Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres

0

Gosta de futebol? Então, você não pode deixar de conferir o tour no estádio Wembley em Londres, o estádio oficial da seleção inglesa de futebol! Sente nas arquibancadas, conheça os vestiários e vá até o gramado deste importante estádio europeu. Nós estivemos por lá e contamos o que esperar deste tour. Vem com a gente?

O ESTÁDIO WEMBLEY

O Estádio Wembley foi inaugurado em 2007, após a demolição do antigo estádio que ficava no local. Sua construção teve como objetivo abrigar maior público em competições de futebol, rugby e atletismo. É neste estádio que acontecem os jogos oficiais da Seleção Inglesa de Futebol. Com 90 mil lugares, ele é o segundo maior estádio da Europa (atrás do Camp Nou, em Barcelona com 99 mil assentos) e o maior do Reino Unido. O estádio já sediou muitos eventos importantes como as finais da Champions League, a Liga dos Campeões da Europa, em 2011 e 2013; as finais de futebol das Olimpíadas de Londres em 2012; e é palco da final da Liga Inglesa de Futebal. Além, disso o estádio recebe jogos do campeonato de rugby e muitos concertos musicais. Em 2020, o estádio será sede de ambas as semifinais da Champions League.

Chegando ao Estádio Wembley
Chegando ao Estádio Wembley

O estádio é muito moderno e foi construído de forma sustentável. Dependendo da necessidade, sua capacidade pode ser expandida para até 105 mil expectadores. Com uma arquitetura surpreendente, parte do teto do estádio é retrátil. Uma curiosidade é que o Wembley possui 2.618 banheiros, mais do que qualquer outro estádio do mundo.

Construção moderna, toda em vidro
Construção moderna, toda em vidro

FUTEBOL: TOUR NO ESTÁDIO WEMBLEY EM LONDRES

Estivemos fazendo o tour no estádio Wembley em 2011, poucas semanas depois da final da Champions League. Este fato foi bastante interessante, uma vez que no estádio estava havendo uma exposição histórica com troféus, camisas e outros itens de todos os campeões da Champions League até então. Mas, vamos começar do começo. Pegamos o metrô no centro de Londres e desembarcamos na Wembley Park Station e em pouco minutos de caminhada estávamos em frente ao estádio. Você pode comprar seu ingresso na bilheteria do estádio ou antecipadamente pela internet (sai mais barato). A entrada é feita pertinho da estátua de Bobby Moore, o capitão da seleção inglesa durante a conquista da Copa do Mundo de 1966, único título inglês até hoje, conquistado com gol polêmico contra a Alemanha Ocidental.

Estátua de Bob Moore, campeão da seleção inglesa de 1966
Estátua de Bob Moore, campeão da seleção inglesa de 1966

Você pode esperar o horário do seu ingresso sentado em uma das mesas da lanchonete do local. Ali fica exposta a trave do gol da final da Copa de 1966. Ao dar o horário do tour, o guia chamará todos os visitantes e começará a explicar sobre como serão utilizados os 75 minutos seguintes.

Trave oficial da final da Copa de 1966
Trave oficial da final da Copa de 1966

Inicialmente, fomos conduzidos até as arquibancadas do estádio em que tivemos o primeiro contato com Wembley e conseguimos admirá-lo vazio. Lá o guia nos deu várias informações sobre a capacidade do estádio, construções, jogos realizados e muito mais.

ana-paulo-tour-wembley
Arquibancadas de Wembley
wembley-arquibancada
Vista bonita das arquibancadas e do gramado em um dia lindo de sol em Londres

Em seguida, fomos conhecer a belíssima sala de imprensa, local em que os jogadores dão entrevistas após as partidas. Neste espaço tivemos a oportunidade de tirar fotos até mesmo na mesa em que os jogadores ficam para ser entrevistados. Foi bem interessante para termos uma visão diferente do que estamos acostumados a ver na televisão.

sala-imprensa-wembley
Nós na sala de imprensa
sala-imprensa2-wembley
Vista das poltronas em que ficam os jornalistas durante as entrevistas coletivas

Na terceira parte do tour, fomos conhecer os vestiários da seleção inglesa! Lá estão expostas as camisas de todos os jogadores que estão atuando atualmente na seleção. Além disso, vimos as áreas dos chuveiros e armários.

vestiario-wembley
Vestiário do estádio com fotos de jogadores nas paredes
camisas-wembley
Camisas dos jogadores expostas no vestiário
pias-wembley
Áreas dos banheiros
banheiro-wembley
Banheiras para relaxar após os jogos

Já encaminhando para a finalização do tour, o guia nos levou até o gramado do estádio. A grama do estádio de Wembley é de verdade e, por isso, eles querem evitar que ela seja degradada com os pezinhos dos turistas. Assim, a área em que é permito pisar é no espaço técnico, onde fica o banco de reservas, que é de grama sintética. De qualquer forma, é possível ter uma visão incrível do estádio e tirar fotos ótimos a partir dali.

entrada-gramado-wembley
Túnel que dá acesso ao gramado
ana-gramado-wembley
Na área destinada aos visitantes
ana-paulo-gramado-wembley
Área técnica possui grama sintética e o campo possui grama natural

Com o tour já finalizado, o guia nos levou até o espaço onde estava a exposição com os troféus, camisas e artigos dos campeões da Champions League, já que tinha abrigado a última edição. O Paulo, palmeirense que é, foi logo no espaço dedicado à Champions League de 1999, quando o Palmeiras foi derrotado pelo Manchester City e perdeu a oportunidade de se tornar campeão mundial. A Ana foi admirar o troféu recém ganho pelo Barcelona naquele ano. Nesta área também é possível admirar o troféu Jules Rimet, ganho pela seleção inglesa na Copa de 1966 e a bandeira original dos Jogos Olímpicos de 1948.

1999-wembley
Camisa de David Beckham quando jogava pelo Manchester United
1999-paulo-wembley
Paulo vendo o local de homenagem ao Manchester, campeão de 1999 da Champions League
2011-barcelona-wembley
Troféu e artigos do Barcelona, campeão da Champions League de 2011

COMO CHEGAR

A entrada para o tour no estádio fica localizada perto da estátua de Bobby Moore, no topo da Olympic Way, no Nível 1. A entrada pode ser acessada através de um lance de escadas ou através de um elevador. Para chegar ao estádio, a forma mais fácil é utilizar transporte público e desembarcar em uma das 3 estações:

  • Wembley Park Station (linhas Jubilee ou Metropolitan): 10 minutos de caminhada
  • Wembley Stadium Station (linha Chiltern): 10 minutos de caminhada
  • Wembley Central Station (linha Bakerloo ou trem): 25 minutos de caminhada

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Wembley Stadium

  • Endereço: Wembley, London HA9 0WS, Reino Unido
  • Tours: 
    • Horários: disponíveis diariamente (exceto em dias de jogos ou eventos) às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h (no verão há tours também às 16h)
    • Duração: 75 minutos
    • Preço: £19 (VIP Tour: £55) / reserve online através deste link e pague £17


Leia mais sobre Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário