Holland Park e Kyoto Garden, lindo jardim japonês em Londres

14
Foto: travellingdaveuk

Estamos participando de uma blogagem coletiva sobre lindos jardins pelo mundo. Escolhemos falar do belo Holland Park, não tão conhecido pela maior parte dos turistas, mas que esconde lindas surpresas como o Kyoto Gardens, o jardim japonês mais bonito de Londres. No final deste post você vai encontrar várias outras dicas de jardins incríveis.

O HOLLAND PARK

O Holland Park está longe de ser um dos parques públicos mais famosos de Londres como o Green Park, St. James’s Park (ambos pertinho do Palácio de Buckingham) ou Hyde Park. Já falamos em outras oportunidades sobre nosso amor pelos parques: Kensington GardensRegent ParkHampstead Heath, Greenwich Park, e Kew Gardens, os Jardins Botânicos Reais que são patrimônio da UNESCO. O Holland Park também é um lugar que merece ser incluído no roteiro.

Placa na entrada do parque

Um pouco de história…

No século XVII, o local abrigava uma mansão jacobina (no meio de uma enorme área verde) construída por Sir Walter Cope, que se tornou ministro do Tesouro durante o reinado de James I. A mansão, conhecida por Cope Castle, passou a ser chamada Holland House depois que a esposa do Conde de Holland, Lady Rich, herdou a propriedade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a mansão foi seriamente danificada.

Holland Park

Atualmente, o local abriga o Holland Park, um parque público localizado no bairro de Kensington & Chelsea. Esta é uma área elegante a oeste de Londres, famosa por abrigar belas casas vitorianas, lojas requintadas e diversos restaurantes. O Holland Park é bem menor do que a maioria dos parques famosos de Londres (tem 22 hectares), mas é uma opção aconchegante e serena para quem quer relaxar e respirar ar puro. O parque abriga jardins floridos, parquinhos infantis, espaços esportivos, grandes áreas verdes, além de um centro de ecologia e da casa de espetáculos Opera Holland Park, construída com parte do que sobrou da antiga mansão destruída na Segunda Guerra.

Jardins coloridos do Holland Park
Um lugar adorável para quem ama natureza
O dia ensolarado colaborou com a visita
Painéis pintados pelo artista Mao Wen Biao monstram um cenário imaginário de como seria o parque por volta de 1870
O outono começava a dar as caras com folhas amareladas

KYOTO GARDEN, O JARDIM JAPONÊS NO HOLLAND PARK

Localizado dentro do parque também está o belo Kyoto Garden, um jardim japonês belíssimo. Sua construção foi um projeto colaborativo com a Câmara de Comércio de Kyoto no Japão. O objetivo da construção do jardim foi celebrar o Festival do Japão em Londres, que ocorreu em 1992. Uma curiosidade é que este festival abrigou a primeira competição internacional de sumô no famoso Royal Albert Hall.

Lagoa do Kyoto Gardens
Colorido belíssimo do jardim

O Kyoto Garden é, sem dúvida, local mais bonito de todo o parque. O jardim é famoso por suas árvores de flores coloridas, uma cachoeira de pedra, uma lagoa cheia de carpas e diversos pavões que ficam passeando pelo local. Procure um banco em frente ao lago e sente-se para admirar aquela beleza toda com calma. O lugar merece uns minutinhos do seu tempo!

Cachoeira de pedras
Um dos pavões do jardim
O local é perfeito para relaxar em meio à natureza

Em 2012, um segundo jardim japonês foi aberto no Holland Park, o Fukushima Memorial Garden. Ele foi inaugurado pela Embaixada do Japão em homenagem às vítimas do terremoto de Fukushima, do tsunami e do desastre nuclear. O Memorial é um símbolo de agradecimento ao povo britânico por seu apoio após o desastre.

O Memorial Fukishima

ONDE COMER NO HOLLAND PARK

  • The Belvedere: restaurante localizado no antigo salão de festas de verão da Holland House. Uma opção bem interessante para quem quer fazer uma refeição mais bacana dentro do parque.
  • Holland Park Café: boa opção para quem quer algo mais simples como sanduíches, saladas, sopas, bolos, pratos rápidos e bebidas quentes.
Local do Café do Holland Park

COMO INCLUIR O HOLLAND PARK NO ROTEIRO

O Holland Park fica próximo a diversas atrações de Londres. Você pode combinar uma visita a museus, outros parques e atrações interessantes fazendo um roteiro bem bacana pela região de Kensington. Confira algumas opções e clique para ver mais dicas em artigos específicos sobre cada local.

ATRAÇÕES VARIADAS

MUSEUS

MAPA DO HOLLAND PARK & ARREDORES

O mapinha abaixo ajuda a identificar a localização de cada uma das atrações mencionadas, facilitando a sua programação na cidade. Em azul estão as atrações do Holland Park; em vermelho, lugares para comer dentro do parque; em preto, as estações de metrô mais próximas; e, em roxo, dicas de atrações nos arredores.

COMO CHEGAR

A estação de metrô mais próxima do parque leva seu nome Holland Park e é atendida pela  Central Line (vermelha). Outras estações próximas são: a Notting Hill Gate na Central Line (vermelha), District Line (verde) e Circle Line (amarela); e a estação High Street Kensington na District Line (verde) e Circle Line (amarela).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Holland Park

  • Endereço: Ilchester Pl, Kensington, London W8 6LU
  • Horários: diariamente de 7h30 até meia hora antes do pôr-do-sol
  • Entrada: gratuita

Confira outras dicas de parques com as sugestões dos blogueiros que estão participando da blogagem coletiva “Eu adoro esse parque”!

14 COMENTÁRIOS

  1. Todo jardim japonês é lindo não é? São sempre tão bem cuidados e têm um astral super tranquilo. Sempre tento visitar nas cidades que estamos e que têm um, mas esse em Londres não vimos, na verdade nem sabia que tinha. Dica anotada.

  2. Adorei esse jardim.Gosto muito de saber de lugares assim nas cidades que visito, sem tanta procura mas lugares bonitos,bem cuidados e onde é possível descansar apreciando a natureza. Lindo post, parabéns !

Deixe seu comentário