Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra – Roteiro de 1 dia

1
Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra

Uma cidade que tem muito a ver com a história inglesa é Hastings, no litoral da Inglaterra. Confira tudo o que encontrar por lá e dicas interessantes para conhecer nos arredores da cidade.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE HASTINGS

Hastings é uma cidade localizada na região de East Sussex, a 85 km a sudeste de Londres.  Embora não tenha ocorrido no seu território, a cidade emprestou seu nome à famosa “Batalha de Hastings”, ocorrida em 1066, que teve como consequência a conquista normanda da Inglaterra. Esta batalha aconteceu a cerca de 11 km a noroeste de Hastings. Por isso, passou a ser conhecida como Batalha de Hastings, já que, na época, era a cidade mais próxima do local. Você pode encontrar informações sobre todo o contexto da batalha no post “Battle: Cidade da conquista normanda da Inglaterra“, que retrata a minha visita ao local onde ela ocorreu, a atual cidade de Battle.

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Cidade litorânea de Hastings vista do píer

Hastings teve uma grande importância durante a Idade Média, devido à sua posição litorânea estratégica. Isso contribuiu para que seu porto se tornasse um dos mais importantes do país na época. E a pesca se tornou a principal atividade econômica do local. Atualmente, Hastings possui cerca de 100 mil moradores e as principais atividades são o turismo e empreendimentos industriais ao redor da cidade.

Curiosidade: Castelos Normandos na Inglaterra

Para proteger o seu território, William, o Conquistador, mandou construir uma série de castelos e fortalezas medievais. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que foram construídas cerca de 500 estruturas do tipo durante os 20 primeiros anos da conquista normanda! Cerca de 90 delas ainda estão em pé. O Castelo de Hastings foi um dos primeiros castelos normandos construídos, logo após a Batalha de Hastings. Alguns outros castelos normandos famosos são: Castelo de Dover, Castelo de Pevensey, White Tower na Torre de Londres, Castelo de Windsor, Castelo de Colchester, Castelo de Rochester, Castelo de Arundel, Castelo de Bolsover, Castelo de Norwich, Castelo de Guildford, Castelo de OxfordCastelo de Leeds, Castelo de Durham, Castelo de Gloucester, Castelo de Lincoln e Castelo de Old Sarum, em Salisbury. Confira uma lista mais completa de castelos normandos (em ordem alfabética!) neste link.

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Castelo de Hastings no alto de uma colina

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Vista da cidade a partir do castelo

O QUE FAZER EM HASTINGS

Para facilitar você a programar uma visita à cidade de Hastings, todas as atrações sugeridas neste post e dicas de restaurantes e lojas estão no mapa interativo abaixo, em azul e vermelho, respectivamente.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

1. CASTELO DE HASTINGS

O castelo foi erguido no alto de uma colina, com uma vista privilegiada do mar, e ficou sob administração dos Condes d’Eu durante grande parte da era normanda (1066-1215). Em torno de 1075, foi construída uma igreja no complexo, a Church of St Mary-in-the-Castle. A partir de 1399, a erosão da colina fez com que o castelo fosse gradualmente caindo no mar. Com a criação da Igreja Anglicana por Henrique VIII, no século XVI, todos os mosteiros católicos foram destruídos, fazendo com que o lugar ficasse em decadência por muitos anos. O estado ruinoso do castelo foi agravado durante a Segunda Guerra, já que a cidade de Hastings foi alvo de bombardeios. Em 1951, ele foi transformado em atração turística, mas sobrou muito pouco do que ver.

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Castelo de Hastings

Para chegar ao castelo, é preciso subir a pé por uma ruela estreita. Há algumas ruínas ainda presentes no local e é possível ter uma bonita vista da praia de Hastings lá do alto da colina. No meio do terreno foi construída uma estrutura que exibe um filme antigo sobre a história do castelo. Não é nada imperdível, mas já que havia pago para entrar, decidi assistir.

  • Endereço: Castle Hill Road, Hastings TN34 3HY, Inglaterra
  • Horários: aberto somente de abril a outubro de 10h às 16h (última entrada)
  • Entrada: £4.95 (somente em dinheiro)

2. PRAIA / PIER DE HASTINGS

Esse é um dos lugares mais bacanas da cidade e o que recomendo que você fique mais tempo porque o lugar é lindo e extremamente agradável. Antes de chegar, aproveite para caminhar pelo calçadão em frente para o mar, e sentir a brisa extremamente agradável. A praia é toda de pedra, mas o ambiente é bem gostoso e acolhedor.

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Praia de Hastings
Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Ao invés de areia, pedras…muitas pedras

O primeiro Píer de Hastings foi inaugurado em 1872 e atingiu seu auge na década de 1930, tornando-se um lugar popular de música durante a década de 1960. No entanto, em 1990, a estrutura sofreu danos severos por conta de uma tempestade. Em 2008, foi fechado em definitivo. Em 2010, o que restava do píer e toda sua estrutura foram completamente destruídos por um incêndio. Após um grande projeto de reconstrução e modernização, o píer foi aberto em 2016.

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Píer visto do castelo
O que conferir por lá:
  • Deck: O deck é enorme, todo feito em madeira restaurada na cor cinza. O local foi planejado com o objetivo de ser capaz de sediar uma série de eventos da cidade. Suba a grande escadaria no centro do deck para ter uma vista ainda mais bacana de Hastings.
  • Memories Room: Este lugar tem o objetivo de deixar o visitante explorar a fascinante história do Pier. Há painéis interativos, fotos, cartões postais, pôsteres e muitas informações digitais.
  • Birch Room: Este local é o centro educacional do píer, onde correm uma série de oficinais para crianças, famílias e comunidade. Ele também explora a história do píer através de filmes e exposições.
  • Opções gastronômicas: O píer é um ótimo lugar para comer/beber. Destaca-se o The Pavilion Restaurant & Bar,  sediado em um lindo rodeado por janelas de vidro, que abriga um bar, café, lanchonete de “fish & chips”. Há ainda o The Upper Deck Cafe and Viewing PlatformBillycan Coffee By The SeaCut In The Hut, e The Pelican Diner. Confira todas as informações acessando este link.
  • Lojinhas: Aproveite para fazer umas comprinhas e/ou levar um souvenier para casa. A principal lojinha é a Hastings Pier Shop. Aproveitei para comprar um ímã de geladeira para a minha coleção. Confira todas as lojas aqui.
  • Endereço: 1-10 White Rock, Hastings TN34 1JU, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

3. MUSEUS, GALERIAS DE ARTE E OUTROS

Confesso que não tive tempo de visitar os museus de Hastings porque combinei a visita à cidade com um passeio pelo Bodiam Castle (falarei dele em seguida). No entanto, não poderia deixar de fazer uma listinha dos principais museus, galerias de arte e outras atrações na cidade. Confira as dicas:

  • Hastings Museum & Art Gallery: Com mais de 120 anos de existência, possui exposições que contam a história desta área desde a pré-história até os tempos anglo-saxões. (Endereço: John’s Place, Bohemia Rd, Hastings TN34 1ET | Horários: de abril a outubro de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h | de novembro a março de terça a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 16h | Entrada: gratuita)
  • Shipwreck MuseumO museu tem artefatos de muitos navios naufragados no Canal da Mancha. Há também exposições de fósseis encontrados na área. (Endereço: Rock-A-Nore Rd, Hastings TN34 3DW | Horários: de abril a outubro diariamente de 10h30 às 17h / de novembro a março somente aos sábados e domingos de 11h às 16h | Entrada: gratuita)

  • Jerwood Gallery: Trata-se de um museu de arte britânica contemporânea com exposições temporárias e uma exposição permanente que inclui trabalhos de importes artistas britânicos. (Endereço: Rock-A-Nore Rd, Hastings TN34 3DW | Horários: de terça a domingo de 11h às 17h | Entrada: £9)
  • Blue Reef Aquarium: Aberto em 2008, faz parte de uma cadeia de aquários britânicos. A unidade de Hastings transporta os visitantes para os espetaculares “jardins subaquáticos” do Mediterrâneo e para a beleza deslumbrante das águas tropicais que abriga os cavalos-marinhos, peixes vivos, corais vivos e tubarões tropicais. (Endereço: Rock-A-Nore Rd, Hastings TN34 3DW | Horários: diariamente de novembro a março de 10h às 16h / de abril a outubro de 10h às 17h | Entrada: £8.20 adultos / £6.36 crianças (online) | £10.25 adultos / £7.95 crianças (bilheteria))

CONHEÇA TAMBÉM: BODIAM CASTLE

O Bodiam Castle é considerado um dos castelos medievais mais bonitos da Inglaterra. E, embora esteja em ruínas na parte interna, o exterior do castelo ainda arranca suspiros mesmo séculos depois de sua construção. Isso porque ele possui uma estrutura imponente, com grandes torres e fica totalmente cercado por água, podendo ser acessado somente através de uma ponte de madeira. Ele não fica exatamente em Hastings, mas sim na cidade de Robertsbridge, que fica a cerca de 20 km de distância. A minha dica é fazer o que fiz: visitar o castelo Bodiam pela manhã e, à tarde, conhecer as principais atrações de Hastings.

Leia mais: Bodiam Castle: um histórico castelo medieval na Inglaterra

  • Endereço: Bodiam, Robertsbridge TN32 5UA, Inglaterra
  • Horários: Castelo: diariamente de 10h30 às 17h | Loja e Café (Tea Room): diariamente de 10h às 17h (sujeito a mudanças – confirme o horário do dia no site oficial)
  • Entrada: £9.30 (quem for de carro, é preciso pagar £3 adicionais de estacionamento)

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
O Bodiam parece flutuar nas águas do fosso

ONDE COMER/BEBER EM HASTINGS

Para a hora da fome (ou sede), aqui estão algumas sugestões gastronômicas na cidade de Hastings:

RESTAURANTES

BARES, PUBS E GASTROPUBS 

ONDE COMPRAR EM HASTINGS

Quem quiser aproveitar a visita à cidade para fazer umas comprinhas, o principal centro de compras da cidade é o Priory Meadow Shopping Centre, com diversas lojas, restaurantes e cafés.

  • Endereço: Queens Road, Hastings TN34 1PH, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 9h às 17h30 / domingo de 10h às 16h

ONDE SE HOSPEDAR EM HASTINGS

Para quem pretende pernoitar em Hastings, seguem algumas sugestões de hospedagem bem localizadas, para todos os gostos e bolsos, no centro da cidade:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra
Um dos quartos do hotel The Lansdowne. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A HASTINGS

Para quem estiver em Londres, a maneira mais cômoda de chegar até Hastings é de trem. Há trens em Londres saindo das estações Victoria, St Pancras International, Cannon Street e Charing Cross (veja mais informações no post: Dicas para viajar de trem pela Inglaterra). Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. A viagem dura de 1h20 a 2 horas dependendo do trajeto. Se você decidir conhecer o Bodiam Castle, pegue o ônibus que vai para lá e depois volte para o centro da cidade (todas as informações estão no post sobre a visita ao castelo). As principais atrações estão acessíveis com uma curta caminhada.

Guarde essas dicas no Pinterest!

Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

RESERVA DE HOTEL: Utilize o Booking.com para sua hospedagem!

ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars o preço nas principais locadoras do mundo!

INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕES: Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

SEGURO VIAGEM: Cote com a Seguros Promo diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!

TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Reserve seu transfer pelo Taxi2Airport em diversos aeroportos pelo mundo!

TREM NA EUROPA: Encontre os melhores preços de bilhetes de trem na Trainline!

CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui