Hawaii: O que fazer em Oahu, principal ilha do estado

0

O Hawaii é um dos lugares mais bonitos do mundo, com praias incríveis e natureza exuberante. Antes de definir seu roteiro, sugerimos que leia o post “O que você precisa saber antes de viajar para o Hawaii” para conhecer um pouco mais sobre regras, costumes e principais ilhas do arquipélago. Tem dúvidas sobre o que fazer em Oahu, principal ilha havaiana? Já estivemos por duas vezes na ilha e contamos, com mapa e muitos detalhes, o que fazer por lá.

O QUE FAZER EM OAHU

Oahu é a principal ilha do Hawaii e é onde está localizada a capital do estado, a cidade de Honolulu. Fica muito mais fácil organizar um roteiro pela ilha agrupando os passeios por regiões, aproveitando as atrações que ficam mais próximas umas das outras. Antes de mais nada, vale lembrar que tem muita coisa para fazer em Oahu e nós fizemos uma seleção das atrações que consideramos as principais da ilha. Confira no mapa abaixo a localização das atrações e veja nossas dicas.

1. HONOLULU & WAIKIKI

O sul de Oahu, é mais urbano, com muitas estradas, viadutos, restaurantes, rede hoteleira e comércio.  A principal região da ilha é Waikiki, bairro de Honolulu, em que estão concentrados muitos restaurantes, hotéis, lojas e comércio em geral. Waikiki é completamente diferente do restante do Hawaii, mas é uma excelente opção para quem gosta de lugares com mais cara de cidade. Lá há um pouco de tudo: restaurantes de chefs renomados, lojas de grifes famosas, áreas badaladas e muito mais.

O que fazer em Honolulu & Waikiki:

  • Pearl Harbor: É a base americana que foi atacada pelos japoneses, fazendo com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial. O local é muito bonito, com uma exposição histórica que conta detalhes da guerra e tours muito interessantes.
Leia mais: Hawaii – ilha de Oahu – Pearl Harbor
Visitando o USS Arizona Memorial em Pearl Harbor
  • Bishop Museum: Considerado o melhor museu do mundo sobre a cultura da Polinésia, possuindo mais de um milhão de artefatos dos povos polinésios. Veja mais informações neste link. (1525 Bernice St, Honolulu, HI 96817)
  • Aloha Tower: É um edifício construído em 1926 que, atualmente, permite que os turistas subam gratuitamente até o seu mirante e tenham uma linda vista 360ºC que inclui o Porto de Honolulu e as montanhas. Ao lado, fica o Aloha Tower Marketplace, um local comercial com lojas e restaurantes. Veja mais informações neste link. (1 Aloha Tower Drive, Honolulu, Hawaii)
Aloha Tower
Aloha Tower
  • Iolani Palace: Construído em 1879, é o único Palácio Real usado como residência de um rei nos Estados Unidos. O local preserva artefatos, móveis e vários objetos da época em que o Hawaii era um reinado. Veja mais informações clicando aqui. (364 S King St, Honolulu, HI 96813)
  • Estátua do Rei Kamehamehae: É uma estátua em bronze do rei que e que governou o Hawaii entre 1795 e 1819 e é considerado o mais importante. (Esquina da King St & Mililani St)
  • Punchbowl Cemetery: Oficialmente chamado de National Memorial Cemetery of the Pacific, é mais do que um cemitério, mas um memorial para homenagear aqueles que serviram nas Forças Armadas dos Estados Unidos, e aqueles que deram suas vidas ao fazê-lo. Veja mais aqui. (2177 Puowaina Dr, Honolulu, HI 96813)
  • The Royal Hawaiian Resort: É um hotel histórico, luxuoso e pintado de rosa que fica localizado nas areias da praia de Waikiki. Veja mais aqui. (2259 Kalakaua Ave, Honolulu, HI 96815)
  • Moana Surfrider Resort: Outro hotel sofisticado com uma entrada imponente feita com colunas em estilo greco-romano que fica na praia de Waikiki. Veja mais aqui. (2365 Kalakaua Ave, Honolulu, HI 96815)
  • Waikiki Beach: A praia de Waikiki é a mais badalada e localizada em uma região recheada de restaurantes e lojas. Estão disponíveis também aluguel de pranchas, passeios de barco e vários eventos turísticos acontecem no local.
Leia mais:
Pôr-do-sol na praia de Waikiki
  • Estátua Duke Kahanamoku: Localizada em frente à praia de Waikiki está a estátua de bronze de Duke Kahanamoku, considerado o “pai” do surf moderno. (Kalakaua Ave, Honolulu, HI 96815 em frente ao Hyatt Regency Waikiki Beach Resort)
Pôr-do-sol em Waikiki e a estátua
Pôr-do-sol em Waikiki e a estátua de Duke Kahanamoku
  • Zoológico de Honolulu: Mais de 600 mil pessoas visitam anualmente o local, que conta com a presença de mais de 1,2 mil animais. Veja mais informações neste link. (151 Kapahulu Ave, Honolulu, HI 96815)
  • Aquário de Waikiki: Inaugurado em 1904, o Aquário recebe mais de 300 mil visitas anualmente e conta com vários tanques que exibem animais marinhos, peixes e tartarugas. Veja mais informações neste link. (2777 Kalakaua Ave, Honolulu, HI 96815)
  • Vulcão Diamond Head: Para os que gostam de fazer trilhas, uma dica é subir na cratera do vulcão existindo Diamond. Lá de cima, uma vista incrível da cidade de Honolulu. Veja mais informações clicando aqui.
  • Hanauma Bay: Trata-se de uma reserva natural que é a única praia paga do Hawaii. Formada devido à erupções vulcânicas a área abriga uma riqueza incrível de vida marinha e muitos corais. Local mais que perfeito para praticar snorkel (mergulho de superfície). O local é tem uma beleza tão impressionante que se tornou, de longe, a nossa praia favorita no Hawaii.
Leia mais: Hawaii – ilha de Oahu – Hanauma Bay
A impressionante Hanauma Bay
A impressionante Hanauma Bay
  • Halona Blowhole Lookout: É uma daquelas atrações para parar o carro na estrada e admirar a vista. Halona Blowhole é uma ocorrência natural formada por tubos de lava em fusão a partir de erupções vulcânicas há milhares de anos. O efeito causado é um jato de a água arremessado para cima a uma altura de até 9 metros! (8483 Highway 72, Honolulu, HI 96825)
Água sendo lançada para o alto no
Água sendo lançada para o alto no Halona Blowhole
  • Sandy Beach: Apesar do nome, esta praia conta com a presença de muitas pedras, que proporcionam um visual muito diferente, bonito, porém perigoso. Uma curiosidade é que esta é uma das praias favoritas do havaiano presidente americano Barack Obama que adora fazer bodysurf no local. (8801 Kalanianaole Hwy, Honolulu, HI 96825)
Sandy Beach
Sandy Beach, uma das favoritas de Barack Obama

2. LESTE DE OAHU

A leste de Oahu ficam belíssimas praias de água cristalina e areia branca como, por exemplo, Lanikai e Kailua, sempre na lista das mais bonitas do Hawaii. Nesta região também fica o parque aquático Sea Life Park, uma ótima opção para a divertir a garotada. Lembre-se que esta parte da ilha é ótima para ver o nascer do sol, mas não é possível ver o pôr-do-sol no oceano, que acontece do outro lado de Oahu.

Sudeste:

  • Farol Makapu’u Point: Trata-se de um lindo farol, construído em 1909, no alto de uma montanha somente acessível a pé através de uma trilha de 3 km de extensão. Veja mais informações neste link. (Makapu’u Point Lighthouse, Makapuu Lighthouse Rd, Honolulu, HI 96825)
A pontinha do farol vista da estrada
A pontinha do farol vista da estrada
  • Sea Life Park: é um parque aquático bastante conhecido por ter sido cenário do filme “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004). Lá é possível ver vários animais marinhos como tubarões, tartarugas, golfinhos e focas, assistir a shows e nadar com golfinhos. (41-202 Kalanianaole Hwy, Waimanalo, HI 96795)
Leia mais: Hawaii – ilha de Oahu – Sea Life Park
Nadando com golfinhos no Sea Life Park
  • Waimanalo Beach Park: É praia de areia branca ininterrupta mais longa de Oahu. Na área também árvores que proporcionam muita sombra.(41 Kalanianaole Hwy, Waimanalo, HI 96795)
  • Lanikai Beach: Sempre aparecendo na lista das praias mais bonitas do Hawaii, Lanikai é uma praia de terra branca bem fina e de água cristalina, cuja marca registrada são dois morros (oficialmente chamados de Mokulua Islands) que ficam dentro do mar. A praia não tem infra-estrutura turística (banheiros, duchas, estacionamento, etc.) e é preciso atravessar pequenos corredores entre as casas para chegar na areia.
A beleza de Lanikai
A beleza de Lanikai
  • Kailua Beach Park: Fica ao lado de Lanikai e também vira e mexe aparece no ranking das mais belas praias do Hawaii. Ao contrário de sua vizinha, possui uma boa estrutura com estacionamento, banheiros, salva-vidas e duchas. A água é transparente e areia branca um pouco mais grossa do que a de Lanikai. Na cidade de Kailua é possível encontrar alguns estabelecimentos comerciais e restaurantes. É uma boa opção de parada para quem está com fome.
Areia branca e água esverdeada em Kailua
Areia branca e água esverdeada em Kailua
  • Nu‘uanu Pali Lookout: Para quem gosta de admirar as belas vistas panorâmicas do Hawaii, esta é uma boa opção. É preciso sair da highway e subir por uma estradinha para chegar ao local e pagar uma taxa de US$ 3 por carro. (Nuuanu Pali Dr, Kaneohe, HI 96744).

Nordeste:

  • Mokoliʻi ou “Chinaman’s Hat”: Trata-se de uma pequena ilha que possui um formato semelhante a um chapéu chinês e pode ser admirada de longe no Kualoa Point, localizado no Kualoa Regional Park.
Chinaman's Hat em um dia nublado
Chinaman’s Hat em um dia nublado
  • Kualoa Ranch: Trata-se de uma área privada e preservada de 4 mil acres que é um destino bastante popular em Oahu por ter sido cenário de diversos filmes de Hollywood, entre eles Jurassic Park. É possível fazer tours pela propriedade nos locais onde os filmes foram rodados. Veja mais informações neste link. (49-560 Kamehameha Hwy, Kaneohe, HI 96744)
  • Kahana Bay Beach Park: Uma charmosa praia rodeada por montanhas, com águas calmas e está sempre bem vazia. No local, é possível fazer um piquenique, pois há mesas e árvores que ajudam a fazer sombra.
A vazia Kahana Bay
A vazia Kahana Bay
  • Polynesian Cultural Center: O Centro Cultural da Polinésia é um lugar fantástico e com atividades interativas para entender melhor a cultura dos povos polinésios. Além do parque temático, há outras atividades como luau e show. (55-370 Kamehameha Hwy, Laie, HI 96762)
Leia mais: Hawaii – Polynesian Cultural Center
Artefatos polinésios no Polynesian Cultural Center

3. NORTE DE OAHU

Mas há muitas partes da ilha que ainda são bem menos urbanas, com menos opções de restaurantes, acesso limitado a alguns lugares e ótima opção para perfis mais aventureiros. Esse é o caso do North Shore (litoral norte), que vai até o Kahuku Point. É na praia de Pipeline, que acontece a final do campeonato mundial de surf. A área é bem diferente da região de Waikiki e é muito mais fácil encontrar um food truck para comer do que um restaurante. A infra-estrutura em algumas praias é mais limitada também.

  • Dole Plantation: Quem gosta de abacaxi, não pode deixar de visitar a Plantação Dole, localizada no centro da ilha de Oahu, que foi fundada em 1903. No local, é possível fazer tours, comprar produtos na lojinha, e aprender sobre os diferentes estágios do desenvolvimento da fruta. Lá também está o Pineaaple Garden Maze, o maior labirinto de abacaxi do mundo com 2.7km de trilhas. Veja mais informações neste link. (64-1550 Kamehameha Hwy, Wahiawa, HI 96786)
  • Haleiwa: É uma cidadezinha adorada pelos surfistas por ser super simpática, colorida e com galerias de arte, restaurantes e comércio. Lá fica o famoso Matsumoto’ s Shave Ice, a “raspadinha” de gelo colorido do Matsumoto (66-087 Kamehameha Hwy #605, Haleiwa, HI 96712). A Haleiwa Beach Park, protegida com “quebra-ondas” é um dos poucos locais do litoral norte que não são perigosos para surfar no inverno.
  • Waimea Bay Beach Park: Foi amor à primeira vista quando estivemos nesta praia com uma ótima infra-estrutura de banheiros, duchas, salva-vidas e estacionamento. A areia é fofa, a água cristalina (ótima para praticar snorkel) e a praia não é muito cheia. Mas cuidado porque é tipo “praia de tombo”, cuja profundidade muda drasticamente com poucos passos.
Waimea Bay Beach Park
Waimea Bay Beach Park
  • Three Tables Beach: Uma praia pequena e muito simpática, ótima para a prática de snorkel. Só vale tomar cuidado com as pedras.
  • Shark’s Cove: Apesar do nome, não há nada de tubarões por aqui. É um excelente lugar para praticar snorkel devido à grande concentração de corais que aparecem ainda mais quando a maré está mais baixa. Vale a pena ir equipado com proteção nos pés, pois às vezes, fica bem difícil ficar em pé no local sem se machucar.
Visão panorâmica do Shark's Cove
Visão panorâmica do Shark’s Cove
  • Banzai Pipeline: Esta é a praia das ondas gigantes em formato de tubo e onde acontece a final do campeonato mundial de surf. A faixa de areia é extensa e fofa e o mar é bravo. No inverno, somente quem é surfista acostumado a pegar onda pode entrar no local. Há placas dizendo que é proibido nadar, por isso, todo cuidado é pouco. O que mais gostamos desse lugar é que atravessando a estrada, está um food truck brasileiro, o Crispy Grintz que vende açaí, pastel, coxinha, brigadeiro e muito mais! Uma excelente opção para matar um pouco as saudades do Brasil.
Leia mais: Hawaii – ilha de Oahu – Pipe Masters
Na final do mundial de surf em Pipeline, torcendo pelo brasileiro Gabriel Medina em 2014
  • Turtle Bay: O nome se deve ao fato de no local aparecerem grandes tartarugas marinhas gigantes que vinham botar seus ovos nas areias da praia. Neste local há o único resort do litoral norte de Oahu, o Tuttle Bay Resort, mas não se esqueça de que as praias no Hawaii são todas públicas e você pode acessá-las mesmo dentro da área do resort.
  • Kahuku: Nesta pequena cidadezinha, a principal atração são os food trucks de camarão! Uma ótima pedida para se bater uma fome. O mais famoso deles é o Giovanni’s Aloha Shrimp (56-505 Kamehameha Hwy, Kahuku, HI 96731) sempre lotadaço! O carro é todo assinado pelas pessoas que frequentam o local.

4. OESTE DE OAHU

A oeste da ilha ficam alguns lindos resorts e até mesmo o resort da Disney, chamado Aulani. Eles ficam todos localizados pertinho de quatro pequenas praias que lembram lagoas e que, por isso, são chamadas de Ko’Olina Lagoons.

  • Ko’Olina Lagoons: Tratam-se de 4 pequenas lagoas artificiais localizadas na cidade de Kapolei com uma excelente infra-estrutura de estacionamento, banheiros e duchas. As águas são sempre muito tranquilas, transparentes e há alguns quiosques de sapê na praia. Uma gracinha de lugar! Em Kapolei também acontece o luau pé na areia Paradise Cove com comida boa, música e dança típica.
Leia mais: Como é um luau havaiano
Duas das Ko'Olina Lagoons vistas do avião
Duas das Ko’Olina Lagoons vistas do avião
  • Waiʻanae: é uma das poucas cidades da costa oeste em que há um centrinho comercial e poucos restaurantes. Há uma concentração grande de nativos havaianos e de ilhas do Pacífico neste local, por isso, é menos turístico.
  • Pokai Bay Beach Park: uma linda praia com quebra ondas, águas tranquilas e areia quente e fofa. (Waiʻanae, HI 96792)
  • Kaʻena Point: é o extremo oeste da ilha de Oahu, com montanhas e um pôr-do-sol incrível. Não é possível acessar o local de carro. É preciso estacionar o carro na estrada e seguir por uma trilha de, aproximadamente, 3 km de extensão. Dizem que em dias bem claros, é possível ver a ilha de Kauai deste local.

Leia mais sobre Oahu:

Deixe seu comentário