Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres

0
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Seguros Promo

Que tal saber como explorar da melhor forma possível o belíssimo Hyde Park em Londres? O parque é enorme e tem muita coisa bacana para conhecer. Confira o que encontrar por lá!

O HYDE PARK

O Hyde Park é um dos oito Parques Reais de Londres e um dos mais famosos! Diferentemente do que muitos dizem, o Hyde Park, com seus 142 hectares, não é o maior Parque Real de Londres! Segundo dados oficiais do site Royal Parks frente dele estão, o Richmond Park (1.011 hectares), o Bushy Park (445 hectares) e o Regent’s Park & Primrose Hill (160 hectares). O Hyde Park foi estabelecido por Henrique VIII em 1536, quando o rei adquiriu o terreno da Abadia de Westminster e começou a usá-lo como uma área de caça.

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Hyde Park. Foto: site oficial

O local foi aberto ao público somente em 1637, tornando-se um dos parques mais populares da cidade. Acredita-se que o nome do parque seja de origem saxônica, e significa uma unidade de terra (“hide”) que era apropriada para o sustento de uma família e de seus dependentes. No início da Guerra Civil Inglesa em 1642, uma série de fortificações foram construídas ao longo do lado leste do parque, incluindo fortes no que é agora Marble Arch, Mount Street e Hyde Park Corner. Durante a Grande Peste de Londres em 1665, o Hyde Park foi usado como um campo militar.

NÃO CONFUNDA! HYDE PARK E KENSINGTON GARDENS

Muita gente acha que o Hyde Park é um parque gigantesco, ignorando a existência do Kensington Gardens. Na verdade, Kensington Gardens fazia, originalmente, parte do Hyde Park. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo. Eu, particularmente, acho o Kensington Gardens bem mais interessante que o Hyde Park pelo fato de lá ficar o Palácio de Kensington (residência do príncipe William, da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e de seus 3 filhos), as galerias de arte Serpentine, o Memorial do Príncipe Albert, os Italian Gardens, entre outras atrações. Em termos de tamanho, depois da divisão o Hyde Park ficou com, aproximadamente, 142 hectares e o Kensington Gardens com 111 hectares.

Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens

O Lago Serpentine (que divide o Hyde Park do Kensington Park) foi formado pelo represamento do Rio Westbourne. Ele é separado do Lago Long Water por uma ponte projetada em 1826. O local se tonou um importante ponto para expressão e debate dos londrinos. No final do século XX, ele foi utilizado para a realização de show de rock gratuitos, com grupos como Pink Floyd, The Rolling Stones e Queen. O Hyde Park também se tornou um local importante para a celebrações reais. No parque foram celebrados o Jubileu de Ouro da Rainha Victoria e o Jubileu de Prata e o de Diamante da Rainha Elizabeth II.

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Cisnes no lago. Foto: site oficial
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Passeio de barco no Hyde Park. Foto: site oficial

Desde 2007, o parque ainda abriga o anual Hyde Park Winter Wonderland, quando recebe um grande evento para celebrar o Natal, através de mercados natalinos, brinquedos (incluindo uma grande roda-gigante), pista de patinação no gelo, teatro, bares, restaurantes e uma série de atrações.

O QUE CONHECER NO HYDE PARK

Para ajudar você a se programar para conhecer o Hyde Park, colocamos todas as nossas dicas deste post no mapa interativo abaixo. Em roxo estão as principais atrações do parque e, em azul, os monumentos, estátuas e fontes. Estão ainda lugares para comer dentro do parque (em vermelho) e as principais estações de metrô nos arredores do Hyde Park (em preto). Com esse mapa e as dicas que daremos em seguida, será impossível você não conhecer o Hyde Park nos mínimos detalhes! Vamos lá?

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. PRINCESS DIANA MEMORIAL FOUNTAIN

Inaugurado pela Rainha Elizabeth II em 2004, este é um memorial em homenagem à falecida Diana, a Princesa de Gales. Trata-se de uma fonte que corre pelo chão que foi construída com 545 peças de granito. O design tem como objetivo refletir a vida de Diana, a água flui do ponto mais alto em duas direções antes de se reunir em uma piscina calma na parte inferior. A fonte funciona de abril a agosto de 10h às 20h / setembro de 10h às 19h / de março a outubro de 10h às 18h / de novembro a fevereiro de 10h às 16h

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Princess Diana Memorial Fountain. Foto: site oficial

2. SPEAKERS’ CORNER

O Speakers ‘Corner está localizado na extremidade nordeste do Hyde Park, perto do Marble Arch e da Oxford Street. Este é um local tradicional para discursos públicos e debates desde meados dos anos 1800, quando protestos e manifestações ocorreram no Hyde Park. Figuras históricas como Karl Marx, Vladimir Lenin e George Orwell costumavam usar a área. Mais recentemente, o Speaker’s Corner foi o foco de uma grande manifestação contra a ação militar no Iraque. Até hoje existem pessoas que usam o espaço para expor seus pontos de vista. Qualquer pessoa pode falar sobre qualquer assunto no local, desde que a polícia considere seus discursos lícitos.

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Speakers’ Corner. Foto: site oficial

Leia mais: Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres

 

3. ROSE GARDEN

Inaugurado em 1994, oRose Garden é um jardim belíssimo que possui plantações de rosas misturadas com plantações herbáceas. A melhor época para ver as rosas é no início do verão. Os canteiros de flores são plantados duas vezes por ano, com exibições de primavera e verão, mas, independentemente da época do ano em que você visita, sempre haverá algo bacana para ver.

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Rose Garden. Foto: site oficial

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

4. ESPORTES E PLAYGROUNDS

  • SERPENTINE LIDO: O Serpentine Swimming Club é o clube de natação mais antigo da Grã-Bretanha. Lá fica uma piscina publica que funciona de 10h às 18h todos os dias nos meses de junho, julho e agosto. Durante maio, o local abre somente aos finais de semana. É cobrada uma taxa de £ 4.80 para entrar na piscina.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Serpentine Lido. Foto: site oficial
  • WILL TO WIN HYDE PARK SPORT CENTRE: É um centro esportivo onde há seis quadras de tênis, um gramado de boliche com seis pistas, um campo de golfe de nove buracos, uma área de jogos multiuso e quadra de padel, além de um Café e vestiários.
  • THE BOAT HOUSE: Uma das atividades interessantes no local é andar de pedalinho, de barco a remo, de caiaque ou de um barco chamado SolarShuttle, com capacidade para até 40 passageiros. O passeio aquático pelo Lago Serpentine está aberto de abril a outubro de 10h até o pôr do sol, que é por volta das 16h no inverno e 20h no verão.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Pedalinho no Hyde Park, com a Boat House ao fundo. Foto: site oficial
  • HYDE PARK SENIOR PLAYGROUND: O Senior Playground é uma instalação gratuita ao ar livre que inclui seis equipamentos de exercício para ajudar os usuários a melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio do núcleo. Os equipamentos foram selecionados para garantir um alto nível de acessibilidade, facilidade de uso e diversão para todos os usuários. O horário de funcionamento é de abril a setembro de 9h às 21h e de outubro a março de 10h às 16h.
  • HYDE PARK PLAYGROUND: O parquinho infantil conta com trilhos de escalada, balanço e escorregador. Foi recentemente remodelado para fornecer uma gama mais ampla de recursos que permitem brincadeiras mais criativas e são menos restritivas no número de crianças que podem brincar ao mesmo tempo.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Hyde Park Playground. Foto: site oficial

5. ESTÁTUAS E MONUMENTOS

  • Apsley Gate: Este portão de pedra clássico com suas colunas de topo de pergaminho feito de pedra de Portland e construído entre 1826 e 1829.
  • Serenity: Instalada na parque em 2009, trata-se de uma escultura de bronze localizada perto da Princess Diana Memorial Fountain. A escultura é inspirada na deusa egípcia da natureza.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Serenity. Foto: site oficial
  • Queen Elizabeth Gate: Estes portões decorados, feitos de aço inoxidável, foram instalados para comemorar o aniversário de 90 anos da rainha Elizabeth, a rainha-mãe (mãe de Elizabeth II). A parte central une dois símbolos nacionais: o leão da Inglaterra com o unicórnio da Escócia.
  • The Huntress Fountain: Instalada em 1906, a Fonte da Caçadora fica localizada no Rose Garden e apresenta a figura de bronze de Diana, a deusa da caça, atirando com uma flecha.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
The Huntress Fountain. Foto: site oficial
  • Freeman Family Drinking Fountain: Este bebedouro público fica localizado perto do portão de Cumberland e foi um presente da família Freeman. Ele foi inaugurado em 2009 e é uma esfera feito de aço inoxidável polido. É formado por quatro bebedouros em diferentes alturas para atender a diferentes usuários.
  • Statue of Achilles: Esta estátua de 5,5 metros de altuta de Aquiles, o herói grego da Guerra de Tróia, celebra  Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington. Ela instalada por ordem do rei George III em 1822, se tornando a primeira estátua do Hyde Park. A estátua fica perto do Portão da Rainha Elizabeth, no Hyde Park Corner.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Estátua de Aquiles. Foto: site oficial
  • The Reformers’ Tree: Foi um carvalho que se tornou o foco de protesto em 1866 pela Reform League, um grupo que fez campanha para dar o direto de votar para todos os homens adultos. Durante o protesto, a árvore foi incendiada e o tronco carbonizado se tornou um quadro de avisos, um ponto de encontro para reuniões e, sobretudo, um símbolo do direto do povo de se reunir. Desde 2000, há um mosaico no chão feito em preto e branco.
  • Cavalry Memorial: Este memorial é uma escultura de bronze que representa São Jorge a cavalo, pisando sobre um dragão derrotado, com um friso de cavaleiros galopando ao redor da base. O memorial celebra os membros dos regimentos da cavalaria mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1924, ele foi originalmente instalado em um outro local e transferido para o local atual em 1961.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Calvary Memorial
  • Holocaust Memorial: Este memorial é um jardim de pedras cercado por flores de caule branco. Construído em 1983, ele foi o primeiro memorial da Grã-Bretanha em homenagem às vítimas do holocausto.A maior pedra está inscrita com o texto do Livro das Lamentações: “Por estes eu choro. Correntes de lágrimas correm dos meus olhos por causa da destruição do meu povo.”
  • 7 July Memorial: Este memorial é uma homenagem às vítimas do atentado terrorista ocorrido em Londres em 7 de julho de 2005. Ele foi inaugurado pelo Príncipe Charles e por sua esposa quatro anos depois do ocorrido. O memorial compreende 52 pilares de aço inoxidável, representando cada uma das 52 vítimas, agrupadas em quatro grupos interligados que refletem os quatro locais dos incidentes.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Memorial 7 de julho. Foto: site oficial
  • Pan Statue: A estátua, que também é conhecida como Rush of Green, é feita de bronze e retrata uma família e seu cachorro correndo no parque. Ela foi projetada em 1961 e está localizada no Portão de Edimburgo, no lado sul do Hyde Park.
  • The Bandstand in Hyde Park: O coreto do Hyde Park é um dos mais antigos da Grã-Bretanha. Ele foi construído em 1869 e instalado no Kensington Gardens, mudando-se para o Hyde Park em 1886. Na década de 1890, os shows da banda eram realizados no coreto três vezes por semana. Atualmente, ele é usado para concertos ocasionais, como um ponto de encontro regular para eventos esportivos e patrocinados e parte do evento Hyde Park Winter Wonderland realizado no Natal.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Coreto do Hyde Park. Foto: site oficial
  • Norwegian War Memorial: Desde 1978, este memorial feito de um grande bloco de granito foi entregue pela marinha norueguesa e pela frota mercante em agradecimento ao apoio britânico durante a Segunda Guerra Mundial. No granito está escrito “Você nos deu um refúgio seguro em nossa luta comum por liberdade e paz”, na parte frente. Na parte traseira está a frase: “Trabalhado e feito pelas forças da natureza por milhares de anos”. O memorial fica atrás da Boat House.
  • Joy of Life Fountain: Esta fonte, datada de 1963, mostra duas figuras de bronze de mãos dadas enquanto dançam acima da água, com quatro crianças de bronze emergindo da piscina. Em 2008, a entidade beneficente, Marie Curie Cancer Care, plantou 60.000 bulbos de narcisos ao redor da fonte para celebrar seu 60º aniversário.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Fonte Joy of Life
  • The Hudson Memorial Bird Sanctuary: É um memorial, instalado em 1924, de pedra esculpida comemorando o escritor e naturalista do século XIX, William Hudson. Ele ajudou a estabelecer a Sociedade Real para a Proteção de Aves e fez campanha por áreas selvagens em parques, numa época em que eles estavam sempre limpos e organizados. A escultura representa Rima, a deusa infantil da natureza.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Memorial Bird Sanctuary. Foto: site oficial
  • Queen Caroline Memorial: Inaugurado em 1990, este memorial é uma urna de pedra montada em um pedestal com vista para a extremidade leste do Serpentine. Ele celebra a rainha Caroline, esposa do Rei George II. Foi a pedido dela que foram criados os Lagos Serpentine e Long Water e os Kensington Gardens.
  • Animals in War Memorial: Localizado perto do Brook Gate, este memorial celebra os animais que morreram em guerras e conflitos. Ele foi aberto em 2004, no 90º aniversário do início da Primeira Guerra Mundial. O memorial consiste em uma parede de pedra curvada de 58 pés exibindo esculturas de animais. Duas mulas de bronze pesadamente carregadas lutam através de uma abertura na parede e à frente delas um cavalo e um cão partem para a distância. O memorial tem duas inscrições: “Este monumento é dedicado a todos os animais que serviram e morreram ao lado das forças britânicas e aliadas em guerras e campanhas ao longo do tempo.”. A segunda inscrição, menor, diz simplesmente: “Eles não tinham escolha”.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Animals in War. Foto: site oficial

ONDE COMER NO HYDE PARK

  • Serpentine Bar and Kitchen: Serve uma variedade de pratos quentes, snacks, sanduíches, saladas, bolos e sobremesas, além de bebidas quentes e frias. Funciona diariamente a partir de 8h às 16h (entre julho e setembro fica aberto até 20h)
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Vista do Serpentine Bar & Kitchen. Foto: site oficial
  • Lido Café and Bar: Proporcionando vistas lindas do Lago Serpentine, o Lido serve desde um café da manhã inglês caprichado, até baguetes recheadas e o tradicional “Fish and Chips”. É possível tomar um drink, além de cafés e bolos caseiros. Aberto diariamente a partir de 8h. O horário de fechamento varia entre 16h e 21h dependendo da época do ano.
  • Will to Win Sports Centre Café: Serve uma ampla gama de pratos quentes e frios, sorvetes, bebidas frias, cafés e chás. As refeições incluem sopas, assados, massa, pratos com arroz, saladas, sanduíches e panini. Abre somente durante os meses de verão. Veja mais informações no site oficial.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Will to Win Sports Centre Café. Foto: site oficial
  • The Lodge Café: Fica localizado no Hyde Park Corner e serve pratos preparados com ingredientes tanto continentais, quanto genuínos da culinária britânica. Há uma grande variedade de opções de padaria, café da manhã inglês, omeletes, pizzas, sopas, massas e quiches. Abre de segunda a sábado de 7h às 20h e aos domingos de 8h às 19h.
  • Barraquinhas: Há uma série de barraquinhas (refreshment points) e pequenas estruturas que vendem comidinhas ao longo do parque. Esses locais oferecem bebidas quentes e frias, sorvetes, sanduíches, snacks e muito mais. Elas funcionam diariamente de 9h às 20h durante os meses de verão e de 10h às 16h durante os meses de inverno.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

OUTRAS ATRAÇÕES NOS ARREDORES

  • MARBLE ARCH: O Marble Arch é um arco triunfal construído no século XIX feito todo de mármore branco. Originalmente, ele foi projetado para ficar na entrada principal do palácio de Buckingham. Ele foi colocado no local atual no início dos anos 1960. Historicamente, somente membros da família real e da tropa do rei, a artilharia de cavalo real, podem passar pelo arco. Isso acontece apenas em procissões cerimoniais.
Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
Marble Arch
  • APSLEY HOUSE & ARCO DE WELLINGTONA Apsley House icou muito famosa por ter sido o lar do primeiro Duke de Wellington, Arthur Wellesley, o marechal responsável pela derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. Após a guerra, ele passou a ser muito admirado não só na Inglaterra como por toda a Europa. A casa reúne muitos dos presentes ganhos pelo Duque de Wellington em homenagem ao seu desempenho contra Napoleão. Atravessando a rua, fica uma praça com área verde, estátuas e o belo Arco de Wellington, em homenagem ao Duque. Ele é formado por colunas coríntias e um belo portão de ferro fundido. O Arco foi construído entre 1826 e 1830. Ele movido para sua posição atual cerca de 50 anos mais tarde.

Leia mais: Londres: Apsley House & Arco de Wellington

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres
O belo Arco de Wellington

COMO CHEGAR AO HYDE PARK

  • Metrô: as estações mais próximas são a Lancaster Gate e a Marble Arch, atendidas pela Central Line e as estações Hyde Park Corner e Knightsbridge, atendidas pela Piccadilly Line.
  • Ônibus: confira todas as linhas de ônibus que circulam pelos arredores do parque
    • Norte : C2, 6, 7, 10, 16, 19, 23, 36, 52, 73, 82, 98, 113, 274, 390, 414
    • Sul : 2, 36, 137, 148, 159, 436
    • Oeste : 9, 10, 14, 19, 22, 52, 74, 94, 148, 414
    • Leste : 8,15, 23, 30, 38,274

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hyde Park

  • Endereço: Hyde Park, Londres W2 2UH, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 5h à meia-noite

Guarde estas dicas no Pinterest!

Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres- Viajonários | https://www.viajonarios.com.br/hyde-park/ | #viajonarios #londres #london #hydepark #parque #park #royalpark


Leia mais sobre parques em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui