Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta

0

Salisbury é uma cidadezinha super simpática no interior da Inglaterra que é o ponto principal para quem quer visitar o Stonehenge, conforme falamos no post “Inglaterra: Monumento pré-histórico Stonehenge“. Mas quem vai para lá pode aproveitar para conhecer a famosa Catedral de Salisbury, local onde se encontra um dos originais da Magna Carta, um documento importante de 1215. Vamos saber um pouco mais sobre a Catedral de Salisbury e a Magna Carta?

INGLATERRA: CATEDRAL DE SALISBURY E A MAGNA CARTA

A Catedral de Salisbury foi construída em apenas 38 anos (1220-1258), em um único estilo arquitetônico, o gótico inglês, usando 70 mil toneladas de pedra, 28 mil toneladas de carvalho e 420 toneladas de chumbo.

Entrada principal da Catedral de Salisbury
Entrada principal da Catedral de Salisbury
Vista da Nave da Catedral
Vista da Nave da Catedral

A Torre da Catedral e é a mais alta da Grã-Bretanha, com 123 metros, e pesa 6.500 toneladas! A Catedral é repleta de monumentos, túmulos lindamente esculpidos, além de exposições regulares de arte.

catedral-salisbury8
Coro da Catedral

O mapa abaixo sugere o melhor trajeto para a visita (clique para abrir o PDF).

Mapa da Catedral de Salisbury. Figura: site oficial
Mapa da Catedral de Salisbury. Figura: site oficial

Destaques da Catedral de Salisbury:

RELÓGIO MECÂNICO

O relógio mais antigo do mundo de trabalho mecânico, datado de 1386.

Relógio mecânico mais antigo do mundo
Relógio mecânico mais antigo do mundo

FONTE

A belíssima fonte “Água Viva” de William Pye foi incorporada à igreja em 2008 e mostra a água fluindo de forma incrível.

A encantadora fonte no centro da Catedral
A encantadora fonte no centro da Catedral

VITRAIS

A Catedral toda possui vitrais coloridíssimos e belíssimos. Um dos maiores destaques é o vitral “Prisoners of Conscience” de Gabriel Loire (1980), localizado na Trinity Chapel.

catedral-salisbury4
Vitral na entrada principal
catedral-salisbury10
Vitrais coloridos estão por toda parte
catedral-salisbury9
Vitral “Prisoners of Conscience” de Gabriel Loire (1980)

MAGNA CARTA

Magna Carta é um documento que limitou o poder dos monarcas britânicos, impedindo o exercício do poder absoluto. Ela foi assinada em 1215 pelo Rei João, que depois de desentendimentos com o Papa, acabou sendo obrigado a renunciar a alguns de seus direitos divinos, submetendo-se às leis dos homens. A mais bem preservada das quatro cópias originais da Magna Carta, que está listada entre os Patrimônios Mundiais da UNESCO, encontra-se abrigada dentro da Catedral na “Chapter House” (capela). A importância deste documento é gigantesca, uma vez que inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as constituições de muitos países democráticos. Embora seja permitido tirar fotos dentro da Catedral, não se pode tirar fotos do documento, que fica escondido em uma câmara cuja entrada é feita através de cortinas.

Local onde fica a cópia mais bem preservada da Magna Carta
Local onde fica a cópia mais bem preservada da Magna Carta

TORRE DA CATEDRAL

O tour pela Torre da Catedral permite que o visitante suba 332 degraus em escadas sinuosas em espiral para chegar até o deck de observação da Torre que fica a 69 metros de altura. Os tours são guiados por um especialista que passa diversas informações relevantes sobre a Catedral. O passeio é pago a parte. Confira os horários e reserve seu ticket neste link.

A Torre de igreja mais alta da Grã-Bretanha
A Torre de igreja mais alta da Grã-Bretanha

CLAUSTRO

O claustro da Catedral de Salisbury é um dos maiores da Grã-Bretanha com 32 hectares e possui uma bela área gramada no centro do complexo.

Belíssimo claustro gramado
Belíssimo claustro gramado

CAFÉ E LOJA DE PRESENTES

Depois de um dia batendo perna na cidade, você ainda pode aproveitar o passeio pela Catedral de Salisbury para conhecer o Café e a lojinha de presentes que ficam localizados na parte interna do edifício.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Catedral de Salisbury

  • Endereço: 6 The Close, Salisbury SP1 2EJ
  • Horários: diariamente de 9h às 17h no verão / de 12h às 16h no inverno
  • Preço: é sugerida uma doação voluntária para entrar na Catedral de Salisbury de £7.50
  • Tours na Torre: £12.50


Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário