Halloween: Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

2

Dia 31 de outubro é celebrado o Halloween, o Dia das Bruxas. Apesar de não ser feriado, a data é comemorada em diversas partes do mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Reino Unido e outros países de língua inglesa. Mas você sabe o que significa esta celebração? Se você pretende viajar para algum país que festeja o Halloween, vale a pena conhecer algumas curiosidades sobre o Dia das Bruxas!

HALLOWEEN: CURIOSIDADES SOBRE O DIA DAS BRUXAS

Halloween é uma celebração observada na véspera da festa cristã do Dia de Todos os Santos (1º de novembro), que homenageia todos os santos e mártires, conhecidos ou não. São 3 dias de observância, que termina em 2 de novembro, Dia de Finados. Acredita-se que muitas das tradições do Halloween se originaram no antigo festival celta da colheita, o Samhain. Samhain e outros festivais semelhantes tiveram raízes pagãs. No entanto, a Igreja tentou desviar o interesse em costumes pagãos, acrescentando a comemoração ao calendário cristão na mesma data do Samhain. E como isso foi feito?

Fantasmas são um dos ícones do Halloween
Fantasmas são um dos ícones do Halloween

Aparentemente, as primeiras celebrações da data no universo cristão tiveram início em 13 de maio de 610 d.C., quando o Papa Bonifácio IV, dedicou o Panteão de Roma a Maria e todos os mártires. A data foi mudada para 1º de novembro (que era o dia da dedicação da Capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, no Vaticano) pelo Papa Gregório III, no século seguinte, para coincidir com a celebração que já ocorria na Inglaterra. Posteriormente, no século XI, o feriado de Finados foi definido como sendo dia 2 de novembro por monges de Cluny, na França. Embora seja um feriado religioso, na Idade Média, acreditava-se que neste dia, almas do purgatório poderiam aparecer em formas de bruxas, sapos e monstros.

Caveiras também estão sempre presentes nas decorações
Caveiras também estão sempre presentes nas decorações

A ORIGEM DA PALAVRA “HALLOWEEN”

Uma das hipóteses é que Halloween veio da contração da frase “All Hallows’ Eve”. Isso significa Véspera (do Dia) de Todos os Santos, ou seja, uma referência à data do dia 31 de outubro, quando é celebrado o Halloween até os dias de hoje.

Fantasiados de Vampira e Freddy Krueger para nossa primeira festa de Halloween nos Estados Unidos
Fantasiados de Vampira e Freddy Krueger para nossa primeira festa de Halloween nos Estados Unidos

COMO É CELEBRADO O HALLOWEEN

Muito pouco sobrou das celebrações iniciais do Halloween. Embora ainda exista uma alusão ao mundo dos mortos, atualmente, uma série de atividades envolve o Halloween: festas à fantasia, decoração típica, esculturas de abóboras, fogueiras, lanternas, jogos de adivinhação, atrações assombradas, histórias e filmes de terror, e a brincadeira “trick-or-treat” (algo como “gostosuras ou travessuras”), em que crianças vão a casas vizinhas pedindo por doces. Caso não ganhem, podem assustar as pessoas ou “decorar” a frente das casas com papel higiênico ou spray de espuma. Em alguns lugares do mundo, há cultos religiosos cristãos, inclusive acendendo velas nos túmulos dos mortos. Alguns cristãos não comem carne na véspera do Dia de Todos os Santos.

Abóboras decoradas, um dos símbolos do Halloween
Abóboras decoradas, um dos símbolos do Halloween

A ORIGEM DAS TRADIÇÕES DO HALLOWEEN

Existem algumas suposições quanto à origem das tradições que conhecemos hoje como Halloween. Vamos falar brevemente de algumas delas:

  • Decoração e Fantasias: Acredita-se que o costume da se fantasiar para a data teve início na França entre os séculos XIV e XV, época em que a população europeia sofreu muito com a Peste Negra, o que causou uma grande preocupação quanto à morte. Missas e festas para os mortos eram preparadas e até mesmo foram criadas “danças da morte”. Alguns fiéis costumavam enfeitar o local da festa com imagens de diabo e representações macabras. Algumas pessoas chegavam a se fantasiar de “Morte” e faziam representações teatrais.
Casa decorada para o Halloween
Casa decorada para o Halloween
Carro decorado para o Halloween
Carro decorado para o Halloween
  • “Gostosuras ou Travessuras”: Também na Idade Média, era costume que as crianças passassem pedindo de porta fazendo orações pelos familiares falecidos daquela casa. Em troca, recebiam um bolo, chamado de “Bolo das Almas”. Provavelmente, esta tradição acabou mudando um pouco entre os séculos XVI e XVII, devido à Reforma Protestante e consequente perseguição dos católicos, que eram impedidos inclusive de realizar qualquer tipo de celebração religiosa.
Gostosuras ou Travessuras?
Gostosuras ou Travessuras?
  • Abóboras: Como alguns segmentos religiosos pregam o não-consumo de carne nesta data, as pessoas tendiam a optar por alimentos de origem vegetal. Uma vez que a data é no final de outubro, época das colheitas no hemisfério norte, muitas pessoas optavam por preparar alimentos com abóboras e maçãs, que eram colhidos na época. Para se ter uma ideia, na Irlanda e Escócia, era o nabo que era tradicionalmente esculpido durante o Halloween. Foram imigrantes da América do Norte que utilizaram abóboras, a partir de 1837, que se tornaram um símbolo do Halloween depois da metade do século XIX.
Outubro é época de colheita das abóboras
Outubro é época de colheita das abóboras

Cada um dos países que celebra o Halloween, tem suas particularidades, comidas típicas, brincadeiras. Com o tempo, outras atividades foram surgindo e se incorporando às antigas tradições. E você, celebra o Halloween ou conhece mais alguma tradição?


Veja mais sobre feriados e datas comemorativas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário