Imperial War Museum: O museu de guerra de Londres

0

Nós como super interessados em história, recomendamos muito aos que querem conhecer um pouco mais sobre os detalhes da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, do ponto de vista inglês, que visitem o incrível Imperial War Museum, o Museu Imperial de Guerra de Londres. Ele conta com uma das exposições mais completas e emocionantes sobre o holocausto no mundo. Confira o que encontrar por lá.

IMPERIAL WAR MUSEUMS

Imperial War Museums é uma associação de museus que possui 5 unidades distribuídas pelo Reino Unido, sendo 3 delas em Londres: Churchill War Rooms, HMS Belfast e o Imperial War Museum London, o qual falaremos neste post. Ele foi fundado em 1917, com o objetivo de registrar a história militar do Império Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, a exposição se expandiu para incluir todos os conflitos em que as forças britânicas ou da Commonwealth (veja mais aqui) estiveram envolvidas desde 1914. Desta forma, museu busca incentivar o estudo da história da guerra moderna.

Área central do Imperial War Museum
Tanque de guerra no Imperial War Museum

COMO EXPLORAR O IMPERIAL WAR MUSEUM

Logo na entrada do Imperial War Museum você verá armas de guerra que 15 polegadas que pertencem aos antigos navios, utilizados na Segunda Guerra Mundial, HMS Ramillies e HMS Roberts. Há também uma parte do Muro de Berlim, derrubado em 1989.

Entrando no museu, você verá que ele é dividido em 6 Pisos (do Piso 0 ao Piso 5). Você precisará descer as escadas para chegar ao PISO 0, onde se encontra um átrio em que é possível ver diversas aeronaves penduradas no teto e um tanque de guerra. No Piso 0 também fica uma exposição permanente sobre a Primeira Guerra Mundial e sobre Vítimas da Guerra.

Exposição sobre a Primeira Guerra Mundial
Uniformes utilizados durante a Primeira Guerra

Subindo as escadas, chega-se ao PISO 1, que conta com um mezanino em que é possível observar mais de perto os aviões pendurados no teto que mencionamos anteriormente. Neste piso, ficam exposições sobre a Segunda Guerra Mundial, chamadas: A Family in War Time” e “Turning Points: 1934-1945; uma área para exposições provisórias; e um cinema que exibe filmes e documentários referentes às guerras. O PISO 2 traz mais exposições sobre a Segunda Guerra Mundial, denominadas Secret War” e Peace and Security – 1945-2014. Aqui também ficam salas de conferência e um centro de aprendizado, voltado para tours feitos para escolas que levam os estudantes para ver a história das guerras mais de perto. No PISO 3, você irá encontrar diversas exposições provisórias. Para ver o calendário destas exposições, acesse este link. Há uma exposição permanente sobre Curiosidades da Guerra.

Vista do átrio a partir do mezanino
Motocicleta utilizada na Segunda Guerra
Tanques utilizados na Segunda Guerra
Águia de Bronze com o símbolo nazista
Aeronave japonesa abatida durante a guerra

O PISO 4 abriga o acervo mais impressionante do museu em uma exposição simplesmente emocionante sobre o Holocausto. A coleção de documentos, uniformes, relatos e videos é de arrepiar. Há uma grande maquete que recria o maior campo de concentração nazista, Auschwitz, na Polônia e muitos objetos pessoais de judeus que foram vítimas desses perversos campos. Nesta exibição especial é proibido tirar fotos. O último andar, PISO 5, abriga a “The Lord Ashcrof Gallery, que exibe uma grande coleção de Cruzes da Vitória (medalhas no formato de uma cruz), revelando as pessoas por trás das medalhas, e uma significativa coleção de George Crosses.

ONDE COMER NO IMPERIAL WAR MUSEUM

O museu conta com o The Café (PISO 0) para lanches rápidos que funciona diariamente entre 10h e 17h30. O menu inclui pizzas, hambúrgueres, saladas, sanduíches e pratos da culinária britânica. Durante os meses de verão, monta-se um segundo espaço para refeições, chamado The Room (PISO 1), que oferece bolos, sanduíches e bebidas, funcionando diariamente de 12h às 17h.

COMO CHEGAR

Existem duas estações de metrô que ficam entre 10 a 15 minutos de caminhada do museu:

  • Waterloo: Bakerloo Line (marrom), Jubilee Line (cinza) e Northern Line (preta)
  • Elephant & Castle: Bakerloo Line (marrom) e Northern Line (preta)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Imperial War Museum

  • Endereço: Lambeth Rd, London SE1 6HZ
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita / ingresso varia para exposições especiais


Leia mais sobre museus em Londres:

Deixe seu comentário