Inglaterra: O que fazer em Gloucester – Roteiro de 1 dia

1
Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia

Conheça Gloucester, uma cidade histórica fundada pelos romanos, que já coroou reis e teve uma grande importante durante a Idade Média. Aqui você vai encontrar atrações, dicas de onde comprar, comer e informações interessantes sobre essa cidade repleta de história.

A CIDADE DE GLOUCESTER

A cidade de Gloucester (fala-se “Glóster”) está localizada no condado de Gloucestershire, perto da fronteira com o País de Gales a oeste e da região charmosa de Cotswolds a leste. Ela foi fundada no ano 97 d.C. pelos romanos e era chamada de Glevum. Parte das fundações da Gloucester Romana pode ser vista ainda hoje na Eastgate Street, enquanto lápides romanas e uma série de outros artefatos romanos podem ser vistos no Museu de Gloucester.

Northgate, rua de pedestres no centro de Gloucester
Northgate, rua de pedestres no centro de Gloucester

Durante a Idade Média, a cidade contava com a forte presença de diversos estabelecimentos monásticos importantes. No início do século X, os restos de São Osvaldo foram trazidos para uma pequena igreja, trazendo muitos peregrinos para a cidade. Após a conquista normanda da Inglaterra (1066), Robert Fitzhamon se tornou o primeiro barão de Gloucester. Fitzhamon tinha uma base militar no Castelo de Cardiff e, nos anos seguintes, a história de Gloucester passou a ficar intimamente ligada à de Cardiff.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
College Court, uma ruela super charmosa no centro da cidade
A importância histórica da cidade

Em 1216, o rei Henrique III, com apenas dez anos de idade, foi coroado na Catedral de Gloucester. Um dos períodos mais significativos da história de Gloucester começou em 1378, quando Ricardo II convocou as reuniões do Parlamento na cidade, as quais foram realizadas até 1406 sob o reinado de Henrique IV.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Monumento na St Mary’s Square

Na época, a cidade tinha como principal atividade econômica a exportação de lã, que vinha da região de Cotswolds e era processada em Gloucester. Havia também produção de couro, ferro e a indústria pesqueira era forte devido ao fato da cidade possuir uma região ser cortada pelo Rio Severn. A cidade também tem um passado muito importante no que diz respeito à indústria aeroespacial, principalmente no desenvolvimento do motor a jato. Atualmente, Gloucester abriga diversas indústrias de serviços e está voltada ao setor financeiro e de negócios.

O QUE FAZER EM GLOUCESTER

Para facilitar a sua vida quando estiver visitando a cidade, o mapa interativo abaixo mostra a localização das principais atrações da cidade, além de dicas de onde comer/beber e comprar. Em seguida, daremos mais detalhes de cada uma das atrações do mapa, incluindo informações de como chegar a partir de Londres e onde se hospedar na cidade.

1. CATEDRAL DE GLOUCESTER

Sem dúvida, a catedral de Gloucester é uma atração imperdível, não somente por sua beleza, mas por ter presenciado acontecimentos históricos muito importantes. O início de sua história se deu em 678, com a fundação de uma abadia dedicada a São Pedro, sendo reconstruída a partir do século XI até 1499. Por conta disso, ela é uma mistura de estilos arquitetônicos, principalmente normando e gótico. A nave, a cripta, a área do coro, os corredores e Sala do Capítulo ainda exibem o estilo normando. Os vitrais imensos e coloridos mostram as influências do estilo gótico. A torre central só foi construída no século XV e possui 69 metros de altura.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Uma das entradas da Catedral
O surgimento da Catedral

Em 1540, a abadia foi dissolvida por Henrique VIII, devido à fundação da Igreja Anglicana. No ano seguinte, ela foi reaberta como a Catedral de Gloucester. O monumento mais notável é o santuário do rei Eduardo II, que foi assassinado no Castelo de Berkeley, localizado nas proximidades da cidade. Entre os acontecimentos mais importantes da catedral estão: a coroação de Henrique III (1216) e o enterro de Eduardo II (1327). Estão na catedral os túmulos de Robert, Duque da Normandia, filho mais velho de William, o Conquistador; e do rei Eduardo II.

  • Endereço: 12 College Green, Gloucester GL1 2LX, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 7h30 às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Tours na cripta: A famosa cripta apareceu na série de televisão Sherlock e só pode ser visitada mediante tours guiados de segunda a sábado às 11h45, 12h45, 13h45 e 14h45 / domingos às 12h30 e 13h30 | ingressos custam £3 por pessoa e devem ser comprados na loja de presentes da Catedral

2. MARCOS HISTÓRICOS

> St Oswald’s Priory

O Priorado de São Osvaldo foi fundado por Lady Aethelflaed da Mércia, filha de Alfredo, o Grande, por volta do ano 900. A igreja foi construída com pedras romanas reutilizadas e era, inicialmente, dedica da São Pedro. Nos séculos que se seguiram, relíquias de São Osvaldo foram levadas para lá e a área se tornou um local de peregrinação. No entanto, na época da conquista normanda, o lugar já estava em declínio. Reformada posteriormente, a igreja foi destruída pelo fogo dos canhões durante a Guerra Civil Inglesa, sendo demolida em 1653.

> Infirmary Arches

Restos de uma antiga enfermaria da Abadia Beneditina de São Pedro que compreendem a parte inferior da parede no oeste, seis baías ocidentais da arcada sul e dois ocidentais pilares da antiga arcada norte.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Infirmary Arches

> Eastgate Viewing Chamber

Caminhando pela rua Eastgate você vai encontrar fundações da antiga cidade romana que podem ser vistas a partir de um piso de vidro transparente, em frente à farmácia Boots. O que pouca gente sabe é que é possível descer até uma câmara subterrânea que remonta às suas fundações como uma fortaleza medieval. O local inclui vestígios romanos, a base de uma torre do século XIII e muito mais. Para visitar o local, é preciso reservar na bilheteria do Museu de Gloucester.

> Gloucester Greyfriars

Restos de uma antiga igreja/covento de frades franciscanos que foi fundado em 1231. Por volta de 1518, a igreja foi reconstruída em estilo gótico, incorporando a igreja primitiva. Em 1539, com a fundação da Igreja Anglicana, o convento foi dissolvido e o edifício foi utilizado para diversos fins. Em 1721, apenas a nave e seu corredor norte sobreviveram e, mais tarde, no século XVIII, casas foram construídas dentro das muralhas. Em 1810, uma grande casa foi construída no extremo oeste dos vestígios medievais e agora é uma biblioteca pública.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Gloucester Greyfriars

3. MUSEUS

> Gloucester Life Museum

Situado em prédios de enxaimel de 500 anos de idade, o Gloucester Life Museum é um dos mais antigos museus dedicados à história social. As coleções foram reunidas principalmente por meio de presentes de todo o condado de Gloucestershire. (Endereço: 99-103 Westgate St | Horários: de terça a sábado de 10h às 17h | Entrada: £5 – inclui entrada para o Museum of Gloucester)

> Museum Of Gloucester

 O Museu de Gloucester apresenta exposições que prometem uma experiência interativa. Os destaques incluem uma cozinha romana e uma rua medieval. Parte da muralha romana original também pode ser vista dentro do museu. (Endereço: Brunswick Road | Horários: de terça a sábado de 10h às 17h | Entrada: £5 – inclui entrada para o Gloucester Life Museum)

> The Tailor of Gloucester – Beatrix Potter

Este é um museu encantador e uma loja pitoresca. Essa era a área em que a escritora e ilustradora Beatrix Potter se  inspirou a escrever o livro “O Alfaiate de Gloucester”. Sua obra mais famosa, no entanto, é  o livro “A História de Pedro Coelho”, Peter Habbit, na versão original. (Endereço: 9 College Court | Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h30 e domingo de 12h às 16h | Entrada: gratuita)

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
The Tailor of Gloucester

> Soldiers of Gloucestershire Museum

O museu se dedica a exibir a vida de soldados locais e suas famílias nos últimos 300 anos, quando estiveram presentes em muitos acontecimentos decisivos da história britânica. É possível ver a exposição através de displays interativos, registros de filmes contemporâneos, coleção de medalhas, uniformes decorativos, armas e lembranças de todos os cantos do globo. (Endereço: Custom House the Docks, 31 Commercial Rd, | Horários: diariamente de 10h às 17h | Entrada: £4.75)

> National Waterways Museum Gloucester

O museu permite fazer uma jornada através da Grã-Bretanha, contando 200 anos de história por vias navegáveis. ( Há exposições interativas e práticas para toda a família. (Endereço:National Waterways Museum Gloucester Llanthony Warehouse, The Docks | Horários: de terça a sábado de 10h às 16h | Entrada: £4)

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
National Waterways Museum Gloucester

4. DOCAS DE GLOUCESTER

Essa é a região que mais gostei da cidade e recomendo fazer um gostoso passeio pela área. Neste espaço, totalmente reformado, ficavam as antigas docas de Gloucester, um antigo porto vitoriano. As vistas incluem muitos armazéns finos e outros edifícios relacionados com docas que foram convertidos para novos usos.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Antigos galpões foram modernizados

Onde os navios descarregavam suas cargas, agora há uma miscelânea em constante mudança de visitas de barcos, lanchas motorizadas e ocasionais iates ou navios altos. As docas se tornaram um dos locais mais buscados pelos turistas que visitam a cidade, pois está todo renovado, com muitos restaurantes e lojas. Foram instaladas de placas informativas que contam a história do local para que os visitantes compreendam tudo o que ocorreu ali nos séculos passados. Há também a disponibilidade de fazer passeios de barco e de visitar os museus National Waterways Gloucester e o Soldiers of Gloucestershire, citados anteriormente.

5. BLACKFRIARS PRIORY

Blackfriars é um dos mais completos conventos medievais sobreviventes de frades dominicanos na Inglaterra. Acredita-se que eles foram a Inglaterra em 1239 pela primeira vez e a construção deste convento começou logo em seguida, com materiais doados pelo rei Henrique III. A construção foi concluída por volta de 1270 e passou a abrigar cerca de 40 frades. Com a fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII, os frades foram expulsos em 1539. As características notáveis da arquitetura do local incluem uma igreja e o telhado bem esculpido do dormitório. Posteriormente, o local foi comprado por um vereador e convertido em uma casa de Tudor e tecelagem. Desde 1960, o local está aberto para visitação pública.

  • Endereço: Ladybellegate Street, Gloucester GL1 2HS, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro aos domingos e segundas-feiras de 10h às 15h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Blackfriars Priory

6. GLOUCESTER PARK

O Gloucester Park é o principal parque público da cidade e compreende uma área verde de 11 hectares. Ele possui várias instalações esportivas: tênis de mesa, basquete, pista de skate, área de jogos multiuso e recreação infantil. Há um Café bem simpático que fica no meio do parque, além de um bonito coreto e muitas flores e árvores. O parque sedia muitos eventos ao longo do ano, culminando no Festival de Verão de Gloucester, que conta com parque de diversões, fogos de artifício, música, eventos e diversas atividades.

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Gloucester Park

ONDE COMER / BEBER EM GLOUCESTER

Para a hora da fome, aqui está uma seleção de opções gastronômicas na cidade para todos os gostos e bolsos:

CAFÉS E CASAS DE CHÁ
RESTAURANTES
Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Salada Caesar do restaurante Prezzo
BARES / PUBS / GASTROPUBS

ONDE COMPRAR EM GLOUCESTER

Se vote quiser aproveitar a passagem pela cidade para fazer umas compras, existem três shoppings bem no centro da cidade que possuem uma variedade de lojas, cafés e restaurantes de comidas rápidas:

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Gloucester Quays

ONDE SE HOSPEDAR EM GLOUCESTER

Caso você pretenda passar mais tempo na cidade, aqui está uma seleção de hotéis bem localizados e bem avaliados na cidade:

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia
Um dos quartos do New County Hotel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A GLOUCESTER

É bem tranquilo chegar a Gloucester partindo de Londres através de transporte público. Os trens partem da estação London Paddington e levam pouco menos de 2 horas para chegar até a cidade. Chegando lá, é possível conhecer as principais atrações da cidade caminhando pelo centro. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra”.

Guarde esta dica no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Gloucester - Roteiro de 1 dia - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui