HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres

0

Uma opção de passeio diferente em Londres para quem quer fugir de museus convencionais é conhecer o HMS Belfast, navio de guerra ancorado em Londres que, atualmente, abriga um museu super interessante.

A HISTÓRIA DO HMS BELFAST

O HMS Belfast é um dos navios de guerras mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Originalmente, membro da marinha real britânica, ele viajou por todo mundo, enfrentando condições climáticas extremas, participando de expedições em diversos locais.

tower-bridge20
Localização atual do HMS Belfast, próximo ao The Shard e à prefeitura de Londres

A construção do navio teve início em 1936 e seu nome é uma homenagem à cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde foi construído. Em 1939, o HMS Belfast fez inicialmente parte do bloqueio naval britânico contra a Alemanha. No entanto, no final do mesmo ano, Belfast foi atingindo por uma mina alemã e passou os dois anos seguintes por um processo de reparos. Ele voltou à ação em novembro de 1942 com poder de fogo melhorado, equipamento de radar e armadura.

sky-garden19
HMS Belfast visto do Sky Garden

Em 1943, ele participou de operações no Ártico para escolta de navios soviéticos. No ano seguinte, participou de operações apoiando desembarques de tropas na região da Normandia (ação conhecida como Dia D). Em seguida, ele foi para o Extremo Oriente para se juntar à frota britânica do Pacífico, chegando pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial. Entre 1950 e 1952, esteve presente durante a Guerra da Coreia e continuou participando de outras ações ultramarinas. Finalmente, “aposentou-se” em 1963. Desde 1971, o HMS Belfast funciona como um museu.

HMS BELFAST: NAVIO DE GUERRA ANCORADO EM LONDRES

Para visitar o HMS Belfast, você pode comprar seu ticket pela internet ou diretamente na bilheteria. É preciso acessar o navio por uma espécie de ponte, uma vez que ele está ancorado no Rio Tâmisa. Mostre seu ingresso para o funcionário e retire o audioguide para começar a fazer o tour pelo navio. O HMS Belfast é bem grande e é preciso prestar atenção para ir seguindo os números mostrados em cada cômodo. Cada número tem um áudio correspondente explicando as funções de cada lugar, e curiosidades sobre o cotidiano da tripulação do navio.

Corredores do navio
Corredores do navio

Reserve de 2 a 3 horas para conseguir explorar os detalhes dos cantinhos do navio. O passeio demanda que você suba e desça várias escadas para conhecer o funcionamento do HMS Belfast por completo. A exposição além de ser bastante explicativa, conta com a presença de bonecos que simulam os hábitos dos oficiais. Praticamente todo o navio pode ser explorado, passando pela lavanderia, cozinha, dormitórios, salas de comando, sala de máquinas, depósitos, enfermaria e muito mais. São 5 andares superiores e 3 inferiores!

Todos os andares do navio
Todos os andares do navio

COMO EXPLORAR O HMS BELFAST

Ao atravessar a passarela e pegar o audio guide, você chegará ao Piso 0. Este é o principal piso que dará acesso aos demais durante o passeio. Logo na entrada há uma televisão passando um video sobre o navio. Para quem olha de frente, siga à esquerda pelo corredor até encontrar uma porta para entrar no navio e começar o tour propriamente dito, seguindo os números que são mostrados em cada sala. A figura abaixo mostra melhor o caminho percorrido durante o passeio.

hms-belfast-mapa-andares

Seguindo as setas vermelhas você verá todos os cômodos do navio na ordem. Parece um pouco confuso na hora da visita, mas usando esse mapinha, você não se perderá. Repare que ao longo do passeio pelo Piso 0, você descerá várias vezes para os Pisos Inferiores (-1, -2, -3). Siga as placas porque o navio está organizado para que você desça por uma determinada escada e suba por outra, para não dar de encontro com outro visitante no sentido contrário. Por isso, respeite a sinalização.

PISO 0

Aqui você vai encontrar a maior parte dos cômodos do navio: lavanderia, sala de marcenaria e elétrica, correio, capela, rádio, açougue, padaria, cozinha, acomodações dos marinheiros, ambulatório médico e odontológico, rádio, mercearia e duas exposições: Life at Sea (Vida no Mar) e War and Peace (Paz e Guerra).

hms-belfast1
Hora de começar a visita
hms-belfast5
Capela
hms-belfast7
Açougue do navio
hms-belfast9
Padaria
hms-belfast10
Dormitórios dos marinheiros
hms-belfast22
Exposições sobre a atividade do HMS Belfast
hms-belfast19
Até mesmo um mini centro cirúrgico havia lá dentro

PISOS INFERIORES (-1, -2, -3)

Esses pisos abrigam a caldeira do navio e a sala de máquinas. Esta é bem aperta e área tem acesso mais difícil. Não é recomendado que crianças pequenas desçam ao local devido à dificuldade de locomoção. Há placas que mostram que mostram que determinadas áreas ficam abaixo do nível da água. No Piso -2 também há salas que abrigam bombas utilizadas nas guerras.

hms-belfast13
3 andares inferiores onde ficam as caldeiras e sala de máquinas
hms-belfast14
Dica: desça virado de frente para as escadas
hms-belfast15
Banheiros
hms-belfast16
É fácil se perder nesse emaranhado de cabos e tubos
Bombas, muitas bombas
Bombas, muitas bombas

PISOS SUPERIORES (1, 2, 3, 4, 5)

O maior desses pisos é 1, no qual é possível caminhar até o deck frontal do navio e ver a âncora e correntes pesadíssimas. Esses pisos também abrigam a cabine de comando do almirante e do capitão, cabines privadas de oficiais, sala de operações e monitoramento. O último deck abriga a bandeira do navio.

hms-belfast29
Vista da parte frontal do navio
hms-belfast33
Vista do navio de um dos decks superiores
hms-belfast35
Sala de controle
hms-belfast36
Cabine do Capitão e Almirante
hms-belfast37
Dormitório do capitão

ONDE COMER / BEBER

Logo na bilheteria do HMS Belfast, há um bar chamado Tom’s Kitchen. Ele tem dois andares e é uma excelente opção durante os dias de verão, curtir a vista a partir do terraço. No andar térreo, fica uma deli para comprar lanches rápidos e bebidas. Quem está fazendo o passeio dentro do HMS Belfast tem a opção de conhecer o HMS Café (Piso 1), que disponibiliza lanches prontos, bolos, muffins e sorvetes.

COMO CHEGAR

Através de metrô, as melhores opções são:

  • Estação London Bridge: Northern Line (preta) e Jubilee Line (cinza) – 5 min. a pé
  • Estação Tower Hill: District Line (verde) e Circle Line (amarela) – 15 a 20 min. a pé

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

HMS Belfast

  • Endereço: The Queen’s Walk, London SE1 2JH
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £14.50 (inclui audio guide)


Veja outras opções de museus em Londres:

Deixe seu comentário