Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália

5
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Seguros Promo

Confira todas as dicas e informações para conhecer a incrível Grande Barreira de Corais no norte da Austrália, um dos locais mais fascinantes do planeta!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A GRANDE BARREIRA DE CORAIS

A Grande Barreira de Corais é o maior sistema de recifes de coral do mundocomposto por quase 3 mil recifes individuais e 900 ilhas que se estendem por mais de 2.300 km em uma área de aproximadamente 345 mil km². O recife está localizado no Coral Sea (Mar de Coral), na costa do estado de Queensland, a noroeste da Austrália. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981, ela a maior estrutura do mundo feita por organismo vivos, formada por bilhões de pequenos pólipos de corais.

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Vista da Grande Barreira de Corais

No entanto, essa imensa estrutura, que pode ser vista do espaço, tem sofrido sérios danos devido às mudanças climáticas. A elevação da temperatura dos oceanos tem feito com que as estruturas de corais acabem morrendo. Soma-se a isso a poluição e o declínio da qualidade da água. Infelizmente, mais de 800 km da Grande Barreira de Corais já é considerada morta pelos cientistas e esse número só tende a crescer a medida em que o ecossistema continue a ser prejudicado.

DIVERSIDADE NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS

A Grande Barreira de Corais possui uma diversidade enorme de vida marinha tanto animal quanto vegetal. São cerca de 30 espécies de baleias, golfinhos e botos. Além disso, 6 espécies de tartarugas marinhas, mais de 17 espécies de serpentes do mar e cerca de 1.500 espécies de peixes vivem no recife, incluindo o peixe-palhaço, o robalo, o imperador da garganta vermelha e várias espécies de pargos e trutas de coral. Cerca de 125 espécies de tubarão, arraias, patins ou quimeras também vivem no recife há aproximadamente de 5 mil espécies de moluscos!

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
A diversidade colorida da Grande Barreira de Corais

Cerca de 215 espécies de aves visitam o recife, fazem ninho ou pernoitam nas ilhas. As ilhas da Grande Barreira de Corais também abrigam mais de 2 mil espécies de plantas. Uma curiosidade é que crocodilos de água salgada vivem em mangues e restingas na costa perto do recife e, por isso, algumas áreas são extremamente perigosas para mergulho perto da costa de Queensland.

QUANDO VISITAR A GRANDE BARREIRA

Entre os meses mais quentes (de novembro a maio), há uma grande presença de águas-vivas na área. Elas costumam ficar mais perto da costa, mas pode ser que, dependendo da época, possam ser encontradas em alto mar. Por isso, os tours costumam oferecer roupas especiais para o corpo todo para evitar queimaduras. Para garantir, a melhor época para ir é entre junho e setembro, embora as águas sejam um pouco mais frias.

O QUE FAZER NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS

Há muitas opções interessantes para curtir a Grande Barreira de Corais. Entre elas, aqui estão algumas sugestões de como aproveitar o melhor que este belíssimo local tem a oferecer:

  • SNORKELING: Mergulho de superfície com máscara e respirador para observar os corais. As empresas que oferecem os passeios até a Grande Barreira de Corais costumam oferecer trajes especiais para evitar o contato com águas-vaias nos períodos de maior risco.
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Mergulhando na Grande Barreira de Corais
  • MERGULHO COM CILINDRO DE OXIGÊNIO: Para quem quiser fazer mergulhos com profundidade maior, há diversas opções de passeios com mergulho certificado, acompanhado por profissionais competentes.
  • SOBREVOO DE AVIÃO / HELICÓPTERO: Um dos pontos altos de visitar a Grande Barreira é fazer um passeio aéreo sobre o local, para admirar a grande estrutura de recifes do alto de um (hidro)avião ou helicóptero.
  • MINI SUBMARINO: Um passeio bacana de curta duração é o mini submarino, uma espécie de barco em que os visitantes sentam-se dois a dois em linha para admirar os corais, peixes, tartarugas e vida marinha debaixo d’água sem precisar se molhar. É uma ótima opção para quem não quer/gosta de mergulhar.
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Vendo os peixes de perto no mini-submarino

  • BARCO COM FUNDO TRANSPARENTE: Outra dica para quem não quer entrar na água é fazer um passeio em um barco com fundo transparente. É diferente do mini-submarino porque os turistas não ficam debaixo d’água, sendo possível admirar tanto a vista a partir do barco, quanto a vida marinha abaixo do chão transparente.
  • OUTRAS ATIVIDADES: Há diversas outras atividades para curtir a região, tais como kitesurf, salto de pára-quedas, bungee jump, passeio de barco para visualizar baleias e golfinhos, jet ski, banana boat, jet boat, passeio em veleiro, cruzeiro, entre muitas outras.

PONTOS DE PARTIDA PARA A GRANDE BARREIRA

Uma vez que a Grande Barreira de Corais se extende por uma grande área no litoral de Queensland, é possível visitá-la partindo de diversos pontos da costa. Os locais mais famosos de onde saem passeios de barco para mergulho e snorkeling (mergulho de superfície) são as cidades de Airlie Beach, Cairns e Port Douglas, embora existam outras opções, tais como Townsville, Bundaberg, Rockhampton, Mackay e Mission Beach. Em seguida, falaremos um pouquinho sobre esses 3 principais pontos de partida e contaremos a nossa experiência visitando a Grande Barreira de Corais.


NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. AIRLIE BEACH

Airlie Beach é um dos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais. Como possui uma série de hotéis luxuosos, acaba sendo uma das regiões mais caras de Queensland. É a partir de Airlie Beach que se pode visitar o arquipélago das Ilhas Whitsunday. A praia mais famosa do arquipélago é Whitehaven Beach, considerada uma das praias mais bonitas do planeta! Um ponto negativo do mergulho na Grande Barreira de Corais nessa região é que a visibilidade da água não é das melhores. Confira algumas dicas para montar a sua viagem através de Airlie Beach.

SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE AIRLIE BEACH

PASSEIOS DE BARCO
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Whitehaven Beach

OUTRAS ATIVIDADES

2. CAIRNS

Cairns é o principal ponto de partida para passeios para a Grande Barreira de Corais, já que é a maior cidade litorânea da região. Há diversas empresas que oferecem passeios e os preços são mais acessíveis em relação a Airlie Beach. A cidade conta com uma linda piscina pública de frente para o mar super simpática (Cairns Esplanade), um aquário e há diversas opções de restaurantes de culinárias variadas e lojinhas. Há também muitas ofertas de passeios que saem de Cairns para outras regiões próximas, como a Floresta Tropical Daintree. A área é considerada a de melhor visibilidade para mergulhos na Grande Barreira de Corais. Foi por esse motivo que acabou sendo a nossa escolha para visitar a região. Confira algumas dicas para montar a sua viagem através de Airlie Beach.

Leia mais: Austrália: Roteiro na Barreira de Corais a partir de Cairns

> SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE CAIRNS

PASSEIOS DE BARCO
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Snorkeling na Grande Barreira de corais
OUTRAS ATIVIDADES

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Green Island, uma ilha verde próxima a Cairns

3. PORT DOUGLAS

Port Douglas é uma cidade menorzinha a norte de Cairns. Seu nome é uma homenagem homenagem ao ex-primeiro-ministro de Queensland, John Douglas. Pelo fato de ser bem pequena, ela é muito mais tranquila e uma ótima opção para famílias ou para pessoas em busca de sossego. Os preços de hospedagem e restaurantes são intermediários em relação a Cairns e Airlie Beach. Se você é fã de kitesurf, o esporte é bem popular no extremo sul da Four Mile Beach, especialmente durante os meses de inverno, quando os ventos alísios sopram do sul.

> SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE PORT DOUGLAS

PASSEIOS DE BARCO
Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Admirando a Grande Barreira de Corais do barco
OUTRAS ATIVIDADES

HOTÉIS NOS PRINCIPAIS PONTOS DE PARTIDA

Confira algumas opções de hospedagem nos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais. Aqui está uma seleção desde albergues mais simples, para quem viaja de mochilão, até resorts mais requintados para quem quer fazer uma viagem inesquecível e confortável.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

> AIRLIE BEACH

Dica: Opção de transfer do aeroporto até Airlie Beach

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Coral Sea Resort. Foto: divulgação

> CAIRNS

Dica: Opção de transfer do aeroporto até Cairns

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Novotel Cairns Oasis Resort. Foto: divulgação

> PORT DOUGLAS

Dica: Opção de transfer do aeroporto até Port Douglas

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália
Garrick House. Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália - Viajonários


Leia mais sobre a Austrália:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

5 COMENTÁRIOS

    • Olá Isabela!
      Os passeios de submarino sempre saem de alto mar. Ou seja, para você fazer um, precisa estar participando de um tour de barco para a Grande Barreira de Corais, Green Island, etc. O submarino é um passeio adicional. No post damos exemplo de 3 tours que incluem o semi submarino (item número 2).
      Esperamos ter ajudado!
      Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui