Londres: Conheça o pouco explorado bairro de Hampstead

0

Hampstead é um bairro localizado ao norte de Londres pouquíssimo explorado pelos turistas que visitam a cidade. A área é tranquila e você acaba se sentindo no interior da Inglaterra. Confira neste post como explorar bem a região e se divertir muito em Hampstead.

O BAIRRO DE HAMPSTEAD

Hampstead é um bairro que fica em torno de 6 km ao norte do centro de Londres. E por conta desta distância, muita gente que passa pela cidade, sequer imagina o que encontrar na área. Antigamente, o local era uma vila rural, que acabou atraindo muitos artistas e intelectuais em busca de um lugar mais tranquilo para fugir da agitada Londres e se inspirar para suas obras. Atualmente, o bairro conta com diversas mansões e reúne a maior quantidade de milionários no Reino Unido! Para tanta gente endinheirada viver no bairro, algo ele deve ter de especial, não é mesmo? Andar pelas ruas de Hampstead é como voltar no tempo. Em alguns momentos nem parece que você está andando em Londres! Ruas tranquilas, crianças brincando nos parques, casarões antigos bem preservados, nada de prédios altos ou grandes concentrações de pessoas. Passar um dia em Hampstead é simplesmente adorável.

Jardins incríveis da Fenton House

Curiosidades Cinematográficas:

O bairro já serviu como local de filmagem para diversos longas como “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981); “Quatro Casamentos e Um Funeral” (1994); “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999); “Muito Bem Acompanhada” (2005); “Notas Sobre Um Escândalo” (2006); entre muitos outros.

A belíssima Kenwood House

O QUE FAZER EM HAMPSTEAD

Para ajudar a se localizar no bairro de Hampstead, colocamos todas as atrações no mapa interativo abaixo. O bairro é enorme e, por isso, é preciso se planejar para se deslocar de transporte público pelas atrações. Além de citar as nossas sugestões de passeio, estamos sugerindo como chegar em cada uma delas para facilitar o seu planejamento.

1. MUSEU FREUD

Freud se mudou de Viena para Londres em 1938, devido ao regime nazista. A casa, mesmo depois de sua morte, permaneceu com sua filha caçula Anna Freud, a única de seus seis filhos que seguiu a carreira do pai. Em 1986, foi fundado o Museu Freud de Londres, que além do mobiliário original utilizado pelo médico como seu famoso divã, abriga muitos objetos pessoais do pai da psicanálise como livros diversos e uma coleção antiguidades egípcias, gregas, romanas e orientais.

  • Endereço: 20 Maresfield Gardens, London NW3 5SX
  • Horários: de quarta a domingo de 12h às 17h
  • Entrada: £7.00 / Audio guide: £2.00 (tem em português brasileiro)
  • Como chegar: Desça na estação de metrô Finchley Road na Jubilee Line (cinza) ou Metropolitan Line (roxa) e caminhe por 5 minutos.

Leia mais: Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise

O famoso divã de Freud com o tapete e almofadas originais.

2. IGREJA PAROQUIAL DE SÃO JOÃO EM HAMPSTEAD

A Parish Church of St John-at-Hampstead é uma igreja dedicada a São João Evangelista, cuja construção foi finalizada em 1797. A igreja tem uma tradição musical muito importante, possuindo um órgão do século XVIII que é utilizado durante a apresentações de corais e concertos musicais.

  • Endereço: Church Row, London NW3 6UU, UK
  • Entrada: gratuita
  • Como chegar: Utilize a estação de metrô Hampstead localizada na Northern Line (preta) e siga a pé até a atração.
Igreja de Hampstead. Foto: divulgação

3. FENTON HOUSE & GARDENS

Fenton House é um belíssimo casarão do século XVII finamente decorada. Ela foi comprada por Lady Binning em 1936 que a deixou repleta de coleções altamente decorativas de porcelana, mobiliário georgiano e costura do século XVII. Há diversos instrumentos musicais antigos e raros em diversos cômodas da casa. Da varanda, é possível ter uma bela vista do centro de Londres. Além disso, a propriedade conta com belíssimos jardins e um pomar.

  • Endereço: Hampstead Grove, Hampstead, London NW3 6SP, UK
  • Horários: de março a outubro de quarta a domingo de 11h às 17h / fechada entre novembro e fevereiro e às segundas e terças-feiras
  • Entrada: £7,70 / £12,50 ticket combinado com 2 Willow Road (nossa dica número 5)
  • Como chegar: Utilize a estação de metrô Hampstead localizada na Northern Line (preta) e siga a pé até a atração.
Jardins da Fenton House

4. BURGH HOUSE & MUSEU DE HAMPSTEAD

Burgh House é uma residência histórica de 1704, construída no estilo Rainha Anne para abrigar um spa. Em 1858, ela foi comprada para ser sede da empresa Royal East Middlesex Militia. A Burgh House voltou a ser usada como residência em 1884 e passou por vários proprietários diferentes até os anos 1946, quando foi adquirida pelo Conselho de Camden (algo como subprefeitura do distrito de Camden). Ela foi fechada para reformas em 1977 e muitas propostas que visavam transformá-la em um estabelecimento comercial foram recusadas. Em 1979, após ser restaurada e mobiliada, ela abriu ao público como um museu, cuja exposição permanente conta um pouco da história e do desenvolvimento de Hampstead desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje, através de obras de arte, objetos e displays interativos. No local também funciona um gostoso Café.

  • Endereço: Burgh House New End Square, Hampstead, London NW3 1LT, UK
  • Horários: de quarta a sexta e domingo de 12h às 17h / fechada às segundas, terças e sábados
  • Entrada: gratuita
  • Como chegar: Utilize a estação de metrô Hampstead localizada na Northern Line (preta) e siga a pé até a atração.
Sala da Burgh House

5. 2 WILLOW ROAD

Foi meio que por acaso que acabei descobrindo a 2 Willow Road, quando seguia a pé para a nossa dica número 6 deste post. Este é o endereço de uma casa de inspiração modernista criada pelo arquiteto Ernö Goldfinger, em 1939, para morar com a sua família. Com um detalhes de design surpreendente que foram inovadores na época, a casa também contém a impressionante coleção de arte moderna da família Goldfinger, intrigante artefatos pessoais e mobiliário inovador.

  • Endereço: 2 Willow Rd, Hampstead, London NW3 1TH, UK
  • Horários: de março a outubro de quarta a domingo – acesso somente através de tours guiados às 11h, 12h, 13h e 14h / fechada de novembro a fevereiro e às segundas e terças / número limitado de pessoas / não é possível reservar com antecedência
  • Entrada: £6,50 / £12,50 ticket combinado com Fenton House (nossa dica número 3)
  • Como chegar: Utilize a estação de metrô Hampstead localizada na Northern Line (preta) e siga a pé até a atração.
Fachada da casa na 2 Willow Road

6. MUSEU KEATS HOUSE

A Keats House é um museu que homenageia o grande poeta inglês John Keats (1795-1821). Keats alugou um quarto no local com seu amigo Charles Brown entre 1818 e 1820. Acredita-se que estes foram os anos literários mais produtivos da vida de Keats. Enquanto morava na casa, Keats se apaixonou se apaixonou e se tornou noivo de Fanny Brawne, que morava com sua família na casa adjacente. Keats adquiriu tuberculose e foi aconselhado a passar um tempo em um local de clima mais quente. Ele deixou Londres em 1820 e morreu na Itália no ano seguinte, solteiro e com apenas 25 anos. O museu em sua homenagem foi aberto no local em 1931.

  • Endereço: 10 Keats Grove, Hampstead, London NW3 2RR
  • Horários: de quarta a domingo de 11h às 17h / fechada às segundas e terças-feiras
  • Entrada: £6.50
  • Como chegar: Utilize a estação de metrô Hampstead localizada na Northern Line (preta) e siga a pé até a atração.
Sala da Keats House

7. KENWOOD HOUSE

Kenwood House é uma mansão na região de Hampstead Heath que data do início do século XVII. Em 1754, a mansão foi comprada por William Murray, conde de Mansfield. Lord Iveagh, rico empresário anglo-irlandês (da família Guinness), comprou a casa da família Mansfield em 1925. Após sua morte, em 1927, a casa foi doada ao governo e aberta ao público no ano seguinte. O casarão possui obras de arte originais, arquitetura belíssima com salas finamente decoradas e lindos itens de mobiliário e pinturas, como o famoso quadro “Guitar Play”(1672) do pintor holandês Johannes Vermeer. O local foi utilizado nas filmagens do longa “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999).

  • Endereço: Hampstead Ln, Hampstead NW3 7JR
  • Horários: 
    • Casa: de abril a setembro de 10h às 16h / outubro de 10h às 17h / novembro a março de 10h às 16h
    • Jardins: no inverno de 8h às 16h45 / no verão de 8h às 20h30
  • Entrada: gratuita
  • Como chegar: Para chegar a Kenwood House é preciso fazer um combo metrô + ônibus. Pegue a Northern Line (preta) e desça ou na estação Golders Green ou Archway. É preciso pegar ônibus 210 que para em frente à Kenwood House. Caminhe até chegar à área da casa.

Leia mais: Kenwood House: mansão e jardins belíssimos em Londres

Casa vista dos jardins

8. PARQUE HAMPSTEAD HEATH

O Hampstead Heath é um parque público de 320 hectares que serve como um refúgio ecológico para diversos animais e plantas. Nele fica o Parliament Hill, uma colina que proporciona lindas vistas de Londres; diversas lagoas para pesca e banho; áreas recreativas para prática de 16 esportes diferentes; e, ao norte, a Kenwood House, atração que mencionamos anteriormente. Concertos musicais acontecem no parque durante os meses de verão. Confira o mapa deste grande parque neste link.

O belíssimo parque Hampstead Heath

ONDE COMER EM HAMPSTEAD

Almoço no The Buttery Cafe na Burgh House

Confira outros bairros interessantes para conhecer em Londres:

Deixe seu comentário