Holanda: Zaanse Schans e os moinhos de vento

0

Quem vai para a Holanda já tem algumas imagens na cabeça: tulipas, tamancos de madeira e, é claro, moinhos de vento! Mas não vai ser na capital Amsterdam que você vai encontrar essas preciosidades, mas sim, no interior da Holanda. E o lugar perfeito para encontrar muitos moinhos é Zaanse Schans! Vamos conhecê-la?

HOLANDA: ZAANSE SCHANS E OS MOINHOS DE VENTO

Estivemos em Zaanse Schans no final do outono de 2012 e ficamos simplesmente encantados com o local. Depois de alguns dias em Amsterdam, não vendo nada daquelas coisas típicas somente encontradas no interior da Holanda, chegar em Zaanse Schans foi simplesmente incrível! Zanze Schans é um bairro simpático da cidade de Zaandam que conta com uma coleção de moinhos de vento tiveram diversas funções na indústria holandesa e casas históricas muito bem preservadas.

Moinho de vento
Moinho de vento

O nome do local é derivado do Rio Zaan e de sua função original como abrigo (schans, em holandês) durante a Guerra de Independência Holandesa conhecida como “Guerra dos Oitenta Anos” (1568–1648) contra as tropas espanholas. Atualmente, o local é super charmoso e turístico e atrai mais de 1,5 milhão de pessoas todos os anos!

Olha a gente em Zaanse Schans!
Olha a gente em Zaanse Schans!

O QUE FAZER EM ZAANSE SCHANS

Existem muitas atrações em Zaanse Schans. Abaixo, separamos algumas delas, mas você pode conferir todas as opções, preços e horários de funcionamento acessando o site oficial do local.

Muita coisa para fazer em Zaanse Schans
Muita coisa para fazer em Zaanse Schans

1. VISITAR OS MOINHOS DE VENTO

Nem precisamos falar que nos divertimos muito tirando fotos com os moinhos de vento.  Você pode visitá-los e até mesmo subir no telhado de alguns deles! Alguns têm entrada gratuita e outros é preciso pagar uma pequena taxa. A vista lá de cima é incrível, mesmo com o dia estando cinzento como foi o nosso caso. Veja mais informações sobre cada um dos moinhos, preços e horários de funcionamento, acessando este link.

Moinhos de vento em Zaanse Schans
Moinhos de vento em Zaanse Schans
thumb_P1100981_1024
Dentro do moinho
thumb_P1100987_1024
Maquete do moinho que visitamos
thumb_P1100980_1024
Hora de subir no telhado
thumb_P1100972_1024
Vista em cima do moinho

Na área externa, enquanto fotografámos os moinhos, percebemos que ali não faltam animais como carneiros, ovelhas e vacas. Eles estão super acostumados com turistas e são uma gracinha!

2. CONHECER UMA FÁBRICA DE TAMANCOS DE MADEIRA

Na fábrica de tamancos de madeira é possível assistir a uma exibição ao vivo e a cores da produção dos famosos tamancos holandeses. É claro que muita coisa mudou e, atualmente, as máquinas ajudam muito a trabalhar a madeira e produzir os tamancos. Você pode até mesmo comprá-los para levar de recordação.

Tamancos para todos os gostos
Tamancos para todos os gostos

3. VISITAR MUSEUS DE ZAANSE SCHANS

Para quem quer conhecer um pouco mais da história de Zaanse Schans, é possível visitar o museu que fica logo na entrada, mas também há outras opções para visitação. Listamos todos os museus do local e você pode conferir os preços e horários de visitação neste link.

4. APRENDER SOBRE A PRODUÇÃO DE QUEIJOS HOLANDESES

Nós, que somos completamente apaixonados por queijo, a-ma-mos assistir às explicações de uma senhora holandesa vestida em trajes típicos sobre o processo de produção dos queijos holandeses. Lá é possível degustar vários tipos de queijos e fazer umas comprinhas. Gente, o que é aquele Gouda Smoked (com gostinho de fumaça)? Não conseguíamos parar de comer!

thumb_P1100934_1024
Fábrica de queijos holandeses
thumb_P1100935_1024
Explicações sobre a produção de queijos

5. APROVEITAR A GASTRONOMIA E FAZER UMAS COMPRAS

A fome bateu? O Zaanse Shans tem um café e um restaurante de panquecas muito convenientemente localizados. Você pode também comprar várias lembrancinhas holandesas nas lojinhas locais.

Passeando por Zaanse Schans
Passeando por Zaanse Schans

ZAANSE SCHANS CARD

Para quem quer visitar simplesmente tudo, vale a pena adquirir o Zaanse Schans Card que permite entrar em todas as atrações pagando um valor com desconto.

  • Preços: 11,50 euros adultos / 7 euros entre 4 e 17 anos

TOURS PARA ZAANSE SCHANS

Há muitas formas de chegar até Zaanse Schans: carro, ônibus, trem. Mas se você não quer se preocupar com transporte, pode fazer um tour que sai do centro de Amsterdam e leva até lá, contando ainda com um guia que vai passar várias informações sobre a Holanda, Amsterdam e as pequenas cidadezinhas. Foi assim que fomos conhecer o local e recomendamos, porque dá para combinar com outros passeios também! Existem vários tipos de tour que nosso parceiro Viator disponibiliza, veja alguns exemplos:


Leia mais sobre a Holanda:

Deixe seu comentário