Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra

3
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra

A série de televisão Downton Abbey já acabou há anos, mas ainda causa curiosidade em muitas pessoas para saber onde a fictícia família Crawley vivia. O local utilizado para as gravações se chama Highclere Castle e é uma residência incrível e repleta de história. Mesmo para aqueles que não são fãs da série, visitar este castelo belíssimo e conhecer um pouco mais sobre seus segredos, vale super a pena.

A HISTÓRIA DE HIGHCLERE CASTLE

Highclere Castle é uma mansão localizada no interior da pequena cidade de Newbury a 100 km de Londres. A propriedade possui cerca de 2 mil hectares, que inclui imensos jardins e áreas verdes. Antes da construção de Highclere Castle, este mesmo terreno abrigou uma outra residência que havia sido construída sobre os alicerces do palácio medieval dos bispos de Winchester. Desde 1679, o local é o lar dos condes de Carnarvon.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Mansão vista da área dos jardins
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Detalhes da arquitetura de Highclere Castle

Entre 1839 e 1842, a mansão foi remodelada e sua arquitetura e decoração bastante modificadas. Durante a Primeira Guerra Mundial, Almina, a 5ª Condessa de Carnarvon, transformou o castelo em um hospital para feridos da guerra. Ela se tornou uma enfermeira e trabalhou incansavelmente. Seu espírito generoso é muito celebrado pela família. Uma outra curiosidade é que o 5º Conde de Carnarvon, entusiasta da cultura egípcia, patrocinou escavações de túmulos de nobres em 1907. Ele acompanhou o arqueólogo Howard Carter durante a importante descoberta do túmulo de Tutankhamon, em 1922. Devido a este motivo, Highclere Castle recebeu diversos artefatos egípcios que passaram a decorar seus aposentos.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Detalhes na frente da casa
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Leão na porta de entrada

Em 2009, o castelo estava necessitando de reparos urgentes, pois cerca de 50 cômodos estavam inabitáveis. Aproximadamente, £12 milhões foram gastos em toda a propriedade durante esta reforma. Em 2012, devido à grande popularidade da série Downton Abbey, o Lord e a Lady Carnarvon afirmaram que um aumento significativo no número de visitantes permitiu que eles fizessem outros grandes reparos nas torres de Highclere e no seu interior. Durante o verão, a mansão fica aberta ao público e, durante o inverno, a família Carnarvon vive na propriedade.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Vista a partir dos jardins

A SÉRIE DE TV DOWNTON ABBEY

A série de TV Downton Abbey é uma série de britânica que foi exibida entre 2010 e 2015. Ela retrata o período entre 1912 e 1925, mostrando o dia-a-dia dos Crawley, uma família da aristocracia inglesa. A vida de seus principais empregados também é explorada na série. Como pano de fundo estão eventos reais que aconteceram na época, como o naufrágio do RMS Titanic, a Primeira Guerra Mundial e a pandemia da gripe espanhola. A temporada final apresentou o surgimento da classe trabalhadora durante o período de entreguerras e sugere o eventual declínio da aristocracia britânica.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Elenco de Downton Abbey. Foto: divulgação

Downton Abbey recebeu excelentes críticas desde sua estreia, ganhando o prêmio Emmy de melhor série dramática em 2011. A série também entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como  o “programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica”. E não é à toa, Downton Abbey é extremamente bem produzida, contou com um belo elenco e uma produção impecável. Impossível não se apaixonar pelas histórias e polêmicas da família Crawley. Especula-se que um filme dando continuidade à história pode ser produzido, com filmagens previstas para terem início em 2018 e o filme ser lançado em 2019. Estamos na expectativa!

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Esse banco, com a mansão ao fundo, apareceu em diversas cenas da série

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO É A VISITA A HIGHCLERE CASTLE

Eu recomendo assistir ao documentário “Secrets of Highclere Castle” (2012) que está disponível na Netflix antes de visitar o local. O documentário me ajudou muito a prestar atenção a detalhes que passariam facilmente despercebidos durante a minha visita. Aliás, uma pena que é proibido tirar fotos e/ou filmar dentro da mansão! O jeito é se contentar com fotos na área externa e jardins. Program-se com antecedência para visitar a casa. O local é bastante procurado pelos turistas e pode haver filas para entrar na mansão, uma vez que o número de visitantes é controlado na entrada.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Na bilheteria antes de entrar em Highclere Castle
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Mapa com detalhes da propriedade

Confira o que conhecer em Highclere Castle: 

No mapa abaixo é possível identificar os locais na propriedade. Em seguida, daremos mais detalhes sobre eles.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Mapa da propriedade. Figura: site oficial

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

1. CASA

Acabei visitando Highclere Castle durante um feriado e tive que esperar uns 40 minutos na fila para conseguir entrar na casa, já com ingressos comprados em mãos. Mas, a espera valeu super a pena. O passeio começa logo de cara na belíssima biblioteca da mansão, muito utilizada para a gravação de diversas cenas durante toda a série. Aliás, em diversos cômodos visitados na casa há totens com fotografias de cenas da série que foram gravadas naquele cômodo. Dá para se sentir um pouquinho no meio da família Crawley durante o passeio. É possível conhecer salas, quartos e, claro aquele átrio central e grande escadaria de madeira que são mostrados na série. Durante a visita, você poderá explorar não só os cômodos que aparecem em Downton Abbey, mas também outros desconhecidos, que nunca foram mostrados na série. Saiba um pouco mais sobre os principais:

ANDAR TÉRREO – SALÕES DE ESTADO
  • O Salão: Este é o coração da casa. Finalizado em 1860, ele foi projetado em estilo gótico com uma decoração rica. Os revestimentos de parede são feitos de couro. Eles foram trazidos de Córdoba, Espanha, pelo 3º Conde e datam de 1631.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
O Salão. Foto: divulgação
  • A Sala de Música: Esta sala é virada para o sul, fica muito ensolarado e possui vistas belíssimas. O teto barroco foi pintado por Francis Hayman na década de 1730, enquanto nas paredes estão pendurados bordados italianos do século XVI.
  • A Sala de Jantar: A sala é dominada pelo grande retrato equestre de Charles I, pintado por Van Dyck. Há também retratos de antepassados dos Carnarvon que participaram da guerra civil na Inglaterra na década de 1640.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
A bela sala de jantar. Foto: divulgação
  • A Sala de Estar: Em 1895, Alfred de Rothschild deu à sua filha Almina um papel de parede de seda francesa para decorar esta sala. No batente da porta (isso é mostrado no documentário) há armários secretos que escondiam a coleção de antiguidades egípcias do 5º Conde de Carnarvon.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Sala de estar. Foto: site oficial
  • A Biblioteca: Como vemos na série, a biblioteca é uma sala dupla e, era usada pelo 4º Conde como uma sala de descanso, onde discutia política com amigos ou somente descansava. Existem mais de 5.650 livros nesta biblioteca, os primeiros datados do século XVI. A biblioteca é usada pela família hoje como no passado e é um ponto de encontro focal para bebidas e conversas antes e depois do almoço e jantar.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
A Biblioteca. Foto: divulgação
  • A Sala de Fumar: Nesta sala, encontram-se pinturas holandesas do século XVII que representam algumas das primeiras obras de arte trazidas à Highclere pela família Carnarvon.
PRIMEIRO ANDAR
  • A Grande Escadaria: Duas escadarias principais são usadas pela família e seus convidados: a Escadaria de Carvalho e a Escadaria VermelhaA grande escadaria de carvalho preenche a torre alta italiana construída por Sir Charles Barry em 1842. A escada é tão rica em detalhes que levou-se quase um ano para esculpir e instalar a escada entre dezembro de 1861 e outubro de 1862. A Escadaria Vermelha conduz ao segundo andar e aos antigos quartos de enfermagem.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Escadarias da mansão. Foto: site oficial
  • Os Quartos: Os visitantes do Castelo podem ver alguns dos 12 quartos da galeria do primeiro andar do Castelo. Há com outros 40 a 50 quartos no segundo e terceiro andares, alguns dos quais são usados pela família hoje e não estão incluídos na visita.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Alguns dos quartos do castelo. Foto: site oficial
SUBSOLO

A visita ao subsolo não está incluída na visita. Lá chegaram a morar cerca de 60 empregados, nos anos áureos da aristocracia inglesa. As cenas da área dos empregados mostradas em Downton Abbey não foram gravadas neste local, mas sim em estúdios. Uma área do subsolo se tornou o lar de uma exposição de arte egípcia com diversos itens da coleção do 5º Conde (falaremos dela adiante).

2. JARDINS E PARQUE

Depois de visitar a casa por dentro, é hora de conhecer a área externa, que conta com belíssimos jardins e áreas verdes. Confira o que conhecer:

JARDINS
  • Monk’s Garden: A sudeste do castelo fica o “Jardim dos Monges”, cujo nome deriva dos bispos de Winchester que possuíam a propriedade 800 anos antes da família Carnarvon adquiri-la em 1679. Ao longo dos anos, flores foram sendo plantadas para transformá-lo em um jardim mais decorativo, incluindo rosas e gerânios. Lavanda cresce sob as paredes, enquanto na estufa de vidro há como pêssegos e nectarinas.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra

  • The Whiter Border: Esse belo jardim com rosas brancas também possui obeliscos verdes escuros, peônias, hortênsias, papoulas e outras plantas que fornecem folhagem maravilhosa durante grande parte do ano.
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Tulipas branquíssimas!
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Flores brancas se misturam no jardim
  • The Secret Garden: Um portão na parede do Jardim Branco conduz ao encantador Jardim Secreto com herbáceas curvas, caminhos serpentinos e exposições de corajosas entre os meses de julho e agosto.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra

  • Wood of Goodwill: Passando o Jardim Secreto encontra-se o Wood of Goodwill. Uma área de floresta recentemente plantada com 38 árvores britânicas nativas, incluindo faia e carvalho. Na primavera, as flores enchem as áreas gramadas com cores. Uma caminhada até a colina deste jardim leva os visitantes a um templo etrusco, de um lado, e um prado de flores selvagens do outro, que encantam os visitantes nos meses de verão.
PARQUE E MONUMENTOS

Highclere Castle está situado em um grande parque. Este parque foi projetado para o 1º Conde de Carnarvon pelo famoso jardineiro do século XVIII Lancelot Brown. O local foi melhorado por seu filho, o 2º Conde, que era apaixonado pela paisagem. Atualmente, o parque e os jardins oferecem hectares de paz, tranquilidade, com vistas deslumbrantes. No parque ficam diversos monumentos, como o Jackdaw Castle, um templo com pilares construído em 1743 para proporcionar uma vista encantadora do castelo e seus arredores; além do Templo Etrusco; o Templo de Diana e Porta do Céu.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Jackdaw Castle
Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
A casa vista do parque

3. EXIBIÇÃO EGÍPCIA

Há quase 200 anos, o 5º conde de Carnarvon descobriu o túmulo do Faraó egípcio Tutankhamon, juntamente com o arqueólogo Howard Carter. No entanto, ele havia viajado para o Egito diversas outras vezes antes desta descoberta. A partir de 1906, ele adquiriu concessões para escavar lugares próximos a Luxor, no Vale das Rainhas, no Vale dos Nobres, no Vale dos Reis e no delta do Rio Nilo, perto de Alexandria. Diversos objetos foram encontrados e sua coleção pessoal de artefatos egípcios foi se ampliando.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Itens egípcios. Foto: site oficial

Lord Carnarvon passou a ter uma das mais extraordinárias coleções egípcias do mundo, com obras de arte únicas e requintadas. Após sua morte em 1923, a coleção foi vendida por sua viúva ao Metropolitan Museum de Nova York. No entanto, algumas escondidas obras ficaram em Highclere Castle, e somente foram encontradas em 1987. Com o objetivo de celebrar as conquistas do 5º Conde, o atual 8º Conde e sua esposa, abriram esta nova exposição temática sobre descoberta do túmulo de Tutankhamon. O acervo inclui mais de 60 réplicas incríveis, pinturas de parede do túmulo e arquivo fotográfico.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Exposição especial sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon. Foto: site oficial

Vale lembrar mais uma vez que a visita à exposição não está inclusa no ticket comum para conhecer Highclere Castle. É preciso adquirir um ticket específico para esta exposição. Você pode adquirir na bilheteria antes de entrar na casa, ou diretamente dentro da casa, na entrada para a exposição, após terminar a sua visita. Veja mais informações no final deste post.

4. LOJA DE PRESENTES, CAFÉ E OUTROS

Atrás da casa, na área dos estábulos, fica um Café e uma Loja de Presentes. Há muitos produtos que são vendidos na loja, desde objetos decorativos, presentes, artigos para casa, itens para jardinagem, além de comidas e bebidas. É possível também adquirir os itens vendidos através da loja virtual do Highclere Castle. Quem estiver à procura de uma experiência legitimamente inglesa, pode aproveitar para tomar um café da tarde na propriedade. Os interessados em passar uma noite em um dos belos quartos de Highclere Castle, também podem realizar este sonho. Confira todas as informações neste link.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Na parte traseira do castelo fica a área dos estábulos onde está o Café e a loja

COMO CHEGAR

Para chegar ao Highclere Castle é preciso fazer um combo de trem + táxi, porque não há estação de trem próxima ao castelo. Para ir ao castelo a partir de Londres há duas possibilidades: pegar o trem em London Paddington e descer na estação Newbury (de 50 minutos a 1h15 de viagem) ou pegar o trem em London Waterloo e descer na estação Whitchurch (de 1h a 1h30 de viagem). Em ambos os casos, é preciso pegar um táxi para ir até o Castelo Highclere (é bom reservar antecipadamente se você for por Whitchurch). Não se esqueça de pegar o contato com o taxista ou deixar agendado o seu horário de volta porque não existem táxis próximos ao Highclere Castle para fazer seu retorno até a estação de trem. Eu achei mais prático participar de uma excursão que saía da região de Victoria em Londres e seguia até o castelo (incluindo uma passagem rápida pela cidade universitária de Oxford e o vilarejo de Bampton, onde foram gravadas diversas cenas de Downton Abbey). Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

TOURS E EXCURSÕES

Uma dica para quem prefere visitar o local através de excursões, há a possibilidade de pegar um ônibus no centro de Londres que leva até o Highclere Castle e já inclui a entrada para o castelo e jardins. Além disso, é possível incluir uma visita ao vilarejo de Bampton, onde foram gravadas a maior parte das cenas externas da cidadezinha fictícia Downton onde se passa a série de TV Downton Abbey. Outros tours incluem uma visita ao vilarejo e, ao invés de visitar o Highclere Castle, é possível conhecer o belíssimo Blenheim Palace, onde nasceu o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra
Casa de Isobel Crawley, mãe de Matthew, no vilarejo de Bampton (a fictícia Downton)

Confira algumas opções (o primeiro tour da lista é o mais recomendado para quem é apaixonado pela série Downton Abbey):

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Highclere Castle

  • Endereço: Highclere Park, Highclere, Newbury RG20 9RN
  • Horários: dias selecionados ao longo do ano – confira no site oficial
  • Entrada:
    • Castelo + Exposição Egípcia + Jardins: £23
    • Castelo + Jardins: £16
    • Exposição Egípcia + Jardins: £16
    • Somente Jardins: £7
    • Há eventos especiais que possuem preços diferenciados

Guarde estas dicas no Pinterest!

Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra - Viajonários


Conheça outros castelos e palácios na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

RESERVA DE HOTEL: Utilize o Booking.com para sua hospedagem!

ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars o preço nas principais locadoras do mundo!

INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕES: Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

SEGURO VIAGEM: Cote com a Seguros Promo diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!

TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Reserve seu transfer pelo Taxi2Airport em diversos aeroportos pelo mundo!

TREM NA EUROPA: Encontre os melhores preços de bilhetes de trem na Trainline!

CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

 

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Highclere Castle (Newbury) – Para os fãs da série de TV Downton Abbey, uma visita a este castelo é obrigatória. Ele serviu de cenário para acompanharmos a vida da família Crawley e se tornou uma das residências mais visitadas da Inglaterra. Neste mesmo dia, aproveitei para conhecer a cidade de Bampton, que serviu como cenário para a fictícia Downton, na série. Leia mais: Highclere Castle: Cenário de Downton Abbey na Inglaterra […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui