Inglaterra: Como chegar ao Stonehenge a partir de Londres

Muitas pessoas que visitam Londres acabam não conhecendo o incrível monumento pré-histórico Stonehenge devido à distância da capital britânica, de quase 150 km. Neste post, detalhamos como chegar ao Stonehenge a partir de Londres com dicas detalhadas que gostaríamos que tivessem nos contado antes de ir para lá. Confira!

INGLATERRA: COMO CHEGAR AO STONEHENGE A PARTIR DE LONDRES

1. CARRO

Quem está disposto a dirigir na mão inglesa, basta alugar um carro para chegar até o local.  A viagem de carro leva cerca de 2 horas e você pode fazer uma simulação de taxas para aluguel de um veículo através deste link do nosso parceiro RentalCars.com. Vale lembrar que é preciso ter mais de 25 anos para alugar um carro no país e a Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória, mas pode ajudar no caso de algum problema. Caso resolva dirigir com a carteira de habilitação brasileira, você precisa estar com o passaporte em mãos o tempo todo. Dicas importantes:

  • Não abra mão do seguro de aluguel, principalmente para quem vai dirigir na mão inglesa pela primeira vez.
  • Peça por um aparelho de GPS caso você não tenha essa opção em seu celular o tablet; você pode ter ligações pelo celular e plano de dados para usar durante sua viagem comprando um chip internacional pré-pago que pode ser entregue na sua casa antes mesmo da viagem. Assim, você pode avisar seus familiares e amigos do seu número e, no caso de imprevistos, terá como pedir ajuda, contatar o seguro, etc. Veja mais informações de como adquirir seu chip internacional pré-pago com a Travel Mobile através deste link.
  • Este post da Adriana do blog Dri Everywhere dá mais dicas de como andar de carro na mão inglesa.

Leia mais: Por que os britânicos dirigem à esquerda?

Mão inglesa, muito cuidado na hora de dirigir no Reino Unido
Mão inglesa, muito cuidado na hora de dirigir no Reino Unido

2. TOURS & EXCURSÕES

Uma das formas mais buscadas por quem visita a região é aproveitar a conveniência de um tour ou excursão a partir do centro de Londres. É uma boa alternativa para quem não quer se preocupar tanto em dirigir na mão da inglesa, o que é algo totalmente diferente para nós, quanto não quer ter que correr atrás de informações de transporte público e se preocupar com horários variados. Os tours e excursões, geralmente, partem de um terminal no centro da cidade e costumam combinar a ida a Stonehenge com passeios a outras cidades ou atrações. Separamos algumas opções interessantes para ajudar você. Todas elas são de tours que partem de Londres (veja todas as opções neste link):

3. TRANSPORTE PÚBLICO: TREM + ÔNIBUS

Para quem, como nós dá prioridade ao transporte público no Reino Unido, vamos explicar em detalhes de que forma chegar ao Stonehenge e outras atrações que estão inclusas. Quem estiver em Londres, precisa fazer a viagem em duas etapas: a primeira de trem, a segunda de ônibus.

PARTE 1: TREM

  • Compre os tickets de trem partindo de London Waterloo até Salisbury, a cidade com estação de trem mais próxima do Stonehenge. Há trens partindo a cada meia hora e a viagem dura cerca de 1 hora e 20 minutos. A estação London Waterloo pode ser acessada através de metrô pelas linhas Jubilee (cinza), Northern (preta) e Bakerloo (marrom).
  • É possível comprar as passagens de trem de diversas maneiras e uma delas é pelo famoso site The Train Line. Nós recomendamos comprar pelo site da empresa South West Trains, pois foi nele que encontramos os melhores preços. Você pode comprar o ticket pessoalmente em uma das máquinas de auto-atendimento ou pela internet (os preços variam dependendo do horário e dia e, por isso, vale a pena pesquisar e comprar com antecedência).
  • Caso compre pela internet no site da South West Trains, basta chegar na estação com alguns minutos de antecedência, levar o cartão que você utilizou para pagar e utilizar uma das máquinas de auto-atendimento. Para coletar os tickets, você vai precisar inserir o cartão da compra e digitar o código que é fornecido no email de confirmação que enviado logo após a compra.
  • Nas nossas experiências de trem em Londres pela South West Trains, embora no momento da compra você precise colocar um horário de partida e de chegada, em geral, o ticket é impresso sem hora definida e, por isso, você pode pegar sempre que tiver um trem disponível para Salisbury. Isso é válido para opções off-peak (fora do pico). Qualquer dúvida, é melhor se informar diretamente com a South West Trains.
Ticket da South West Trains
Ticket da South West Trains
  • Com o ticket em mãos, confira nos painéis superiores da estação para qual plataforma você precisa se dirigir. Coloque o ticket no buraquinho que possui na catraca eletrônica (mesmo tamanho de um cartão de crédito) e retire seu ticket do lado de cima. Mantenha-o com você durante toda a viagem porque fiscais podem pedi-lo para conferir o seu destino. Para a volta a partir da estação de Salisbury, a regra é a mesma, mas como a estação de trem é menor, será mais fácil identificar a plataforma da qual o trem partirá.
  • A menos que você tenha comprado um ticket para a primeira classe, com lugar marcado, pode entrar nos vagões padrão (standard class) e sentar-se em qualquer lugar.
  • Preço: Nós pagamos, em julho de 2016, £16 por pessoa pelo ticket ida e volta pela South West Trains.

PARTE 2: ÔNIBUS

  • Chegando à cidade de Salisbury é preciso pegar um ônibus turístico porque não há transporte público que leve até o Stonehenge. Saia da estação e você verá um ônibus de 2 andares escrito The Stonehenge Tour à esquerda.
Procure por ônibus de dois andares com este nome
Procure por ônibus de dois andares com este nome
  • Primeira dica, compre os tickets pela internet porque na hora é preciso em pagar em dinheiro trocado. Se você comprar pela internet, basta levar a confirmação impressa e apresentar na hora do embarque no ônibus. Além disso, quem compra pela internet entra antes no ônibus.
  • A viagem de ônibus leva pouco mais de meia hora. Chegando ao Stonehenge e antes de sair do ônibus da The Stonehenge Tour, você ganhará uma pulseirinha que dará livre entrada à exposição Centro de Visitantes do Stonehenge e acesso a um microônibus que funciona no local que transporta as pessoas do Centro de Visitantes até o local do monumento.
Pulseirinha para entrada em todos os locais
Pulseirinha para entrada em todos os locais
  • Você pode incluir outros passeios na volta do ônibus após o passeio no Stonehenge. Um deles é o Old Sarum e o outro é a visita à Catedral de Salisbury, onde está localizada um dos exemplares originais da Magna Carta (daremos mais informações sobre ambos em um post específico).
  • Os horários em que o ônibus passa em cada um dos pontos de parada varia de acordo com a estação do ano, por isso, você precisa consultar os horários no site para se planejar. Na hora em que você subir no ônibus, ganhará um panfleto com os horários e informações sobre os lugares. Normalmente, os ônibus passam a cada meia hora em cada ponto, mas no inverno, os ônibus costumam passar a cada 1 hora.
Confira os horários para se programar
Confira os horários para se programar
  • No entanto, caso você desça no Old Sarum, não precisa ficar esperando somente os ônibus da The Stonehenge Tour para ir para o centro da cidade. Você pode pegar qualquer ônibus da Salisbury Red que siga para o centro de Salisbury, bastando mostrar o seu ticket da The Stonehenge Tour para o motorista na entrada. Foi o próprio motorista que comentou que funcionava assim e nós testamos e comprovamos, fomos para o centro de Salisbury com o ônibus Salisbury Red sem nenhum problema.
  • Preços (2016):
    • Só ônibus até o Stonehenge (NÃO inclui entrada): £15
    • Ônibus + Old Sarum + Stonehenge (inclui entradas): £28
    • Ônibus + Old Sarum + Stonehenge + Catedral de Salisbury (inclui entradas): £34
    • IMPORTANTE – ENTRADAS: Pagando à parte, a entrada para o Stonehenge custa £15.50; para o Old Sarum custa £4.50; e é sugerida uma doação voluntária para entrar na Catedral de Salisbury de £7.50

Leia mais sobre o Reino Unido: