França: Visita ao Arco do Triunfo em Paris

0

O Arco do Triunfo em Paris é uma das principais atrações da cidade. Mas muita gente não sabe que é possível acessá-lo e subir em seu telhado para ter uma linda vista da cidade. Mas não é só isso! Dentro dele ainda há vários artigos expostos! Ficou curioso? Neste post contamos detalhes de como é a visita do Arco do Triunfo em Paris e o que fazer para conhecê-lo no detalhe.

O ARCO DO TRIUNFO

O Arco do Triunfo está localizado na margem direita do Sena, no centro da Place Charles de Gaulle, uma configuração de doze avenidas radiais, incluindo a famosa Champs-Élysées no extremo oeste. Foi encomendado em 1806 após a vitória em Austerlitz pelo Imperador Napoleão no auge de suas conquistas. Na verdade, o Arco de Tito, em Roma, havia inspirado Napoleão para construir este monumento no século XIX. Construído entre os anos de 1806 e 1836, é um dos monumentais arcos já feitos na história, apesar de ter sofrido muitas modificações dos planos originais, refletindo mudanças políticas e lutas de poder.

Arco do Triunfo visto de lado
Arco do Triunfo visto de lado

O arco triunfal foi construído para homenagear aqueles que lutaram pela França, em particular, aqueles que lutaram durante as Guerras Napoleônicas. Gravada no interior e na parte superior do arco são todos os nomes dos generais e guerras travadas.

Nomes do generais nas paredes do Arco
Nomes do generais nas paredes do Arco

O monumento é considerado o elemento-chave do eixo histórico (L’Axe historique) – uma sequência de monumentos e grandes avenidas em uma rota que se estende a partir do pátio do Palácio do Louvre para os arredores de Paris. Após a sua construção, o Arco do Triunfo se tornou o ponto de encontro das tropas francesas que desfilam após as campanhas militares bem-sucedidas e para a Parada Militar Anual no Dia da Bastilha (14 de julho).

Arco do Triunfo iluminado à noite
Arco do Triunfo iluminado à noite

TUMBA DO SOLDADO DESCONHECIDO E A “CHAMA ETERNA”

Embaixo do arco fica a Tumba do Soldado Desconhecido, adicionada em 1921, em homenagem aos soldados que lutaram durante a Primeira Guerra Mundial e não foram identificados. Originalmente, a ideia era enterrar os restos do Pantheon, mas uma campanha pública levou à decisão de enterrá-los sob o Arco do Triunfo. A cerimônia no Túmulo do Soldado Desconhecido acontece no dia 11 de novembro, na data em que foi assinado o armistício entre a Tríplice Entente e a Alemanha em 1918.

Chama eterna na Tumba do Soldado Desconhecido
Chama eterna na Tumba do Soldado Desconhecido

Dois anos depois da instalação da Tumba do Soldado Desconhecido, o jornalista e poeta Gabriel Boissy lançou a ideia de um “Memorial da Chama”. Edgar Brandt, um artesão que fazia trabalhos em ferro forjado, foi selecionado para executar a tocha, projetada pelo arquiteto Henri Favier: um escudo de bronze circular no centro, que abria em canhão a partir do qual irradiava um friso de espadas. Em 1923, cercado por uma multidão de ex-combatentes, o Ministro da Guerra Andre Maginot acendeu a chama pela primeira vez. Desde esse momento, a chama nunca foi apagada. A “chama eterna”, é re-iluminada todas as noites às 18h30.

O ARCO DO TRIUNFO EM NÚMEROS

  • Altura: 49,5 metros
  • Comprimento: 45 metros
  • Profundidade: 22 metros
  • Tempo de construção: 30 anos
Arco do Triunfo visto da Avenida Champs-Élysées
Arco do Triunfo visto da Avenida Champs-Élysées

FRANÇA: VISITA AO ARCO DO TRIUNFO EM PARIS

O Arco do Triunfo foi um dos monumentos que mais nos impressionaram em Paris. Em um primeiro momento, devido à sua perfeição, ornamentos e riqueza de detalhes realmente impressionante. Você pode admirar o arco de baixo para cima no nível do solo e ficará boquiaberto com sua beleza.

detalhes-arco-do-triunfo
Detalhes dos arcos
decoracao-arco-do-triunfo
Beleza da decoração na parte frontal
arco-do-triunfo-embaixo
Exatamente embaixo do Arco do Triunfo

A parte interna do Arco, alcançada facilmente subindo-se um lance de 40 degraus, também reserva muitas surpresas e foi o que mais nos surpreendeu durante nossa visita.

EXPOSIÇÃO DENTRO DO ARCO DO TRIUNFO

No interior do monumento, uma exposição permanente concebida pelo artista Maurice Benayoun e o arquiteto Christophe Girault abriu em fevereiro de 2007. A instalação de aço e novas mídias expõem o simbolismo do monumento nacional, questionando o saldo da sua mensagem simbólica durante os últimos dois séculos, oscilando entre guerra e paz.

Maquete do Arco do Triunfo exposta na parte interna do monumento
Maquete do Arco do Triunfo exposta na parte interna do monumento

NO TOPO DO ARCO DO TRIUNFO

A subida é feita através de uma escada apertadinha, sem janelas, em formato de caracol, e só um pouquinho cansativa! No entanto, pode ter certeza de que todo esforço compensa muito!

Hora de subir a escada em caracol
Hora de subir a escada em caracol

Chegando lá em cima, QUE VISTA! Além de uma vista 360º para admirar o encontro das 12 avenidas, é possível localizar vários pontos importantes e atrações turísticas da cidade de Paris, incluindo a charmosa a imponente Torre Eiffel e a Avenida Champs-Élysées inteira, até chegar ao Museu do Louvre.

No topo do Arco do Triunfo com vista para a Torre Eiffel
No topo do Arco do Triunfo com vista para a Torre Eiffel

Nós adoramos o passeio porque superou de longe nossas expectativas e nos surpreendeu muito o fato de ter poucos turistas no local (para compensar o perrengue que passamos com uma multidão aos pés da Torre Eiffel). Achamos até mais interessante poder admirar a cidade de Paris com mais tranquilidade, mais espaço para circular e, de quebra, ter uma linda vista da famosa torre.

Vista incrível da Champs-Élysées até o Museu do Louvre
Vista incrível da Champs-Élysées até o Museu do Louvre
Nós e a Torre Eiffel ao fundo
Nós e a Torre Eiffel ao fundo
paulo-luneta-arco-triunfo
Hora de olhar cada detalhezinho de Paris
topo-arco-triunfo
Vista incrível da cidade e das 12 avenidas que se encontram no Arco do Triunfo

COMO CHEGAR

  • RER: Linha A – estação Charles-de-Gaulle-Etoile
  • Metro: Linhas 1, 2 e 6 – estação Charles-de-Gaulle-Etoile

Como o Arco fica no encontro de várias avenida, nem pense em cruzar a rotatória. Há um túnel subterrâneo do lado da Avenue de la Grande Armee. Você pode acessar este túnel da saída Wagram do Metro.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Arc de Triumphe 

  • Endereço: Place Charles de Gaulle, 75008 Paris, França
  • Horários: diariamente
    • de abril a setembro: de 10h às 23h
    • de outubro a março: de 10h às 22h30
    • bilheteria encerra atividades 45 minutos antes do fechamento
  • Entrada: 12 euros adultos / 9 euros estudantes / gratuito para menores de 18 anos

Leia mais sobre a Europa:

ALEMANHA

ITÁLIA

SUÍÇA

HOLANDA

Deixe seu comentário