria de Tudo” (2014) que mostra mais sobre a vida de Hawking e que teve muitas cenas rodadas em Cambridge. A faculdade é a quarta mais antiga faculdade na Universidade de Cambridge. O estudantes do college já ganharam 14 prêmios Nobel e incluem Francis Crick (descobridor, juntamente com James Watson, da estrutura do DNA), James Chadwick (descobridor do nêutron) e Howard Florey (desenvolvedor de penicilina). Não há nada de grandioso para se visitar no local, mas vale a pena conferir sua capela, seu pátio interno e ver a sala de Hawking, mesmo que de fora do edifício.

  • Endereço: Trinity St, Cambridge CB2 1TA, UK
  • Entrada: gratuita
A placa indica que na sala 3 (à esquerda) fica a sala de Hawkings
A placa indica que na sala 3 (à esquerda) fica a sala de Hawkings

6. IGREJA DA GRANDE SANTA MARIA

A Igreja de Santa Maria (Great St. Mary Church). Não se sabe ao certo o ano de sua construção, mas os primeiros registros datam de 1205. Na Idade Média, tornou-se um local de encontro oficial para reuniões e debates da Universidade de Cambridge, mas isso terminou em 1730, quando a Casa do Senado da Universidade foi construída do outro lado da rua. É possível também visitar a Torre da Igreja e subir 123 degraus em espiral para uma linda vista da cidade (a torre está atualmente em manutenção, veja mais informações neste link para confirmar a data de abertura).

  • Endereço: Senate House Hill, Cambridge CB2 3PQ
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / aos domingos há missas e outros eventos (confira programação aqui)
  • Entrada: gratuito para a igreja / £3.90 para subir na Torre*

*último valor divulgado antes do fechamento para reforma

Igreja da Grande Santa Maria
Igreja da Grande Santa Maria

7. KING’S COLLEGE

King’s College foi fundado em 1441 pelo Rei Henrique VI, logo depois de ter fundado o colégio Eton, que fica próximo ao Castelo de Windsor (veja mais sobre o Eton College neste post). O preço do ingresso inclui uma visita à Capela onde há uma exposição da história do Colégio, o maior teto abobadado do mundo e a pintura “Adoration of the Magi”, do pintor flamengo Rubens. O ingresso precisa ser comprado no Centro de Visitantes do King’s College (veja no nosso mapa interativo a localização). Você ganhará um mapa que indicará o local de entrada. Veja mais informações neste link e faça um tour online aqui.

  • Endereço: King’s Parade, Cambridge CB2 1ST, UK
  • Horários: confira as datas de aulas aqui
    • durante o período de aulas: de segunda a sexta de 9h30 às 15h30 / sábado de 9h30 às 15h15 / domingo de 13h15 às 14h30
    • fora do período de aulas: segunda a domingo de 9h30 às 16h30 (de dezembro a janeiro de 9h às 15h30)
  • Entrada: £9
kings-chapel-cambridge1
“Adoration of the Magi”, do pintor flamengo Rubens
Kings College vista do gramado interno
Kings College vista do gramado interno

8. RELÓGIO CORPUS

O relógio do Corpus é um relógio gigante de pêndulo que fica localizado na parte externa da biblioteca de Taylor na faculdade de Corpus Christi, no cruzamento das ruas Bene’t e Trumpington. Ele foi concebido e financiado por John C. Taylor, um antigo membro da faculdade. Trata-se de um dispositivo no mínimo curioso para medição do tempo, com um grande pêndulo dourado e um enorme gafanhoto sobre ele. Segundo o site oficial, a “face do relógio é chapeada em ouro puro e é feita para assemelhar ondas, como se uma pedra tivesse caído no meio de uma lagoa de metal líquido. Ele criado por uma série de explosões no vácuo, batendo o metal duro. As ondulações aludem ao Big Bang, o impacto central que formou o universo e o início dos tempos. O relógio  não tem ponteiros, ou números digitais e a hora é mostrado por órbitas concêntricas que piscam luzes azuis, correndo ou progredindo em taxas diferentes ao redor da circunferência da face do relógio.” O Corpus Clock oficialmente inaugurado, em 2008, pelo físico Stephen Hawking. Veja o video de funcionamento do relógio que está disponível no site oficial do college.

  • Endereço: 58 Trumpington St, Cambridge CB2 1RH, UK
Corpus Clock
Corpus Clock

9. QUEENS’ COLLEGE

Queens’ College é uma das mais antigas e maiores faculdades da universidade, fundada em 1448 por Margaret de Anjou (a rainha de Henrique VI, que fundou King’s College). Os ex-alunos da faculdade incluem chefes de governo e políticos de vários países, realeza, líderes religiosos, astronautas e até nomeados para Oscar. Seu mais famoso aluno é Erasmo de Roterdã. Você vai ganhar um mapa quando comprar o ticket, com alguns lugares para visitar na Queen’s College, como o pátio interno e a capela. Veja mais informações sobre Queen’s College neste link.

  • Endereço: Silver St, Cambridge CB3 9ET, UK
  • Horários: de abril a setembro de 10h às 16h30 / de outubro a março de 10h às 16h (confira os dias em que o local fica fechado neste link)
  • Entrada: £3
queens-college-cambridge1
Sala de Jantar do Queen’s College
queens-college-cambridge2
Capela vista do pátio do colégio

10. MATHEMATICAL BRIDGE

A Mathematical Bridge é uma ponte em madeira que liga os dois lados do Queen’s College e passa sobre o Rio Cam. Ela também pode ser vista da rua, caso você opte por não fazer o passeio pela faculdade. Uma história curiosa, porém totalmente mentirosa, envolve esta ponte. A lenda é que a ponte foi projetada e construída por Sir Isaac Newton sem o uso de porcas ou parafusos. No entanto, Newton não poderia estar diretamente envolvido já que que ele faleceu em 1727, vinte e dois anos antes da construção da ponte.

Mathematical Bridge no Queens'College
Mathematical Bridge no Queens’College

11. THE BACKS

Essa área é a nossa favorita em toda a cidade. The Backs é a região pitoresca atrás dos colleges, à beira do Rio Cam que proporciona as melhores vistas de toda a cidade. Esta área compreende a parte traseira que passa pelas seguintes universidades: Magdalene, St. John’s, Trinity, Clare, King’s e Queens’. Antigamente, grande parte da terra deste local era usada pelos colégios para pastorear animais ou cultivar frutos. O rio era também uma importante via comercial para o moinho localizado na Silver Street. Nós estivemos em Cambridge durante o outono e não conseguíamos parar de admirar os tons alaranjados das árvores e ver os barquinhos passeando pelo rio Cam.

cambridge-punting9
Área das Backs que ficam atrás dos colégios
cambridge-punting4
A vista parece de cinema
cambridge-punting6
À direita fica o King’s College, à esquerda, um pasto com vacas

12. PETERHOUSE COLLEGE

Peterhouse é o colégio mais antigo e tradicional da Universidade de Cambridge, fundado em 1284 por Hugo de Balsham, Bishop de Ely durante o reinado de Eduardo I. Alunos de Peterhouse já ganharam 5 prêmios Nobel. O acesso ao colégio é gratuito e você pode passear tranquilamente pelas áreas externas. Os destaques ficam por conta dos seus belíssimos jardins (que passam por trás do Fitzwilliam Museum), da capela e do Dining Hall (sala de jantar). Veja o mapa do colégio neste link.

  • Endereço: Trumpington St, Cambridge CB2 1RD, UK
  • Entrada: gratuita
peterhouse3
Dining Room

13. ANTIGA CASA DE CHARLES DARWIN

Para os admiradores de Charles Darwin, há uma placa marcando o local onde morou o importante cientista e escritor de “A Origem das Espécies” (1859). Darwin estudou na  Christ’s College, em Cambridge. Em dezembro de 1831, Darwin deixou a Inglaterra a bordo do HMS Beagle para a ilha de Galápagos e voltou em 1836. No seu retorno, ele se hospedou justamente nesta casa e foi aqui que Darwin organizou sua coleção de espécimes da viagem. Infelizmente, a casa não está aberta a visitação pública.

  • Endereço: 22 Fitzwilliam St, Cambridge CB2 1QH, UK
Casa de Darwin em Cambrige, com a placa indicando que o cientista morou ali entre os anos de 1836 e 1837
Casa de Darwin em Cambrige, com a placa indicando que o cientista morou ali entre os anos de 1836 e 1837

14. THE FITZWILLIAM MUSEUM

O The Fitzwilliam Museum foi uma das melhores surpresas de nossa visita a Cambridge. Temos que confessar que estávamos esperando algo muito menor, embora tivéssemos lido boas críticas sobre este museu, fundado em 1816. A coleção completa conta com, aproximadamente, 550 mil peças. Cerca de meio milhão de pessoas visitam o local anualmente. E não é à toa, pois além de muito completo, o museu é esteticamente e arquitetonicamente lindíssimo. Seu acervo está dividido em 5 departamentos: Antiguidades; Artes Aplicadas; Moedas e Medalhas; Manuscritos e Livros impressos; e Pinturas, Desenhos e Impressos. Há obras do Antigo Egito, Sudão, Grécia, Roma e Ásia; peças em diversos materiais como cerâmica, vidro, móveis, relógios, armaduras, tapete. Há também pinturas de artistas fantásticos como Simone Martini, Domenico Veneziano, Ticiano, Veronese, Rubens, Van Dyck, Canaletto, Monet, Degas, Renoir, Cézanne e Picasso.

  • Endereço: Trumpington St, Cambridge CB2 1RB
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita
the-fitzwilliam-museum1
Fachada do The Fitzwilliam Museum
the-fitzwilliam-museum2
A imponente escadaria na entrada do museu
the-fitzwilliam-museum3
Área com itens do Antigo Egito

15. JARDIM BOTÂNICO DE CAMBRIDGE

O Jardim Botânico de Cambridge foi possui 16 hectares e recebe anualmente mais de 200 mil visitantes. Ele possui uma coleção de plantas de mais de 8000 espécies de todo o mundo para facilitar o ensino e a pesquisa na universidade. O jardim foi fundado em 1831 pelo professor John Stevens Henslow (mentor de Charles Darwin) e foi aberto ao público em 1846.

  • Endereço: 1 Brookside, Cambridge CB2 1JE
  • Horários: diariamente de novembro a janeiro de 10h às 16h / fevereiro, março e outubro de 10h às 17h / de abril a setembro de 10h às 18h
  • Entrada: £5
Cores do outono no Jardim Botânico de Cambridge
Cores do outono no Jardim Botânico de Cambridge

ONDE COMER / BEBER EM CAMBRIDGE

  • Mercado: Uma boa opção para a hora do almoço é comer em uma das barraquinhas localizadas na Market Square (Praça do Mercado). No Cambridge Market há diversas opções gastronômicas para todos os gostos, que funcionam diariamente de 10h às 16h. Nós não resistimos quando encontramos uma barraquinha de comida brasileira e portuguesa e partimos para o ataque comendo coxinha, bolinha gigante de queijo, bolinho de bacalhau e pão de queijo.
Barraquinha de comidas brasileiras no mercado de Cambridge
Barraquinha de comidas brasileiras no mercado de Cambridge
  • Bares/Pubs:
    • The Eagle: Mesmo que você não pretenda parar para comer neste pub, vale a pena dar uma passadinha devido à sua importância histórica. Foi aqui que, em 1953, os cientistas Francis Crick e James Watson anunciaram que eles descobriram a estrutura do DNA. (Endereço: 8 Benet Street, Cambridge CB2 3QN, UK)
    • The Anchor (Endereço: Silver St, Cambridge CB3 9EL, UK)
Placa em frente ao The Eagle fala sobre a descoberta da estrutura do DNA
Placa em frente ao The Eagle fala sobre a descoberta da estrutura do DNA
Delicioso penne ao molho de tomate do Jamie's Italian
Delicioso penne ao molho de tomate do Jamie’s Italian

COMO IR A CAMBRIDGE PARTINDO DE LONDRES

A forma mais fácil de ir a Cambridge partindo de Londres é de trem. A estação fica entre 15 a 20 minutos a pé do centro da cidade. Há trens partindo das estações de Kings Cross e London Liverpool. Nós fomos para lá através da companhia de trem Greater Anglia e conseguimos passagens bem em conta para a cidade (£10.90 por pessoa ida e volta – preços de outubro de 2016). Vale a pena se programar com antecedência para conseguir tarifas mais baratas. Você comprar os tickets em uma das máquinas nas estações de trem ou pela internet. Confira horários e preços no site da National Rail.


Leia mais sobre a Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário