A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está “O Grito”

2
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está

Eu sou super apaixonada por museus e galerias de arte e desde que vi o quadro “O Grito”, de Edvard Munch, coloquei na cabeça que queria vê-lo ao vivo. Na época, eu nem sabia onde este quadro incrível ficava. Pesquisei, encontrei e prometi para mim mesma que um dia iria pessoalmente encontrá-lo. Na minha recente vista a Oslo, eu não tinha dúvida de que seria lá o início do meu roteiro na cidade!

A GALERIA NACIONAL DA NORUEGA EM OSLO

Nasjonalgalleriet é o nome em norueguês da Galeria Nacional da Noruega, localizada na simpática capital Oslo. Fundada em 1837, ela abriga o maior acervo da Noruega de pinturas, desenhos e esculturas, com cerca de 400 mil itens. Originalmente, a coleção ficava abrigada no Palácio Real da Noruega, também em Oslo. Desde 2003, a galeria faz parte do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Fachada da Galeria Nacional da Noruega

A galeria inclui peças do escultor Julius Middelthun, dos pintores Johan Christian Claussen Dahl, Erik Werenskiold e Christian Krohg, bem como obras do famoso pintor Edvard Munch, incluindo “O grito” e uma versão de sua Madonna. O museu também possui obras de antigos pintores europeus mestres de pintores como El Greco, além de nomes como Auguste Renoir, Claude Monet, Paul Cézanne, Edgar Degas, e Pablo Picasso.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Sala com obras de grandes mestres pintores
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Pablo Picasso é um dos pintores cujas obras estão expostas na galeria. Este é o quadro “Still Life” (1927).

A VISITA À GALERIA NACIONAL DA NORUEGA

Visitar a Galeria Nacional da Noruega é um passeio extremamente agradável. A maior estrela da galeria é, sem dúvida, Evard Munch, o pintor norueguês que evocou temas psicológicos, construindo alguns dos principais princípios do simbolismos do final do século XIX. Munch foi um grande influenciador do expressionismo alemão no início do século XX. Para quem vai à galeria e quer ver primeiro “O Grito” de 1893, sua pintura mais famosa, suba as escadas, vire a direita e vá direto para a Sala 19!

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Escadaria que leva até a coleção da galeria

“O GRITO”: A GRANDE ATRAÇÃO DA GALERIA

A pintura “O Grito” foi feita em Berlim, na Alemanha, e doada para a Galeria Nacional da Noruega em 1910. A pintura é uma expressão radical e atemporal do medo humano, mostrando uma figura com uma expressão de angústia e desespero em uma paisagem com um tumultuoso céu laranja. Poucas obras de arte inspiraram cineastas, cartunistas e outros artistas como “O Grito” o fez.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“O Grito”, um dos quadros mais famosos da história

Curiosidade: “O Grito” não é apenas uma única pintura, mas sim uma série de 4 versões produzidas por Edvard Munch entre 1893 e 1910. A Galeria Nacional em Oslo, Noruega, possui uma das duas versões pintadas em 1893. O Museu Munch (Munchmuseet), também em Oslo, detém duas pinturas: a outra versão de 1893, feita em pastel, e uma versão de 1910. A quarta pintura, de 1895, pertence ao colecionador particular Petter Olsen, um empresário norueguês. Em 2012, ela se tornou a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por US$ 119,9 milhões.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Versões de “O Grito”. Foto: montagem Wikipedia

Legenda (da esquerda para a direita):

  • 1893: Pintura a pastel. Acredita-se que pode ter sido o esboço de “O Grito” antes de Munch pintar o quadro. Está exposta no Museu Munch.
  • 1893: Pintura a óleo, têmpera e pastel. É a versão mais famosa e se encontra na Galeria Nacional da Noruega.
  • 1895: Litografia (não é considerada uma das versões da pintura). Cerca de 45 impressões foram feitas. Algumas foram coloridas à mão por Munch.
  • 1895: Pintura a pastel. Essa é a versão arrematada em um leilão 2012.
  • 1910: Pintura feita a têmpera. Foi roubada do Museu Munch em 2004 e reencontrada em 2006.

Além de “O Grito” (“The Scream”, em inglês) há várias outras obras importantes de Evard Munch expostas na Galeria Nacional, tais como: “Madonna” (1894–95), “The Sick Child” (1885−86) e “The Dance of Life” (1899–1900).

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Sala onde ficam as pinturas de Munch, entre elas, “O Grito”
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Quadro “The Girls on the Bridge” (1901) de Edvard Munch
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“Rue Lafayette” (1891)

OBRAS IMPERDÍVEIS DA GALERIA NACIONAL DA NORUEGA

O motivo principal de ir até a galeria é ver “O Grito”, mas isso não significa que você não deve ficar mais tempo no local para ver outras tantas obras interessantes. Há uma coleção enorme de gravuras de Picasso, estátuas de bronze de Rodin, pinturas de artistas noruegueses, além dos famosos Renoir, Monet, Cézanne e Degas.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
A coleção da galeria é variada e muito interessante
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
Belas obras expressionistas estão presentes na exposição

Confira algumas obras que valem a pena serem vistas durante a visita:

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“Spring by the Seine” (1878) de Monet
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“Landscape near Merlun” (1879) de Cézanne
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“La Coiffure” (1893), de Edgar Degas
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“Guitar” (1912), de Picasso
A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
“Iris” (1890-91) de Rodin

RESTAURANTE E LOJA DA GALERIA NACIONAL

A galeria conta com um tradicional restaurante, o The French Salon, que serve uma variedade de pratos apetitosos baseados em ingredientes sazonais frescos. O salão é finamente decorado com mármore polido e ornamentação dourada, sendo um dos locais mais suntuosos da Galeria Nacional da Noruega. Há também uma loja com uma grande seleção de livros sobre arte, fotografia, arquitetura, artesanato e design, bem como artigos de presentes atraentes e os próprios itens da marca do museu.

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está
The French Salon, o restaurante da galeria. Foto: divulgação

DIA DE ECONOMIA: OSLO PASS

Não é segredo para ninguém que Oslo é uma das cidades mais caras do mundo! Os turistas são bastante afetados pelos preços salgados de hospedagem, alimentação, transporte e ingressos. Para ajudar tanto no transporte quanto nos ingressos para as principais atrações da cidade, a super dica é adquirir o Oslo Pass, um passe que inclui entrada para mais de 30 atrações de Oslo, além de transporte público ilimitado por toda a cidade. O que achamos super bacana é que você não precisa sequer ter um cartão físico, basta ativar o Oslo Pass no celular e mostrar o código de barras toda vez que visita uma atração. Demais, não é mesmo? O Oslo Pass pode ser adquirido em 3 versões: 24h, 48h ou 72h! Veja todas as informações sobre o Oslo Pass neste link.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Galeria Nacional da Noruega

  • Endereço: 
  • Horários: terça, quarta e sexta de 10h às 18h / quinta de 10h às 19h / sábado e domingo de 11h às 17h / fechada às segundas-feiras
  • Entrada: NOK 100 / gratuita com Oslo Pass

*a moeda oficial da Noruega é a Coroa Norueguesa (NOK)

Agradecemos ao Visit Oslo pelos ingressos concedidos para visitar as atrações na cidade, entre elas a incrível Galeria Nacional da Noruega.

Guarde estas dicas no Pinterest!

A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está


Leia mais sobre a Escandinávia:

  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Dinamarca
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Finlândia
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Noruega
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Suécia
VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui