Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia

6
Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia

Conheça Hobbiton, a incrível vila dos Hobbits que serviu de cenário para as as trilogias “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Nós ficamos encantados com o vilarejo e contamos em detalhes sobre como conhecer e o que esperar da visita.

OS HOBBITS 

Os Hobbits são criaturas fictícias criadas pelo escritor J. R. R. Tolkien e moram na Terra Média, um mundo também inventado por ele. Os Hobbits seriam “parentes” da raça humana, tendo como características a baixa estatura e os pés peludos. Elas aparecem pela primeira vez no livro “O Hobbit”, cujo protagonista é Bilbo, o Bolseiro. Quando o livro “O Senhor dos Anéis” foi adaptado ao cinema, esses seres ficaram ainda mais conhecidos, principalmente com os personagens dos amigos Frodo e Sam.

HOBBITON: A INCRÍVEL VILA DOS HOBBITS

No mundo ficcional de J. R. R. Toklien, Hobbiton é uma vila localizada ao longo de um riacho, com um moinho de vento e uma hospedaria chamada Ivy Bush, no extremo leste da aldeia, na estrada para Bywater. Na vida real, este local, conhecido como Hobbiton Movie Set, fica na cidade de Matamata, na Nova Zelândia. Ele foi utilizado para as filmagens de ambas as trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Entrada para o Hobbiton Movie Set

Um pouco de história

Originalmente, em grande parte pantanosa, a área foi transformada no século XIX através de um esquema de drenagem em larga escala. Desde então, a abriga uma terra fértil agrícola que também é uma área de reprodução de cavalos de corrida. Em 1978, a família Alexander mudou-se para a propriedade de 500 hectares de pastagens. Desde então, tem sido uma fazenda de gado com 13 mil ovelhas e 300 bovinos Angus. As principais fontes de renda da agricultura são o carneiro, a lã e a carne bovina.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Área verdejante onde fica Hobbiton

A construção de Hobbiton

Em 1998, quando o diretor do filme “Senhor dos Anéis”, o neozelandês Peter Jackson, começou a procurar por locais adequados para gravar, ele descobriu a fazenda da família Alexander e se encantou. As colinas locais eram perfeitas para criar as casinhas dos Hobbits assim como nos livros. Após negociações com os proprietários da terra, começaram os trabalhos para transformar a fazenda visando se adequar com o habitat dos personagens dos livros.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Hobbiton parece uma cidade encantada

Foram cavados 37 buracos para construir as casas dos Hobbits, chamadas “Hobbit Holes”, além da construção de uma ponte, jardins e um moinho. A área se tornou um local muito procurado pelos fãs da saga e abriu à visitação. Atualmente, existem 44 “Hobbit Holes” e é possível ver alguns deles por dentro, embora todos tenham interiores pequenos e inacabados.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Uma das casinhas dos Hobbits, as “Hobbit Holes”
Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Hobbiton é um passeio imperdível!

Abaixo, assista ao video oficial do Hobbiton Movie Set:

TIPOS DE TOURS EM HOBBITON

Há diversos tipos de tours e experiências para se conhecer Hobbiton. Os passeios procuram desbravar os 12 acres da propriedade, passando por diversas “Hobbit Holes”, o moinho de vento, e a famosa “Green Dragon Inn”, onde é possível experimentar bebidas exclusivas preparadas para que o visitante se sinta em uma aventura na Terra Média. Para quem tem mais tempo, há opções mais elaboradas que incluem o tour guiado e terminam em um banquete noturno. Durante o ano, há também eventos especiais, como por exemplo, o Dia Internacional do Hobbit, Festival da Cerveja de Hobbiton e Festival de Inverno. Em seguida, confira as opções de tours disponíveis regularmente e veja a que melhor se adequa a você.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Conhecendo todos os detalhes de Hobbiton no tour guiado

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

1. HOBBITON MOVIE SET TOUR

Este é o tour mais tradicional de Hobbiton. Tratam-se de visitas guiadas de cerca de 2 horas de duração, com um guia que vai explicando detalhes do local e curiosidades sobre as filmagens dos filmes das trilogias “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. O site oficial informa ser essencial fazer a reserva com antecedência devido a alta demanda. Há também a opção de combinar o passeio com um almoço (NZ$ 36 adicionais) ou brunch (NZ$ 26 adicionais) no The Shire, local onde também fica a bilheteria e uma loja de presentes. As refeições devem ser selecionadas no momento da reserva do passeio.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Nossa guia dando informações no Início do passeio por Hobbiton

2. EVENING BANQUET TOUR

Este é um tour mais completo para quem tem mais tempo, pois tem duração de 4 horas. O tour tem início no fim da tarde e as duas primeiras horas são exatamente iguais ao tour tradicional. A segunda metade do tour inclui um banquete na sala de jantar do “The Green Dragon”. No menu estão pratos repletos de comidas tradicionais. Para concluir essa experiência premium, após o jantar, os convidados voltarão a se juntar ao guia para fazer o caminho de volta. As trilhas serão iluminadas e lanternas de mão serão fornecidas para ajudar a iluminar o caminho.

3. PRIVATE TOURS

Para quem quiser ter uma experiência mais intimista, há tours privados disponíveis. Se você tem interesse, é preciso fazer uma reserva antecipada preenchendo o formulário disponível no site oficial. O passeio começa pela pitoresca fazenda de ovelhas, e o guia contará diversas histórias sobre como o set de filmagens de Hobbiton foi criado. Tudo o que está incluso no tour tradicional também está incluso neste tour, com a grande diferença de fazer o passeio com grupos menores.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO É O HOBBITON MOVIE SET TOUR

Nós fizemos o tour tradicional por Hobbiton Movie Set e podemos afirmar que fomos surpreendidos. Foi tão mais legal do que imaginávamos e, por isso, consideramos uma atração imperdível na ilha norte da Nova Zelândia. O passeio começa no The Shire’s Rest, onde fica o Centro de Visitantes de Hobbiton. No piso inferior, ficam a bilheteria e uma loja de presentes com vários artigos temáticos de “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. No piso superior fica um gostoso Café que serve bebidas e alguns pratos e sanduíches.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Panini do restaurante no The Shire’s Rest

PEGUE O ÔNIBUS A PARTIR DO “THE SHIRE’S REST”

Com o seu ticket em mãos, basta seguir até a área externa do “The Shire’s Rest” de onde saem os ônibus. Você precisará entrar na fila correspondente ao horário que aparece no ticket (há placas indicativas no local). Mostre seu ticket para o funcionário na hora de embarcar. Dentro do ônibus, é exibido um filme sobre o local e, durante o trajeto, é possível ver planícies verdejantes e muitas ovelhas branquinhas na fazenda da família Alexander. O guia passa algumas informações e o ônibus nos deixa no início da trilha para dar início à visitação propriamente dita.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Ingressos e folhetos na mão
Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Ônibus que leva até o início do passeio

PASSEANDO POR HOBBITON

A maior parte do tempo do passeio está destinado a caminhar a pé pelas trilhas e colinas de Hobbiton. A nossa guia passou uma série de informações sobre a construção, filmagens e curiosidades do local. Ela foi nos mostrando as casinhas mais importantes que apareceram nos filmes. As vistas são incríveis!

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Colinas verdejantes de Hobbiton

Parece mesmo que estamos em uma cidadezinha de brinquedo, toda bem acabada, decorada e colorida! As paisagens verdes e as flores variadas deixam o ambiente ainda mais bucólico. Os detalhes de cada uma das residências dos Hobbits nos deixaram encantados!

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Uma das charmosas casinhas “Hobbit Holes”

É um passeio que diverte a todas as idades. Uma curiosidade é que sou apaixonada pelos filmes, mas meu marido não curtiu muito “Senhor dos Anéis” e nem viu” O Hobbit”. Mesmo assim, ele amou o passeio e considerou um dos melhores que fizemos na Nova Zelândia.

UMA BEBIDA GRATUITA NO “THE GREEN DRAGON INN”

Depois de passar pelo moinho de vento, pegue a ponte que leva até o “The Green Dragon Inn” para tomar uma bebida artesanal totalmente gratuita. Há dois tipos de bebida (sidra de maçã ou uma cerveja de gengibre sem álcool). Há várias opções de cervejas que você pode comprar também. Assim que estiver com sua bebida na mão, aproveite para explorar tanto a parte interna quanto externa do local.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
O pub visto a partir da aldeia
Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Área externa do The Green Dragon Inn

Vale lembrar que o “The Green Dragon Inn” era o ponto de encontro de todos os moradores de Hobbiton, que se reuniam no ambiente aconchegante do bar para conversar e se divertir. Na verdade, a pousada foi totalmente reconstruída em 2002 para proporcionar uma experiência incrível para os visitantes, desfrutando o ambiente como se estivesse de verdade na Terra Média. Nós ficamos encantados com a decoração e riqueza de detalhes do local!

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Tomando uma cerveja artesanal perto da lareira
Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Linda decoração interna

Aproveitamos para conversar perto da lareira e curtir a área externa, um Beer Garden, com uma vista incrível para a vila. É claro que não perdemos a chance de “nos vestir de Hobbits” provando umas roupinhas deixadas ali para que os visitantes entrem no clima.

O passeio termina em uma lojinha de presentes com artigos variados com referências aos filmes “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Lojinha de presentes de Hobbiton

COMO CHEGAR A HOBBITON

Hobbiton Movie Set fica em Matamata, a cerca de 180 km (2,5 horas) de carro a partir de Auckland; e cerca de 71 km (1 hora) de Rotorua. Para quem estiver viajando de carro e for fazer um roteiro que inclua essas duas cidades, vale a pena incluir o passeio no dia que estiver se deslocando entre esses dois destinos, pois Hobbiton fica entre elas. Para mais informações, consulte este link. Há também diversas opções de excursões que partem de algumas cidades importantes na Nova Zelândia. Essas excursões podem ser somente para Hobbiton ou podem incluir passeios para outros destinos. Falaremos mais sobre essas excursões em seguida.

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Nós fizemos o tour que inclui Hobbiton, Rotorua e Cavernas Waitomo e amamos!

TOURS E EXCURSÕES PARA HOBBITON

Como Hobbiton fica distante das principais cidades neozelandesas, vale a pena contratar uma excursão caso você não esteja de carro. Há tours saindo de várias cidades, entre elas Auckland, Rotorua e Tauranga. Nós tínhamos pouco tempo no país e, por isso, decidimos por um tour que incluía Hobbiton, Rotorua e as Cavernas de Waitomo. O dia foi bem cansativo (13 horas e passeio), mas foi um dos melhores tours que já fizemos na vida. Tudo, absolutamente tudo, foi incrível e, por isso, não podemos deixar de recomendar. Nosso grupo era pequeno, com apenas 11 pessoas. Incluímos no tour um  almoço típico em Rotorua (que delícia!) e tivemos um dia incrível. Veja essa e outras opções de tours e excursões abaixo:

> SEM TRANSPORTE
> COM TRANSPORTE
>> PARTINDO DE AUCKLAND
>> PARTINDO DE ROTORUA
>> PARTINDO DE TAURANGA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hobbiton Movie Set

  • Endereço: 501 Buckland Rd, Hinuera, Matamata 3472, Nova Zelândia
  • Horários: 
    • Hobbiton Movie Set Tour: diariamente tours guiados partem entre 9h e 15h30 / há tours adicionais entre 16h e 16h30 em datas selecionadas entre setembro a abril / há tours adicionais entre 17h e 17h30 em datas selecionadas entre fim de dezembro e fevereiro | duração de 2 horas
    • Evening Banquet Tour: fins de tarde de domingo, segunda, terça e quarta-feira ao longo do ano todo | duração de 4 horas – confira a disponibilidade no site oficial
    • Private Tours: a combinar | duração de 2 horas | máximo de 6 pessoas por tour
  • Entrada: 
    • Hobbiton Movie Set Tour: NZ$84 – compre seu ticket online neste link / NZ$110 (com brunch) / NZ$120 (com almoço) – compre seu ingresso online aqui | gratuita para crianças até 8 anos | NZ$42 para jovens de 9 a 16 anos
    • Evening Banquet Tour: NZ$195 | gratuita para crianças até 4 anos | NZ$100 para crianças de 5 a 8 anos / NZ$152 para jovens de 9 a 16 anos
    • Private Tours: NZ$750 grupo de até 4 pessoas / NZ$84 para adultos adicionais com mais de 17 anos / NZ$42 para jovens adicionais entre 9 e 16 anos

Guarde esta dica no Pinterest!

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia - Viajonários


Leia mais sobre a Nova Zelândia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

6 COMENTÁRIOS

  1. Que texto maravilhoso! Sou apaixonada pelos filmes e meu sonho é conhecer a Nova Zelândia. Assisti o vídeo da Hobbiton e chega deu vontade de chorar, de tão lindinho! Amei as explicações, tudo bem detalhado. Já estou ansiosa para ler os outros posts. Parabéns!

    • Olá Juliany! Que legal que gostou das dicas!
      Vamos continuar compartilhando muitas informações interessantes e esperamos que possam ajudar você a programar sua viagem!
      Abraços 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui