Eu sou super apaixonada por museus e galerias de arte e desde que vi o quadro “O Grito”, de Edvard Munch, coloquei na cabeça que queria vê-lo ao vivo. Na época, eu nem sabia onde este quadro incrível ficava. Pesquisei, encontrei e prometi para mim mesma que um dia iria pessoalmente encontrá-lo. Na minha recente vista a Oslo, eu não tinha dúvida de que seria lá o início do meu roteiro na cidade!
A GALERIA NACIONAL DA NORUEGA EM OSLO
Nasjonalgalleriet é o nome em norueguês da Galeria Nacional da Noruega, localizada na simpática capital Oslo. Fundada em 1837, ela abriga o maior acervo da Noruega de pinturas, desenhos e esculturas, com cerca de 400 mil itens. Originalmente, a coleção ficava abrigada no Palácio Real da Noruega, também em Oslo. Desde 2003, a galeria faz parte do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design.

A galeria inclui peças do escultor Julius Middelthun, dos pintores Johan Christian Claussen Dahl, Erik Werenskiold e Christian Krohg, bem como obras do famoso pintor Edvard Munch, incluindo “O grito” e uma versão de sua Madonna. O museu também possui obras de antigos pintores europeus mestres de pintores como El Greco, além de nomes como Auguste Renoir, Claude Monet, Paul Cézanne, Edgar Degas, e Pablo Picasso.


A VISITA À GALERIA NACIONAL DA NORUEGA
Visitar a Galeria Nacional da Noruega é um passeio extremamente agradável. A maior estrela da galeria é, sem dúvida, Evard Munch, o pintor norueguês que evocou temas psicológicos, construindo alguns dos principais princípios do simbolismos do final do século XIX. Munch foi um grande influenciador do expressionismo alemão no início do século XX. Para quem vai à galeria e quer ver primeiro “O Grito” de 1893, sua pintura mais famosa, suba as escadas, vire a direita e vá direto para a Sala 19!

“O GRITO”: A GRANDE ATRAÇÃO DA GALERIA
A pintura “O Grito” foi feita em Berlim, na Alemanha, e doada para a Galeria Nacional da Noruega em 1910. A pintura é uma expressão radical e atemporal do medo humano, mostrando uma figura com uma expressão de angústia e desespero em uma paisagem com um tumultuoso céu laranja. Poucas obras de arte inspiraram cineastas, cartunistas e outros artistas como “O Grito” o fez.

Curiosidade: “O Grito” não é apenas uma única pintura, mas sim uma série de 4 versões produzidas por Edvard Munch entre 1893 e 1910. A Galeria Nacional em Oslo, Noruega, possui uma das duas versões pintadas em 1893. O Museu Munch (Munchmuseet), também em Oslo, detém duas pinturas: a outra versão de 1893, feita em pastel, e uma versão de 1910. A quarta pintura, de 1895, pertence ao colecionador particular Petter Olsen, um empresário norueguês. Em 2012, ela se tornou a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por US$ 119,9 milhões.

Legenda (da esquerda para a direita):
- 1893: Pintura a pastel. Acredita-se que pode ter sido o esboço de “O Grito” antes de Munch pintar o quadro. Está exposta no Museu Munch.
- 1893: Pintura a óleo, têmpera e pastel. É a versão mais famosa e se encontra na Galeria Nacional da Noruega.
- 1895: Litografia (não é considerada uma das versões da pintura). Cerca de 45 impressões foram feitas. Algumas foram coloridas à mão por Munch.
- 1895: Pintura a pastel. Essa é a versão arrematada em um leilão 2012.
- 1910: Pintura feita a têmpera. Foi roubada do Museu Munch em 2004 e reencontrada em 2006.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Além de “O Grito” (“The Scream”, em inglês) há várias outras obras importantes de Evard Munch expostas na Galeria Nacional, tais como: “Madonna” (1894–95), “The Sick Child” (1885−86) e “The Dance of Life” (1899–1900).



OBRAS IMPERDÍVEIS DA GALERIA NACIONAL DA NORUEGA
O motivo principal de ir até a galeria é ver “O Grito”, mas isso não significa que você não deve ficar mais tempo no local para ver outras tantas obras interessantes. Há uma coleção enorme de gravuras de Picasso, estátuas de bronze de Rodin, pinturas de artistas noruegueses, além dos famosos Renoir, Monet, Cézanne e Degas.


Confira algumas obras que valem a pena serem vistas durante a visita:
- “Bridal Procession on the Hardangerfjord” (1848), de Adolph Tidemand e Hans Gude
- “Winter Night in the Mountains” (1914), de Harald Sohlberg
- “Albertine to See the Police Surgeon” (1885), de Christian Krohg
- “St. Peter Repentant” (1590) e “Jesus Christ stripped of this Garments” (c.1600), de El Greco
- “Bathing women” (1916), “Petite baigneuse” e outras (1883), de Auguste Renoir
- “Pluie, Étretat” (1886), “Spring by the Seine” (1878) e outras, de Claude Monet
- “The Large Bathers” (1898), “Seated Man” (1899), “Still Life” (1890), “Landscape from Jas de Bouffan” (1879) e “Arbres et Maisons” (1885) e outras de Paul Cézanne
- “Still life with guitar” (1919), “Le picador II” (1961), outras pinturas e diversas gravuras, de Pablo Picasso
- “Iris” (1890-1891) e uma das versões de “O Pensador” de Auguste Rodin





RESTAURANTE E LOJA DA GALERIA NACIONAL
A galeria conta com um tradicional restaurante, o The French Salon, que serve uma variedade de pratos apetitosos baseados em ingredientes sazonais frescos. O salão é finamente decorado com mármore polido e ornamentação dourada, sendo um dos locais mais suntuosos da Galeria Nacional da Noruega. Há também uma loja com uma grande seleção de livros sobre arte, fotografia, arquitetura, artesanato e design, bem como artigos de presentes atraentes e os próprios itens da marca do museu.

Não é segredo para ninguém que Oslo é uma das cidades mais caras do mundo! Os turistas são bastante afetados pelos preços salgados de hospedagem, alimentação, transporte e ingressos. Para ajudar tanto no transporte quanto nos ingressos para as principais atrações da cidade, a super dica é adquirir o Oslo Pass, um passe que inclui entrada para mais de 30 atrações de Oslo, além de transporte público ilimitado por toda a cidade. O que achamos super bacana é que você não precisa sequer ter um cartão físico, basta ativar o Oslo Pass no celular e mostrar o código de barras toda vez que visita uma atração. Demais, não é mesmo? O Oslo Pass pode ser adquirido em 3 versões: 24h, 48h ou 72h! Veja todas as informações sobre o Oslo Pass neste link.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Galeria Nacional da Noruega
- Endereço: Universitetsgata 13, 0164 Oslo, Noruega
- Horários: terça, quarta e sexta de 10h às 18h / quinta de 10h às 19h / sábado e domingo de 11h às 17h / fechada às segundas-feiras
- Entrada: NOK 100 / gratuita com Oslo Pass
*a moeda oficial da Noruega é a Coroa Norueguesa (NOK)
Agradecemos ao Visit Oslo pelos ingressos concedidos para visitar as atrações na cidade, entre elas a incrível Galeria Nacional da Noruega.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Escandinávia:
- Leia tudo o que já foi publicado sobre a Dinamarca
- Leia tudo o que já foi publicado sobre a Finlândia
- Leia tudo o que já foi publicado sobre a Noruega
- Leia tudo o que já foi publicado sobre a Suécia
VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!
=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!
=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.
=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!
=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar! Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.
=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!
=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!
=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!
[…] A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está “O Grito” […]
[…] Leia mais: A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está “O Grito” […]