Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII

0

De todas as residências reais que visitamos até agora, Hampton Court Palace foi a mais agradável e surpreendente surpresa. Ele é enorme, recheado de atrações que incluem lindas e decoradas salas, belíssimos jardins, e até um labirinto. Confira o que encontrar nesse belíssimo palácio.

O HAMPTON COURT PALACE

Localizado na região de Richmond upon Thames a pouco mais de 20 km do centro de Londres, o Hampton Court Palace foi o palácio real oficial do monarca Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana. O Palácio pertencia no início do século XVI ao cardeal Thomas Wolsey. Quando o cardeal morreu em 1529, Henrique VIII (reinado: 1509-1547) se apropriou do edifício e, posteriormente, fez uma série de ampliações. Mas foi no reinado de William III (reinado 1689-1702), que realmente o palácio passou por uma grande processo de reconstrução e expansão espalhando-se no Palácio de Versalhes, na França.

Área verde na parte interna do Palácio
Área verde na parte interna do Palácio

O REI HENRIQUE VIII

Antes de começarmos o passeio pelo Palácio, é muito importante saber um pouco mais sobre o Rei Henrique VIII, um dos mais importantes da história da monarquia britânica. Henrique VIII teve desentendimentos com o Papa da Igreja Católica, pois queria a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, uma vez que a esposa não havia lhe dado um herdeiro do sexo masculino, mas somente uma herdeira. Seu desejo de fornecer à Inglaterra um herdeiro homem derivava em parte da vaidade pessoal e em parte da crença de que uma filha não seria capaz de consolidar o poder da dinastia Tudor e manter a frágil paz que existia após as Guerras das Rosas (1455–1487).

Réplica do Rei Henrique VIII nos jardins do Palácio

Como a anulação do casamento foi negada pela Igreja, e ele não foi autorizado a  se casar com Ana Bolena, o conflito gerado o levou a romper com a Igreja Católica e a criar a Igreja Anglicana, com ele mesmo como Rei e como o Chefe Supremo da Igreja.  Assim, Henrique VIII é conhecido por suas mudanças radicais à constituição inglesa, introduzindo na teoria do direito divino dos reis à Inglaterra. Além disso, a história do monarca acabou sendo marcada por seus seis casamentos (duas de suas esposas foram assassinadas por ele – uma delas foi inclusive Ana Bolena) e muitos casos extraconjugais.

COMO VISITAR O HAMPTON COURT PALACE

O Hampton Court Palace é uma palácio enorme, dividido em áreas de apartamentos reis dos reis Henrique VIII e William III, jardins muito mais. Para se ter uma ideia do tamanho do terreno, incluímos a figura abaixo retirada do site oficial do palácio. Por isso, use calçados confortáveis porque você terá que andar muito para conhecê-lo! Em seguida, falaremos de cada uma das áreas que podem ser visitadas no palácio.

mapa-andares-hampton3-court
Mapa do complexo do Hampton Court Palace. Figura: site oficial

Uma das coisas mais interessantes do Palácio é que, diferente da grande maioria, há atores que representam membros da realeza e vão encenando momentos históricos em diversos cômodos do castelo. Quando você chegar lá, passe pela bilheteria (mesmo que compre ingresso pela internet) para retirar um folheto com os horários das atrações do dia e o audio guide para visitar o palácio.

Atores se apresentando no Palácio

O QUE VER / FAZER NO HAMPTON COURT PALACE

Chegando a entrada principal do Palácio, você vai encontrar um grande pátio. O mapa abaixo mostra com destaque cada uma das áreas internas do palácio. Vamos usar as cores do mapa para falar sobre cada uma delas.

mapa-andares-hampton-court
Mapa do Hampton Court Palace. Figura: site oficial

1. APARTAMENTOS REAIS DE HENRIQUE VIII: Essa é uma das áreas mais famosas do Palácio Hampton Court por ter sido onde o Rei Henrique VIII passou grandes momentos de sua vida. É possível conhecer o lindo salão medieval Great Hall, a belíssima e histórica Capela Real (é proibido tirar fotos nesta área) e a coroa de Henrique VIII cravejada de pedras preciosas.

O belíssimo salão Great Hall
Belo vitral do Great Hall que tem a imagem de Henrique VIII no centro
Foi aqui que Henrique VIII se casou com sua primeira esposa Catarina de Aragão
Entrada para a Capela Real

2. COZINHAS DE HENRIQUE VIIITem curiosidade para saber como era uma cozinha medieval? Aqui é possível ter uma boa ideia de como os alimentos eram preparados para os grandes banquetes servidos no Palácio. Para se ter uma ideia da grandiosidade gastronômica, estima-se que anualmente eram consumidos 1.240 bois, 8.200 ovelhas, 2.330 cervos, 760 bezerros, 1.870 porcos, 53 javalis e 600 mil litros de cerveja! Há também uma área dedicada a produção de chocolate, cujo consumo se restringia à realeza em seus primórdios.

Cozinha medieval do Palácio
Muitos objetos utilizados na época
Área dedicada à produção de chocolate

3. HISTÓRIA DO JOVEM HENRIQUE VIIIQuem se interessa por história inglesa e quiser saber um pouco mais sobre a vida do famoso Henrique VIII, não pode deixar de visitar essa área do palácio que retrata a história do rei, seus casamentos e problemas enfrentados ao longo de sua vida.

Saiba mais sobre a vida e os casamentos de Henrique VIII

4. APARTAMENTOS REAIS DE WILLIAM IIIA área dos apartamentos reais de William III já nos recebe de maneira belíssima com uma imponente escadaria e pinturas belíssimas nas paredes. Há duas áreas que podem ser visitadas: na superior, os apartamentos de Estado, que eram utilizados para fins governamentais, recepções oficiais e jantares e, no piso térreo, os apartamentos privativos do rei, salas onde ele vivia, trazia amigos pessoais para conversas e jantares informais.

A belíssima pintura na escadaria que leva para os apartamentos de William III
Desenhos incríveis nas paredes feitos com armas, facas, espadas e adagas
Sala do trono
Corredor com obras de arte que leva até os aposentos privados
Sala de jantar para amigos íntimos

5. HISTÓRIA GEORGIANAEsta é uma área do Palácio que conta mais sobre a história Georgiana. O príncipe George e a princesa Caroline se mudaram para Hampton Court logo após a ascensão de George ao trono como George II (reinado: 1727-1760). Um dos grandes destaques são a belíssima “Escadaria da Rainha” feita por William Kent. No reinado de George II foram construídos os últimos quartos em Hampton Court para qualquer membro da família real. A área incluía novos quartos construídos em 1732 para seu segundo filho, o Duque de Cumberland. Estes quartos, hoje conhecidos como o Cumberland Suite, também foram projetados por William Kent.

Pinturas da escadaria da Rainha
Pinturas deslumbrantes nas paredes e teto
Quarto do rei
Galeria da Rainha

6. GALERIA DE ARTE CUMBERLANDEssa é uma outra área do Palácio em que é proibido tirar fotos, por guardar um coleção real de pinturas belíssimas de nomes consagrados como Rembrandt, Holbein, van Dyck e Canaletto.

Entrada para a Galeria de Arte

7. TRIUNFO DE CAESAREste conjunto de pinturas de Andrea Mantegna é considerado por alguns especialistas como algumas das pinturas italianas mais importantes do Renascimento no mundo. O artista fez um estudo especial da arquitetura antiga e escultura para tornar suas cenas tão realistas quanto possível.

8. ÁREA EXTERNA – JARDINS, QUADRA DE TÊNIS E MAIOR VINHA DO MUNDOSó os jardins do palácio já valem a visita! Na verdade, o local abriga um parque de 304 hectares, sendo que os jardins propriamente ditos ocupam uma área de 26 hectares e o palácio 2,5 hectares. Um dos grandes destaques é o Privy Gardens, jardins extremamente bem cuidados, que formam belos desenhos. A área toda é belíssima e também conta com a maior vinha do mundo (confirmada pelo Guinness Book), mais de 8 mil árvores, e uma quadra de tênis real que, inicialmente, foi construída pelo Cardeal Wolsey entre 1526 e 1529 e era bastante utilizada por Henrique VIII durante sua juventude. Uma curiosidade é que Ana Bolena estava jogando tênis quando foi presa e levada para a Torre de Londres, onde foi decapitada.

Vista do Palácio ao fundo a partir dos jardins
Grande lago que lembra os jardins do Palácio de Versalhes
A beleza dos jardins em um belo dia de verão
Árvores podadas em formato de cogumelos
Área dos Jardins Privy
A maior vinha do mundo

9. JARDIM MÁGICO: Trata-se de um grande playground na região dos jardins do Palácio. Diversão garantida para crianças entre 2 e 13 anos!

10. LABIRINTOEste considerado o mais famoso labirinto do mundo! Ele foi encomendado por volta de 1700 por William III. Mesmo quem não visita o Palácio pode pagar um ingresso à parte para conhecer o labirinto, por isso, é preciso mostrar o ticket que você usou para tentar no Palácio para o funcionário que cuida do labirinto. Horários: de novembro a março de 10h às 15h45 / de março a outubro de 10h às 17h15

Placa mostra o formato do Labirinto
Dentro do Labirinto

ONDE COMER NO HAMPTON COURT PALACE

Opções de lugares para comer não faltam no palácio, tanto de Cafés quanto de restaurantes. Confira as opções e veja a localização neste mapa:

Nossa escolha foi o The Fountain Café com uma área aberta durante o verão
Almoço no Hampton Court Palace

COMO CHEGAR AO HAMPTON COURT PALACE

É muito fácil chegar ao Hampton Court Palace partindo de Londres. Os trens saem da estação de trem de Waterloo e param na estação de Hampton Court. A viagem dura menos de meia hora. Chegando lá, basta atravessar o Rio Tâmisa pela Ponte Hampton Court para chegar ao palácio. Veja preços e horários de passagem de trem pelos sites da National Rail ou TrainLine. Nós fomos pela companhia SouthWest Trains e pagamos £12.10 por pessoa (ida e volta) no mês outubro de 2016.

Vista incrível ao se atravessar a ponte que leva ao Palácio

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hampton Court Palace

  • Endereço: A308East Molesey KT8 9AU, Inglaterra
  • Horários:
    • de final de março a final de outubro: diariamente de 10h às 18h
    • de novembro a março: diariamente de 10h às 16h (jardins fechados no período)
  • Entrada*: inclui audio guide
    • Castelo + Labirinto + Jardins:
      • de março a outubro: £19 (na bilheteria) e £18 (online)
      • de novembro a fevereiro: £16.50 (na bilheteria) e £15.50 (online)
    • Somente Jardins + Labirinto: £7
    • Somente Labirinto: £4
  • Estacionamento: funcionamento de 8h às 20h / a partir de £1,50 por hora

*preços sem a contribuição para preservação


Leia mais sobre palácios, castelos e residências reais na Inglaterra:

Deixe seu comentário