Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres

0
Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres

Loucos por futebol precisam conferir esse guia completo (com mapa) sobre times, estádios e muitas dicas para conhecer todas as opções do futebol em Londres! Compartilhamos tudo o que você precisa saber para curtir o esporte mais popular do mundo na terra onde ele nasceu. Ao final do post, você vai encontrar uma lista de cidades que também possuem times famosos no campeonato inglês, caso tenha interesse em visitá-las.

O FUTEBOL E A INGLATERRA

O futebol moderno como conhecemos hoje tem as suas raízes em terras inglesas. Até 1863, não havia regras universalmente aceitas para jogar futebol. O primeiro jogo de futebol entre clubes e o primeiro torneio competitivo foram ambos disputados utilizando as Regras de Sheffield, elaboradas durante a década de 1850. Outro conjunto de regras bastante utilizado eram as Regras de Cambridge, desenvolvido na Universidade de Cambridge. Em 1963, as “Laws of the Game” (Regras do Jogo) foram codificadas pela The Football Association (The FA), baseando-se nas Cambridge Rules e Sheffield Rules. Em 1878, o estádio que recebeu a final do primeiro torneio de futebol do mundo foi o Bramall Lane, na cidade de Sheffield. Ele é o mais antigo estádio de futebol do mundo que ainda sedia jogos profissionais.

Leia mais: Sheffield: cidade do 1º time de futebol do mundo e das regras do jogo

Bramall Lane, o estádio de futebol mais antigo do mundo ainda em uso. Foto: site oficial

A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL MAIS ANTIGA

The Football Association (The FA) é o nome oficial da entidade que controla o futebol na Inglaterra, considerada a associação de futebol mais antiga do mundo. Ela foi criada em 1863, quando 11 clubes de futebol em Londres e representantes das universidades onde o esporte era disputado se reuniram para chegar a um acordo sobre regras comuns. Um pouco desta história está contada no Museu Nacional do Futebol localizado na cidade de Manchester (Leia mais: Inglaterra: Museu Nacional do Futebol em Manchester). O primeiro jogo de exibição usando as regras da FA foi jogado em 9 de janeiro de 1864. Em 1871, foi disputada a “The Football Association Cup” (Copa da Associação de Futebol), a mais antiga competição de futebol de uma liga oficial do mundo.

A SELEÇÃO INGLESA DE FUTEBOL

A Seleção Inglesa de Futebol é uma das duas seleções nacionais mais antigas do futebol juntamente com a seleção da Escócia. As duas seleções disputaram a primeira partida internacional de futebol em 1872. Em 1966, a seleção inglesa ganhou 1 única copa do mundo, a qual foi disputada dentro de casa e contou com um gol polêmico para garantir a vitória frente a Alemanha Ocidental. O travessão “salvador” está em exposição no estádio.

  • Estádio: Wembley Stadium (90 mil lugares)
  • Localização: Londres HA9 0WS
  • Como conhecer: O estádio disponibiliza tours diários para conhecer as principais áreas: gramado, arquibancadas, salas de imprensa e vestiários.

Leia mais: Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres

Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres
No tour do estádio de Wembley em Londres

OS TIMES DE FUTEBOL EM LONDRES

A cidade de Londres abriga centenas de times armadores, dezenas de times semi-profissionais e 13 times profissionais de futebol que participam das principais competições organizadas pela The FA. Considerando sua localização geográfica na cidade, são eles:

  • ZONA NORTE: Arsenal e Tottenham
  • ZONA SUL: Brighton, Crystal Palace e FC Wimbledon
  • ZONA LESTE: Charlton, Leyton Orient, Millwall e West Ham United
  • ZONA OESTE: Brentford, Chelsea, Fulham e Queens Park Rangers

*só os 6 times em laranja participam da Premier League, principal liga do futebol inglês

ESTÁDIOS DOS PRINCIPAIS TIMES DE FUTEBOL

Colocamos no mapa interativo abaixo a localização dos estádios de futebol em Londres  dos 6 times que participam da Premier League para facilitar o planejamento da sua viagem à cidade. Além disso, também está a localização do estádio Wembley, da seleção inglesa. Em seguida, informações detalhadas de como conhecê-los.

1. ARSENAL F.C.

Fundado em 1886, o Arsenal é um time de futebol em Londres localizado na região de Islington, ao norte da cidade. Ele é o time com mais títulos do futebol inglês com 13 títulos (até 2018). Entre seus ídolos estão o francês Thierry Henry e o holandês Dennis Bergkamp.

  • Estádio: Emirates Stadium (60 mil lugares)
  • Localização: Hornsey Rd, Londres N7 7AJ
  • Como conhecer: O Arsenal disponibiliza tours auto guiados diários pelo estádio, que permitem que você percorra diversos ambientes no seu ritmo, acompanhando todas as informações através de um audio guide. É também possível visitar o museu do clube que conta toda sua história desde sua criação, seu primeiro estádio, a construção do atual Emirates Stadium, além de destacar grandes vitórias e grandes jogadores até os dias atuais.

Leia mais: Futebol: Museu e Tour no estádio do Arsenal em Londres

Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres
Emirates Stadium, o estádio do Arsenal

2. CHELSEA F.C.

Fundado em 1905, o Chelsea Football Club é um dos mais importantes clubes de futebol em Londres. Uma curiosidade é que o estádio Stamford Bridge existe antes do time existir, uma vez que foi construído para ser um centro esportivo. Embora o nome possa sugerir, o clube não fica localizado no bairro de Chelsea em Londres, mas sim do Fulham. Diversos brasileiros já jogaram pelo clube incluindo David Luiz, William, Oscar, Belletti, Mineiro e Ramires são alguns dos nomes. Felipão foi técnico da equipe, mas não tem momentos bons para recordar.

  • Estádio: Stamford Bridge (40 mil lugares)
  • Localização: Fulham Rd, Fulham, Londres SW6 1HS
  • Como conhecer: O Arsenal disponibiliza tours guiados diários pelo estádio. Além do tour tradicional tour tradicional que visita o gramado, arquibancadas, sala de imprensa, vestiários e dá acesso ao museu do clube, há também tours especiais, inclusive na presença de ex-jogadores do clube. A visita inclui um passeio pelo museu do clube que conta com videos, áreas interativas, um pequeno cinema e muitos artigos históricos, camisas assinadas e chuteiras de ex-jogadores que fizeram sucesso no clube.

Leia mais: Futebol: Museu e tour no estádio do Chelsea em Londres

Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres
Gramado do Stamford Bridge, estádio do Chelsea

3. CRYSTAL PALACE F.C.

O Crystal Palace Football Club foi fundado, em 1905, no famoso edifício “Palácio de Cristal”, uma antiga estrutura de ferro e vidro construída no Hyde Park para a Grande Exibição de 1851. O time sediou os seus jogos no local até 1915, quando foi forçado a sair devido à Primeira Guerra Mundial, mudando para o seu atual estádio, o Selhurst Park. Este estádio sediou jogos de futebol das Olímpiadas de 1948 e era compartilhado com outros times de futebol até 2003.

  • Estádio: Selhurst Park (26 mil lugares)
  • Localização: Whitehorse Ln, Londres SE25 6PU
  • Como conhecer: Para conhecer a área interna do estádio, somente assistindo a uma partida, porque não há tours disponíveis. Ele abre durante a semana a sua loja, bilheteria e recepção. Veja mais informações neste link.

4. FULHAM F.C.

O Fulham Football Club é um time de futebol em Londres, fundado em 1879, cujo estádio fica localizado próximo ao Chelsea F.C., às margens do Rio Tâmisa, em Bishop’s Park. Este é o estádio mais antigo de Londres ainda em uso. O local era, originalmente, uma cabana real de caça, cuja história data de mais de 300 anos. (Leia mais: Londres: Fulham Palace & Bishop’s Park). Antes de abrigar jogos de um time de futebol, o local era um campo utilizado na liga de rugby. Uma curiosidade é que, em 2011, o então proprietário do clube, Mohamed Al-Fayed (pai do namorado da princesa Diana que faleceu com ela em Paris), inaugurou uma controversa estátua do cantor Michael Jackson do lado de fora do estádio. A estátua foi removida em 2013.

  • Estádio: Craven Cottage (25 mil lugares)
  • Localização: Stevenage Rd, Fulham, Londres SW6 6HH
  • Como conhecer: Há tours disponíveis alguns dias da semana, uma vez ao dia. As datas são anunciadas no site oficial com até 2 meses de antecedência. Os ingressos custam £15 por pessoa.

5. TOTTENHAM HOTSPUR F.C.

O Tottenham Hotspur Football Club é um time de futebol em Londres, localizado no bairro de mesmo nome, na zona norte da cidade. Ele foi fundado em 1882, como um clube de críquete, que acabou conquistando vários títulos ao longo de sua história.

  • Estádio: White Hart Lane (36 mil lugares) – demolido
  • Localização: 748 High Rd, Tottenham, London N17 0AP
  • Como conhecer: Eu estava me preparando para conhecer o estádio quando li a informação que ele seria demolido, após 118 anos de uso. Desde o final de 2017, um novo estádio está sendo erguido no local e terá capacidade para 62 mil lugares. Por conta disso, o Tottenham tem mandado suas partidas no Wembley Stadium, estádio oficial da seleção inglesa de futebol, que comentamos no início. Segundo informações do site oficial, o time deverá retornar ao estádio durante a temporada 2018-19, mas não há informações sobre tours até agora.

6. WEST HAM UNITED F.C.

O West Ham United Football Club é um time de futebol em Londres, fundado em 1895, e considerado um dos mais tradicionais do país. Apesar de não ser muito famoso e ter conquistado um número pequeno de títulos, ele é um dos clubes que mais forneceu jogadores para a seleção inglesa, incluindo o grande ídolo Bobby Moore, capitão da vitoriosa seleção da Copa de 1966.

  • Estádio: London Stadium | Estádio Olímpico de Londres (60 mil lugares)
  • Localização: Queen Elizabeth Olympic Park, Londres E20 2ST,
  • Como conhecer: Eu confesso que, embora ame futebol, não conhecia absolutamente nada sobre o West Ham United, sequer lembrava que ele era de Londres. Mas, em uma visita ao belíssimo Parque Olímpico de Londres, aproveitei para fazer um tour. Construído para as Olimpíadas de 2012, o estádio é belíssimo, super moderno e bem equipado. É possível visitá-lo sem estar em grupos, somente através de um audio guide, recheado de informações.

Leia mais: Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres

Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres
O West Ham United comanda seus jogos no Estádio Olímpico de Londres

Conheça mais cidades com times famosos do campeonato inglês de futebol:

=> CIDADES COM TIMES NA 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO INGLÊS (PREMIER LEAGUE)
Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres
Vista do meio da arquibancada do Old Trafford, estádio do Manchester United
=> CIDADES COM TIMES NA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO INGLÊS

Guarde essas dicas no Pinterest!

Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres - Viajonários

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui